1994 Suzuki GSXR-EE

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Barrocas »

Buenas :)

Acho que ja é altura de colocar aqui mais um topico para animar as hostes... e obrigar-me a avançar com este projecto 8-)

Mas como é que isto começou?
para quem não conheça os episodios das novelas anteriores, volto a resumir e actualizar, para um melhor entendimento, o meu percurso de motos:

Combustão Interna (CI):

2 "motorizadas" casal 50cc,
Suzuki GSX1100EZ '82,
Suzuki Bandit 400 '94
Kawazaki GPZ900r '92,
Suzuki RF600 '94,
Yamaha YZF750R '95,
Suzuki GSXR600R '97,
Honda Hornet 600 '98,
Honda VFR750F '88
Honda X-11 '00
Honda CBR 929RR '02 (actual) :twisted:


Historial nas Electricas:

Bereco 2,5kw em 2008
Evader GT 1,5kw em 2008
Evader Metro 1,5kw em 2008
Andei uns tempos com uma E-Max 110s cinza prata, que adorei, muito sólida e bem construída, mas bem pesada...
...depois veio a conhecida Blue Thunder 5kw 90Ah Li em 2009 :twisted:
e agora tenho a simpatica Huasha 1.5kw

Após tudo isto, era facil de ver que faltava juntar a qualidade das japonesas, com o conceito das electricas! :idea:

No inicio deste ano, deu-me na ideia (idiota...) de me aventurar numa conversão, na altura ainda considerei estripar a VFR, como o Travis Gintz fez e publicou no blog http://evfr.net/ , mas nao quis estragar uma moto que ainda estava em boas condições para uso normal :oops: e a conselho do proprio Travis, decidi optar por outro modelo, com motor 4 em linha, para ter mais espaço disponivel para baterias.

Assim, comecei a sondar anuncios, a ver o que seria viavel, mas logo a partida a vida deu umas cambalhotas, e o orçamento ficou apertado, com as dificuldades economicas a começarem a surgir, como a muitas outras pessoas :|

Por isso, la tive de ponderar um projecto de conversão Low-Cost (= pobre, teso :lol: ).
Procurei uma que fosse acessivel no pr€ço, após alguma pesquisa pela imensa informação disponivel na net, encontrei uma desgraçada que correspondia ao que procurava, um modelo que sempre gostei (mas nunca tive), a Suzuki GSXR 750 de 1994 :mrgreen:

O modelo de origem era assim (embora eu preferisse as azuis e brancas, mas neste caso, foi o que veio à rede...)
1994_GSX-R750_02.jpg
1994_GSX-R750_02.jpg (97.91 KiB) Visto 12143 vezes

Mas a que encontrei estava assim...segundo o proprietario, tinha um problema de "vielas", estava com motor danificado. :roll:
2011-01-13_Suzuki-GSXR-750roxa-Terrugem.jpg
2011-01-13_Suzuki-GSXR-750roxa-Terrugem.jpg (144.5 KiB) Visto 12143 vezes
O problema, como previsto, e aqui admito o meu erro (fica o aviso para quem ler estas linhas), é que se o motor esta danificado, o restante tambem nao teve muito cuidado no uso :x
Enfim, vai-se aprendendo :P

Pela conversa com o dono e com o mecanico onde a moto estava, e pelo diagnostico inicial, percebi que o motor tinha sobre-aquecido, mas foi ignorado, até queimar a junta de cabeça (e sei la o que mais), vomitar-se toda, depois parou... :shock:

Ficou parada porque o arranjo nao compensava face ao valor de mercado da mota, e estava destinada a ser desmantelada para peças ou ir para sucata.

Tive pena da piquena Suzi :cry: teve uma vida sofrida, e resolvi traze-la para uma nova casa, para lhe tentar dar uma segunda oportunidade ;) la estou eu outra vez com uma mota que levou uma vida problemática...
2011-01-18_Suzuki GSXR-EE_06_650px.JPG
2011-01-18_Suzuki GSXR-EE_06_650px.JPG (132.05 KiB) Visto 12143 vezes
Aquelas bainhas azuis tiram-me do sério :lol:

Isto ja vai extenso, são 3h da noite, e amanhã tenho de ir trabalhar...

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por sergio ferraz »

força com isso
assim ainda fica pronto mais rapido que outros projectos
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por O_volt »

Boa Barrocas.
Esse modelo realmente é muito bonito e o trabalho que te espera é imenso.
O quadro é fantástico e o espaço deve abundar.
Sei que és perseverante e irás conseguir uma boa conversão.
Coragem e boa sorte.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por 2wheelfun »

Barrocas Escreveu:Buenas :) Acho que ja é altura de colocar aqui mais um topico para animar as hostes... e obrigar-me a avançar com este projecto 8-)
Muito me alegra ler isto vindo de ti porque acredito que o resultado final vai ser bombástico. ;) Vai partilhando connosco os avanços e recuos do teu projecto porque vais começar a deixar-nos com água na boca. Felicidades e boa sorte para esse enorme trabalho que parece teres pela frente!
Abraço.

