Parte Eléctrica e Electronica

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

na mecânica não me dou muito mal, na parte eletrica isso sou um desastre, mas tendo isso em conta penso que até não me saí muito mal.
acabei por ser eu a efetuar aquilo que tinha destinado a um electercista auto. como tal deixo aqui algumas dicas que podem ser uteis para alguém que tal como eu, queira fazer ele próprio a instalação electrica... para quem domine o assunto, isto acaba por não trazer nada de novo, mas para quem não domine como é o meu caso, pode ser de muita utilidade.

arranjei um casquilho de uma lampada, coloquei-lhe dois fios, um mais comprido do que o outro (2 mts e 0,5 mts), e no mais comprido coloquei uma pinça de crocodilo.
fixei a pinça ao negativo da bateria e com a outra ponta fui à procura de uma saida na ignição que só acendesse a lampada com a chave ligada. assim nunca há o risco de me esquecer dos interruptores ligados e ficar sem bateria... a partir daqui o resto não foi complicado. a essa saida liguei o positivo da alimentação das bobines dos relés, passando primeiro por um interruptor para cada relé, dois no total...

na saida dos relés para alimentação das resistências dos tubos e alimentação do aquecedor electrico, coloquei uma ligação a um indicador luminoso no interior, para desta forma saber quando os termocontactos abrem e fecham, quando ligam de desligam ambas as coisas (aquecedor e resistencias). assim conheço melhor o funcionamento dos equipamentos.

até à data está tudo a funcionar razoavelmente bem, e eu digo razoavelmente porque nas resistencias dos tubos, quando é atinjida a temperatura, algumas vezes o termocontacto "grila", ou seja, no pico maximo da temperatura, abre e fecha constantemente e rápido durante alguns segundos, isso faz o relé correspondente funcionar do mesmo jeito, parece o rabo de uma cobra cascavél. e isso não me agrada nada...
se alguém tiver alguma ideia que permita resolver isso, agradecia o contributo...

continuarei a relatar o evoluir da situação nos tópicos correspondentes...

um abraço...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:na mecânica não me dou muito mal, na parte eletrica isso sou um desastre, mas tendo isso em conta penso que até não me saí muito mal.
acabei por ser eu a efetuar aquilo que tinha destinado a um electercista auto. como tal deixo aqui algumas dicas que podem ser uteis para alguém que tal como eu, queira fazer ele próprio a instalação electrica... para quem domine o assunto, isto acaba por não trazer nada de novo, mas para quem não domine como é o meu caso, pode ser de muita utilidade.

arranjei um casquilho de uma lampada, coloquei-lhe dois fios, um mais comprido do que o outro (2 mts e 0,5 mts), e no mais comprido coloquei uma pinça de crocodilo.
fixei a pinça ao negativo da bateria e com a outra ponta fui à procura de uma saida na ignição que só acendesse a lampada com a chave ligada. assim nunca há o risco de me esquecer dos interruptores ligados e ficar sem bateria... a partir daqui o resto não foi complicado. a essa saida liguei o positivo da alimentação das bobines dos relés, passando primeiro por um interruptor para cada relé, dois no total...

na saida dos relés para alimentação das resistências dos tubos e alimentação do aquecedor electrico, coloquei uma ligação a um indicador luminoso no interior, para desta forma saber quando os termocontactos abrem e fecham, quando ligam de desligam ambas as coisas (aquecedor e resistencias). assim conheço melhor o funcionamento dos equipamentos.

até à data está tudo a funcionar razoavelmente bem, e eu digo razoavelmente porque nas resistencias dos tubos, quando é atinjida a temperatura, algumas vezes o termocontacto "grila", ou seja, no pico maximo da temperatura, abre e fecha constantemente e rápido durante alguns segundos, isso faz o relé correspondente funcionar do mesmo jeito, parece o rabo de uma cobra cascavél. e isso não me agrada nada...
se alguém tiver alguma ideia que permita resolver isso, agradecia o contributo...

