Aquecimento do combustível

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

numa primeira experiencia que fiz aqui em casa sobre o ultimo tema que se tem falado neste tópico, com teflon o resultado foi positivo. não fotografei mas descrevo...

a) uma das resistencias expermentais que fiz aquando das experiencias para os tubos dos injetores, tem um total de 10 cm, 54 helicoidais com diametro exterior dos helicoidais de 8 mm, e o arame da resistencia tem 8 décimos e 1,20 metros de comprimento.
b) coloquei a resistencia dentro de tubo de teflon de 8 mm de diametro interior e 10 cm de comprimento (tanto como a resistencia). como a medida era ela com ela, tive de fazer um golpe em todo o comprimento para a poder enfiar dentro do tubo.
c) liguei à corrente atravéz do alternador, (a bateria cobaia está descarregada) durante 5 minutos. o tubo nem derreteu nem encolheu, apenas fez um ligeiro côncavo, (muito pouco mesmo), na zona do corte que lhe fiz no sentido longitudinal para poder enfiar a resistencia.
a temperatura a que o tubo estava não se conseguia tocar-lhe.
d) findo este tempo retirei o tubo, peguei num pedaço de papel que dobrei tipo teto de casota de cão e coloquei por cima da resistencia com esta já ligada à corrente. o papel não ardeu mas na zona de contacto com a resistencia carbonizou rápido pelo calor emanado. daqui se pode ter melhor ideia do calor da mesma, ela teria uma potencia de 45 a 50 watts, estava a consumir 4 ampéres...

o resultado da primeira experiencia superou as minhas expectetivas.

a resistencia ficava justa no tubo e em minha opinião isso é de evitar.
o tubo estava sem qualquer liquido dentro e mesmo assim aguentou.
existe tubo em teflon no mercado com dimensões maiores. 10 mm interior era pra mim o ideal...

abraço...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

o teflon é um produto maravilhoso, esse procedimento jamais teria esse resultado se fosse feito com tubo de borracha.
já encostei um pedaço de fita para roscas numa vareta de quartzo de um aqucedor electrico que estava ao rubro, o resultado foi um encolhimento ligeiro mas sem carbonizar nem arder apenas ficou mais duro.
no entanto continuo a acreditar que se pode usar tubo de combustivel de boa qualidade para aquecer o oleo directamente no seu interior se conseguir colocar a resistência bem no meio do tubo sem tocar nas bordas, para isso terá que levar uns separadores. outro pormenor deverá ser o sensor de temperatura para controle da alimentação da resistência, este deverá ter pouca inercia térmica e deverá estar colocado em contacto com o oleo, nem que tenha que ser inserido uma ligação metálica no meio do tubo onde o sensor ficara ligado termicamente, penso que não haverá outra maneira devido ao facto da borracha um mau condutor térmico. esta propriedade pode ser aproveitada para evitar ter que levar um isolamento suplementar por fora evitando assim dar nas vistas.
outro facto que poderá ajudar, é que a resistência não precisa ser em espiral pode ser simplesmente um fio esticado entre os dois casquilos por onde é alimentada. uma resistência para 300w por exemplo pede uma corrente de 25a a 12v, logo terá uma resistência de 0,48 ohm.
eu tenho aqui um fio de inox, que usei para o meu "charuto" que tem um valor ohmico de 1,25 ohm por metro, precisa de apenas 38,4 cm de fio. acho que é perfeitamente possivel fazer o aquecedor com 40cm.
agora outro cálculo, se o tubo de combustivel for de 8mm então ovolume de oleo no interior será de 20ml.

cálculo do tempo necessário para atingir a temperatura de 70ºc.
vamos supor que o oleo está a 10ºc quanado se liga o circuito, então precisamos de aquecer 20 ml de oleo para uma variação de temperatura de 60ºc.

já temos dois valores, mas precisamos de mais.
o calor especifico do oleo vegetal é de aproximadamente 57,5% do da agua.
http://www.hotwatt.com/table3.htm

nesta tabela pode consultar o calor especifico para a agua em caloria/grama/ºc.
http://pt.wikipedia.org/wiki/calor_espec%c3%adfico

para a agua é de 1cal/ 1 grama/ 1 grau logo para o oleo vegetal é de aprox 0,575 cal/g/ºc.

densidade do oleo vegetal é de aprox. 0,9g/ml
http://hypertextbook.com/facts/2000/ingadorfman.shtml

assim os 20 ml pesam 18g
agora é necessário calcular a energia necessária para elevar em 60ºc 18g de oleo vegetal.

