Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.

romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por romulo325 »

ainda acho que a cana é bem mais viável, o milho sofre muita variaçao de preço, a não ser que você mesmo o produza. deixo a disposição o meu e-mail para receber e mandar novidades
[email protected].
abraços!


ristau
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo abr 17, 2011 12:26 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por ristau »

prezado romulo,
concordo com vc que moramos num pais de acomodados, infelizmente sem uma ação da população será impossível reverter o quadro, haja visto que é proibido o pequeno produtor de etanol comercializar o produto, (pois é lucrativo) se não fosse rentavel era tranqüilo... mas em se tratando do sr. marcelo em minas ele cobra um custo para "copiarmos" sua micro, se quizer organizar uma visita eu to dentro,moro no interior de são paulo assim dividiríamos a despesa "investimento" que será bem empregada, pois o sr. marcelo é um desses que faz a diferença.

abraços


formiguinha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 18, 2011 12:00 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por formiguinha »

boa noite aos interessados...

sou novo neste forum, mas ja tenho alguma experiencia no assunto, possuo desde meados do ano passado uma micro destilaria, e procurava alguem com mais embasamento para algumas melhorias no quesito fermentacao.

tambem me coloco a disposicao para tentar dirimir quaisquer duvidas que posam pesar e estejam dentro de meu conhecimento.

att.

formiguinha.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por mauri »

nem mais formiguinha.

a isso se chama de partilha de conhecimentos!

mas se quiser dizer-nos mais algo de si passe pela apresentações.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por romulo325 »

e aí galera!

è isso aí ristau, é sempre o tal do interesse econômico dos grandes. o sr. marcello cobra r$500,00 por visita, de até cinco pessoas. acho que vale a pena, estou pensando em ir lá agora em junho. aguardo contato dos colegas. onde é a tua microdestilaria formiguinha? um abraço a todos!


romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por romulo325 »

meus contatos:

[email protected]
67 - 8459 0947
dourados-ms


formiguinha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 18, 2011 12:00 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por formiguinha »

prezado romulo, minha microdestilaria fica na regiao de presidente prudente, interior de sao paulo, e ja esta ativa novamente, produzindo alcool a 92 de graduacao, mas meio lento pois a cana ainda nao esta a contento.

oque puder tirar de duvidas e auxiliar estou a disposicao.

abraco.

formiguinha.

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

formiguinha,

qual é a sua produção diária? vc possui um cálculo de custo fixo e custo de investimento?


obrigado.


romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por romulo325 »

legal. moro em dourados-ms, fica a 450km. seria possível ir até aí conhecer o teu empreendimento? de vez em quando vou à sp e passo por prudente. gostaria de saber os custos. abraços, até mais!

rômulo


formiguinha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 18, 2011 12:00 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por formiguinha »

murilopmoraes Escreveu:formiguinha,

qual é a sua produção diária? vc possui um cálculo de custo fixo e custo de investimento?


obrigado.
=

prezado murilopmoraes

teoricamente deveria produzir em torno de 80 lts 92 graduacao de graduacao dia, na pratica produzo em torno de 160 lts dia mas no caso somente em torno de 60 lts a graduacao aceitavel (em torno de 92). o restante variando de 80 a 120 lts fica na media de 15 a 60 de graduacao, onde o armazeno e posterior faco uma destilacao so com ele.

o custo do litro de alcool varia de acordo com suas facilidades, quem vao desde a facilidade da cana ao preco de seu trabalho, ou de seus funcionarios, pra se ter uma ideia, tenho cana em minha propriedade, e tbm lenha, que fora seu dispendio de tempo sao as necessidades pra digamos " rodar " sua microdestilaria, meu custo litro fica em torno de r$ 0,53 (cinquenta e tres centavos) por litro.

investi em torno de r$ 10.000,00 (dez mil) pra arredondar a conta neste empreendimento, na pratica acredito que eu o construiria novamente com um gasto de 50% ou menos, mas ai vai de conhecer as pessoas e seu trabalho, pois trata-se de uma porcao de detalhes...

diga-se de passagem contrui por curiosidade e agora penso em transformar em empreendimento.

se ficou alguma duvida me coloco a disposicao.

abraco.

formiguinha.


formiguinha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 18, 2011 12:00 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por formiguinha »

romulo325 Escreveu:legal. moro em dourados-ms, fica a 450km. seria possível ir até aí conhecer o teu empreendimento? de vez em quando vou à sp e passo por prudente. gostaria de saber os custos. abraços, até mais!