continuarei a relatar o evoluir da situação nos tópicos correspondentes...

um abraço...
ora diz-me la uma coisa de quanto e o termostato ? peço que o termostato e nf certo ?
tens possibilidade de la por outro ? responde la a isto que depois pode ser que tenha uma solução
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

128º, mas não creio que esteja ai a solução do problema...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:128º, mas não creio que esteja ai a solução do problema...
se achas que e assim nem se quer te tento dar uma solução.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

flamingo Escreveu:arranjei um casquilho de uma lampada, coloquei-lhe dois fios, um mais comprido do que o outro (2 mts e 0,5 mts), e no mais comprido coloquei uma pinça de crocodilo.
fixei a pinça ao negativo da bateria e com a outra ponta fui à procura de uma saida na ignição que só acendesse a lampada com a chave ligada.
os componentes de um carro estão sujeitos a muitas vibrações, e não é apenas do motor. é também de todas as irregularidades e buracos da estrada.
por isso é preciso ter algum cuidado nas "juntas" (fichas, ...) eléctricas.

1) há alguma hipótese dessa pinça se soltar? (movimentos do cabo também ajudam a soltá-la)
2) se ela se soltar, há alguma hipótese de fazer contacto eléctrico entre 2 pontos que não devia? (excepto as arestas de aperto, a pinça está electricamente isolada?)
3) se ela se soltar, há alguma hipótese de ir encravar alguma parte mecânica? (o fio tem pontos de apoio? tem folgas grandes?)

as pinças crocodilo são boas em situações estáticas em que a dimensão e forma da "presa" está bem adaptada à dimensão da pinça.

e o fio eléctrico? aguenta a temperatura na zona do motor? normalmente esses cabos são "especiais", com isolamento para 125ºc.
flamingo Escreveu:até à data está tudo a funcionar razoavelmente bem, e eu digo razoavelmente porque nas resistencias dos tubos, quando é atinjida a temperatura, algumas vezes o termocontacto "grila", ou seja, no pico maximo da temperatura, abre e fecha constantemente e rápido durante alguns segundos, isso faz o relé correspondente funcionar do mesmo jeito, parece o rabo de uma cobra cascavél. e isso não me agrada nada...
se alguém tiver alguma ideia que permita resolver isso, agradecia o contributo...
isto não é necessariamente mau, depende das especificações do contacto. agora, se o contacto foi especificado para 10000 utilizações (liga/desliga) e o grilanço diário o fizer mexer 50 vezes, pode não durar 1 ano. num relé (mecânico) isso normalmente não é lá muito bom, causa desgaste rápido dos contactos (especialmente se eles estiverem a passar correntes fortes, que causam arco eléctrico na abertura/fecho).

explica lá melhor em que situação é que isso acontece. é enquanto chegas à temperatura desejada e depois não faz mais, ou é depois de ter chegado à temperatura desejada e vai fazendo de vez em quando? se for o 2º caso talvez possas resolver reduzindo a velocidade de resposta do sistema por exemplo afastando um pouco o termocontacto daquilo a que queres medir a temperatura (à custa da perda de alguma precisão). não tens o termocontacto em contacto directo com o aquecedor, pois não?
não percebo nada de bio, e não sei bem quais são os requisitos do sistema...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

vamos por partes:
em primeiro lugar e como resposta à primeira citação, aquilo que fiz foi apenas para descobrir uma ligação que apenas tivesse corrente com a chave na ignição, mais nada. foi uma espécie de busca-polos improvisado... obviamente que não teria cabimento ir buscar corrente à bateria para utilização continua atravéz de uma pinça de crocodilo...

sobre o cabo,... não é apropriado para automoveis, mas tem estado a resultar, e enquanto assim for,... vai continuar.

