Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por alexjp4 »

fcarvalho Escreveu: quinta out 29, 2020 10:19 am
rnlcarlov Escreveu: quarta out 28, 2020 3:28 pm
jmgsousa Escreveu: quarta out 28, 2020 2:08 pm Se me permitem, uma questão, sendo MicroProdutor, referiram-me hoje que não é possível ou melhor é complicado fazer uma instalação para autoconsumo. Será assim? será verdade?
mas a microprodução não tem nada a ver nem ligação com a minha habitação, como é que isto acontece?
Que eu saiba não. Conheço muita gente com autoconsumo e microprodução.
Bom dia,
sou microprodutor e tb queria ter autoconsumo.
Mas todos os instaladores dizem nao ser possivel, porque tenho ja uma instalação.
Tem alguma forma de instalar autoconsumo?
Desde ja agradeço.
Com o dec. Lei que saiu em janeiro de 2020 quem é microprodutor já pode ter auto consumo só tem que ter modo de contabilizar a microproducao diferente do consumo coisa que já acontecia que já tínhamos 2 contadores.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Decreto-Lei 162/2019, 2019-10-25
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Novo Regulamento de Autoconsumo - Abril de 2021

Mensagem por Quintas2 »

Novo Regulamento do Autoconsumo (RAC) – Regulamento ERSE n.º 8/2021 (possivelmente este n.º será alterado na publicação em Diário da República): https://www.erse.pt/media/b5rmusyr/regu ... 8_2021.pdf

DESTAQUES (Disclaimer: é a minha interpretação do regulamento, sujeita a erros; cada um que confirme por si ou use por sua conta e risco)
  • A inclusão de soluções de armazenamento (estático ou em baterias de veículos elétricos).
  • A criação de novas definições, desaparecendo a Instalação de Utilização (IU), devido à possibilidade agora criada de as Instalações de Armazenamento e/ou de Produção estarem fisicamente dissociadas da Instalação de Consumo:
    IA – Instalação de armazenamento participante em autoconsumo
    IC – Instalação de consumo participante em autoconsumo
    IPr – Instalação de produção de eletricidade para autoconsumo
  • Autoconsumidor individual – um autoconsumidor que produz energia renovável para consumo próprio, nas suas instalações situadas no território nacional, e que pode armazenar ou vender eletricidade com origem renovável de produção própria, desde que, para os autoconsumidores de energia renovável não domésticos, essas atividades não constituam a sua principal atividade comercial ou profissional
    NOTA PESSOAL: Este novo conceito é vital, pois deixa de obrigar a UPAC a estar no interior da ex IU, ou seja, permite uma produção (“nas suas instalações situadas no território nacional”) fisicamente dissociada do local em que ela é autoconsumida.
  • Autoconsumo – o consumo assegurado por energia elétrica produzida por uma ou mais UPAC e realizado por um ou mais autoconsumidores
    NOTA PESSOAL: Outro conceito vital, pois não impede que uma ou mais UPACs produzam energia para um só autoconsumidor.
  • Autoconsumo através da RESP – a energia partilhada com uma IC ou IA, proveniente de outras instalações interligadas através da RESP
  • Instalação de armazenamento participante em autoconsumo – instalação elétrica licenciada nos termos do Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro, para efeitos de armazenamento de energia renovável num ou vários dispositivos de armazenamento de eletricidade, estáticos ou com recurso a baterias de veículos elétricos, e ligada à RESP, diretamente ou através de uma rede interna
    NOTA PESSOAL: admitida a possibilidade do armazenamento em baterias de veículos elétricos.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Muito interessante, agora a questão quer coloco é valores de venda do excesso,,,

A parte de armazenamento percebi mas até que ponto é rentável ou diferente do que já se fazia!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Não sei responder. Como é matéria que não me interessa no momento, li por alto. Mas as variáveis a ler são mais, é considerado se a injeção na RESP causa ou não inversão de fluxo, etc..
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”