Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.

Autor do tópico
Fredy Medeiros
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jan 16, 2010 8:30 pm

Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por Fredy Medeiros »

achei na net um ebook de como montar e operar uma micro destilaria de alcool,100 litros dia , gostaria de saber se alguém já ouviu falar do projeto , ou se tem alguém por aqui que já está fabricando alcool artesanalmente em casa...
sou do rs e aqui o alcool está em um preço alto , tenho terra e cana de qualidade só me falta coragem...
por isso estou pedindo opiniões.
será que o projeto é viavel.obrigado

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá

se não me engano, essa destilaria é a mesma que está publicada na subsecção etanol, aqui mesmo em biocombustíveis liquidos.
nunca ouvi confirmação de seu funcionamento, apenas vi o projeto que em tese, é bem feito.
pelo que entendo das colunas de fracionamento, o único problema daquele projeto são os tamanho pequenos das colunas de retificação, o que poderia ser resolvido com um aumento, ou mesmo a construção de uma coluna paralela, para retirificar o etanol.
se te interessares, temos uma fazenda 40 km de porto alegre, e plantamos aqui cana e sorgo sacarino ( próprio para etanol ).
podemos fazer algo juntos. interesso-me pelo projeto.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por PHenrique »

olá, nao conheço este tal projeto sobre a microdestilaria, mas possuo uma microdestilaria de etanol a 6 anos em funcionamento e posso afirmar q é sim um bom investimento, principalmente se vc tem muitos carros, pois pela legislaçao brasieleira é proibido o comercio de etanol combustivel por pequenos produtores. minha microdestilaria é bastante simples e parece com um alambique (produçao de cachaça) consigo produzir ate 200 l de etanol por batelada. tenho todos os registros sobre custos de produçao e gastos, porem os investimentos q fiz foram bastante "baixos" pois adaptei um lugar q ja tinha uma certa estrutura pronta e ja possuia todo o maquinario agricola necessario.
enfim, vale a pena sim, mas o custo do etanol produzido com a cana d primeiro ano nao sai por menos d 1 real, por isso nao é produzir d graça !!!!!

atenciosamente

pedro

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por Luciano Kaefer »

phenrique Escreveu:olá, nao conheço este tal projeto sobre a microdestilaria, mas possuo uma microdestilaria de etanol a 6 anos em funcionamento e posso afirmar q é sim um bom investimento, principalmente se vc tem muitos carros, pois pela legislaçao brasieleira é proibido o comercio de etanol combustivel por pequenos produtores. minha microdestilaria é bastante simples e parece com um alambique (produçao de cachaça) consigo produzir ate 200 l de etanol por batelada. tenho todos os registros sobre custos de produçao e gastos, porem os investimentos q fiz foram bastante "baixos" pois adaptei um lugar q ja tinha uma certa estrutura pronta e ja possuia todo o maquinario agricola necessario.
enfim, vale a pena sim, mas o custo do etanol produzido com a cana d primeiro ano nao sai por menos d 1 real, por isso nao é produzir d graça !!!!!

atenciosamente

pedro
olá pedro:

comercio de etanol por pequenos produtores é probido no brasil, mas podemos "doar" o etanol à amigos, que igualmente "doam" alguma coisa à nós.

se puder, monte algumas fotos de sua micro-usina e engrandeça esse forum de informações mais detalhadas sobre seu projeto.

a partilha do conhecimento (pilar desse forum), ajuda à todos. ajude no que puder.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por PHenrique »

com certeza sou muito grato a este forum por varias informaçoes e conhecimentos q obtive aqui !!!
infelizente nao tenho nenhuma foto comigo da microdestilaria, mas assim que voltar para minha cidade tirarei e as postarei aki. mas posso passar o nome e o telefone de onde compramos a coluna e a "panela".(foram em belo horizonte)
quando começamos o projeto, fomos orientados pelo professor juares, da universidade federal de viçosa (ufv), e inclusive, meu pai foi capa da globo rural de abril de 2007 (etanol feito em casa). fomos pioneiros nisso em minas!!
usamos aquecimento direto, e uma "panela" de 800l com a coluna fracionada. a coluna possui 3 compartimentos. o primeiro é refrigerado com agua e possui um termometro para controle da temperatura. o segundo é refrigerado pelo proprio vento, e é composto por tubos (12 tubos), e o terceiro é "cheio" de bolinhas de vidro e refrigerado com agua. após estes tres compatimentos o etanol é recolhido por uma tubulaçao e passa por uma serpentina. entao é feito o controle de % de alcool e posterior armazenamento.
a fermentaçao é feita em 2 caixas d'agua, de polietileno de 1000l e é o principal processo da produçao pois possui varias variaveis para atingirmos uma boa conversao de açucar em etanol.

