Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por jmgsousa »

Sabem se já há algo definido para algum incentivo ao autoconsumo por parte do estado?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por serges »

Ui já foi tanta coisa escrita ler um pouco que rapidamente se vai descobrir...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


rafana
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 16, 2017 11:07 pm

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por rafana »

Olá.
Também ando atento desde o final do ano quando anunciaram os tais 1000€, mas não encontro nada.
Nem no Google nem aqui no fórum?
Estou a procurar mal?

Obg

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por serges »

1000€??

se tanto existe agora um simplex…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

maroto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda dez 02, 2019 11:39 am
Localização: Arouca

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por maroto »


Avatar do Utilizador

maroto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda dez 02, 2019 11:39 am
Localização: Arouca

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por maroto »



Autor do tópico
jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por jmgsousa »

mas isto é de 20 de Janeiro...


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

No que respeita a esta questão posso dizer que:
- O Artigo 333° do Decreto Lei 2/2020 expõe a proposta do tal benefício de até 1000€ em IRS para energias renováveis (em princípio não só painéis solares térmicos e fotovoltáicos mas também bombas de calor, turbinas eólicas e afins)
- Esta lei permite ao estado (não obriga) a criação deste benefício pelo que ainda não sabemos se irá existir (especialmente depois do CoViD e dadas as complicações de tesouraria que isso trouxe).
- Há 4 anos este incentivo era de 30% do valor investido, limitado a 800€, mas já ouvi falar (fonte incerta) que o valor possa ser mais baixo (10%). Teremos de esperar para ver.

No que respeita a outros incentivos:
- Recordo que pode haver lugar a isenção de IMI por 5 anos se a incorporação de energias renováveis levar à melhoria do certificado energético em dois escalões. Esta medida também se aplica à troca de janelas e isolamento térmico (e demais soluções que melhorem o certificado energético). Para quem quiser saber como calcular os valores de energia do certificado energético o Decreto 80/2006 é um bom sítio para começar. Recomendo no entanto que contactem a câmara municipal para confirmar este facto pois pode haver procedimentos a seguir antes de proceder ao gasto e pode até não se verificar esta isenção.
- Se a instalação de energias renováveis for integrada numa obra de recuperação de uma habitação pode estudar-se a possibilidade de aplicar o IVA reduzido de 6% mas aviso que pode não ser simples.

Mais recomendo:
- O ideal para quem tem actividade aberta com pagamentos de IVA será enquadrar o investimento nas contas da actividade para recuperar o IVA, equivalente a um desconto de 18% do total do custo.

(Anexo em imagem o decreto em questão)
Artigo 333, Lei 2/2020
Artigo 333, Lei 2/2020
Última edição por joaocunharamos em sexta jul 03, 2020 3:20 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

Fora isto, só posso recomendar a procura cuidada de vários orçamentos pois tenho visto muita disparidade de valores (desde 1.3€/Wp até 3.1€/Wp). Equipamentos de maior potência tendem em diluir os custos de deslocação e de instalação mas cuidado para não sobredimensionar o investimento se não houver garantias que seja possível absorver a energia gerada.

Faço notar que o valor de venda da energia à rede pode rondar os 0.04€/kWh e tem descido cada vez mais. Dados os custos do contador e do licenciamento para venda (650€ creio) dificilmente se justifica o investimento (para vender). O melhor será mesmo maximizar o autoconsumo.
Última edição por joaocunharamos em segunda jun 15, 2020 6:00 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por serges »

Realmente cada vez mais temos de ser o mais eficientes possiveis, se possivel ter um "powerbank" para uns gastos extra, tenho uns com rodas em que faço ao contrario dos outros carrego, sempre que posso, durante o dia!

Enfim perigoso poder produzir a sua própria energia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Milton
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo jun 14, 2020 10:51 pm

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por Milton »

joaocunharamos Escreveu: sábado jun 06, 2020 12:30 pm Faço notar que o valor de venda da energia à rede pode rondar os 0.04€/kWh e tem descido cada vez mais. Dados os custos do contador e do licenciamento para venda (650€ creio) dificilmente se justifica o investimento (para vender). O melhor será mesmo maximizar o autoconsumo.
Estes custos ainda se mantém hoje em dia? Foi-me dito ainda hoje por um fornecedor que não há qualquer custo associado...
Obrigado


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

Milton Escreveu: segunda jun 15, 2020 11:22 pm Estes custos ainda se mantém hoje em dia? Foi-me dito ainda hoje por um fornecedor que não há qualquer custo associado...
Não lhe posso garantir. O melhor será telefonar à Edp e perguntar. A minha informação já tem mais de um ano.

Se confirmar que não há custos por favor alerte-me pois isso faz diferença nos estudos de rentabilidade.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

Parece é que vai haver isenção de CIEG na electricidade para as comunidade energéticas e empresas (e 50% de isenção para individuais).

Isso quer dizer 10-20% de desconto na electricidade para quem tiver auto-consumo.

“Correção 18 Nov 2020:
Já confirmei com a DGEG que a isenção de CIEG é só para trocas (venda) de energia em comunidades de energia. Para o consumo tradicional não há desconto nenhum. No início os despachos não eram claros e as notícias vinham erradas.”
Última edição por serges em quinta nov 19, 2020 10:57 am, editado 1 vez no total.
Razão: denuncia
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

Quanto aos custos de registo para venda de excedentes: deixo este endereço que é antigo e refere decretos de 2015.

vide: https://poupaenergia.pt/fotovoltaico-para-autoconsumo/
Se o produtor pretender vender o excedente (...), necessitará de obter um certificado de exploração (...), um contador bidirecional ou equivalente (autónomo do contador (...) de consumo) e terá que pagar (...) junto do SERUP:

30€, caso P<=1,5kW;
100€, caso 1,5kW<P<=5kW
250€, caso 5kW<P<=100kW
500€, caso 100kW<P<=250kW
750€, caso 250kW<P<=1MW
Na altura, em conversa com a Edp, eles exigiam o pagamento do tal contador que tinha de ser suplementar, apesar de eu argumentar que o meu é inteligente e capaz de contagem bidirectional. Era esse o maior custo (300€?).

