UMM Alter EV projecto

Responder

Autor do tópico
Zurk
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda out 09, 2017 5:11 pm

UMM Alter EV projecto

Mensagem por Zurk »

Boa Tarde,

Conforme publiquei na minha apresentação tenho ideia de converter um UMM Alter num veiculo electrico.
O UMM não é um carro leve, mas tem bastante espaço para acoplar baterias, além disso é um veiculo sem electronica e simples. (Restaurei um Alter 2).
No entanto não percebo nada de electricidade, por isso peço a vossa ajuda para ter umas luzes do que devo fazer.
Que motor escolher para ter uma potência similar a motor de combustao de cerca de 200cv?
Para ter uma autonomia de 350km que tipo de baterias de vo usar na relação com o peso delas. Fiz várias pesquisas na internet e tenho algumas ideias mas gostava de saber algumas opiniões.

desde já obrigado.

cumprimentos

Pedro Cruz

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por Jorge Rocha »

Bom projeto.
Penso que seria necessário uns bons 45KWh de baterias de lítio para que ficasse com autonomia mínima desses arrojados 350Km (com condução defensiva a baixo dos 90Km/h).
Quanto ao motor e controlador, esses terão de ser bem procurados, onde geralmente se obtém com maior facilidade fora da Europa (implica despesas alfandegárias).
Boa sorte e força com isso.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por MRider »

É uma boa ideia. Contudo se não percebe de electricidade é melhor nem sem meter nisso.
Ou então contratar quem perceba.
Live long and prosper!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por RNM »

Zurk, com esses objectivos, basicamente precisas de comprar um Tesla capotado, para tirar peças.
20~30'000€ para inicio de conversa.

Estou curioso para saber se este valor para inicio de conversa significa o fim da conversa ou uma dramática modificação dos objectivos em breve.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por jmlflorencio »

Caro Zurk, bem vindo ;-)

Actualmente já não compensa converter veículos em eléctricos. Se antigamente ainda valeria a pena (não pelo custo, mas apenas porque não havia veículos de fábrica), agora nunca compensará esse tipo de investimento.

A não ser, claro, pelo divertimento que essa aventura iria proporcionar ;-)

Há uns modelos de tt eléctricos a sair em breve, é capaz de ser uma escolha mais sensata...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por serges »

jmlflorencio Escreveu: quarta out 11, 2017 11:10 pm Caro Zurk, bem vindo ;-)

Actualmente já não compensa converter veículos em eléctricos. Se antigamente ainda valeria a pena (não pelo custo, mas apenas porque não havia veículos de fábrica), agora nunca compensará esse tipo de investimento.

A não ser, claro, pelo divertimento que essa aventura iria proporcionar ;-)

Há uns modelos de tt eléctricos a sair em breve, é capaz de ser uma escolha mais sensata...
Concordo, não que o UMM não seja um veiculo que não mereça uma nova vida mais ecologica!

Vai com calma e vê todas as opcções!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Zurk
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda out 09, 2017 5:11 pm

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por Zurk »

Boa Noite,

Antes de mais obrigado pelas respostas.

Quanto ao projecto em sim contactei empresas estrangeiras que estão com algumas conversões e bastante boas por sinal. Podem procurar no facebook caso não as conheçam:

EVWest
Newelectric.nl
electricclassiccar uk

Já tenho valores para um kit de transformação com tudo o que é necessário para este UMM da parte da EVWest após analisarem as especificações do veiculo. O unico requisito que nao cumprem, para nao sair muito do orçamento é a questão da automonia que ficaria para metade pois cada modulo de 3kw Tesla custam 690 dolares o que pelas estimativas deles, seriam necessarios 60kw de capacidade para ter À volta de 400km de autonomia. No orçamento vem metade desse valor, 30kw de capacidade.

A minha experiencia com o Tesla que pela marca anuncia no modelo em questão 503Km de autonomia, na realidade e com a condução da pessoa que o conduz, que é bastante normal, faz cerca de 360/380 km por carregamento. Obviamente que as prestações de um Tesla também são bastante boas, mas vendo o que pretendo para o UMM e com o peso dele, ficar com 30kw de bateria parece-me pouco. O preço do Kit estamos a falar de cerca de 15500$ fora alfandega e transporte. A electric classic car, ja fez uma conversao de um Range Rover primeira geraçao, mas diz ainda nao ter capacidade para converter carros acima de 2000kg de peso. A new electric ainda nao me respondeu.