Avatar do Utilizador

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Romi »

Parece mentira lol... Ainda ontem andei no standvirtual a namorar GSX's para converter. Pelo que tenho visto este quadro é o que tem mais potencial entre as demais. Depois....




Depois... Fechei o browser e pensei que teria que ficar para outras nupcias, que agora há outras prioridades.. :?
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Barrocas »

Sim, muito trabalho... mas nao esperem o nivel de perfeccionismo e detalhe do Carlos.G, que ele colocou a fasquia num patamar muito elevado :D

Isto vai ser para se ir fazendo a passo de caracol, conforme os m€ios (contenção de custos) e tempo disponiveis :P

Muitas vezes considerei se valia a pena, e ha varias formas de ver a coisa, mas se formos a ver pelos custos/trabalho, dos quais ainda apenas vi uma pequenita parte, provavelmente mais valia estar quieto :lol:

A ideia é mesmo a de meter mãos à obra, e ir aprendendo pelo percurso :)


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por O_volt »

É claro que as conversões ditas caseiras ficam mais caras do que adquirir uma nova.
Mas aqui surge um problema, não há dessas novas.....logo estamos a pensar numa obra de arte.
É quase como fazer uma mota à mão!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Romi »

O_volt Escreveu:É claro que as conversões ditas caseiras ficam mais caras do que adquirir uma nova.
Mas aqui surge um problema, não há dessas novas.....logo estamos a pensar numa obra de arte.
É quase como fazer uma mota à mão!
E daí não sei... Por exemplo, com o orçamento de uma Vectrix Li+ consegue-se fazer coisas bem mais interessantes. Em termos de ciclistica, performance, autonomia!
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por zointz »

Boas,
Estou entusiasmadissimo.... tenho a certeza que vai ser bombástico.... Topico para os favoritos ;)

Um grande abraço, e se precisares de ajuda em algo...já sabes. Não te esquecas que trabalho com muita casa de electronica em portugal e talvez consiga arranjar componentes a preço de revenda. Já sei que vais procurar no ebay, mas o que precisares de cá..tás á vontade.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Edu_Rod »

Boas Barrocas

Boa sorte com o projecto, e olha que as cores da que compraste parecem-me ser bem porreiras, depois quando lá chegares podes sempre alterar um pouco os tons...

abraço
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Njay »

Super :D!!! E assim se vai ganhando balanço :)! Se precisares de alguma coisa, diz!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Barrocas »

Todas as ajudas e "boa sorte" são mais que bem-vindas :)

Esqueçam o bombastico :P obviamente que gostava de montar uma Motoczysz E1pc caseira, mas não tenho possibilidades para isso, nem perto... volto a frizar que vai ser um projecto muito, mas mesmo muito modesto, como uma especie de auto-formação para ganhar mais conhecimento e experiencia :geek:

Como em muitos outros projectos que se encontram na net, vou começar com baterias de chumbo (ainda a ver o que consigo arranjar), e motor ja encontrei um que se enquadra no que pretendo... ;)

Caso nao tenham reparadado, a GSXR veio ca para casa em Janeiro 2011, e depois pouco mudou, esteve parada durante meses, a espera a ver como as coisas iam alinhar, porque sem ovos nao se fazem omeletes, neste momento os rendimentos sao uma incognita, por isso houve um largo periodo de ponderação, se realmente ia avançar nisto.

Houve varios comentarios que mais valia vender para sucata, despachar em peças, ia-me meter em despesas que nao valiam a pena, para que é que ia converter a GSXR se ja tinha a CBR929 (essa sim é bombastica :twisted: ), nunca ia ter performance comparavel, etc.

Mas isto é simplesmente daquelas coisas que eu tenho de tentar fazer. Posso falhar, mas pelo menos vou tentar :)

As cores na documentação são preto, roxo e outras. Ja vi algumas com a pintura original, e são.. diferentes :D
Esta GSXR notoriamente caiu para um lado, para o outro, foi amassada, remendada, retocada, repintada, mas o que sofreu mais foi mesmo o motor.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por O_volt »

Romi Escreveu:
O_volt Escreveu:É claro que as conversões ditas caseiras ficam mais caras do que adquirir uma nova.
Mas aqui surge um problema, não há dessas novas.....logo estamos a pensar numa obra de arte.
É quase como fazer uma mota à mão!
E daí não sei... Por exemplo, com o orçamento de uma Vectrix Li+ consegue-se fazer coisas bem mais interessantes. Em termos de ciclistica, performance, autonomia!
É uma opinião, tal como podias ter falado no preço da Maziven...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por zepequeno »

hehehe, temos aí grande projecto! força e vai documentando tudo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Barrocas »

Algumas fotos do tempo em que ficou parada a espera de desenvolvimentos...

