Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

Já agora, atualizo o diário de bordo do sistema!

Estou a notar com os dias mais pequenos, e talvez por ter os painéis quase sem inclinação, bastante menos produção que na primavera. O máximo de produção por dia aflorou os 30kwh. Ontem andou pelos 15 com um dia de sol perfeito. No pico máximo de produção, ficou pelos 2,40KW, com 3,9kw de painéis. Como o sol já não sobe muito, bate no painel já com algum angulo e deve ser essa a razão para não aumentar mais a potencia de produção.

Até agora, só tive que usar energia da rede um dia de setembro, com vários dias nublados, fui obrigado a carregar a bateria de noite para não usar energia da rede nas horas cheias do bi-horário.

Mas pelo que estou a ver com o sol a baixar a caminho do inverno... vou querer colocar mais alguns painéis!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por Freddy_krueger »

Obrigado!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por pedrosilva »

amasveiga Escreveu: sábado ago 28, 2021 10:52 pm Não percebo quem inventou a necessidade de contador e pior... contrato de cartão gsm de 10eur/mês (120eur/ano) acima dos 4kw, que complica as contas todas de amortização de investimentos. Alguma alternativa para poder ter mais 8 painéis sem o dito contador?
Passar os 4kw totais sem ter que ter contador? Ter parte dos painéis off-grid ?
O contador não tem forma de enviar a informação pela rede eléctrica como os da EDP? e pela internet? 10euros/mês é de facto um abuso para mandar uns sms... a directiva europeia proibe encargos abusivos e este parece configurar exactamente um encargo abusivo para impedir a proliferação do solar fotovoltaico residencial.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...eu neste momento tenho 1500w e provavelmente vou por mesmo só até aos 3,9kw no futuro se coisas não mudarem...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Jgaspar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta dez 13, 2019 12:38 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por Jgaspar »

E que tal um off-grid total? É o que eu estou a planear, dimensiona para o Inverno e no Verão o que sobrar sobrou.


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

pedrosilva Escreveu: quarta out 13, 2021 11:04 am
amasveiga Escreveu: sábado ago 28, 2021 10:52 pm Não percebo quem inventou a necessidade de contador e pior... contrato de cartão gsm de 10eur/mês (120eur/ano) acima dos 4kw, que complica as contas todas de amortização de investimentos. Alguma alternativa para poder ter mais 8 painéis sem o dito contador?
Passar os 4kw totais sem ter que ter contador? Ter parte dos painéis off-grid ?
O contador não tem forma de enviar a informação pela rede eléctrica como os da EDP? e pela internet? 10euros/mês é de facto um abuso para mandar uns sms... a directiva europeia proibe encargos abusivos e este parece configurar exactamente um encargo abusivo para impedir a proliferação do solar fotovoltaico residencial.
O problema é, como tenho parte em on-grid e outra parte em off-grid? Tinha que ter um segundo inversor a funcionar em ofgrid?? só em alguns circuitos isolados da rede? Nunca se podia misturar com este, pois ou não sincronizavam a frequencia, ou se fosse da marca e se ligassem em cascata, já não ficava parte em on-grid e outra parte em ofgrid...

Já me passou pela cabeça comprar um carro eletrico e fazer uma instalação extra só para o carro (e ter V2H para depois também poder alimentar a casa!), mas depois quando saio de casa, fica o sistema sem servir para nada. só se colocasse umas baterias para depois despejar para o carro, mas... €€€€€€.


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

Jgaspar Escreveu: quarta out 27, 2021 6:45 pm E que tal um off-grid total? É o que eu estou a planear, dimensiona para o Inverno e no Verão o que sobrar sobrou.
Já pensei nisso, estou a deixar passar o ano, para estudar o que isto produz, e quanto precisaria mais para me tornar autosuficiente. A huawei lembrou-se de atualizar os servidores e até dia 30 está em baixo e não acedo aos dados da produção.

Mas do que já me apercebi, nos meses de Dezembro/Janeiro, não é facil a independencia energética com fotovoltaico. Agora não posso ir ver o histórico de produção, mas tenho ideia que nos ultimos dias sem abrir sol e de chuva, nem 1kw/h isto produziu. Como o consumo em modo económico aqui em casa é uns 10KWh por dia, precisaria de uns 100 paineis para não me ver enrascado!

Ando de olho em baterias com rodas de grande capacidade, que permitam V2H. Nessa altura, com uns 30 paineis, consigo mesmo no inverno ter algum excedente nos dias de sol, e quando vierem uns dias de chuva, o carro permite aguentar alguns dias. Em emergencia, nem que se vá uma vez ou duas por ano buscar luz onde estiver em conta!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por MRider »

Para usar o carro tem de deixar o carro durante o dia em casa.
Live long and prosper!


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por whocarez »

Jgaspar Escreveu:E que tal um off-grid total? É o que eu estou a planear, dimensiona para o Inverno e no Verão o que sobrar sobrou.
Tenho um vizinho c/ 11kW em painéis e 32kWh em baterias, nesta altura não consegue ser autónomo..

Estando em casa e usando o AC para aquecimento é impossível, não usando métodos alternativos para o aquecimento.


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

MRider Escreveu: terça dez 28, 2021 1:49 pm Para usar o carro tem de deixar o carro durante o dia em casa.
Tirando um dia de 15 em 15 dias que tenho 300km para fazer, trabalho a 300m de casa e vou a pé. Utilizo mais o carro para ir a algum lado ao fim da tarde. Durante o dia, está quase sempre em casa :D

Quando tiver que sair durante o dia, descarrega-se antes os 15kwh presos na parede para o carro, e ficam estes a acumular dos paineis. Deve funcionar!


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

Olá a todos

Nesta altura de menor produção, e aproveitando que ainda não tenho backup, se falha a luz, fico às escuras, ando a pensar fazer upgrade ao sistema.

Cruzei-me com este kit, que parece que dá para acrescentar a todos os inversores on-grid, incluindo o meu huawei, que faz o sistema todo funcionar autónomo em caso de falha de eletricidade da rede, acrescenta 10kwh de bateria e duplica a potencia disponível.
https://batterysecondlife.com/pack-bate ... teria.html

Pareceu-me interessante, para depois colocar mais alguns paineis solares.

Mas não estou a ver como isto se enquadraria nas leis criadas pelos nossos desgovernos, é possível colocar uma situação destas, para depois poder acrescentar baterias mais em conta?

Li ali ao lado que o que se interpreta da lei agora, que para o limite dos 4kw até onde não se precisa do contador ligado, o que conta é o inversor. Já poderia colocar mais paineis sem o contador? Mas se colocar o sistema que mencionei acima, a potencia de inversor, passa a ser os 4kw do meu huawei (limitado), mais os 5kw do victron, certo?

Obrigado a quem me possa ajudar com as questóes legais. Qualquer duvida técnica com o meu sistema, só perguntar :)

Responder

Voltar para “Autoconsumo”