Quanto ao valor de carro electrico novo, já nao fará muito sentido converter e consigo perceber essa afirmação. Já a afirmação que irão sair veiculos electricos todo terreno em breve já não concordo. Contactei a empresa Bollinger Motors que vai produzir um verdadeiro todo terreno electrico, O Bollinger B1. São americanos e vão provavelmente comercializa lo na Europa mas quando não sabem. Nos EUA irá ser entregue a partir de 2019.A questão é o que são todos terrenos? Alguem acredita que veiculos actuais como Range Rovers, XC60, XC90, X5, suv de marcas mais intermedias sao veiculos todo terreno? SUV só servem para subir passeios e quem diga o contrário nunca foi ao monte. Nesse aspecto acho que ainda será uma boa opção converter um veiculo deste género. Sei que a Land rover já apresentou prototipos do Defender electrico mas se pararam a produção do veiculo e visto os caminhos que a marca está a levar não será provavel que surja um defender com as mesmas caracteristicas. So se a jeep com o Wrangler o faça. No entanto qualquer desses cenários, irá provavelmente custar bem mais do que 40000€.

E o UMM é um carro barato, de fácil recuperação e com bastante espaço.

Outro aspecto será a parte técnica da transformação. e nisso gostava que me dessem alguns contactos de malta que já converteu carros e que possa indicar me algum profissional dessa area. Já conhecia a Tamai electric mas ainda não os contactei.
Gostaria de conversar com alguém que já transformou veiculos de combustão para veiculos electricos desde todos os passos ate a sua legalização. Até na questão das peças necessárias, quais usar e o melhor sitio onde comprar, chineses? não chineses? Estas empresas que contactei querem ganhar dinheiro como é obvio e provavelmente todas as peças que vendem devem ser provenientes de paises do oriente, principalmente china, logo ficara provavelmente mais caro.

Tenho a ideia, e pensa como executa-la mas gostava de trocar opinioes validas para poder chegar ou nao a avançar.

obrigado

Cumprimentos

Pedro Cruz


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem!

Para já, creio que um kit desses (suponho que com todas as peças necessárias, baterias, motores, controladores, etc) por 15.000 USD já não é nada mau começo!

Se aparecesse um fornecedor europeu com valores semelhantes (para resolver as questões da alfândega), seria excelente!

Os tt eléctricos de que falava eram precisamente os bollinger, mas não tinha ideia que estivessem tão 'distantes' ainda.

Há um user por cá, de nome Toze, que já converteu um Fiat 127 e creio que também um panda. O tópico do panda está nesta altura activo aqui no fórum, é o do 'Panda Seltz'. Talvez o autor do mesmo possa indicar o contacto de quem fez a conversão.

Ou, com um pouco de sorte, alguém melhor informado já virá cá dar mais informações ;-)

Infelizmente, creio que actualmente a questão da legislação de um veículo desse género está mais complicada que na altura dessas conversões :-(


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por RNM »

Olá Pedro,

O que vai ditar a qualidade e a origem do material, e autonomia é o valor que esteja disposto a gastar.
Pouco dinheiro = muito conhecimento técnico e vice versa. Como "não perceb(e) nada de electricidade" terá um belo orçamento ou uma bela temporada de aprendizagem.

Importar baterias de fora da UE, esqueça, muita burocracia.

Legalizar cá tb não é NADA fácil.

60 kWh de baterias cá na Europa custaram qq coisa como 13~15k€ usadas e novas 22~30k€.

Relativamente à conversão do Range Rover da Electric Classic Car, aquele pack traseiro é um incêndio em potencial, dada a quase nula protecção mecânica em caso do embate.

Pelo números da Bollinger, 60 kWh dará 190 km de autonomia.

Pode explicar, por palavras suas, o porquê de querer tanta potência e tanta autonomia?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por labutess »

Num UMM terá de utilizar a caixa de velocidades de origem para poder ter um veículo 4x4,logo não necessita de um motor muito potente, algo com 100cv chega e sobra,com utilização das mudanças tb baixa o consumo,logo não precisa de tantas baterias.Se conseguir baixar o elevado peso da viatura,trocando painéis de chapa por de plástico ou lona iria melhorar o projecto.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por serges »

Exactamente não sei se é a versão cabriolet mas seria deveras interessante teres a possibilidade de troca da "capota" como existia em alguns modelos!

O peso faz muita diferença!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: UMM Alter EV projecto

Mensagem por pemifer »

Como está este projecto?
A ZEEV apresentou um projeto de conversão de um Land Rover para elétrico no ENVE - Encontro Nacional de Veículos Elétricos.
Eu não percebo nada da parte técnica mas infelizmente percebo de legalizações.
Primeiro trate de ver se consegue legalizar o carro como elétrico.
A ZEEV disse que era simples mas eu não acredito.
Tenha cuidado pois muitos projetos semelhantes nunca chegaram à estrada por causa do IMTT.
Andam por aqui os relatos, Yamaha DT50, Ford Capri...

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”