sobre o termocontacto, não era mau, era péssimo... já está resolvido. podes consultar a forma de resolução aqui...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=120

por ultimo, esta parte do forum é sobre oleo vegetal direto. o biodisel não é aqui...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

tendo em vista o desenvolvimento do assim apelidado, "charuto", cuja ideia nasceu atravéz do red baron aqui,
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... a&start=20
é do meu interesse pegar nessa ideia e desenvolver isso aos poucos,... nas minha vagaturas. o que fiz, até à data está a funcionar e a dar conta do recado, mas por entender que a ideia tem pernas para andar, não a pretendo ignorar.
para isso, desejava saber se existe aqui alguém com conhecimento em eletricidade auto, que me saiba dizer se é possivel a alimentação da bobine do relé vir do alternador e não da bateria. isso para mim é um ponto fundamental, vou até mais longe, se isso não for possivel, os meus objetivos podem ter que morrer por aqui...
a razão está descrita aqui na legenda de umas fotos de um tubo de borracha...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... a&start=60
que fique claro que me refiro apenas à alimentação da bobine do relé e não daquilo que o relé for alimentar. pois para isso a corrente virá da bateria...
caso alguém tenha possibilidade de colocar essa pergunta a um eletricista auto agradecia, é que eu comecei a fazer horas extraordinárias no meu emprego e agora não tenho muitas hipoteses.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:.... a alimentação da bobine do relé vir do alternador e não da bateria. isso para mim é um ponto fundamental, vou até mais longe, se isso não for possivel, os meus objetivos podem ter que morrer por aqui...
flamingo ja te tinha respondido a questão que voltas a colocar não destes foi credito .... aliaz como também em outras ocasiões tens feito o mesmo...
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

flamingo Escreveu:vamos por partes:
em primeiro lugar e como resposta à primeira citação, aquilo que fiz foi apenas para descobrir uma ligação que apenas tivesse corrente com a chave na ignição, mais nada. foi uma espécie de busca-polos improvisado... obviamente que não teria cabimento ir buscar corrente à bateria para utilização continua atravéz de uma pinça de crocodilo...
ok, tinha percebido que era a instalação final.
flamingo Escreveu: sobre o cabo,... não é apropriado para automoveis, mas tem estado a resultar, e enquanto assim for,... vai continuar.
se colocaste cabos a passar na "caixa" do motor, arriscas-te. pode estar tudo óptimo, mas com o tempo o calor vai "amolecendo" o isolamento, até que um dia, no mínimo, rebenta-te um fusível.
se não tens cabos a passar na caixa do motor então não é critico.
flamingo Escreveu: por ultimo, esta parte do forum é sobre oleo vegetal direto. o biodisel não é aqui...
peço desculpa pelo mal entendido! troco então a palavra "bio" por "combustível alternativo".
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

eletrico Escreveu: flamingo ja te tinha respondido a questão que voltas a colocar não destes foi credito .... aliaz como também em outras ocasiões tens feito o mesmo...
bem, eu devo estar mesmo desatento, é que não tou a ver aonde essa resposta foi colocada...
eletrico Escreveu:ola
o melhor modo para saber que o motor esta a trabalhar e a combinação de três sinais a saber:
chave ligada
falta de sinal do motor de arranque
falta de sinal do óleo de lubrificação
cumprimentos
se a resposta a que te referes é esta anterior, pois aproveito para te dizer que nem de perto é o que eu pretendo e preciso saber...
mas uma leitura mais cuidada ao que eu escrevi antes deste teu post (no tópico respetivo) irás perceber melhor o que eu pretendo,...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:
eletrico Escreveu: flamingo ja te tinha respondido a questão que voltas a colocar não destes foi credito .... aliaz como também em outras ocasiões tens feito o mesmo...
bem, eu devo estar mesmo desatento, é que não tou a ver aonde essa resposta foi colocada...
eletrico Escreveu:ola
o melhor modo para saber que o motor esta a trabalhar e a combinação de três sinais a saber:
chave ligada
falta de sinal do motor de arranque
falta de sinal do óleo de lubrificação
cumprimentos
se a resposta a que te referes é esta anterior, pois aproveito para te dizer que nem de perto é o que eu pretendo e preciso saber...
mas uma leitura mais cuidada ao que eu escrevi antes deste teu post (no tópico respetivo) irás perceber melhor o que eu pretendo,...
pois bem melhor assim que o erro seja meu cada vez percebo menos de electricidade deve estar na hora de arrumar as botas.
mas continua a procurar pode ser que alguém te consiga responder diferente ele há outras formas de fazer mas nem me vale o esforço sozinho vais conseguir...
mania esta minha de tentar ajudar
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

