Aquecimento do combustível

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Tó Miguel »

quanto a mim estou esclarecido e mais uma vez obrigado.
Última edição por Tó Miguel em segunda dez 07, 2009 8:35 pm, editado 2 vezes no total.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por visitante »

vivam ...
tó miguel Escreveu:fernando podes ficar com a informação toda, para ti e bem que podias dizer, que quem quisesse tu fazias a instalação pelo preço de x€.
quanto a mim estou esclarecido e mais uma vez obrigado, por nada
mas é que nem te admito esses modos pá..a informação está lá toda (desde 2007)..se eu fizésse segredo nem a lerias..mas quem és tu pra vir com exigencias de fotos..ainda por cima com má educação pá ?..

já expliquei os motivos porque não coloco fotos..não consigo fotos de qualidade com as máquinas que tenho..postei umas com os componentes de uma bi partidos e mesmo eu que as tirei tenho dificuldade em reconhecer..

engrena a marcha calma para teres uma boa "prise"..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Luciano Kaefer »

calma rapazes.

aproveitem a disponibilidade dos posts para partilhar conhecimento, sem alfinetadas recíprocas, que não leva à nada, senão à criar cabelos brancos e inimizades.
coloquemos uma pedra em cima disso e bola pra frente.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

boas...
regresso à actividade...lol...
como a vida dá muitas voltas, no ano passado, (mais precisamente em junho), resolvi adquirir um pequeno carro, um citadino, de preferência com mecânica a diesel. e após umas pesquisas na net, eis que encontro aqui perto de onde moro um fiat uno 1.3 diesel de 4 portas, de 1988. calculava que não estivesse em muito bom estado, mas confesso que dia após dia comecei a ficar surpreendido pela positiva, por um lado porque nunca foi grande simpatizante da marca, por outro lado a idade não perdoa, mas o certo é que desde essa data o carro apenas precisou de:
-um fole numa transmissão dois ou três dias depois de o comprar (romperam o anterior antes de vir para as minhas mãos a meterem uma rótula no triangulo da suspensão dianteira, para levarem à reinspecção).
-um automático no alternador (não estava a carregar bem)
-uns pneus na frente (trazia uns já rodados que lhe meteram para o levar à inspeção, mas face ao estado em que se encontravam mais pareciam de plástico).
-e uma bateria nova, (a outra além de ser fraca para este motor, já se encontrava no fim de vida).

é um carro com que ando quase todos os dias, pega bem, tem um trabalhar certo, mas penso que pelo barulho do trabalhar devia levar uma limpeza de injectores, e parece-me que devia levar era um rolamento na direção perto do volante, nota-se ali alguma folga. fora isso, o que ele tem precisado é diesel para andar, e essa parte é o que eu gosto menos, mas quero ver se em breve ele começa a fritar, estão à espera 350 litros dele usado.
deixo aqui algumas fotos da mecânica e do estado em que se encontra, para se poder comparar depois de lhe fazer o que pretendo fazer. não liguem aqueles negros que vão ver, isso foi o resultado de me ter esquecido de lhe por a tampa do oleo na cabeça do motor numa altura em que lho estive a mudar,
não a perder já foi uma sorte...lol.
Imagem

Imagem

uploaded with imageshack.us
Imagem

uploaded with imageshack.us
de um modo geral, as operações a efectuar podem-se descrever da seguinte forma:
-construção de um "charuto" novo para lhe aplicar/esconder debaixo da proteção do motor (como podem ver dá bem para fazer isso).
-realimentação do retorno
-ligação eléctrica do charuto com positivo para alimentar a bobine do relé a sair do sinal de carga do alternador.
-botão on-off no interior do carro.
... e penso que seja tudo.

amanhã partilho aqui fotos do charuto que andou na passat, na altura estava sem meios fotográficos, e depois acabou por me passar. agora não porque o sono está a ditar as suas leis.
um abraço...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

boas...
cá estou eu de novo.
o fiat 1.3 diesel de 1988 não vem na lista dos carros com a bi com que estão equipados, como tal não dá para me basear por lá, mas como podem ver na ultima foto, tem uma bi da bosch, o que me deixa um pouco mais à vontade. ontem já não me foi possivel referir isto porque o sistema não me deixou fazer alterações no post que coloquei.

sobre o charuto, o prometido é devido.
depois de uma primeira experiência sobre o que construí, concluí que o dito não atinjia a temperatura de funcionamento desejada, para tal eram necessárias algumas alterações no sentido de atinjir esse objectivo. nas páginas 6,7 e 8 deste mesmo tópico está lá alguma informação sobre isso.
um dia enquanto trabalhava, lembrei-me de dividir a resistência que tinha feito em duas, ligar a corrente positiva ao centro do "charuto" às duas resistências, e a negativa a cada uma das extremidades a fixarem-no ao bloco do motor. dessa forma ia subir a sua potência e consequente capacidade de aquecimento. nnessa altura os objectivos foram atinjidos, mas mais tarde tive problemas, não com o oleo ou a utilização dele, mas com a minha preguiça, é que a corrente positiva para alimentar a bobine do relé que o comanda, tinha obrigatoriamente que vir do sinal de carga do alternador, e como eu ainda trazia aquilo instalado de forma provisória, quando parei o carro esqueci-me de desligar o sistema de aquecimento do ov, e o resultado foi o tubo de borracha do charuto queimado.
na foto que se segue, onde indica a seta é possivel ver o queimado.
Imagem

