Autoconsumo - Ajuda

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Boas,
Venho pedir a vossa ajuda para o seguinte:
Estou a ponderar colocar uns painéis para aproveitamento de energia solar para consumo.
Tenho sido abordado pelo pessoal da edp e dizem eles que preciso de 2 painéis de 0.27Kw cada.
Tenho Bi-horário com uma média de consumo diário de 8.9Kw fora de vazio (8:00-22:00) e 4.7Kw em vazio (22:00-8:00).
Que aconselham ?

Obrigado


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Boas,

reparei agora que coloquei o tópico no local errado, deveria estar em " Autoconsumo ", talvez se possa mudar para lá

Obrigado


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por alexjp4 »

boas

se calhar começavas a ver onde consegues reduzir o consumo, devias ver o consumo das 8h as 18h, porque os paineis só produzem quando está sol e o teu maior consumo pode ser quando já não há sol, e depois deves consultar outras empresas que deves conseguir preços mais baixos.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, promoções da EDP normalmente são muito pouco "promocionais" face ao que oferece concorrência... pelo menos foi o que notei quando meti meus paineis...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por serges »

Sim atenção pois as promoções dos ditos são muito pouco promocionais, não quer dizer que não existam produtos interessantes mas... verifica sempre mais outros estabelecimentos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por Emanuel Couto »

GooseTwo Escreveu: sexta fev 28, 2020 11:11 am Boas,

reparei agora que coloquei o tópico no local errado, deveria estar em " Autoconsumo ", talvez se possa mudar para lá

Obrigado
Tópico movido para a secção "autoconsumo”.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Boas,

Meses atrás a ideia era colocar uns painéis e aproveitar o que eles e o sol dessem.
A ideia esmoreceu após ter falado com algumas pessoas que segundo elas não justificava o investimento.

Alguns meses depois volta a ideia de aproveitar o sol, mas desta vez usar bateria(s) para acumular o que não consumir no momento e poder consumir quando o sol se deita.

Ora tendo eu em casa 6.9kVA, para reduzir ao máximo a dependência do operador:
- Quantos painéis necessitaria?
- Que inversor usar?
- Qual a capacidade do pack de baterias necessários?

Eu percebo que é preferível dividir no tempo por exemplo maq. louça; maq. roupa e fogão/forno do que a trabalharem todos em simultâneo.
Isto para dizer que os 6.9kVA chegam. Já cheguei a ter maq. louça; 2 maq. roupa e VE em simultâneo para além de alguma iluminação e tv sem problemas

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por rnlcarlov »

Baterias ainda é complicado inda do ponto de vista económico, mais ainda do que painéis por si só. A instalação de painéis deve ser sobretudo para eliminar alguns consumos durante as horas de sol. Penso que para qualquer habitação um painel (talvez 2) podem ser úteis pois há sempre consumos de standby, mas convém analisar primeiro com um medidor qual a curva de utilização de energia. As baterias e todo o material necessário para funcionar como backup ainda custa uns bons cobres, e pode não ser fácil rentabilizar o investimento feito. Mais uma vez é necessário um bom estudo dos consumos da casa, pensar na dinâmica Verão/Inverno, com o fim de tentar cobrir alguma da energia gasta fora do vazio.
Neste momento pelo que vejo tem muito mais consumo fora do vazio do que no vazio, não sendo o bi-horário compensador. No entanto, dependendo do perfil de consumo, a instalação de painéis pode funcionar bem com o ciclo tri-horário, sobretudo nesta metade do ano com o ciclo semanal, se os painéis anularem quase a totalidade do consumo entre as 9h15 e as 12h15.


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Obrigado rnlcarlov,

Ok, eu percebo a ideia de tentar identificar a curva de consumos, mas como tenho sempre gente em casa e apesar de tentar empurrar para o horário vazio algumas coisas, o consumo será sempre superior durante o dia, seja por via de fogão/forno, ferro engomar, tv's, aquecedores/"arrefecedores" :D , enfim uma panóplia de coisas eléctricas e por isto trocar o bi-horário pelo simples também está na calha.