electrico, é preciso que entendas uma coisa: desse jeito eu tenho corrente no aquecimento apenas com a chave na ignição, certo? mas isso para o que eu pretendo não serve, porque a leitura da temperatura não está no aquecimento mas fora deste. ora se está fora deste, tenho que levar até ele o combustivel quente para que essa leitura seja feita, e dessa forma o termocontacto possa ligar e desligar o dito aquecimento. para o combustivel poder ir até essa leitura, tem que circular, logo o motor tem que estar a trabalhar...
se assim não fosse, como não chegava combustivel aquecido à valvula de controlo, o aquecimento não parava, carbonizava o ov e queimava o tubo de borracha onde estaria a resistencia...
por isso é que eu quero que a alimentação do relé venha do alternador, é a unica forma de garantir que o ov quente vai circular na valvula de leitura da temperatura...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:electrico, é preciso que entendas uma coisa: desse jeito eu tenho corrente no aquecimento apenas com a chave na ignição, certo? mas isso para o que eu pretendo não serve, porque a leitura da temperatura não está no aquecimento mas fora deste. ora se está fora deste, tenho que levar até ele o combustivel quente para que essa leitura seja feita, e dessa forma o termocontacto possa ligar e desligar o dito aquecimento. para o combustivel poder ir até essa leitura, tem que circular, logo o motor tem que estar a trabalhar...
se assim não fosse, como não chegava combustivel aquecido à valvula de controlo, o aquecimento não parava, carbonizava o ov e queimava o tubo de borracha onde estaria a resistencia...
por isso é que eu quero que a alimentação do relé venha do alternador, é a unica forma de garantir que o ov quente vai circular na valvula de leitura da temperatura...
se queres que ajude diz-me quando queres ligar e quando queres desligar esta descrição não da para perceber o que pretendes ou melhor para não dizer mais a forma de saberes que o alternador esta a trabalhar e por meio do rele que faz desligar a luz da bateria quando esta a gerar corrente apaga a lâmpada
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

tanto quanto sei e vejo pelo esquema eléctrico do meu carro (a gasolina), o alternador está sempre ligado à bateria, não há "circuitos independentes". com o motor parado é a bateria que fornece electricidade. com o motor ligado é o alternador, e a bateria funciona como "buffer", isto é, se o consumo for muito, a bateria "ajuda" a alimentar os dispositivos eléctricos; caso contrário o "excedente" do alternador serve para manter a bateria carregada.
não dá para te pendurares numa das bombas de combustível?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

bem, na altura que expliquei, o red baron entendeu, e não só...
eu não consigo explicar melhor...
mas ficamos pelo seguinte:
interessa-me saber se é possivel ir buscar corrente diretamente ao alternador para alimentar a bobine do relé, só isso mais nada...

em breve eu arranjo um tempinho e procuro aqui pela região...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

njay Escreveu:tanto quanto sei e vejo pelo esquema eléctrico do meu carro (a gasolina), o alternador está sempre ligado à bateria, não há "circuitos independentes". com o motor parado é a bateria que fornece electricidade. com o motor ligado é o alternador, e a bateria funciona como "buffer", isto é, se o consumo for muito, a bateria "ajuda" a alimentar os dispositivos eléctricos; caso contrário o "excedente" do alternador serve para manter a bateria carregada.
não dá para te pendurares numa das bombas de combustível?
bem, eu não afirmo, mas pelo que eu conheço acho que é o contrário. a corrente vem sempre da bateria, o alternador existe apenas para garantir a carga desta...