Já o preço médio de venda de energia no mercado livre de electricidade pode ser consultado em https://www.omie.es/pt e é presentemente 34.26€/MWh que equivale a 0.034€/kWh (1MWh=1000kWh). Por outras palavras e remuneração flutua entre os 2 e 3.5 centimos por kWh.

Isso quer dizer que poderá só compensar se tiver sobre-dimensionado o seu sistema em mais de 10kW (30-40 painéis) pois precisará até 15 000 kWh para compensar o investimento no contador. Deixo a nota, no entanto, que no momento que deixe de haver despesas com a venda de excedente esta passa a fazer sentido imediatamente, mesmo com poucos excedentes.
Última edição por joaocunharamos em terça jun 16, 2020 8:23 pm, editado 3 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

Complemento com esta discussão na deco-proteste:
https://www.deco.proteste.pt/comunidade ... da-na-rede

E também com esta, também na deco-proteste, de onde cito o essencial:
https://www.deco.proteste.pt/comunidade ... -e-preciso
No que respeita ao contrato, a Portaria n.º 32/2018, de 23 de janeiro define em 95 €/MWh a tarifa de referência aplicável em 2018, aproximadamente 0.095€/kWh e mantém o modelo de atribuição de tarifa via leilão sendo importante salientar que a potência a atribuir é segmentada em 3 diferentes categorias: 1) UPP 2) UPP+Veículo elétrico ou 3) UPP + Solar Térmico, podendo obter benefícios nas tarifas.
...mas a segunda é para unidades de pequena produção (UPP) e não para unidades de produção em autoconsumo (UPAC).
Última edição por joaocunharamos em segunda jul 13, 2020 12:41 am, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


kosta2121
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jun 20, 2020 9:55 pm

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por kosta2121 »

joaocunharamos Escreveu: terça jun 16, 2020 11:47 am Parece é que vai haver isenção de CIEG na electricidade para as comunidade energéticas e empresas (e 50% de isenção para individuais).

Isso quer dizer 10-20% de desconto na electricidade para quem tiver auto-consumo.
Segundo percebi, essa isenção dos CIEG é só para os autoconsumos que utilizem a RESP. Ou seja, a isenção será só para os que injectam os excedentes na rede?
Última edição por kosta2121 em domingo jun 21, 2020 10:38 pm, editado 1 vez no total.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

Para mim não está claro ainda mas de facto não deve ser sobre as importações.
Pode ser só relativo à troca de excedentes entre os membros da comunidade.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

kosta2121 Escreveu: sábado jun 20, 2020 10:15 pm Segundo percebi, essa isenção dos CIEG é só para os autoconsumos que utilizem a RESP. Ou seja, a isenção será só para os que injectam os excedentes na rede?
Acabei de deixar informação relevante aqui (na página 10):

Nova legislação para autoconsumo
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... &start=180
joaocunharamos Escreveu: sexta jul 03, 2020 3:11 pm5 - A que se aplica a isenção dos encargos com custos de interesse económico geral (CIEG)? Às trocas de energia entre os membros da comunidade ou também às importações restantes?

R: (...) A isenção de CIEG refere-se apenas à energia autoconsumida (energia partilhada entre os membros da comunidade). (...) À energia consumida para além da partilha, que o regulamento da ERSE designa por “energia fornecida pelo comercializador”, aplicam-se as tarifas de acesso às redes na sua totalidade, incluindo os CIEG.
Última edição por joaocunharamos em sexta jul 03, 2020 3:34 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

joaocunharamos Escreveu: terça jun 16, 2020 8:07 pm Na altura, em conversa com a Edp, eles exigiam o pagamento do tal contador que tinha de ser suplementar, apesar de eu argumentar que o meu é inteligente e capaz de contagem bidirectional. Era esse o maior custo (300€?).
Relativamente aos contadores deixo também esta informação de preços:
joaocunharamos Escreveu: sexta jul 03, 2020 3:11 pm 6 - Que custos incorrem numa instalação deste género (ex: contador inteligente autónomo)?

R: Caso a instalação de utilização participante num autoconsumo ou numa CER não tenha um contador inteligente instalado (requisito obrigatório), o cliente deve solicitar essa instalação, pagando o preço regulado aplicável (ver ponto XIII.2.1.4 da Diretiva n.º 3/2020, de 17.02). Em 2020, os preços em vigor são 24,15€ (instalação monofásica) e 51,18€ (instalações trifásicas), acrescido de IVA.

O processo de licenciamento ou registo de uma CER incorre em taxas administrativas (Portaria n.º 16/2020). O custo com o equipamento de medição associado à UPAC é também encargo do autoconsumidor.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Incentivo 2020 para Autoconsumo?

Mensagem por joaocunharamos »

Alerto que, apesar de não haver ainda certezas sobre os vários incentivos que aqui falámos, recebi recentemente informação que o PNAEE irá lançar em breve um aviso de concurso para subsídio a fundo perdido de medidas de melhoria de eficiência energética.
Bom dia,

Neste momento, não se encontra aberto nenhum Aviso para receção de candidaturas a pessoas singulares e para o setor residencial. No entanto, aconselhamos que tenha em atenção as novidades que poderão surgir na página eletrónica do PNAEE (http://www.pnaee.pt), uma vez que está prevista a publicação de um novo Aviso para o referido setor neste ano de 2020.

Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional. (...)
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”