Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por sergiomms »

Esta publicação está desactualizada face à nova legislação e regulamentação de 2015, 2019 e 2020. Os excedentes de produção não levam a penalização e podem inclusive ser vendidos (ainda que a preço reduzido) e deduzidos da fatura energética. Solicitar a substituição de contadores antigos por contadores inteligentes modernos deverá ser parte integrante da instalação para assegurar o bom funcionamento da unidade de produção com autoconsumo (UPAC). ]

Caro membro se chegou até aqui cheio de vontade de poupar uns euros a produzir electricidade com painéis foto-voltaicos para auto consumir, peço desculpa por defraudar as suas expectativas mas, fique já a saber que não funciona como o publicitado, ou só funciona em situações muito especificas, que serão:

1ª - Tenho um contador de electricidade analógico (dos antigos, com uma "rodinha") ou um novo digital?
O autoconsumo limita a utilização para quem tem contadores digitais porque devido à ilegalidade de produções em paralelo com a rede no passado, a configuração da programação destes contadores, penaliza, incrementando como consumida a electricidade gerada e injectada na rede! E não adianta pedir a troca de contadores que só é benéfica para o fornecedor, eles estão a trocar por contadores inteligentes que conseguem perceber a que horas consumiste e a que horas produziste; e usarão essa info contra ti!
Não aconselho a ninguém a trocar de contador, porque se está mal agora (contadores digitais) vai estar pior depois!
Se tem a sorte de ainda ter contadores analógico, feche bem a porta de acesso ao contador e dêem a contagem por telefone, de forma a evitar que eles vão lá trocá-lo. :twisted:
Com contadores analógicos, é possível que a roda não só não incremente a energia injectada na rede (ou seja, a contagem pára), como existe a possibilidade de efectivamente andar para trás, o que permite poupanças reais no consumo e inclusivamente, conseguir utilizar a rede como forma de "acumular energia FV do dia" para consumir à noite.
Cabe a cada um testar o seu contador de forma a confirmar o comportamento no momento em que está a injectar na rede, se o contador parar ou retroceder, por favor, partilhem.
VER TÓPICO

2ª - Está sempre gente em casa durante o dia ou a instalação é numa empresa!
Se está sempre gente em casa durante o dia ou se é um espaço comercial em que o consumo é só feito durante o dia, pode efectivamente haver lugar a poupança, desde que se perceba qual o consumo durante as horas de sol e instalar um sistema dimensionado ao consumo real, efectivo e permanente, esquecendo os picos de utilização, e não se esqueça de desligar o equipamento nos dias em que não está ninguém em casa/empresa!
VER TÓPICO

3ª - Tenho muito consumo a qualquer hora e quero mesmo reduzir estes custos!
Se quer reduzir a factura da edp devido a custos exorbitantes, deverá ponderar instalar um banco de baterias de forma a acumular a energia necessária ao funcionamento da instalação.
Nestes casos normalmente os custos destes equipamentos tem um retorno do investimento demasiado longo em que o prazo é tão alongado que as contas deixam de fazer sentido, isto porque ninguém (que eu conheça) consegue prever o futuro.
VER TÓPICO.

4ª - Tenho muito consumo ao fim de semana que é onde se encontra a maior parte do meu consumo!
Terá de fazer o mesmo que descrito no ponto 2º, mas neste caso funciona de forma inversa, ou seja, terá o sistema desligado durante os dias de semana.

5ª - Não me enquadro em nenhuma das situações descritas acima!
Se não se enquadra em nenhuma das situações e mesmo assim quer poupar com o autoconsumo, sugiro que não gaste dinheiro em equipamentos de produção mas sim em equipamentos mais eficientes de forma a reduzir o consumo, ou seja, utilize o dinheiro do investimento no sistema FV, para comprar equipamentos que reduzam o consumo efectivo da instalação. Esqueça a produção para autoconsumo!
VER TÓPICO.

6ª - Para as soluções "chave-na-mão".
Recomendo que, junto do fornecedor, confirmem que está incluída e garantida a contagem em separado (ou deduzida à contagem total) da energia injectada na rede. É que nas horas de sol, é quando a energia é mais cara.
VER TÓPICO

Espero que este texto esclareça os curiosos no que respeita a teorias de poupança publicitadas, se mesmo assim tens duvidas sobre a tua situação, depois de te apresentares aqui, coloca a tua pergunta num dos muitos tópicos já existentes para esse efeito.
Última edição por sergiomms em sexta mar 20, 2015 10:18 pm, editado 5 vezes no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por serges »

Fantástico trabalho, se calhar ainda se poe isto como um tópico fixo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Emanuel Couto »

serges Escreveu:Fantástico trabalho, se calhar ainda se poe isto como um tópico fixo!
Concordo ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por klinzter »

ya merece está em destaque! ;-)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por sergiomms »

