Controlo de Adição Proporcional de OV

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Njay »

olás,

no seguimento da discussão das páginas 6/7 deste tópico sobre circuitos eléctricos, o eletrico e eu andámos atarefados a definir os requisitos para o tal aparelhinho de controlo de adição proporcional de ov. como não é possível alterar mensagens aqui no fórum, criei no meu blog esta página sobre o projecto, de modo a poder manter sempre a informação mais actualizada no mesmo local. já lá coloquei um documento que contém os requisitos para este aparelho. deixo então à vossa apreciação o capítulo 2 do referido documento; comentários são obviamente bem vindos .

texto alterado por solicitação do autor, com modificação do texto e exclusão do anexo, consoante com o regulamento.
o texto, só é possível ser editado nos primeiros 15 minutos. após esse prazo, poderá ser alterado à qualquer tempo, mas com a intervenção de um moderador. com isso evitamos que os posts "sumam" do conjunto de informações, descontinuando o tópico, o que obviamente aqui não é o caso. mas as regras são gerais e não podem ocorrer exceções.

alteração feita ao dia 24/04/08, às 23:22 ( hora local brasileiro + 3 horas em portugal.)
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Eletrico »

ola
o documento tem uma falha o gráfico c esta igual ao b se não der para corrigir no próprio documento,coloca aqui uma imagem.

tudo o resto confere.

ficamos agora aguardar a ajuda dos homens da eletronica e tambem da mecanica para darem os seus pareceres.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Njay »

yap eletrico, tens razão, já tinha reparado mas não tinha ainda tido a oportunidade de corrigir. o gráfico c ficou repetido do b. infelizmente não posso editar a mensagem original... não dá para ter uma ajudinha dos moderadores? é que fica mal deixar agora aí o documento mal e adicionar outro a seguir.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Njay »

bem, parece haver mesmo uma proíbição forte de editar mensagens, já não posso editar a última mensagem que coloquei, apesar de ser a última do tópico...

era só para adicionar a imagem que está mal do documento. a correcta é esta (gráfico c):
Imagem
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por orbis »

as edições só são possíveis durante 15 minutos após o post, para evitar males maiores que já aconteceram antes, do género um utilizador apagar todas as suas mensagens.


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Njay »

pois, como já disse noutro tópico, vamos criando "lixo" no fórum e reduzindo a sua utilidade por causa de um evento do passado. ainda por cima, parece-me que se as mensagens eram do utilizador, ele tinha direito de as apagar... mas isso é outra discussão.

então e agora? tenho que voltar a colocar o documento e "rezar" para que as pessoas leiam o tópico todo e olhem apenas para o documento certo?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Luciano Kaefer »

a edição de posts são possíveis mediante solicitação à qualquer moderador, que possui instrumentos para edição, à pedido do autor, ou para adequação ao regulamento do forum.

neste caso, foram feitas as alterações solicitadas, visto que elas não descaracterizam o tópico.

o prazo de 15 minutos que se refere o orbis, é para evitar que users, depois de algum tempo, queiram apagar posts públicos e descaracterizar o tópico, o que não é o caso neste aqui. por isso foram atendidas as solicitações do autor.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Eletrico »

ola
ja passou algum tempo.
njay em que ponto isto esta?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Njay »

alô eletrico,
devagarinho, tenho vindo a preparar os testes que te referi, para acertar umas pontas no esquema eléctrico. de resto não há novidades relevantes.
inté
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Njay »

actualizei a página do meu blog relativa a este projecto (usem o link na 1ª mensagem) com o circuito, que já está a ser montado. ainda tá um bocadito longe de estar pronto, mas fica aqui uma foto porque que depois de lhe retirar os displays de 7 segmentos (a pedido do eletrico, que caso contrário não cabe na caixa que ele tem) não vai ficar tão fotogénico
Anexos
CoSCoV_fase1.jpg
CoSCoV_fase1.jpg (80.33 KiB) Visto 10327 vezes
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por visitante »

vivam ...

á primeira vista parece-me ser um projecto interessante..tanto do ponto de vista teorico como de desafio em si..já quanto á pratica coloco algumas questões e que consistem em :

claro que está implicita a utilização de um sistema de dois depositos para a aplicação deste dispositivo o que implica a existencia de dois circuitos de combustiveis..mesmo que se coloque o dispositivo á entrada da bomba o acerto das percentagens calculadas para temperaturas pré-determinadas demorará a ser efectuado..levando em conta a descrição que estudei no blog do njay..um pouco á semelhança do que ocorrerá num sistema common-rail..devido á quantidade de combustivel que se encontra desde a entrada da bi até aos injectores..temos ainda o problema do retorno..que a não ser direccionado para a entrada da bi irá inevitavelmente concorrer para contaminação dos depositos com combustivel que não estará previsto para qualquer deles..

o unico sistema de injecção em que considero ser a aplicação deste dispositivo benéfica e eficiente será o de injector-bomba dada a diminuta capacidade de acumulação de combustivel em cada um dos elementos injector-bomba..

não convem no entanto ignorar que em todos os sistemas de injecção.. e sobretudo nos mais recentes.. do factor temperatura..especialmente para percentagens de ov superiores a 30%..depende a manutenção da eficiencia dos bicos de injecção e consequentemente a qualidade da combustão a qual..como creio seja do conhecimento geral..afecta positiva ou negativamente a "saude" do motor..