Eu: "O que é que eu vou fazer com isto?" :geek:

Ela: "Depois de tudo o que ja passei, o que será que me vai acontecer agora?" :?
2011-01-31_GSXR-EE stock_01_650px.JPG
2011-01-31_GSXR-EE stock_01_650px.JPG (114.79 KiB) Visto 12003 vezes
2011-01-31_GSXR-EE stock_03_650px.JPG
2011-01-31_GSXR-EE stock_03_650px.JPG (126.14 KiB) Visto 12003 vezes
2011-01-31_GSXR-EE stock_07_650px.JPG
2011-01-31_GSXR-EE stock_07_650px.JPG (121.86 KiB) Visto 12003 vezes


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Brunus »

Barrocas Escreveu:Todas as ajudas e "boa sorte" são mais que bem-vindas :)

Esqueçam o bombastico :P obviamente que gostava de montar uma Motoczysz E1pc caseira, mas não tenho possibilidades para isso, nem perto... volto a frizar que vai ser um projecto muito, mas mesmo muito modesto, como uma especie de auto-formação para ganhar mais conhecimento e experiencia :geek:

Como em muitos outros projectos que se encontram na net, vou começar com baterias de chumbo (ainda a ver o que consigo arranjar), e motor ja encontrei um que se enquadra no que pretendo... ;)

Caso nao tenham reparadado, a GSXR veio ca para casa em Janeiro 2011, e depois pouco mudou, esteve parada durante meses, a espera a ver como as coisas iam alinhar, porque sem ovos nao se fazem omeletes, neste momento os rendimentos sao uma incognita, por isso houve um largo periodo de ponderação, se realmente ia avançar nisto.

Houve varios comentarios que mais valia vender para sucata, despachar em peças, ia-me meter em despesas que nao valiam a pena, para que é que ia converter a GSXR se ja tinha a CBR929 (essa sim é bombastica :twisted: ), nunca ia ter performance comparavel, etc.

Mas isto é simplesmente daquelas coisas que eu tenho de tentar fazer. Posso falhar, mas pelo menos vou tentar :)

As cores na documentação são preto, roxo e outras. Ja vi algumas com a pintura original, e são.. diferentes :D
Esta GSXR notoriamente caiu para um lado, para o outro, foi amassada, remendada, retocada, repintada, mas o que sofreu mais foi mesmo o motor.
é típico dos portugueses serem tão negativos quando alguém se propõe a uma aventura deste género! são os tais velhos do restelo, é este tipo de mentalidade que faz com que o país não saia da cepa torta. noutros países de certeza que não levantam essas questões, possivelmente até sobes na consideração de muita gente por lá, uma vez que estás a arriscar, a investir a ser empreendedor.

Barrocas, não ligues aos comentários, força vai em frente. mesmo que não acabes este, aprendes sempre qualquer coisa que no futuro pode ser útil. ;)
e claro, não tenhas pressa. considera isso como o teu hobby! há quem vá para a pesca, ou para a caça, há quem se dedique às artes nos tempos livres, há quem pratique desporto, e há os que se divertem a converter veículos CI em eléctricos. :twisted:

eu gostava de me meter num projecto destes. sigo várias conversões que estão aqui, e fico mesmo com muita vontade. no entanto faltam-me conhecimentos técnicos, espaço físico com condições para trabalhar e ferramentas. se o primeiro caso é fácil de resolver com um pouco de estudo, os demais já nem por isso neste momento... :|


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por O_volt »

Realmente linda....à espera de dias melhores....e sem cano escape :-)
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por Barrocas »

Aqui espaço nao falta, estamos numa zona rural.

Tambem ha muito pó, terra, cães, gatos, gansos, galinhas... :lol:

Enfim, la chegou um fim semana em que decidi colocar as mãos na massa (nem sabia quanta...) e começar a desmontar aos poucos, a ver o que ia encontrando por baixo das carenagens. :geek:
2011-07-30 GSXR (1)_650px.jpg
2011-07-30 GSXR (1)_650px.jpg (101.78 KiB) Visto 11982 vezes
2011-07-30 GSXR (4)_650px.jpg
2011-07-30 GSXR (4)_650px.jpg (109.75 KiB) Visto 11982 vezes
2011-07-30 GSXR (7)_650px.jpg
2011-07-30 GSXR (7)_650px.jpg (103.16 KiB) Visto 11982 vezes
Assim à primeira vista, parece-me que tem algumas peças a mais... :lol:

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por mauri »

Enfim...do velho se faz novo.
Os tijolos são para a nova casa!
Coitada, velha e podre e carregar com tijolos :lol: :lol: :lol:
Boa sorte para o projecto (ou seja reparação).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: 1994 Suzuki GSXR-EE

Mensagem por serges »

Barrocas sabes bem que te desejo a maior das sortes e espero que o projecto seja mais um com um sucesso estrondoso!

Obrigado por partilhares com a malta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”