estou tbm fazendo testes para a produçao de biodiesel a partir de oleo vegetal e etanol(99,7%) com catalizador naoh. ja fiz 54 experimentos com base estatistica e assim q concluir as analises postarei algumas conclusoes aki tbm. (acredito q ainda levara uns 2 meses !!!! infelizmente dependo de outras pessoas para isso)

estou a disposiçao para qualquer duvida a respeito de produçao de etanol e biodiesel tbm !!!!

sou muito grato pelos conhecimentos adquiridos neste forum !!! me sao muto uteis!!!! e me encorajaram a tentar produzir biodiesel ecológico ( com etanol )

estou a disposiçao

pedro

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas pedro

seu relato exemplifica o que fazemos aqui: amigos ajudando amigos.

seus conhecimentos seriam muito úteis aqui. assim que puderes, organize as informações, fotos, detalhes. assim como fostes ajudado, partilha conosco seu conhecimento.
são essas ações, voluntárias, mirando a partilha do conhecimento, é que faz com que esse forum tenha cada vez mais adeptos.

ficamos no aguardo de suas informações.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


keky
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 28, 2010 3:21 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por keky »

boa tarde!!!
sou novo aqui no fórum, moro na região oeste de santa catarina na cidade de são miguel, a tempos me interreso na fabricação de alcool em pequena escala para o consumo mesmo, até pouco tempo nós participava de uma cooperativa onde nós mesmos fabricava o alcool. agora pretendo montar uma pequena destilaria de uns 100-200lts por dia, tenho engenho, motor elétrico, bombonas para as dornas de fermentação... enfim falta montar a coluna de destilação, pretendo montar ela com aço inoxidavel, tenho esse mesmo arquivo em pdf, pretendia fazer algo parecido. com o alcool que nós fabricava o carro tinha bem mais pegada, fazia melhor média e não era marroto para ligar, alem da economia que para nós um litro custava menos que um real, até penso em fazer uma adaptação na minha moto para usar com alcool também, rsrsrsr

att


João B. Ventura
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo nov 07, 2010 1:01 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por João B. Ventura »

boa noite.

eu venho pesquisando já algum tempo a construção de uma micro desilaria. na internet encontrei um projeto, baixei a apostila e posteriormente adquiri os dvds (2 unid), só que estes não funcionaram perfeitamente, remeti para o autor sr. helder, mas aguardo um retorno dos dvds.

como sou curioso, pretendo eu mesmo construir a coluna e a "panela", como nunca trabalhei com destilalria, enão ficam algumas dúvidas penduradas.

assim sendo, gostaria de fazer contato "in loco" para um "dia de campo" no sentido de minimizar as dúvidas que persistem.

sei que não é permitido a venda direta do produto, mas como pertenço a uma cooperativa familiar, acredito que é possível enquadrar-se na lei.

gostaria de ouvir dos senhores que já produzem etanol, os conselhos necessários para o melhor projeto e dicas para levar avante a idéia.

moro em santa maria - rs, e se alguém me estender a mão, sou muito grato.

saudações

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

phenrique Escreveu:olá, nao conheço este tal projeto sobre a microdestilaria, mas possuo uma microdestilaria de etanol a 6 anos em funcionamento e posso afirmar q é sim um bom investimento, principalmente se vc tem muitos carros, pois pela legislaçao brasieleira é proibido o comercio de etanol combustivel por pequenos produtores. minha microdestilaria é bastante simples e parece com um alambique (produçao de cachaça) consigo produzir ate 200 l de etanol por batelada. tenho todos os registros sobre custos de produçao e gastos, porem os investimentos q fiz foram bastante "baixos" pois adaptei um lugar q ja tinha uma certa estrutura pronta e ja possuia todo o maquinario agricola necessario.
enfim, vale a pena sim, mas o custo do etanol produzido com a cana d primeiro ano nao sai por menos d 1 real, por isso nao é produzir d graça !!!!!

atenciosamente

pedro
de acordo com a resolução anp número 36 de 6/12/2005 (em anexo), não há restrição alguma quanto a venda do etanol produzido nas microdestilarias. o que dificulta é a quantidade de laudos exigidos.
mas aumentando a escala e um estudo de viabilidade econômica pode deixar a comercialização interessante.
no 2o semestre terei mais tempo para me dedicar a isso e quem sabe elaborar um projeto que tenha uma viabilidade econômica e com a resolução da anp mais clara e com os passos corretor para ser um produtor homologado.
Anexos
Resolução ANP N36 DE 6.12.2005 - DOU 7.12.2005.pdf
(44.07 KiB) Transferido 6560 vezes

