Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Olá a todos, vou iniciar um projecto novo para mim, no que toca a ebikes, já vi alguns projectos aqui do fórum muito bons, e como sou novo nestas bandas aceitarei todo o tipo de comentários estamos aqui para aprender e desenvolver... 😀
Para já o meu projecto vai ter como base um quadro 29" btt coluer nine (vai ser o meu transporte casa/emprego e emprego /casa, já o fiz várias vezes de bike normal e demoro cerca de 30 minutos para cada lado com o total de 29kms, e um acumulado em altitude de 230 mt, de manhã até se faz bem agora à tarde com o cansaço do dia torna se complicado... E por diversas vezes fazer este trajecto de carro demoro 30 min ou mais, poucas vezes levo 20 min.


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Para começar já tenho o quadro, as baterias são de lítio 18650 com BMS 48v 15,6 A e o carregador. Já tenho encomendado o motor que vai ser um hub roda traseira 48v 1000w, e outros componentes, ainda estou a pensar na questão dos travões gostaria que fossem hidráulicos mas com o kit vêm umas manetes que dão para meter cabo e com dispositivo para parar o motor, haverá alguma adaptação para o sistema hidráulico? Ou corta se os fios e Leva com um botão...? E tb estou com dúvidas na transmissão que vai levar...


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por luisdacosta »

Olá.

Boa. Mais uma ebike. Nunca usei essas manetes dos kits...sei que a malta que tem travões hidráulicos e adapta.
Vai pondo aí umas fotos.

Luís.


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Imagem
Imagem


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Boas Luísdacosta, vi as tuas ebikes e fizeste um trabalho espetacular, que relação de transmissão já experimentas te e aconselhas? Pois as manetes só quando as tiver é que vou ver como adaptar, no teu caso não utilizas, utilizas botão?


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por luisdacosta »

Muito trabalhinho...e muitas peças para comprar. A minha ultima e-bike, também comprei o quadro sem nada, a única coisa que mandei fazer fora, foi colocar a caixa de direcção. Publicidade a parte, comprei a maioria do material na "Probikeshop".
Este quadro, é um ótimo candidato para um saco destes:

https://www.aliexpress.com/item/Triangl ... 83368.html


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. Mais um projecto, força nisso.

Pessoalmente creio que este é o caminho mais difícil para uma entrada no mundo das e-bikes. Não fossem a bateria e o motor já adquiridos de 48v, e eu até sugeriria comprar uma bike elétrica barata em segunda mão e transplantar os componentes para esse quadro...

Dito isto, irei acompanhar este projecto!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por MVS »

Boa sorte para o teu projecto.
Alguns aspectos a ter em conta:
Não referes se o motor hub traseiro encomendado é geared ou não.
A bateria é uma 13s (47V) ou 14s (50,4V)?
A tua bateria não deve ser utilizada para lá dos 750W contínuos (1C) sob pena de se tornar um componente dispendioso de desgaste rápido devido ao aquecimento e stress internos.
O motor de 1000W nominais poderá consumir até 3KW. Dosear isto no punho no meio do transito se o motor for um direct drive não é fácil.
Imagem


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Boas, companheiro MVS, o motor é direct drive, para saber se é de 13s ou 14 só abrindo o pack, veio de uma empresa portuguesa que dá se pelo nome de Lipotec, a informação que me deram é que é 48v e 15,6ah, deverá ser 13s, (seria melhor 14s certo?) pelo que percebi deveria cortar o motor aos 750w,para melhorar a longevidade do mesmo? Em relação ao motor está encomendado mas ainda não foi enviado ainda posso desistir dele...as baterias poderei abrir e ver e adicionar +1em serie.. O que me aconselhariam para este percurso mencionado?

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por MVS »

Viva, deve ser um 13s. Leva menos células, menor custo de fabrico e continuam a chamar-lhe um 48V. Um pack com 14s tem maior tensão nominal, para a mesma potência tens menos corrente e é esta última que causa chatices e desgaste. Limitar o consumo só na escolha do controlador do motor ou escolher um modelo programável. O motor hub direct drive é bom para terreno plano mas em qualquer subida vai provocar picos de consumo excessivos para a tua bateria.

Juntar mais um elemento em série não é practicável. Tens de mudar de BMS, estragar o isolamento do pack, usar células distintas das que lá estão, aumentar o peso e volume, etc.