tendo como ponto de partida a experiência tido com este tipo de aquecimento, que eu recomendo para quem queira utilizar ov, (desde que o dito sinal para o relé venha do alternador), irá ser idealizado algo muito parecido para o fiat, no entanto ainda está em estudo pequenos pormenores e alterações. um deles será certamente a valvula limitadora de temperatura, queria ver se conseguia arranjar um contacto fechado que abrisse aos 65 a 70º. o que tenho abre aos 75º e a rosca que ele tem, 3/8", obriga-me a um"t" de grandes dimensões.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

caros foristas, procuro um termocontacto como este
Imagem
de referência fae 36560, que aqui na marinha grande, nas casas de peças automóveis não encontro. ainda não tentei em leiria, mas se os fornecedores das casas daqui não arranjam, não creio que os de leiria arranjem. caso algum forista aqui do fórum saiba onde posso arranjar a dita, agradeço que me diga onde, que me envie mp ou que coloque aqui mesmo no fórum o local onde é possivel adquirir uma coisa daquelas. no estranjeiro sei que há, mas mandar vir de lá não sei se compensa o trabalho, e além disso nunca mandei vir pela net nada do estranjeiro, nem pela net nem de outro jeito.
o termocontacto em causa, é um contacto fechado, abre aos 55º e fecha aos 50º. possivelmente arranjo na toyota, aínda não perguntei, mas secalhar o preço desagrada...
já sabem, se algum dos que por aqui andam quiser dar uma pequena ajuda eu agradeço.
um abraço.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

boas...
uma vez que esta parte do fórum tem estado com ausência de actividade,... vou fazendo a "festa" sozinho.
o termo-contacto que procurava já o consegui!

de seguida, uma foto com o material que vou utilizar, para construção do sistema de aquecimento do óleo vegetal (antes da bomba injectora), para o meu fiat uno 1.3d.
P4220002.JPG
-o tubo que se pode ver em volta, além de ser compativel com o combustivel, suporta temperaturas até 120º, e será dentro dele que as resistências irão ficar alojadas. tem de diâmetro interior 10 mm.
-dentro do circulo do tubo na parte mais superior da fotografia, pode ser observada a primeira resistência, é uma resistência multifilamento (4 filamentos no total).
-à esquerda, por cima dos dois termo-contactos, encontra-se uma peça com uma ponta em escama de 8 mm de diâmetro, e outra lisa de 10 mm de diâmetro, que vai funcionar de junção entre o tubo de combustivel vindo do filtro (7 mm de diâmetro), e o tubo das resistências (10 mm de diâmetro). esta peça será ligada à massa.
-à direita, uma curva metálica (ainda por trabalhar) será ligada à corrente positiva, e esta será comum a ambas as resistências sendo colocada entre elas. a razão desta curva tem apenas a ver com a configuração do motor e os lugares por onde a canalização com o sistema de aquécimento irá passar. será isolada com um pequeno pedaço de tubo de borracha, tanto para evitar percas térmicas, como para evitar o contacto electrico entre a corrente positiva e a negativa.
-os dois contactos térmicos que se podem ver são ambos fae nc (normally closed), um deles ref. 37730, o outro 36560. o primeiro abre aos 75º e fecha, penso que aos 68. o segundo, o que irei utilizar desta vez, abre aos 55º e fecha aos 50. ambos tem rosca de 3/8 cónica. decidi utilizar este contacto de temperatura mais baixa porque estou intencionado em fazer mistura apenas a 50%, não consigo arranjar óleo para andar com percentagens maiores.
-por baixo dos termo-contactos encontra-se o "t" onde se irá instalar o fae 36560. à direita deste, o record de 10 mm de diâmetro onde a ponta da última resistência será ligada (o fim do aquécimento). do lado esquerdo, os records de 8 mm onde será ligado o tubo que vai dar à bi, um trajecto muito curtinho. será apenas utilizado um destes, logo vejo de o mais curto ou o mais comprido.
-ao fundo o "t" de 8 mm para fazer a realimentação do retorno, abraçadeiras de espessura fina para melhor se moldarem em volta do tubo e estabelecerem uma vedação mais eficaz, e por cima destes a última resistência. é uma resistência unifilamento, feita a partir de fio cromo-niquel de 2 mm de diâmetro.

agora há que meter mãos à obra. alguma duvida disponham...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

uma foto com indicação do percurso do combustivel na zona de aquecimento.
P4220002a.JPG
no fiat já foi feita uma pequena operação que julgo muito importante, para que a realimentação do retorno não dê problemas de desferragem da bi.
foram substituídos todos os tubos de recuperação do combustivel nos injectores por tubos novos. os existentes encontravam-se já ressequidos.
P4220006.JPG
na foto é ainda visivel uma peça que idealizei, para com ajuda do berbequim fazer as resistências de forma mais fácil, mais perfeita e mais rápida.
um abraço...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

a operação da realimentação do retorno já foi executada. no link que se segue (no local apropriado) podem ser vistas fotos da mesma e respectivas descrições:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 42#p156042
voltarei a postar sempre que haja motivo que o justifique.
um abraço.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

hoje terminei as pontas soltas que ainda restavam, apesar de já poder andar com ov. aqui ficam as fotos do antes, e do depois.

antes de efectuar as aplicações e modificações:
Imagem


depois das modificações e aplicações:
Imagem

experiências com o motor em marcha e carro parado:
levou 1 minuto e 22 segundos para atinjir a temperatura pretendida. voltou a ligar passados 2 minutos e manteve-se ligado por 26 segundos até voltar a desligar. na altura estava só a diesel e ainda não tinha a proteção do motor colocada.
é tudo...
agora é abastecer de ov a 50%, maximo 60%,... e rolar na estrada...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”