rômulo
boa noite romulo325

respondi ao murilopmoraes e inclui custos, se servir pra dirimir suas duvidas, se nao, posso repassar os valores.

minha microdestilaria ficou cara e talvez nao tao funcional como previsto, mas serviu de escola, a maior dificuldade com certeza e no setor de fermentacao pois e dai que se sai o alcool mesmo, por esse motivo que estou a procura de alguem que possa me dizer algo a respeito de qualidade de fermento, o que tenho e razoavel mas gostaria de conseguir um melhor.

tenho contato com varias usinas aqui de minha regiao, mas neste setor esta complicado de achar alguem que possa passar informacoes uteis...ou que conheca algo a mais que apertar botoes e fazer pesagem de produtos...

qualquer duvida me coloco a disposicao.

abraco.

formiguinha.

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

formiguinha,

ainda estou fazendo o estudos de viabilidade do empreendimento. quero saber a partir de que volume é economicamente viável. minha intenção é produzir para que eu possa vender para postos (caso a produção seja pequena, apenas um) ou talvez eu possa montar um posto para vender inicialmente só meu álcool. para isso, é preciso criar uma distribuidora também.
a anp exige no mínimo 95,1 de graduação alcoólica, para isso, a coluna de destilação e retificação devem estar bem dimensionadas para que haja uma economia de vapor.
vc utiliza somente uma moenda ou um conjunto delas, adicionando água quente para retirar mais sacarose?
na verdade estou tentando reproduzir um modelo reduzido de uma usina, apesar de nunca ter entrado em uma. estou me baseando por vídeos no youtube, plantas obtidas na internet e patentes. mas pretendo visitar uma usina para ter uma noção mais profunda e detalhada.
já consegui identificar a maior parte dos equipamentos (imagino que praticamente tudo), mas preciso saber o volume que irei produzir diariamente para dimensioná-los.
quanto a fermentação, existem muitos artigos falando sobre novas técnicas e leveduras. ainda não comecei a pesquisar sobre esse assunto. ainda estou na parte da fábrica em si. entretanto, pretendo construir uma planta piloto quando me formar para que eu possa entender melhor o sistema de fermentação.

para projetar uma planta apropriada e com os projetos de trocadores, colunas de destilação, centrífugas, tubulações entre outros componentes, vou procurar a empresa júnior do curso de eng. química da minha universidade. eles oferecem um serviço de excelente qualidade a um preço bastante competitivo. além disso, todo o trabalho é supervisionado por professores.

também é preciso ler melhor as resoluções da anp. para entender o q realmente fazer com o etanol produzido e para q ele possa ser vendido legalmente. as análises do etanol devem entrar no custo de produção.

pretendo procurar a embrapa e o iac para entender o plantio e manejo da lavoura.


com todas essas variáveis, espero que até novembro tenho um projeto desenvolvido, pronto para a implantação. isso considerando a descrição dos equipamentos e o projeto detalhado da coluna de destilação instrumentada(que é um dos equipamentos mais caros).

existe um site que vende os projetos para usinas com capacidade de 5000l e 10000l. entrei em contato, mas a resposta não foi muito esclarecedora. aqui estão os links
http://www.engetecno.com.br/port/proj.p ... litros-dia
http://www.engetecno.com.br/port/proj.p ... litros-dia

há também essa empresa q vende usinas com financiamento do bndes e pronaf. para quem já é produtor rural, é interessante.
http://usibiorefinarias.com/default/


vamos manter essa troca de informações para que todos do fórum possam montar uma pequena destilaria e de fato ganhe dinheiro vendendo etanol, além de fazer uso próprio.


romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por romulo325 »

formiguinha,

acho que quem pode te dar muitas dicas, você já deve conhecê-lo ou ouvido falar, é sr. marcello guimarães lá de mateus leme (grande bh). com certeza o principal você já tem, a infra estrutura montada. de qualquer forma, aquele pdf do sr. helder vitor terra(disponível na net) explica bem o ajuste de grau brix, melhor maturação da cana, etc. enfim é muita teoria, mas acho que se pode
tirar muitas coisas úteis naquele documento. aqui no meu estado só temos usinas de grande porte, e
como você bem disse não passam ou simplesmente não tem conhecimento técnico,pois tudo é automatizado e vindo de outros lugares.
terei disponibilidade no mês de julho, talves possamos combinar com mais alguns colegas aí do fórum para uma reunião, debater e trocar os conhecimentos. estou pensando em talvez ir até minas,
conhecer o empreendimento do sr. marcello.

um abraço,

rômulo.

