Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

realmente luciano, a reportagem inicial é de um motor totalmente adaptado a esse uso, com a injeção de combustível no momento da explosão.

diferentemente do projeto do fernando akira que esta colocando mais um sistema de injeção ficando com sistema para o diesel (que funcionara como ignição) e outro para o etanol.

o ferra tem rasão na sua manifestação, apenas lembrando que o álcool possui um maior poder antidetonante do que a gasolina, e que álcool tem o equivalente a cerca de 110 octanas a taxa de compressão, no caso do álcool, os motores podem ir para 14:1 sem problemas.

um motor a diesel funciona com uma taxa de 14:1 a 25:1 e que motores mais antigos funcionam com taxas baixíssimas entre 6:1 e 12:1. ... portanto validando a experiência do fernando, lembrando sempre que quanto maior a taxa de compressão melhor a queima de combustíveis!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

lobão Escreveu: e que motores mais antigos funcionam com taxas baixíssimas entre 6:1 e 12:1. ... portanto validando a experiência do fernando, lembrando sempre que quanto maior a taxa de compressão melhor a queima de combustíveis!
para essas compressoes não vale a pena o esforço, ou não será essa a taxa de compressao dos actuais motores a gasolina?
para as compressoes superiores é que vale a pena o esforço, e é exatamente aí que se poem o problema que se está a discutir!!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

ideia:
usar um motor diesel e injectar gasolina em vez de gasoleo depois de aditivada com oleo. para ignir a mistura, retirar as velas de aquecimento e substituir por velas de faisca, e respectivo sistema de controlo. lembro que nos anos 80 esteve em voga a injecção de gasolina e caiu em desuso sabe-se lá por quê, sendo substituida por injecção de gasolina no colector. (talvez por facilidade já que assim só é preciso um injector e nem é preciso que seja comandado no tempo mas sim no caudal, coisa muito mais facil)
isto, digo eu ... ... ... ...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

porque faríamos isto, se a gasolina custa mais caro que o diesel ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

e rende menos por hora de trabalho!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

erro meu, onde se lê gasolina devia ler-se alcool...

e rende menos por hora de trabalho!!!!
não vamos por ai, senão, o que dizer do alcool!

porque faríamos isto, se a gasolina custa mais caro que o diesel ?
o alccol tambem não é propriamente barato por estes lados! (portugal)

a ideia de usar uma compressão superior é para se retirar mais trabalho dum mesmo litro de combustivel.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

ferra, é que aqui no brasil se consegue produzir o álcool por volta de 0,19 centavos de euro.
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

esse preço faz o lobão, que é um latifundiário.

eu que sou mais humilde, economizo em tudo, e consigo fazer o etanol à 0,10 euros.
por isso o empenho. não pense que por portugal ainda não ter atualmente produção de etanol, esse tópico não espirre em você.

etanol é a energia do futuro. acredite. em pouco tempo, seus campos estarão tomados de cana de açucar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

luciano Escreveu:eu que sou mais humilde, economizo em tudo, e consigo fazer o etanol à 0,10 euros.
essa concorrência é que enfraquece a amizade!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

luciano kaefer Escreveu:não pense que por portugal ainda não ter atualmente produção de etanol, esse tópico não espirre em você.
tem, tem!! até temos uns vinhos que rondam os 19 graus!! o do meu pai somente 13 a 14 graus.
o problema principal é que o etanol e os alambiques são muito controlados pelas autoridades!
e logo por azar o etanol (cachaça; água ardente) é muito "calhandreiro" ("alcoviteiro") e cheira-se á distancia quando está a ser destilado!!!
luciano kaefer Escreveu: em pouco tempo, seus campos estarão tomados de cana de açucar.
campos em pousio é o que não falta por aqui!!
resta saber se a cana resiste por estes lados!
é que de latifundiario, ou mesmo minifundiario é bicho de sete cabeças cá pra mim!! sou mais dedicado ás tecnologias...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

luciano kaefer Escreveu:consigo fazer o etanol
tenho para aqui umas receitas para fazer etanol que dizem que a fermentação leva tres dias até estar completa, mas é capaz de ser trta pois o vinho do meu pai leva quase um mes a estar completa! quando as achar posto por aqui!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

a fermentação para transformar açucar em alcool é relativamente rápida. sei que fazem em 36 horas. é um processo diferente do vinho, pois este tem que ter uma fermentação lenta, por isso demora tanto.
já para fazer cachaça, é rápido, mas você só conseguirá, numa destilação simples, alcool 55ºgl. para aumentar, tem que retificar. é um processo simples, mas tem que ser feito.

mas o que desejo é trocar informações sobre a possibilidade de usar alcool em substituição ao biodiesel, tal como foi relatado no primeiro post deste tópico.

se funcionar à contento, será uma revolução na matriz energética mundial.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

luciano kaefer Escreveu: mas o que desejo é trocar informações sobre a possibilidade de usar alcool em substituição ao biodiesel, tal como foi relatado no primeiro post deste tópico
se funcionar à contento, será uma revolução na matriz energética mundial..

tem razão!
bom segundo li num seat pode-se misturar até 15% de gasolina. se se conseguir diluir o alccol no biodiesel até essa percentagem não deve haver problema...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

ferra Escreveu:resta saber se a cana resiste por estes lados!
resta saber qual a temperatura aí se for muito baixa não da, mas para álcool com temperatura de treze graus já da!
ferra Escreveu:é que de latifundiario, ou mesmo minifundiario é bicho de sete cabeças cá pra mim!!
ferra, latifundiário aqui no brasil é o dono de grandes extensões de terra, minifundiário como o nome já diz é que tem pequenas extensões de terra!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

ferra Escreveu:bom segundo li num seat pode-se misturar até 15% de gasolina. se se conseguir diluir o alccol no biodiesel até essa percentagem não deve haver problema..
aí fica o "x" da questão o álcool hidratado que se encontra em qualquer gasolineira no brasil não faz uma mistura homogenia nem na gasolina. nem no diesel, e ainda não testei no bd mas acredito que também não dá. tem de ser o álcool anidro, esse difícil de ser encontrada e produzido!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

lobão Escreveu:aí fica o "x" da questão o álcool hidratado que se encontra em qualquer gasolineira no brasil não faz uma mistura homogenia nem na gasolina. nem no diesel, e ainda não testei no bd mas acredito que também não dá. tem de ser o álcool anidro, esse difícil de ser encontrada e produzido!!
experimente a colocar cal viva em alcool 96. segundo li vai reagir com a agua e deixar intacto o alcool. cuidado é uma reacção exotermica! mas tambem li que bastam decimas de grama de água, para este se separar a gasolina!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

ferra, já fiz esse teste com cal não funciona plenamente, apesar de não ter como medir a graduação fica meia boca não sai totalmente a água sempre fica um pouco!

transformar o álcool hidratado em álcool anidro não é uma tarefa simples, os sistemas que testei como a cal, o enxofre, e a gasolina este último parece ser o melhor mas deixa a desejar e considero perigoso!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

quando li tambem achei que seria facil de mais...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por sandro_ventania »

para que os motores a diesel funcionem com etanol, não basta que a compressão seje acima do ponto de ignição do etanol?
assim quando o etanol for pulverizado dentro da camera no lugar do diesel ele se auto-inflama. creio que a regulagem basica seria relação ar-etanol que é de 9:1.
algo me diz que fazer um motor funcionar com etanol é mais facil que com oleo vegetal.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

acredito que não seja tão fácil, sandro, porque o álcool precisa de ignição como a gasolina, ele não é auto-inflamável!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”