Agora a ideia é +/- esta: "Torrar" sei lá, vamos supor € 5000.00 em produção solar, entre painéis, inversor, bateria e tudo que seja necessário de forma a não injectar absolutamente nada na rede e ao mesmo tempo reduzir ao máximo o consumo na mesma.
De momento nem coloco a questão de quando estará rentabilizado o investimento, afinal no banco a rentabilidade também é quase nula :evil:

Daí as minhas questões anteriores

Ora tendo eu em casa 6.9kVA, para reduzir ao máximo a dependência do operador:
- Quantos painéis necessitaria?
- Que inversor usar?
- Qual a capacidade do pack de baterias necessários?
E acrescento mais uma: - É o inversor que controla se a produção dos painéis é direccionada para o pack ou para a rede? Deduzo que desde que o pack combinado com o consumo consiga absorver toda a produção nada irá para a rede, certo?

Feel free to comment ;)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por rnlcarlov »

Havendo sempre gente em casa durante o dia penso que um sistema fotovoltaico sem baterias será a solução de retorno mais rápido. Eu com 2x250W instalados produzo neste altura cerca de 3kWh/dia em dias de sol. Mas conhecer a curva de consumos é sempre importante. Logo o primeiro passo é arranjar algum medidor de ligar ao quadro para ficar a conhecer melhor a casa. Depois com esses dados parte-se para as várias soluções possíveis.


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Boas,

rnlcarlov,
começando então pelo inicio, a curva de consumo está identificada.
10kWh/dia em cheio e 8kWh/dia em vazio, sendo o maior consumo diário entre as 18H e as 21H, aos sábados e domingos para além deste horário existe também um maior consumo entre as 11H e as 14H, estes picos acontecem em cheio.

Em vazio, o pico de consumo acontece entre as 22H e as 2H (maq. lavar/secar e VE).
As maquinas facilmente passam para o horário de maior produção dos painéis e aqui facilmente se percebe que não preciso de baterias para nada.

Mas o que me preocupa é o horário 18/21H diário

Para este horário, para mim que não percebo nada disto parece-me que só lá vai com baterias, estou errado?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por rnlcarlov »

Durante a hora de Verão uma das melhores hipóteses é como disse atrás o ciclo tri-horário semanal. Não falo aqui do diário, pois esse também tem horas de ponta à noite.

Imagem

As horas a evitar são aquelas a vermelho, de manhã, sendo que a energia no resto do dia tem um preço não muito diferente da tarifa simples, e continua a poder contar-se com o vazio. A função dos painéis seria em primeiro lugar assegurar aquele consumo das 9h15 às 12h15, e mais alguma coisa durante o resto do dia. O vazio do ciclo semanal é apenas das 24h às 7h, mas em contrapartida tem mais horas ao fim de semana de vazio. Assumindo que consegue passar os consumos das máquinas para horas de mais produção solar (mas fora do período de ponta) e carrega o VE a partir das 24h, durante este período parece-me a solução que permite poupar mais dinheiro com menos investimento. Claro que depois temos a questão da hora de Inverno, em que passa a existir ponta também à noite. Nessa metade do ano o tri-horário é capaz de não ser tão interessante, mas se "empatar" com o bi-horário já não é mau de todo. Claro que umas baterias no Inverno seriam a única coisa que daria para abater consumo nesse período, mas também é quando há menos sol e menor capacidade de carregar baterias, logo ia-se cair num sobredimensionamento de painéis e baterias no Inverno, mas que provavelmente no Verão não faria tanto sentido. Claro que há gente nessas condições, que no Verão até "queima" excedentes, mas do ponto de vista de eficiência financeira é capaz de não ser o melhor.


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Boas,

Um grande bem haja rnlcarlov, sempre atento e sempre disponível para ajudar.

Entretanto já comecei a ler a imensa informação que por aqui existe.
Numa primeira fase facilmente se fica muito mais confuso e desanimado do que elucidado e animado, julgo ser normal este sentimento para quem começa agora a estudar esta matéria.