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

romulo325,

em julho estarei de férias do estágio e também tenho interesse de ir conhecer a produção do sr. marcelio mello (corrigindo 'marcelo guimarães').
entrei em contato com o professor enrique ortega aqui da unicamp que também fez pesquisas sobre as muais (mini-usinas de álcool integradas). achei muito interessante o modelo proposto, principalmente por ampliar os produtos, não ficando dependente apenas do etanol.
aqui tem os vídeos do sr. marcello mello explicando o conceito de muai http://www.unicamp.br/fea/ortega/marcellomello/


romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por romulo325 »

murilo,

vamos ver se nós fechamos com a galera aí, também estou mais tranquilo em julho.
já que minas é o berço das muais, podemos trocar idéia com sr. marcello, o professor juarez, etc..
è só questão de combinar-mos.
um abraço a todos!

rômulo.


formiguinha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 18, 2011 12:00 am

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por formiguinha »

murilo,

seu plano e interessante, quanto a quantidade de producao a ser viavel, pela ida de seus projetos quanto mais melhor, no entanto vale resaltar que vc devera ter uma imensa area de cana de acucar, que digamos hj seria uma parte consideravel de seu investimento, haja vista que estou sempre por nova odessa, e cana por la ja esta praticamente sendo plantada em vasos...

a logica e a seguinte, qt mais se produza, menos se custa, dai vai de sua capcidade produtiva num geral, se vc realmente tem a intencao de grandes quatidades pode projetar algo em torno de pelo menos 2000, lts dia, pois seria algo viavel antes de se entrar realmente em grande escala.

trabalho com uma so moenda, pois por ser parte rural a instalacao de um conjunto ultrapassaria e mto ao limite maximo de energia instalado na propriedade, assim teria de pensar em uma rede dedicada, que esta fora de cogitacao...

a respeito de financiamentos existe uma serie de detalhes que ficam mto mais complicados na pratica, principalmente impelidos pelas grandes usinas, pois aqui nesta regiao, pra se conseguir as licensas necessarias e preciso falar ate com nossa presidenta, e olhe la se ainda vai ser suficiente...

tenho trabalhado no desenvolvimento da micro usina, no sentido de permitir que ela se torne rentavel em maior escala, na producao artesanal de ate 200 lts dia, nao ha problemas fiscalizatorios, nao se pode vender obvio aos postos ao menos nao licitamente.

qt a graduacao veiculos injetados andao bem ate com 82 e carburados a 90, ja comprei alcool de postos de bandeira aqui com 83, 88, que se tendo os aparelhos e interesante medir.

volto a escrever posteriormente.

abracos.

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

para quem não viu, passou uma reportagem sobre o sorgo sacarino no globo rural desse domingo (19/06/2011).
http://g1.globo.com/videos/economia/glo ... a/1539830/

pelas imagens das microdestilarias, elas são as mesmas das fotos dessa empresa http://usibiorefinarias.com/
entrei em contato com eles, por e-mail, há pouco mais de um mês, mas não obtive resposta. nas férias ligarei para ver se tenho respostas aos meus questionamentos.

posteriormente coloco um projeto de uma microdestilaria de etanol q achei na internet. nela há todo o projeto da usina, com detalhes como cargas térmicas, capacidade dos trocadores de calor e medidas das colunas de destilação e retificação. é uma usina projetada grãos, mas a parte de fermentação e destilação, é o mesmo funcionamento.


romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Mensagem por romulo325 »

E ai galera!

Estou pensando em ir até Minas Gerais na semana que vem para conhecer a microdestilaria do Sr. Marcello Guimarães, alguém se habilita?
Quem tiver interesse entre em contato,

Abraços

Rômulo!

Avatar do Utilizador

murilopmoraes
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por murilopmoraes »

vamos ficar atentos às MPs do governo. Espero q desburocratizem para o pequeno produtor de etanol

http://not.economia.terra.com.br/notici ... nN1E76R0NK


romulo325
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado abr 02, 2011 8:35 pm

Re: Micro destilaria de alcool 100 litros dia

Mensagem por romulo325 »

E aí!
Isso aqui é o circo Brasil, os canalhas nunca vão trabalhar pelos pequenos.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”