Obrigado a todos, espero que ajude a nova onda de membros recem chegados curiosos com o autoconsumo.
Entretanto vou editando para o manter actualizado.
sergiomms


pedro14
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo ago 10, 2014 7:01 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por pedro14 »

Bom esclarecimento ... :)


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Quintas2 »

Parabéns pela iniciativa e obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2


Sub023
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: domingo mai 03, 2015 10:51 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Sub023 »

Boas.
Um bom post com muito esclarecimento.
Pelo pouco que já consegui dar uma vista de olhos pelo fórum, tem bons esclarecimentos e opiniões que nos ajudam a ver a melhora opção para cá da um de nós.
Em breve colocarei por aqui um post para que me possam dar a vossa opinião sobre sistemas de autoconsumo e a sua fiabilidade e rendimento no meu caso.
Abraço


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por jfr2006 »

Estive a falar com a EDP energia e o cenário não é assim como contas. Dado que a legislação já permite auto-consumo, podemos pedir à EDP Distribuição a mudança de contador por um que não conte a energia que introduzimos na rede (nem num sentido, nem noutro). Por isso, não vejo qual é o mal em pedir o contador adequado e depois instalar os paneis para usar para auto consumo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por jmlflorencio »

O mal é que os painéis são caros, e não se obtêm os ganhos esperados (nem sequer proporcionais) na poupança de energia...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por sergiomms »

jfr2006 Escreveu:Estive a falar com a EDP energia e o cenário não é assim como contas. Dado que a legislação já permite auto-consumo, podemos pedir à EDP Distribuição a mudança de contador por um que não conte a energia que introduzimos na rede (nem num sentido, nem noutro). Por isso, não vejo qual é o mal em pedir o contador adequado e depois instalar os paneis para usar para auto consumo.
Quando referi que pedir um contador novo pode ser pior, não é devido a aumentos nas contagens, é porque a probabilidade de colocarem um smartmeter é muito alta e com ele conseguem perceber melhor do que tu o teu perfil de utilização da rede, se estas ou não em casa, se estas a produzir e a que horas, ou seja, conseguem fazer estatísticas com o teu modo de vida, se não tens problemas com isso ainda bem, eu, apesar de não ter nada a esconder, não acho piada nenhuma a estes espias que acabam por saber da nossa vida mais do que nós próprios e assim que puderem vão utilizar isso contra nós.
sergiomms


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por jfr2006 »

Nada. que eles já não saibam actualmente. Se não queres que saibam nada da tua vida, o melhor é desligares o telemóvel e nem frequentadores os fóruns :P

Também não vejo onde é que vão usar isso conta mim. O meu fornecedor bem é a EDP

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por sergiomms »

jfr2006 Escreveu:Nada. que eles já não saibam actualmente. Se não queres que saibam nada da tua vida, o melhor é desligares o telemóvel e nem frequentadores os fóruns :P

Também não vejo onde é que vão usar isso conta mim. O meu fornecedor bem é a EDP
sergiomms Escreveu:...se não tens problemas com isso ainda bem, eu, apesar de não ter nada a esconder, não acho piada nenhuma ...
Entretanto, e como não tens problemas com isso, vê lá se passas no tópico das apresentações e fazes a tua, é que não sei se te ensinaram, mas, quando chegas a qualquer lado é boa ideia que, no minimo, cumprimentes quem lá está; na Internet não é diferente.
sergiomms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Emanuel Couto »

sergiomms Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Nada. que eles já não saibam actualmente. Se não queres que saibam nada da tua vida, o melhor é desligares o telemóvel e nem frequentadores os fóruns :P

Também não vejo onde é que vão usar isso conta mim. O meu fornecedor bem é a EDP
sergiomms Escreveu:...se não tens problemas com isso ainda bem, eu, apesar de não ter nada a esconder, não acho piada nenhuma ...
Entretanto, e como não tens problemas com isso, vê lá se passas no tópico das apresentações e fazes a tua, é que não sei se te ensinaram, mas, quando chegas a qualquer lado é boa ideia que, no minimo, cumprimentes quem lá está; na Internet não é diferente.
Nem mais nem menos... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por sergiomms »

Acrescentando ao tópico:
Entretanto lembrei-me que mesmo tendo um contador antigo que roda para trás, é importante perceber que tipo de consumo é que os seus vizinhos têm, porquê?
Dado que a EDP tem um controlo rígido sobre a geração de energia das diferentes fontes, e diversos sistemas de controlo espalhados pelos diferentes ramais, eles conseguem perceber quanta energia foi para a sua localidade (Posto de Transformação mais próximo) e a que horas, isto faz com que armazenando mais energia do que a que os seus vizinhos conseguem consumir, dará diferenças nas contagens ou até contagens negativas de toda a localidade. E começarão à procura da fonte do "problema"... :roll: :roll: ou então não, mas fica o alerta... ;) ;)
sergiomms


