Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por sandro_ventania »

olá amigos,

decidi fazer algumas experiencias...
comprei 1kg de açucar mascavo...(me dizeram que o açucar refinado nao serve...verdade?)
comprei 100g de fermento.
dissolvi o açucar em 7 litros de agua, adicionei o fermento e acrescentei uma colher de farinha de trigo (para melhorar o cardapio das bacterias...he he he). coloquei tudo em um garrafão de 20 litros.
já tem algumas horas e está na fase tumultuosa, bastante espuma borbulhante.
já dá pra sentir o cheiro de alcool !!!!!!
vou destilar em um destilador simples improvisado ...combustivel não vai dar, mas uma boa cachaça vai...he he he!!!!
fiz as contas:
1 kg de açucar r$ 4,00
100g de fermento r$ 1,00
total r$ 5,00
pelos calculos...cada 1kg de açucar produz 1/2 litro de alcool... então o litro do etanol saiu a r$ 10,00
(6 dolares) !!!!!!!!!! acho melhor vender o carro...he he he!!
duvido alguem produzir um combustivel mais caro que o meu!!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por Luciano Kaefer »

é, muito caro mesmo.
é quase como construir uma casa com tijolos de ouro e revesti-lo de argamassa...

o alcool mais barato obtem-se da cana de açucar. 7.500 litros por hectare. dá pra fazer com grão que geram amido, mas aí precisa um processo enzimático para quebrar a moléscula de amido, transformando-a em glucose.
perfeitamente exequivel.
sem contar que dos cereais, obtem-se um resíduo de alto valor proteico para alimentação animal.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por Njay »

luciano kaefer Escreveu:(...)dá pra fazer com grão que geram amido, mas aí precisa um processo enzimático para quebrar a moléscula de amido, transformando-a em glucose. (...)
não é isso que a saliva faz , ou tou enganado?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por sandro_ventania »

luciano,
caso não se tenha terra pra plantar...comprar uma tonelada de cana de algum agricultor, para produzir etanol...compensa?
quanto será que está a ton. de cana in natura?
será possivel misturar frutas estragadas junto com o caldo da cana para aumentar o volume ou a mistura não vai dar certo?

o caldo ainda tá borbulhando, tá com forte cheiro de aguardente...a impressão é que vai evaporar tudo!
já fiz o destilador improvisado...duas panelas velhas, uma de pressão pra ferver e outra com serpentina de cobre para condensar.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por Luciano Kaefer »

njay Escreveu:
luciano kaefer Escreveu:(...)dá pra fazer com grão que geram amido, mas aí precisa um processo enzimático para quebrar a moléscula de amido, transformando-a em glucose. (...)
não é isso que a saliva faz , ou tou enganado?
certíssimo. mas haja saliva para processar uma tonelada de amido.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por Luciano Kaefer »

sandro_ventania Escreveu:luciano,
caso não se tenha terra pra plantar...comprar uma tonelada de cana de algum agricultor, para produzir etanol...compensa?
quanto será que está a ton. de cana in natura?
será possivel misturar frutas estragadas junto com o caldo da cana para aumentar o volume ou a mistura não vai dar certo?

o caldo ainda tá borbulhando, tá com forte cheiro de aguardente...a impressão é que vai evaporar tudo!
já fiz o destilador improvisado...duas panelas velhas, uma de pressão pra ferver e outra com serpentina de cobre para condensar.

vai depender exclusivamente do preço de compra e da distância para ir buscar. uma alternativa seria buscar o caldo já expremido e filtrado.
deves ter atenção ao teor de açucar, o chamado grau brix. pode ocorrer do seu fornecedor acrescer água à solução. se fosse aqui no brasil, te diria que a maioria ia fazer, é muito tentador.

com o material que tens, vais conseguir apenas fazer uma destilação simples, que conterá uns 45% de água. para produzir alcool carburante, precisa ter no mínimo 84ºgl, ou no máximo 16% de água.

para obter essa graduação, terá que usar uma coluna de fracionamento. aqui na seção você encontrará um endereço para baixar um projeto de destilaria simples e barato.

nesse projeto, vais poder entender como funciona todo o processo. será muito mais enriquecedor.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


migfcruz
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 11, 2008 9:58 am

Re: Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por migfcruz »

sandro_ventania Escreveu: comprei 100g de fermento.
dissolvi o açucar em 7 litros de agua, adicionei o fermento e acrescentei uma colher de farinha de trigo (para melhorar o cardapio das bacterias...he he he). coloquei tudo em um garrafão de 20 litros.
que tipo de levedura? fermento de padeiro? há melhores opções quando o objectivo é produzir alcool em grandes teores, mesmo antes de se destilar. a maioria das leveduras não sobrevive a ambientes com mais de sensivelmente uns 10/11 % de alcool. quando este valor é atingido a levedura morre, terminando o processo de fermentação.
no entanto existem algumas estirpes de levedura que resistem até 17%. outras ainda conseguem mesmo chegar aos 20%. qualquer fornecedor de qualidade de leveduras para cerveja/hidromél terá as leveduras de que falo (por exemplo a wyeast que vende das melhores leveduras que já usei (para fazer cerveja e não combustivel) http://www.wyeastlab.com/).
alias existe uma estirpe usada para a fermentação do whiskey, que é de longe a mais resistente ao álcool que conheço.

é ainda de referir que diferentes leveduras produzem diferentes subproductos durante a fermentação, que embora provavelmente sejam eliminados com a destilação, podem ser indesejados (e não estou a dizer que são indesejados no motor do carro, vejam o exemplo que se segue). alguns tipos também produzem grandes quantidades de h2s, que como alguns saberão, é o componente que confere aos ovos podres o seu maravilhoso aroma. experimentem fermentar algo com este cheiro em casa, que depressa se arrependem :p .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por sandro_ventania »

sim, eu sei que existem melhores leveduras, mas para uma pequena experiencia usei a que estava a mão...fermento de pão!
funcionou bem...consegui menos que 1/2 litro, pois parei a destilação quando percebi que a proporção de agua estava aumentando...(percebi na lingua mesmo...he he he)
pelo olfato ficou igual ao de farmacia...92°
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Estou produzindo o etanol mais caro do mundo!

Mensagem por mauri »

sandro_ventania Escreveu:luciano,
caso não se tenha terra pra plantar...comprar uma tonelada de cana de algum agricultor, para produzir etanol...compensa?
quanto será que está a ton. de cana in natura?
será possivel misturar frutas estragadas junto com o caldo da cana para aumentar o volume ou a mistura não vai dar certo?

o caldo ainda tá borbulhando, tá com forte cheiro de aguardente...a impressão é que vai evaporar tudo!
já fiz o destilador improvisado...duas panelas velhas, uma de pressão pra ferver e outra com serpentina de cobre para condensar.

calma aí! foi etanol que pretendias fazer ou cachaça? se ficou cachaça, ficou económica!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”