Neste momento tenho preferência pelos sistemas de motor central estilo TSDZ2 500/750W com torque sensor (ou Bafang). Podes utilizar a tua bateria, funciona bem no teu quadro, é o mais eficiente e practico de utilizar e tiras partido das relações mecânicas.
Imagem


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Boas rapaziada, (visto que o vendedor não fez o envio da encomenda será cancelada e devolução do dinheiro) estive a verificar o tal TSDZ2 500/750W e parece me bem para a minha deslocação diária e baterias , onde aconselham a compra? Da Europa não tenho o problema da alfandega, por outro lado da china é mais barato mas há sempre o problema da Alfandega, têm algum site de referência?

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por MVS »

Tens aqui o TSDZ2 de 350/500W.

As specs de 250W da página estão desactualizadas.
Imagem


psicopunk_
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado out 13, 2018 11:06 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por psicopunk_ »

Com o TSD22, que velocidade conseguimos atingir?

Ando interessado num mid-drive para adaptar na minha bicicleta de montanha.

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por MVS »

A velocidade máxima depende fortemente do numero de dentes da roda pedaleira (35Km/h com pedaleira de 42 dentes). As 4.000rpm máximas do motor correspondem a cerca de 90rpm na pedaleira. Os 350W nominais, 500W de pico são quanto a mim um valor já bastante elevado quando usado na pedaleira com a transmissão.

No ginásio tenho treinos pessoais registados online em bicicleta estática vertical Technogym de 42 minutos; 20Km; 172W de potência média, não tenho qualquer treino específico de ciclismo. Um atleta profissional do Tour de France tem um output 400W em uma hora na pedaleira. O sistema ao combinar a assistência do motor com a nossa pedalada permite exceder os valores do Tour em mais de 40%.
Imagem


psicopunk_
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado out 13, 2018 11:06 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por psicopunk_ »

Pois, os 35 km/h é um pouco curto para o que gostava de fazer.
Eu andava à procura de um motor (mid drive ou traseiro) que permitisse atingir uns 45 a 50 km/h .

É que já tenho uma bike com motor traseiro para as deslocações para o trabalho e aí privilegio o conforto e a distância que uma carga me permite atingir.

Agora gostava de alterar uma por divertimento... Tenho uma bike de montanha com roda 27,5" para esse efeito.


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Boas rapaziada, mais umas fotos dos componentes que vão chegando...
Imagem


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Sobre, o motor que vai levar, já não consegui cancelar a primeira compra do hub 48v 1000w, mas talvez já tenha comprador para o mesmo, e decidi optar pelo Tsdz2 48v 500w/700w,penso que vai mais de encontro com a necessidade diária visto ter algumas inclinações, e não só como sou bttetista frequente, quero contar com o pedal sem ser só acelarar.. 😀


psicopunk_
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado out 13, 2018 11:06 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por psicopunk_ »

Edgar, esse motor tem.se revelado fiavel?
Eu ando indeciso entre esse ou um bafang...

Que bateria vais colocar a acompanhar esse motor?

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk



Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

Boas psicopunk, pois tb ando a ver do mesmo, a diferença maior é no sensor de torque, a respeito de fiabilidade,há relatos de fazerem 2500 kms sem mudar nada, há outros que têm de mudar peças aos 800, eu acho que é (um calhar) mas tb o manuseamento do material, temos de meter na cabeça que são motores com manutenção a nível de limpeza e lubrificação agora a duração tem a ver com o tipo de caminhos percorridos (inclinações, cadência, arranques bruscos) agora é assim há peças de substituição para os 2, o bafang tem U. Funcionamento mais de acelarador tipo scooter, e o Tsdz2 é mais bicicleta assistida... Eu devo tender para este segundo pelo facto de não perder mas sim ganhar cadência(treino) nas idas diárias para o trabalho, só por dizer que há dias no regresso que venho bastante cansado já do dia de trabalho (é puxado fisicamente) assim tenho "ajuda "para chegar a casa...


Autor do tópico
Edgar Agostinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: segunda out 08, 2018 9:23 pm

Re: Bike coluer adaptação Ebike começar do zero..

Mensagem por Edgar Agostinho »

A bateria é uma 48v 15,6AH feita de 18650 lithium...

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”