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por borllock »

Isso está a ser implementado, sim, agora se falarmos de potências pequenas eles nunca chegam lá, isto porque considerando perdas na rede que não são exactas e possíveis fugas (avarias) é complicado, agora se a diferença for grande do que sai do PT para os clientes a EDP vai investigar, porque pode haver um cabo em avaria ou alguém anda a desviar energia.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por CrOhN »

Isso até poderia ser possível se tudo estivesse online. Como medições em tempo real. Mesmo assim, como disse o borlock, com potências envolvidas tão baixas, é muito difícil detectarem dessa forma.


DarkmaN
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça abr 22, 2014 4:03 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por DarkmaN »

sergiomms Escreveu: Se tem a sorte de ainda ter contadores analógico, feche bem a porta de acesso ao contador e dêem a contagem por telefone, de forma a evitar que eles vão lá trocá-lo. :twisted:

A semana passada foram a minha casa instalar os paineis fotovoltaicos (comprei à EDP). Chegam lá os técnicos logo às 9 da manhã e começam o serviço de montagem dos painéis. Passado 1 hora aparece-me lá um técnico da EDP para me trocar o meu lindíssimo contador analógico de meados do séc. XX para um dos novos contadores inteligentes. Disse que a EDP estava a aproveitar a "deixa" dos paineis solares para aproveitar para trocar os contadores.

Corri com o homem de lá e avisei que só me trocam o contador quando fosse obrigatório por lei (que será em 2020).

O gajo da EDP lá foi embora muito contrariado. :D


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por accoelho »

Esperamos que qualquer dia a edp não alege coisas pra lixar o cliente que no final é obrigado a pagar.....


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Quintas2 »

DarkmaN Escreveu:
sergiomms Escreveu: Se tem a sorte de ainda ter contadores analógico, feche bem a porta de acesso ao contador e dêem a contagem por telefone, de forma a evitar que eles vão lá trocá-lo. :twisted:

A semana passada foram a minha casa instalar os paineis fotovoltaicos (comprei à EDP). Chegam lá os técnicos logo às 9 da manhã e começam o serviço de montagem dos painéis. Passado 1 hora aparece-me lá um técnico da EDP para me trocar o meu lindíssimo contador analógico de meados do séc. XX para um dos novos contadores inteligentes. Disse que a EDP estava a aproveitar a "deixa" dos paineis solares para aproveitar para trocar os contadores.

Corri com o homem de lá e avisei que só me trocam o contador quando fosse obrigatório por lei (que será em 2020).

O gajo da EDP lá foi embora muito contrariado. :D
Cá para mim, contratar fotovoltaico à EDP tendo um contador a andar para trás revela uma grande retidão de caráter, ou uma grande ingenuidade.

O homem foi corrido e não teve outro remédio. Tu não solicitaste a mudança do contador e a EDP não te avisou previamente que o ia mudar. Agora é só esperares pela cartinha com o pré-aviso e mudar o contador. Ele pertence à EDP e ela deve certamente poder mudá-lo, até porque é de meados do séc. XX e a vida útil dos contadores analógicos, considerada pela ERSE nos estudos para a introdução de contadores inteligentes, é de 20 anos. Justificações não vão faltar à EDP.

2 — São instalados contadores individuais nas seguintes
situações:
a) Quando haja lugar à substituição dos contadores
e tal seja tecnicamente viável ou rentável em relação às
economias potenciais estimadas a longo prazo
;
b) Quando for feita uma nova ligação num novo edifício...
3 — Verificadas as condições económicas exigidas
para a progressiva instalação de contadores inteligentes,
previstas na Portaria n.º 231/2013, de 22 de julho, que
aprova os requisitos técnicos e funcionais dos contadores
inteligentes, bem como as regras relativas à disponibilização
de informação, faturação e financiamento dos custos
inerentes à respetiva instalação, devem as intervenções
mencionadas no número anterior dar origem à instalação
destes contadores
. Decreto-Lei n.º 68-A/2015, de 30 de abril (sublinhados meus)

Não há obrigatoriedade do ano 2020. A Diretiva recomenda esse ano se a análise benefícios/custos for positiva. A Alemanha, por exemplo, que até é um país rico, não o vai cumprir e fala-se que o fará talvez em 2022, se se justificar, pois antes tem mais custos para os consumidores. Mas, como nós somos mais ricos...
Não sei se te vais safar! Mas votos de Boa Sorte...
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”