Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Luitchy85
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jan 25, 2021 7:07 am

Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por Luitchy85 »

Bom dia, estou a ponderar colocar um painel fotovoltaico de 300W (Kit autoconsumo que basta ligar á tomada) na minha varanda, inclinado ou até na parede entre as portadas dos quartos(Foto exemplificativa) mas tenho algumas questões que ainda não encontrei resposta:
Sem título.jpg

É legal colocar na varanda? Não existe aquela lei da estética que por alterar um pouco a "tonalidade" :lol: da fachada já não permite a colocação do painel?
Em relação ao condomínio não existe problema penso eu, até já deram autorização para colocar no telhado mas como o telhado precisa de obras vou esperar muito e muito tempo para colocar os painéis solares. :?

Pela DGEG já não preciso registar se colocar até 350w, mas o contador que tenho ainda é analógico(rodinha), preciso de pedir a sua alteração para bidirecional á endesa neste caso?

Aguardo a resposta dos mais experientes :)


Autor do tópico
Luitchy85
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jan 25, 2021 7:07 am

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por Luitchy85 »

Ninguém com esta experiência??


andrefpereiraalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por andrefpereiraalves »

Só por curiosidade, já fizeste um estudo assim por alto das sombras ao longo do dia para ver se compensa ou não colocar o painel na varanda? É que tenho receio que possa não compensar! A não ser que o teu plano seja comprar para colocar na varanda, só enquanto as obras do telhado não terminam, e assim que terminarem, passas para o telhado!

Em relação ao contador anológico (não sou nenhum entendido disto) mas pelo que ouvi dizer agarra-te bem a ele, quando tiveres paineís, o máximo possível, porque o excedente vai fazer andar a bolinha para trás! (alguém que me corrija se tiver engado, mas acho que até já li aqui no fórum malta a esquivar-se bastante a que lhe trocassem o contador para usugruir ao máximo)

Cumprimentos!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por Quintas2 »

andrefpereiraalves Escreveu: sábado jun 12, 2021 7:10 pm Só por curiosidade, já fizeste um estudo assim por alto das sombras ao longo do dia para ver se compensa ou não colocar o painel na varanda? É que tenho receio que possa não compensar! A não ser que o teu plano seja comprar para colocar na varanda, só enquanto as obras do telhado não terminam, e assim que terminarem, passas para o telhado!

Em relação ao contador anológico (não sou nenhum entendido disto) mas pelo que ouvi dizer agarra-te bem a ele, quando tiveres paineís, o máximo possível, porque o excedente vai fazer andar a bolinha para trás! (alguém que me corrija se tiver engado, mas acho que até já li aqui no fórum malta a esquivar-se bastante a que lhe trocassem o contador para usugruir ao máximo)

Cumprimentos!
Subscrevo.
Cumprimentos,
Quintas2


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por APHenriques »

Não respondendo directamente a questão, conheço um prédio em que o construtor usou painéis solares a fazer de varandins... esteticamente até ficou interpelante.

Mas no teu caso... havendo autorização em assembleia de condomínio julgo que não é necessário mais nada.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por jmlflorencio »

Atenção a essas sombras, isso estraga a produção de um painel 😉

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por rnlcarlov »

Para elaborar mais, basta uma tirinha de sombra num painel ao longo do lado mais pequeno para a produção ser 0. Se a tira de sombra for ao longo do lado mais comprido ainda se aproveita qualquer coisa. Mas a avaliar por essa foto, a produção vai ser muito pequena.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por Freddy_krueger »

Definitivamente esperava para poder colocar no telhado.... tens sombras de varanda superior, paredes das varandas, o "fio" por cima do vidro, os prédios do outro lado da rua relativamente perto... como disseram assim, a meter na varanda só por carolice e para depois colocar no telhado...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por Master »

Pelo preço do painel/rentabilidade não compensa... a não ser que tenhas o novo apoio solar do governo, em que o preço do painel fica mais em conta.
Assim talvez compense
E a vantagem de não apanhar granizo, facil de limpar, fácil manutenção
Quanto a colocares dentro da tua varanda... não vejo o problema... dentro das varandas há de tudo... Ar condicionados, plantas/arvores, animais, móveis e por aí fora... Se alguém implicar, só tens de tirar uma foto á fachada das varandas e devem estar visíveis "cenas" nas varandas dos vizinhos
Dos Fracos Não Reza a História...


fastnet
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 03, 2020 6:21 pm

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por fastnet »

A ideia de produzir energia é sempre interessante, mesmo que seja motivada por curiosidade ou manter a mente ocupada.

Pela limitação da má colocação do módulo não podes esperar grandes valores de produção, o que leva a uma amortização muito longa do investimento. Mas tens um sistema que produz energia, que pode ser gratificante a título pessoal.

Essa instalação pode ser feita pelo próprio, enquanto no telhado o risco é maior, alêm do maior custo, embora com maior produção.

Tens bastantes vídeos no youtube com situações semelhantes, é questão de procurares.

Essa solução é barata e pode ter a vantagem que a poupança obtida pode alavancar a posterior instalação no telhado.

Espero ter ajudado.


Autor do tópico
Luitchy85
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jan 25, 2021 7:07 am

Re: Autoconsumo numa Varanda - Legal? (1ºAndar de 6)

Mensagem por Luitchy85 »

Obrigado a todos, o objetivo era colocar na varanda enquanto o telhado não é reparado, mas teria de falar com alguma empresa desse ramo pois futuramente podia haver "resistência" da empresa contratada para montar no telhado para colocar painéis que não os deles.

A foto que coloquei é apenas demonstrativa do objetivo, não é propriamente a minha varanda.

Mais uma vez obrigado.
Última edição por Luitchy85 em sábado nov 13, 2021 12:59 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”