Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Local para debater sobre o autoconsumo

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por jmlflorencio »

Pode, e deve até. Mas é uma questão de 'gostos'. Pessoalmente, se é para oferecer, ao menos que o investimento fosse baixo, e então meteria um painel apenas.


Alarmesdomeco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quarta jun 06, 2018 10:29 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Alarmesdomeco »

Uma ajuda e um conselho aos iniciantes que teem duvidas no autoconsumo.

Em finais de junho instalei 3 paneis (900w) e um inversor solax.
Passado 5 meses recebo pela primeira vez um acerto da EDP tendo a receber 26€...os consumo e a factura falam por si.

Imagem

Imagem


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Quintas2 »

E então?
Parece haver uma diminuição de consumos desde junho, o que é natural.
Vais receber €26 pela electricidade exportada desde junho, ao longo de 5 meses. Parece-me faltar o essencial: quantos kW exportados nesse período? A como foi remunerado o kW exportado? Qual o custo do kW produzido para exportação, tendo em conta o tempo horizonte do projecto e o seu custo de instalação/manutenção ao longo desse período?

Isto para concluir do ponto de vista económico. Agora, se o objetivo é ajudar o planeta, aí não tenho argumentos.
Cumprimentos,
Quintas2


Alarmesdomeco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quarta jun 06, 2018 10:29 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Alarmesdomeco »

A diminuição do consumo deve-se a instalação dos Painéis.
O que vou receber é um acerto entre o que estava estimado e os KW que foram utilizados.

Não estou a vender o excesso á rede.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem, será de facto uma boa poupança.

Mas está instalada numa habitação ou numa empresa?


Alarmesdomeco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quarta jun 06, 2018 10:29 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Alarmesdomeco »

Numa Habitação
Virados para a costa, a inclinação é conforme a construção do telhado, devem ser uns 20 graus.
Produzem menos da parte da manha e mais da parte da tarde.


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Biod »

sergiomms Escreveu: quinta mar 19, 2015 11:30 am Caro membro se chegou até aqui cheio de vontade de poupar uns euros a produzir electricidade com painéis foto-voltaicos para auto consumir, peço desculpa por defraudar as suas expectativas mas, fique já a saber que não funciona como o publicitado, ou só funciona em situações muito especificas, que serão:

1ª - Tenho um contador de electricidade analógico (dos antigos, com uma "rodinha") ou um novo digital?
O autoconsumo limita a utilização para quem tem contadores digitais porque devido à ilegalidade de produções em paralelo com a rede no passado, a configuração da programação destes contadores, penaliza, incrementando como consumida a electricidade gerada e injectada na rede! E não adianta pedir a troca de contadores que só é benéfica para o fornecedor, eles estão a trocar por contadores inteligentes que conseguem perceber a que horas consumiste e a que horas produziste; e usarão essa info contra ti!
Não aconselho a ninguém a trocar de contador, porque se está mal agora (contadores digitais) vai estar pior depois!
Se tem a sorte de ainda ter contadores analógico, feche bem a porta de acesso ao contador e dêem a contagem por telefone, de forma a evitar que eles vão lá trocá-lo. :twisted:
Com contadores analógicos, é possível que a roda não só não incremente a energia injectada na rede (ou seja, a contagem pára), como existe a possibilidade de efectivamente andar para trás, o que permite poupanças reais no consumo e inclusivamente, conseguir utilizar a rede como forma de "acumular energia FV do dia" para consumir à noite.
Cabe a cada um testar o seu contador de forma a confirmar o comportamento no momento em que está a injectar na rede, se o contador parar ou retroceder, por favor, partilhem.
VER TÓPICO

2ª - Está sempre gente em casa durante o dia ou a instalação é numa empresa!
Se está sempre gente em casa durante o dia ou se é um espaço comercial em que o consumo é só feito durante o dia, pode efectivamente haver lugar a poupança, desde que se perceba qual o consumo durante as horas de sol e instalar um sistema dimensionado ao consumo real, efectivo e permanente, esquecendo os picos de utilização, e não se esqueça de desligar o equipamento nos dias em que não está ninguém em casa/empresa!
VER TÓPICO

3ª - Tenho muito consumo a qualquer hora e quero mesmo reduzir estes custos!
Se quer reduzir a factura da edp devido a custos exorbitantes, deverá ponderar instalar um banco de baterias de forma a acumular a energia necessária ao funcionamento da instalação.
Nestes casos normalmente os custos destes equipamentos tem um retorno do investimento demasiado longo em que o prazo é tão alongado que as contas deixam de fazer sentido, isto porque ninguém (que eu conheça) consegue prever o futuro.
VER TÓPICO.

4ª - Tenho muito consumo ao fim de semana que é onde se encontra a maior parte do meu consumo!
Terá de fazer o mesmo que descrito no ponto 2º, mas neste caso funciona de forma inversa, ou seja, terá o sistema desligado durante os dias de semana.

5ª - Não me enquadro em nenhuma das situações descritas acima!
Se não se enquadra em nenhuma das situações e mesmo assim quer poupar com o autoconsumo, sugiro que não gaste dinheiro em equipamentos de produção mas sim em equipamentos mais eficientes de forma a reduzir o consumo, ou seja, utilize o dinheiro do investimento no sistema FV, para comprar equipamentos que reduzam o consumo efectivo da instalação. Esqueça a produção para autoconsumo!
VER TÓPICO.

6ª - Para as soluções "chave-na-mão".
Recomendo que, junto do fornecedor, confirmem que está incluída e garantida a contagem em separado (ou deduzida à contagem total) da energia injectada na rede. É que nas horas de sol, é quando a energia é mais cara.
VER TÓPICO

Espero que este texto esclareça os curiosos no que respeita a teorias de poupança publicitadas, se mesmo assim tens duvidas sobre a tua situação, depois de te apresentares aqui, coloca a tua pergunta num dos muitos tópicos já existentes para esse efeito.

Este texto devia ser revisto pois muitas das informações ai colocadas estão casa desatualizadas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por serges »

Manda um rectificado para podermos actualizar a malta agradece!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por joaocunharamos »

Concordo que esta publicação deveria ser revista ou devia ter um alerta de desactualizado. Não só face à legislação de 2015 como também entretanto à de 2019 e 2020.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por serges »

Mandem a rectificação que se faz uma actualização por favor…

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por joaocunharamos »

Sugeri pelo menos a inclusão da seguinte mensagem editorial no início:

[ Nota Editorial:
Esta publicação está desactualizada face à nova legislação e regulamentação de 2015, 2019 e 2020. Os excedentes de produção não levam a penalização e podem inclusive ser vendidos (ainda que a preço reduzido) e deduzidos da fatura energética. Solicitar a substituição de contadores antigos por contadores inteligentes modernos deverá ser parte integrante da instalação para assegurar o bom funcionamento da unidade de produção com autoconsumo (UPAC). Com isso não é necessário desligar a UPAC quando não há consumo. ]

Convido o Biod a fazer recomendações adicionais.
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”