1.7 - watt-hora - (wh) - energia transferida uniformemente durante uma hora. 1 wh = 1 x 3600 s x j/s = 3600 x (0,239 cal) = 860 cal assim, no conceito teórico 1 kwh = 860 kcal
http://ecen.com/statis_/gloss.htm

para aquecer o oleo vou precisar de 0,575x18x60=621 calorias.
se 1watt/hora equivale a 860 calorias então preciso de 621/860x1 watt/hora, que dá 0,722watt/hora.

conversão para watt/segundo, 0,722w/h=2599,2w/s (0,722x3600)
como a resistência tem uma potencia de 300watt, vai precisar de apenas 2599,2/300=8,66s
para elevar o oleo que está no interior do tubo de 10 a 70ºc.

para simplificar os cáculos cheguei à seguinte formula:

o oleo vegetal precisa de 2,165watt/s por cada ml e por cada ºc.

assim neste caso temos 2,165x20x60=2598watt/s
como a resistência tem uma potência de 300w então fica 2598/300=8,66s.




teflon® é uma marca que está presente em produtos domésticos que usamos no nosso cotidiano, indo de camada antiaderente de nossas panelas e utensílios culinários ao impermeabilizante que cobre as roupas que vestimos. no entanto, a evidência está vindo à luz de que este químico milagroso não é nada seguro como a dupont há anos tem nos feito acreditar. documentos que já estão na justiça e internos da transnacional mostram que a dupont® vem acobertando, há décadas, os verdadeiros perigos do teflon.



a história do teflon



6 de abril de 1938 foi daqueles momentos de total acaso para o dr. roy j. plunkett do laboratório jackson da dupont em new jersey. este é um momento que todo o cientista sonha, mas muito poucos experimentam. o dr. plunkett, estava trabalhando com uma amostra do gás de congelamento freon® , parente do gás clorofluorcarbono (cfc), que havia sintetizado através de uma reação química do tetrafluoretileno (tfe) (um gás que se mantém em condições ambientais) com ácido clorídrico. ele tinha a esperança de que este gás, o cfc, pudesse ser empregado também como um produto para refrigeração. jack rebok, assistente do laboratório do dr. plunket, removeu o recipiente de gelo seco e conectou-o a um aparato de reação química e tentou a liberação de alguma coisa do tfe dentro da câmara quente, dentro do qual ele pretendia aspergir o hcl. quando abriu a válvula, nada apareceu. plunkett e rebok inspecionaram a bomba, agitando-a. a princípio, parecia não haver nenhuma coisa errada nela. no entanto, subitamente um pouco de um pó branco espalha-se. eles inspecionaram todos os cilindros de tfe e descobriram que dentro de cada um havia uma camada de uma cera branca que plunkett identificou como um material polimerizado chamado politetrafluoretileno (ptfe) (1,2). foi uma descoberta significativa já que até aquele tempo acreditava-se que tanto o etileno clorado como o etileno fluorado não poderiam ser polimerizados. tentativas de polimerizar estes materiais sempre falharam no passado (2).

este novo polímero parecia quase indestrutível e suas qualidades prometiam torná-lo lucrativo se eles encontrassem um mercado certo. foi patenteado em 1944 e usado primeiro para forrar o equipamento usado para o processo de enriquecimento do gás hexafluoreto de urânio u-235 para o projeto manhattan (nt.: este era o nome do projeto que desenvolvia a bomba atômica) durante a ii grande guerra. a dupont reservou sua inteira produção para o uso bélico do governo no período da duração da guerra e mais ou menos 2/3 dele foi empregado no projeto manhattan (2).

quando a guerra terminou, a dupont tinha que encontrar um novo uso para este seu polímero. em 1953, o teflon foi comercializado para uso comercial e em 15 de dezembro de 1960 o “satisfritador” t-fal chega ao mercado para ser comercializado no magazine macy’s onde logo se esgota. em pouco tempo todo mundo nos eua e na maioria do mundo industrializado cozinha com panelas com a camada antiaderente da marca teflon. o produto chamado teflon, na verdade, foi feito com uma grande variedade de polímeros (nt.: mais ao final deste texto está a lista deles), começando com o ptfe, a resina original; foi seguido pelo propileno etileno fluorado (nt.: fluorinated ethylene propylene – fep), introduzido em 1960; tefzel® um copolímero de etileno e tetrafluoretileno (etfe), em 1970; e o álcool perfluorado (pfa) em 1972.

