UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Mensagem por n4rs »

Tendo em conta este novo enquadramento, para instalações de autoconsumo de 350W até 4kw, é sempre preferível registar como nova UPAC (e desta forma vendo o excedente à rede), do que como MCP (assim ofereço o que injeto na rede), desde que já tenha um contador dos novos da EDP, pois assim não tenho quaisquer custos extra (Portaria n.º 16/2020 indica que até 30kw o Registo de UPAC com injeção na RESP é isento de taxa).

Não vejo outros custos ou obrigações extra que não tenha já com MCP.

Estou correto?

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Mensagem por rocker_pt »

Na minha otica nao compensa de nenhum modo pois:
- com UPAC o valor de venda nao chega a 4centimos por kwh. Conta com mais de 30 anos para amortizar o investimento
- Com MCP durante o dia não se está em casa para criar consumos e absorver a produção
Por isso existe esta petição
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95726
Mas eu posso ser tendencioso, vê o que os outros users querem comentar ou le um pouco os outros tópicos aqui neste fórum pois já existem dezenas de projetos a funcionar cujos donos dizem ter muito bons resultados...
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
n4rs
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 28, 2018 2:42 pm

Re: UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Mensagem por n4rs »

rocker_pt Escreveu: quarta fev 19, 2020 11:48 am Na minha otica nao compensa de nenhum modo pois:
- com UPAC o valor de venda nao chega a 4centimos por kwh. Conta com mais de 30 anos para amortizar o investimento
- Com MCP durante o dia não se está em casa para criar consumos e absorver a produção
Por isso existe esta petição
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95726
Mas eu posso ser tendencioso, vê o que os outros users querem comentar ou le um pouco os outros tópicos aqui neste fórum pois já existem dezenas de projetos a funcionar cujos donos dizem ter muito bons resultados...
Sim, mas já instalado, e considerando o que existe, não vejo diferença em termos de custos ou procedimentos entre registar como UPAC com injeção ou MCP, sendo que registando como UPAC pelo menos recebe-se qualquer coisa extra ao contrário de MCP.

Estou certo neste ponto, correto?


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Mensagem por gbento »

Fugindo um pouco ao tema, já existe alguma publicidade aos incentivos no IRS, alguém sabe alguma coisa concreta sobre isso?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



fastnet
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 03, 2020 6:21 pm

Re: UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Mensagem por fastnet »

gbento Escreveu: quinta fev 20, 2020 11:23 am Fugindo um pouco ao tema, já existe alguma publicidade aos incentivos no IRS, alguém sabe alguma coisa concreta sobre isso?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
por enquanto não li nada, aguardemos pelos incentivos que o governo poderá anunciar para 2020...


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Mensagem por joaocunharamos »

Tenho ideia que apesar de os contadores recentes fazerem a identificação dos excedentes e consumo em registos separados a Edp exigia ainda assim um contador separado e isso ficava, com custos de registo pelos 650€. Não sei se a prática mudou em 2020.
Cumprimentos,
João Ramos


jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Mensagem por jmgsousa »

A minha instalação de Autoconsumo acabou de ser feita, e o meu instalador fez o registo como MCP. QUal a diferença entre MSP ou UPAC? e qual a mais vantajosa?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: UPAC vs MCP de acordo com nova legislação

Mensagem por Quintas2 »

jmgsousa Escreveu: domingo nov 29, 2020 5:07 pm A minha instalação de Autoconsumo acabou de ser feita, e o meu instalador fez o registo como MCP. QUal a diferença entre MSP ou UPAC? e qual a mais vantajosa?
MCP = Mera Comunicação Prévia, é uma forma de "registar" na entidade oficial competente a unidade de produção, para potências de instalação>0,35kW e < ou =30kW.
UPAC = Unidade de Produção para AutoConsumo, é uma unidade de produção destinada a consumo próprio, que tem como fonte primária energia renovável.

São conceitos distintos, não comparáveis. Recomendo leitura do DL 162/2019.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”