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

existem mais estas três resoluções que regulamentam a produção, qualidade, venda e distribuição de etanol (anidro e hidratado).
quem tiver tempo para ler, verá que não há restrições de volume, ratificando o que eu escrevi no post acima. entretanto, volto a salientar que o pesa são os laudos, mas organizando em cooperativa, pode ser viável.
Anexos
RESOLUÇÃO ANP Nº 43, DE 22.12.2009 - DOU 24.12.2009.pdf
(34.08 KiB) Transferido 6450 vezes
RESOLUÇÃO ANP Nº 17, DE 31.8.2004 - DOU 1º.9.2004 - RETIFICADA DOU 12.11.2004.pdf
(96.68 KiB) Transferido 6367 vezes
RESOLUÇÃO ANP Nº 5, DE 13.2.2006 – DOU 14.2.2006.pdf
(24.55 KiB) Transferido 6362 vezes


Sadrachss
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 16, 2011 5:51 am
Localização: São Paulo

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por Sadrachss »

boa noite a todos.
eu achei esse arquivo pdf tb na internet mas vi q não era para mim e continuei a busca e acabei achando esse forum ainda bem.
bom sou de sp capital e estava atrás de algo pequeno realmente pequeno e o q vcs dizem ser micro destilaria 100 / 200 lts dia para mim seria por mes isso e ainda daria para vender hauauha

vcs teriam algum projeto de algo realmente em micro escala algo q seja no maximo 100lts por semana extrapolando pois tenho 2 carros e cada carro tem 40litros no tanque e um tanque por carro por semana já é o suficiente e o alcool chegou ao absurdo de r$2,10 aqui já e a gasolina a r$2,90 então sem condições. se alguém souber como montar uma micro destilaria para q eu possa fazer bioetanol eu agradeço pois procurando não achei nada relevante o unico q eu achei foi esse mesmo projeto comentado por vcs, mas sem condições 100lts dia... e tudo aquilo de cana e espaço, maquinario... eu moro em uma casa hauhaua

abraços e obrigado
O que eu quero eu vou conseguir, nem que seja na marra!!

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

sadrachss Escreveu:boa noite a todos.
eu achei esse arquivo pdf tb na internet mas vi q não era para mim e continuei a busca e acabei achando esse forum ainda bem.
bom sou de sp capital e estava atrás de algo pequeno realmente pequeno e o q vcs dizem ser micro destilaria 100 / 200 lts dia para mim seria por mes isso e ainda daria para vender hauauha

vcs teriam algum projeto de algo realmente em micro escala algo q seja no maximo 100lts por semana extrapolando pois tenho 2 carros e cada carro tem 40litros no tanque e um tanque por carro por semana já é o suficiente e o alcool chegou ao absurdo de r$2,10 aqui já e a gasolina a r$2,90 então sem condições. se alguém souber como montar uma micro destilaria para q eu possa fazer bioetanol eu agradeço pois procurando não achei nada relevante o unico q eu achei foi esse mesmo projeto comentado por vcs, mas sem condições 100lts dia... e tudo aquilo de cana e espaço, maquinario... eu moro em uma casa hauhaua

abraços e obrigado

você pode usar as informações que estão no pdf e reduzir a escala do projeto.
como pelo jeito você irá produzir em sua casa, procure melhorar o processo de moagem, com um possível desfibrador e passando a cana mais de uma vez na moenda.


Sadrachss
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 16, 2011 5:51 am
Localização: São Paulo

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por Sadrachss »

murilopmoraes
o meu grande problema é a cana em sí, pois moro em casa e não sei se compensa comprar a cana para fazer. e mto menos o tamanho da "panela" e como faria para redimensionar ela. vou olhar novamente esse pdf e tentar redimensionar o projeto e ver como teria q ser feito pois terei varios impecilios no decorrer até ajustar o projeto isso se tiver como... mas vou conseguir nem q seja na marra !!!


a proposito, vcs ouviram falar dessa maquina aqui da e-fuel?
seria bom descobrirmos como ela funciona, pq aparentemente é só colocar alguns ingredientes e ela mesmo faz tudo...

segue o link da materia
http://www.dicasverdes.com/2008/05/faze ... l-em-casa/

abraços
O que eu quero eu vou conseguir, nem que seja na marra!!