Abraço


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por Freddy_krueger »

Se durante o dia tens consumo 10kwh.... eu iria no máximo para os 1500w capacidade instalada (antigamente 6 paineis - agora menos).... que é o que eu tenho e produzo num bom dia (zona Ovar) 10-12kwh... sem custos extra de baterias... Só ai vais ganhar bastante (retorno talvez em 6-7 anos) e já podes passar as máquinas para consumir durante o dia (idealmente entre 10.30 e 15h quando há mais produção).... e podes manter o bihorário que quando não tens sol, tens consumo a preços mais em conta.

No meu caso não tenho bihorário pois durante grande parte do ano tenho aquecimento ligado e gasta bem mesmo durante dia....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

Olá Freddy_krueger,

Parece fazer sentido o concelho de rnlcarlov em começar por 2 painéis e ir evoluindo, mais não seja, pela inexistência de contraditório, o que leva a crer que é esse o caminho a seguir.

Tenho consciência que seguir este caminho poderá ficar um pouco mais oneroso, instalar um kit de 2 painéis hoje(1 custo de instalação+ 1 certificação) mais 2 amanhã(outro custo de instalação+ outra certificação) e por aí fora, terá certamente um valor final superior ao de instalar por exemplo de uma vez só 6 painéis.

A minha esperança é encontrar por aqui alguém com um perfil de consumo idêntico ao meu e ver que tipo de instalação tem.
A tua resposta vai mesmo nesse sentido.

Como já referi, neste momento tenho um consumo médio em cheio de 10kWh/dia e 8kWh em vazio mas a ideia é passar o máximo de consumo para o horário cheio, ou seja maq. lavar/secar e carregamento VE (este passa o dia todo em casa, só sai normalmente ao fim da tarde, logo pode carregar durante o dia.
O consumo em cheio vai também aumentar porque pretendo instalar A/C para substituir o aquecimento que até aqui era a gás. No verão o A/C vai claro, também funcionar.

Posto isto, facilmente se verifica que o consumo em cheio vai evoluir substancialmente e no sentido inverso ao consumo em vazio.

A ideia de injectar zero na rede mantém-se, desconheço se existe para além das baterias, forma de evitar essa injecção.

As duvidas são várias e quanto mais leio por aqui mais surgem

Alguns exs.
- Painéis mono ou policristalinos
- 1 Inversor para o kit ou 1 por painel
- Ligar à tomada ou quadro geral
- Como controlar produção e consumo

Enfim, duvidas que nunca mais acabam, estando certo que irão desaparecer à medida que vou aprendendo por aqui.
Quero é ver se tenho isto a funcionar antes do próximo inverno. :roll:


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por papacurvas »

GooseTwo Escreveu: segunda mai 17, 2021 5:40 pm Alguns exs.
- Painéis mono ou policristalinos - Os mais baratos dentro das marcas reconhecidas.
- 1 Inversor para o kit ou 1 por painel - Depende da quantidade de painéis, se é apenas uma "string" ou varias,
- Ligar à tomada ou quadro geral- Sempre de preferência no quadro geral, mas mais uma vez depende da quantidade de paineis.....
- Como controlar produção e consumo - Shelly EM ou Wibee
Vejam bem essa das MLL e MLR e outras a funcionar durante o dia, não se esqueçam que funcionam por picos, picos esses que atingem os 1500, 2000 e 2500w e por curtos períodos.

No meu caso a 1ª prioridade e eliminar os stanby e depois o AQS, pois são valores constantes ao longo do dia, isto com o gestor de excedentes a fazer esse trabalho das prioridades.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por jmlflorencio »

Com gente em casa o dia todo e AC a funcionar todo o ano, já pode avançar para um maior número de painéis. O AC, ao contrário da generalidade dos electrodomésticos, vai ter um consumo contínuo e moderado, sendo ideal para aproveitar a produção fotovoltaica.