contudo..estando o injector bomba colocado directamente na cabeça do motor o mesmo adquirirá a mesma temperatura desta..ou seja..cerca de 90º..considerando ainda que se trata de um sistema de injecção directa ao nivel do bico de injecção a temperatura será um pouco maior..o que dará para calcular uma percentagem maxima de ov muito proxima dos 80%..

olhem..quanto mais escrevo mais convencido fico da viabilidade deste dispositivo para colmatar o vazio existente relativamente a este sistema de injecção..

abraços
[***************]
Última edição por visitante em terça jul 01, 2008 11:09 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Njay »

amigo fernando, escrevi o documento mas o conhecimento de ov é do electrico. eu só implementei o que me foi pedido.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por visitante »

vivam ...

njay..estou convicto que o dispositivo que estão a desenvolver será a solução para viabilizar a utilização de ov nos sistemas de injector-bomba..estou crente que não foi a pensar nestes que se propuseram teoriza-lo e desenvolver..mas de acordo com o que afirmei na anterior intervenção é exactamente para estes sistemas que o dispositivo se adequa..para os outros nem por isso..

estão de parabens..e posso com segurança afirmar que descobriram a solução para um sistema tão problematico a nivel de utilização de ov..

abraço
[***************]

p.s.- aproveitando os teus conhecimentos..sabes se existe.. ou se é possivel construir..um transformador de 12v para 35v ? e tambem de 24v para 35v ?..é que para uma ideia que tenho teorizada (em banho-maria) esses transformadores serão essenciais..

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Eletrico »

ola [***************]
o coscov nasceu por um pouco de carolice e dedicação minha e do njay.
não sou da área da mecânica nem tão pouco mais ou menos, mas cedo me fui apercebendo da relação da temperatura no uso do o.v. assim depois de alguns contactos surgiu esta ideia.
com relação ao retorno e para manter em circuito fechado.
a questão e não criar uma transição rápida ,mas sim faseada em função de determinada temperatura,mesmo porque tambem e preciso aquecer o material por onde passa o liquido. muito em especial por causa do inverno,onde com temperaturas baixas so se iria usar diesel e depois progressivamente adicionar o o.v.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Njay »

[***************] Escreveu:p.s.- aproveitando os teus conhecimentos..sabes se existe.. ou se é possivel construir..um transformador de 12v para 35v ? e tambem de 24v para 35v ?..é que para uma ideia que tenho teorizada (em banho-maria) esses transformadores serão essenciais..
já feito só conheço conversores 12v -> 24v, não sei se há para mais tensão.
construir é possível, dá trabalho e é preciso quem saiba...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por visitante »

vivam ...

njay..obrigado pela informação..

lá terei de procurar quem me execute uns transformadores desses...

graças á preciosissima ajuda do kaefer já sei como colocar fotos ou esquemas aqui..segue a de um injector-bomba..sempre ajuda a fazer entender melhor porque creio que com o dispositivo que estão a desenvolver finalmente será possivel utilizar ov de forma segura..com este sistema de injecção..
injector bomba.jpg
injector bomba.jpg (0 Bytes) Visto 10200 vezes
abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por Eletrico »

ola
[***************] , aquilo que melhor distingui no desenho foi .... as cores
a sério a minha área não e mecânica auto ....tente la dar uma legendazita ao desenho....
daquelas para quem como eu precisa que se explique ...... como se fosse muita burro


outra coisa ,fiquei com a ideia que no seu entender o coscov não teria utilidade noutros tipos de bomba.a ideia inicial tinha que ver com o evitar de choques térmicos e assim ir passando de um combustível para outro de forma mais segura. na pratica a bi do meu carro ate nem e das mais desconfiadas ,mas como na altura que esta ideia surgiu ainda era inverno,aquilo que tinha em mente era ter um tanque só com diesel e o outro com a proporção máxima admissível de o.v.

onde assim iria fazer um arranque normal a diesel e passar gradualmente para o.v. era esta a ideia inicial.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Controlo de Adição Proporcional de OV

Mensagem por visitante »

vivam ...

electrico...no desenho..a amarelo-alaranjado..é o combustivel..que aqui é o que interessa..como se poderá verificar a quantidade deste presente no conjunto é minima..daí a minha consideração sobre o vosso dispositivo para este sistema..

depreendi acertadamente que o vosso dispositivo será para instalar em conjunto com um kit de dois depositos..

ora de acordo com isto..e sabendo da capacidade total do sistema de injecção mais comum na bi e tubos de injectores para que possam fazer a "lavagem do sistema" para o arranque matinal seguinte inevitavelmente que a quantidade (alta) de ov presente nessa parte do sistema irá "contaminar" progressivamente..através de sistematicas "lavagens" o deposito onde seria suposto estar apenas gasoleo..

para um sistema de injecção classico..colocando a modestia um pouco de lado..creio que o que melhor se adequa é um sistema mono-tanque de acordo com o que desenvolvi faz dois anos..

reitero que este vosso dispositivo cai que nem ouro sobre azul nos sistemas injector-bomba..cada vez mais usuais e previsivelmente no futuro predominantes.. pelo que terão aí um mercado a explorar..claro que além deste dispositivo será necessario o aquecimento do filtro e em climas mais rigorosos o aquecimento do deposito que contenha o ov..

abraço
[***************]


p.s.- essa da concentração maxima de percentagem de ov presente num dos tanques está bem vista..muito bem mesmo..evita excessos..e o sistema agradece..boa..

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”