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

sadrachss

o e-fuel é uma microdestilaria.

para não ter o problema da cana de açúcar, você pode optar pelo etanol de milho. vai ficar um pouco mais caro, mas bem mais barato que nos postos.

de uma olhada nesta reportagem, irá te ajudar um pouco. http://video.globo.com/videos/player/no ... so,00.html


Sadrachss
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 16, 2011 5:51 am
Localização: São Paulo

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por Sadrachss »

murilopmoraes Escreveu:sadrachss

o e-fuel é uma microdestilaria.

para não ter o problema da cana de açúcar, você pode optar pelo etanol de milho. vai ficar um pouco mais caro, mas bem mais barato que nos postos.

de uma olhada nesta reportagem, irá te ajudar um pouco. http://video.globo.com/videos/player/no ... so,00.html
murilo.
o processo é mto complicado para fazer isso em casa, pois moro em casa e não tenho mto espaço, precisaria de algo compacto tipo do e-fuel... ou q fosse possivel colocar em um outro local um pouco maior mas não q precisa-se ser muito grande
O que eu quero eu vou conseguir, nem que seja na marra!!

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

sadrachss,

pelo fato de você necessitar de 100~200 litros por mês, a micro destilaria seria realmente micro, a não ser que você tenha a ideia de produzir em uma batelada só e consumir esse volume ao longo do mês.
entretanto, caso você produza todo final de semana, para consumir ao longo da mesma, os equipamentos não irão ocupar muito espaço (instalada na garagem ou área de serviço). caso o problema de espaço seja crítico, você pode conversar com alguém que possua espaço disponível e queira se beneficiar da produção para consumo próprio.
ratifico a ideia de utilizar o milho como opção, por causa da dificuldade de obter cana-de-açúcar na cidade de são paulo.


Sadrachss
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 16, 2011 5:51 am
Localização: São Paulo

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por Sadrachss »

murilopmoraes
murilo e como seria o processo do milho para q possa fazer o teste aqui em casa?
é o mesmo q o da cana?
e uma dúvida q surgiu lendo o tópico
o alcool q utilizamos aqui no brasil hidratado certo?
anidro é o q é produzido com milho e outros e nossos carros não estão preparados para utilizar esse alcool ou estou falando besteira?

abraços
O que eu quero eu vou conseguir, nem que seja na marra!!

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

eu ainda não tive tempo de pesquisar a fundo o processo. no youtube há vários videos, a maioria em inglês, mas existem alguns em português. este é um deles http://www.youtube.com/watch?v=5oqsisjry0i vale a pena assistir
pelo pouco que já vi, a diferença é quanto ao tempo de fermentação. não sei de outras diferenças.
o autor do video citado acima tem esse site http://www.aldobiodiesel.com.br/ entre em contato com ele, talvez te explique melhor

no brasil usamos os dois tipos de etanol. o anidro é adicionado a gasolina e é o etanol puro. o etanol hidratado vendido nos postos como etanol, tem uma certa quantidade de água (não são exatos, mas entre 8% e 6%).
por ser um álcool, o etanol (ch3-ch2-oh) será o mesmo, independente do modo de obtenção.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por mauri »

murilopmoraes Escreveu:eu ainda não tive tempo de pesquisar a fundo o processo. no youtube há vários videos, a maioria em inglês, mas existem alguns em português. este é um deles http://www.youtube.com/watch?v=5oqsisjry0i vale a pena assistir
para melhor visualização se apresenta

Link
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por romulo325 »

e ái galera. liguei para o sr. heder vitor na semana passada, pergutei-lhe da possibilidade de conhecer sua microdestilaria, mas o mesmo disse que já havia vendido. no mesmo estado (mg)
ainda tem o sr. marcelo guimarães e o prof. juarez, e mais algumas dessas destilarias no interior de sp. o sr. marcelo tem um projeto bem interessante, inclusive permite visitas de grupos interessados em conhecer o empreendimento. já estudei bastante esse projeto, e realmente é muito viável, tanto para investimento individual como de cooperativa. infelizmente vivemos num país que a maioria das pessoas são muito acomodadas, se rendem facilmente à idéia que os governates colocam. chega ser ridículo, aqui na minha cidade, dourados-ms o álcool está custando hoje(02/04/2011) r$2,45, e olha que tem um monte de usina na região.
realmente, esse não é um país sério, e com certeza tem alguns levando muita grana por trás de tudo isso. um abraço a todos!

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”