As baterias são muito apelativas, mas para valer a pena tinham que ser 50.000 eur em vez de 5.000 (não estou a par dos preços atualmente)... O objetivo seria ter uma instalação tipo "ilha", podendo ligar à EDP apenas nos piores meses de inverno (ou nem isso talvez?)...

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por rnlcarlov »

Como disseram máquinas não são bons candidatos para usar com energia solar. O carro sim, pois é um consumo constante, mas vai exigir mais painéis para poder ser vantajoso, senão vai buscar energia à rede quando é mais caro. Eu neste momento tenho dois painéis de 250W ligados à tomada, e uso um medidor de tomada que é o Broadlink SP3S, que me dá uma curva de produção das últimas 24h e o histórico de produção de semanas e meses anteriores. Não é algo muito sofisticado, mas é plug&play e baratinho.
Havendo mais paineís, penso que o carregador regulável feito pelo user Apr (do clubelétricos) tem a possibilidade de carregar usando o excedente solar, desde que se tenham os devidos sensores .


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

papacurvas Escreveu: segunda mai 17, 2021 10:26 pm
GooseTwo Escreveu: segunda mai 17, 2021 5:40 pm Alguns exs.
- 1 Inversor para o kit ou 1 por painel - Depende da quantidade de painéis, se é apenas uma "string" ou varias,
Como assim ? - Se colocar por ex 2 painéis coloco 1 ou 2 micro-inversores mas se colocar 6 ou 8 painéis já é preferível 1 inversor para todos ?
Eu compreendo as vantagens de 1 micro-inversor por painel ou por cada 2 painéis, ainda não entendi é qual a vantagem de 1 inversor para uma quantidade maior de painéis (8, 10, 12...).
papacurvas Escreveu: segunda mai 17, 2021 10:26 pmVejam bem essa das MLL e MLR e outras a funcionar durante o dia, não se esqueçam que funcionam por picos, picos esses que atingem os 1500, 2000 e 2500w e por curtos períodos.
Agora fiquei confuso, então se os painéis a determinado momento estiverem a produzir 1kW, o consumo estiver nesse mesmo momento nos 500W, havendo um incremento no consumo de 600W, ora 500+600-1000=-100W estes 100W virão da rede, é isso ?
E poderá devido ao bi-horário ficar mais caro por estar em período cheio, é isso ? Ou existe algo mais ?
papacurvas Escreveu: segunda mai 17, 2021 10:26 pmNo meu caso a 1ª prioridade e eliminar os stanby e depois o AQS, pois são valores constantes ao longo do dia, isto com o gestor de excedentes a fazer esse trabalho das prioridades.
Tenho esquecido de referir que o AQS já funciona à uns bons anos a energia solar termodinâmica

Obrigado pela participação


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Autoconsumo - Ajuda

Mensagem por GooseTwo »

jmlflorencio Escreveu: terça mai 18, 2021 11:05 am Com gente em casa o dia todo e AC a funcionar todo o ano, já pode avançar para um maior número de painéis. O AC, ao contrário da generalidade dos electrodomésticos, vai ter um consumo contínuo e moderado, sendo ideal para aproveitar a produção fotovoltaica.
É mesmo por aí a minha ideia, no tempo frio, o aquecimento era feito a gás, incomportável, então a intenção é avançar para o aquecimento via AC e ao mesmo tempo será muito útil no tempo quente.
jmlflorencio Escreveu: terça mai 18, 2021 11:05 amAs baterias são muito apelativas, mas para valer a pena tinham que ser 50.000 eur em vez de 5.000 (não estou a par dos preços atualmente)... O objetivo seria ter uma instalação tipo "ilha", podendo ligar à EDP apenas nos piores meses de inverno (ou nem isso talvez?)...
A minha fixação nas baterias (até posso utilizar o VE que passa o dia todo em casa, normalmente saí apenas ao final do dia) é evitar toda a confusão com a injecção na rede, contadores para cá, contadores para lá, burocracias com o operador, débitos/créditos/acertos, enfim, isto por cá é muito complicado.

Obrigado pela participação

Responder

Voltar para “Autoconsumo”