duvidas e receita

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

luis bar Escreveu:façam como no vinho.....

agarrem nas hastes das uvas, sem elas e metam no alambique que sai logo bagaço a quase 60%....


Avatar do Utilizador

Fabio Souza Meira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jul 29, 2007 5:20 am

Mensagem por Fabio Souza Meira »

aqui no brasil a gasolina tem realmente 20% de etanol mas o etanol vendido nos postos não tem nada de gasolina, e o etanol é 96% também.
eu não sabia desse problema de misturar sem ser etanol anidro. eu não sei se os 20% de etanol da gasolina são anidro, vou verificar e passo pra vocês.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Destilação de alcool caseiro

Mensagem por joaquimdelisboa »

vejo por aqui umas mensagens que afloram o problema de se fazer a destilação caseira do alcool a partir da fermentação de várias frutas.

é uma ciẽncia muito antiga que qualquer agricultor de há uns anos atrás sabia fazer na perfeição.

todavia imaginar que com um sistema desses se irá obter alcool para consumir no pópó... tirem daí o sentido.

é certo que o acto de destilar é um óptimo passatempo para as "longas noites de inverno" pelo calor aconchegante da fornalha e ao muito tempo necessário para a tarefa, mas lembrem-se da expressão "parece uma bica de aguardente" que significa que o produto sai a um ritmo muito menor que "um puto a mijar".

e que de 60 litros de bom "produto bruto" talvez se retirem 5 litros de alcool a 45º.

e de tal modo é moroso e trabalhoso o maneio de tudo aquilo que os agricultores da minha zona pegam no produto a destilar e vão a uma "moderna" destilaria tipo industrial onde , em pouco tempo, espremem o que há para retirar.

e se for medronho... já vale a 10 euros o litro.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

e onde está????????? essa de medronho .......
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Medronho???

Mensagem por joaquimdelisboa »

fry...

a zona da sertã, antes dos incêndios, produzia muita aguardente de medronho.
o engraçado é que tinham compradores do sul que vinham lá buscar às centenas de litros...para vender como autêntica... do algarve.!!!

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Re: Medronho???

Mensagem por Sa »

joaquimdelisboa Escreveu:fry...

a zona da sertã, antes dos incêndios, produzia muita aguardente de medronho.
o engraçado é que tinham compradores do sul que vinham lá buscar às centenas de litros...para vender como autêntica... do algarve.!!!

O que eu detesto mesmo sao B.........as


micromys
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: domingo jun 10, 2007 3:28 pm

Re: duvidas e receita

Mensagem por micromys »

puto_maluco Escreveu:eu tenho uma pequena destilaria de medronho,mas agora tenho uma duvida grande,a fermentação e simples desde que tenha açucar, deixa-se uns dias e depois destila-se, depois aqui esta qual a percentagem de alcool necessaria porque nos medronhos o maximo e 75 a 80 % e isso e o suficiente para juntar a gasolina ou desde que o combustivel, peque fogo é o suficiente.
gostaria de perguntar... como é que fermentas os medronhos? enfim, será que podes explicar resumidamente o processo, tempo de fermentação, quantas partes de água por parte de medronho?

obrigado e abraço!

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: duvidas e receita

Mensagem por sandro_ventania »

como ressucitaram o post...deixa eu comentar.

aqui no brasil...toda gasolina possui 25 de etanol.
todo etanol não possui nenhuma gasolina.
o etanol por aqui tem aproximadamente 90°...segundo dizem com até 85° funciona bem.
o etanol nessa graduação não se separa da gasolina, podendo ser misturada sem problemas...aqui a maioria dos carros são flex...usam etanol e gasolina em qualquer proporção misturados direto no posto...a escolha normalmente é pelo preço.
então deixemos de criar lendas urbanas...tipo...alcool hidratado a 96° não pode misturar com gasolina.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”