não dá para te pendurares numa das bombas de combustível?
esta não entendi...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

as bombas de combustível só estarão a trabalhar quando há combustível a circular, pelo que, se não precisares de muita corrente, podias usar o fio da alimentação positiva que vai para uma dessas bombas.

nota: com um fusível entre a bomba e o teu circuito para não parar a bomba se houver um problema no teu circuito.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:electrico, é preciso que entendas uma coisa: desse jeito eu tenho corrente no aquecimento apenas com a chave na ignição, certo? . ...
errado.
se tens três condições para ter um sinal porque e que ade ser só com a chave eu faço te um desenho só por gentileza.
Imagem
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

flamingo Escreveu:bem, na altura que expliquei, o red baron entendeu, e não só...
eu não consigo explicar melhor...
mas ficamos pelo seguinte:
interessa-me saber se é possivel ir buscar corrente diretamente ao alternador para alimentar a bobine do relé, só isso mais nada...

em breve eu arranjo um tempinho e procuro aqui pela região...
flamingo.

é possivel ligar o relé ao alternador, mesmo que tenha que levar uns componentes associados, não sei é se é possivel, fisicamente, fazer uma ligação a uma das fases antes dos diodos, isso tem que ser investigado.
depois de ganhar acesso a uma das fases leva um fusivel, tipo 1a em linha mais um diodo 1n 4001 e liga ao relé sendo a outra ponta do relé posta à massa. se o relé ciclar nas baixas rotações basta ligar um condensador de 470 microfarad 25v em paralelo com o relé e com a polaridade correcta.
se tiveres dúvidas diz alguma coisa. se não houver acesso à fase pode-se arranjar outra solução.
de qualquer modo o valor da resistência que vais colocar dentro do tubo tem que ser calculada de modo a não ser ineficaz no aquecimento nem aquecer demasiado o combustivel, tambem se pode fazer os cálculos mediante o caudal máximo e mínimo.
só mais uma coisa, se o relé colar alguma vez a coisa pode dar para o torto quando o motor pára, se calhar tem que se pensar tambem numa maneira de resolver este assunto.
para terminar informo que estou já a testar um circuito pwm que pode ser muito útil para estas andanças, não desfazendo das soluções já aqui apresentadas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

eletrico Escreveu:
flamingo Escreveu:electrico, é preciso que entendas uma coisa: desse jeito eu tenho corrente no aquecimento apenas com a chave na ignição, certo? . ...
errado.
se tens três condições para ter um sinal porque e que ade ser só com a chave eu faço te um desenho só por gentileza.
Imagem
eletrico,
sinal a partir da chave não serve. posso ter a chave ligada e o motor parado, logo o combustivel também parado, por isso não interessa.

sinal a partir da lampada de pressão de oleo também não serve, com o motor a trabalhar esta só acende se não tiver oleo ou se não tiver pressão de oleo, por isso também não interessa.

sinal a partir de um relé paralelo à bobine do motor de arranque também não interessa. a bobine do motor de arranque só é alimentada quando se põe o carro a trabalhar, depois fica sem corrente.

sobre a luz da lampada da bateria é o mesmo que a de pressão de oleo, por isso também não serve.

eu preciso é de conseguir corrente positiva para alimentar a bobine do relé, mas que essa corrente apenas exista com o motor a trabalhar, só com o motor a trabalhar é que eu garanto que o combustivel está em circulação...
por ultimo, se perceberes porque é que eu utilizei aquela valvula/termocontacto fixada no aquecedor que fiz, começas a perceber o que eu preciso aqui para este projeto...

red, força nisso. logo que me seja possivel espero ir a um eletricista auto aqui para esclarecer tudo o que preciso, tim tim, por tim tim...
um abraço...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”