olhando para trás quanto à síntese espontânea deste material milagroso, deveria-se ser tentado de lançar mão de um provérbio sobre o cuidado: “se alguma coisa parece ser verdade, provavelmente é.” suas propriedades físicas e químicas sozinhas poderiam ter sido suficientes para deixar alguém com a pulga atrás da orelha. de acordo com plunkett, “esta substância intrigante é um termoplástico, derrete-se a temperatura aproximando-se do calor na faixa do vermelho, evaporando a seguir. queima sem resíduos e a decomposição produz vidro como se fosse entalhado.” também observou que era insolúvel em água fria e quente, no freon 113, no éter, acetona, éter de petróleo, álcool, tolueno, piridina, éter acetato, ácido acético glacial, ácido sulfúrico concentrado, nitrobenzeno, álcool isoanil, hidróxido de sódio, orto dicloro benzeno e ácido nítrico concentrado. a nova substância não carboniza ou derrete quando exposta a temperatura da solda de ferro ou em arco elétrico. não houve degradação pela prolongada exposição à luz solar. não apodreceu ou expandiu num ambiente úmido e foi impenetrável a bolor e fungos (2). mas, nos anos quarenta a capacidade da propriedade acumulativa de certos químicos não era compreendida. os cientistas não haviam ainda se conectado com os efeitos cumulativos das substâncias químicas sintetizadas como ocorre com o ddt e as dioxinas.


http://www.nossofuturoroubado.com.br/08 ... teflon.htm

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

já vi que não estou à altura de fazer parelha contigo em diversas coisas. calculos e afins...´(...) eu vou mais pelo método experimentativo...

sobre a resistencia ficar afastada do tubo é algo que em minha opinião é dificil evitar, por isso as experiencias que fizer tem que ser com a resistencia lá encostada. acho que isso em minha opinião deve fazer parte do projeto. caso não faça tem que ser eliminada a possibilidade de o tubo fazer curvas se necessário for...

hoje ou amanhã espero expermentar num pequeno pedaço de tubo de borracha...

sobre o controle da temperatura, o que me pasa pela ideia é de facto um termocontacto com uma face metálica em contacto direto com o oleo, mas no fim do aquecimento e não no meio.
no fim do aquecimento levaria uma peça maquinada para o efeito, com uma ponta com escama para encaixar no tubo, a outra com escama dimensionada para aí ligar o tubo de combustivel, e ao meio aberta uma caixa circular tipo furo, perpendicular ao furo do combustivel mas a varar este,com a medida do diâmetro do termocontacto, e o termocontacto ai encaixado. assim ficava em contacto direto com o combustivel, e a ler a temperatura na saída...
quando tiver um tempinho faço um croqui e coloco aqui...

a outra possibilidade e mais facil de executar é usar um "t" com uma termocontacto tipo o fae 37730...

abraço...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

viva!
flamingo, podemos e devemos fazer parelha, é esse o espirito do forum, entreajuda.
só meti os cálculos todos para que constasse que não inventei nada, a internet tem quase tudo, basta procurar no local certo.
ficarei muito satisfeito se os meus post tiverem alguma utilidade.
ña minha opinião os cálculos são fundamentais para que não se esteja a gastar dinheiro e a perder tempo e depois descobre-se que a engenhoca não trabalha, embora para algumas coisas tenha mesmo que ser a olhometro.
em relação ao fio ficar no meio do tubo penso que se poderá aplicar uns separdores metálicos com furos para passar o combustivel e que fique soldado no fio da resistência, penso que não será dificil de fazer.
o meu maior problema é não ter tempo para as engenhocas, e eu não sou pessoa só de teorias.

já agora, aproveito para deixar mais uns cálculos que poderão vir a ser úteis.

suponhamos que quero fazer o aquecimento do combustivel apenas eléctricamente para evitar mexer na tubagem hidráulica etc. neste caso bastaria cortar o tubo do combustivel antes da bi e instalar um "charuto" aquecedor e depois proceder à modificação da tubagem de retorno. seria uma operação pouco onerosa e de rápida execução.

primeiro temos que saber a quantidade de oleo/combustivel a aquecer e a variação de temperatura necessária.
para um consumo de 7 litros por hora, que serve para a maioria dos ligeiros de passageiros e mistos:

2,165w/h x 7000ml x 60ºc=909300w/s

como esta energia é para ser fornecida durante uma hora fica
909300/3600=252,6w/h

assim fico a saber que se o meu carro consumir até 7 litros por hora e o oleo estiver no depósito a 10ºc um aquecedor de 250w faz o trabalho.
se o oleo estiver acima de 10ºc ou o consumo inferior a 7 litros por hora são dados que jogam a favor.
a desfavor jogam as perdas na bi e tubagens, por isso calculei os valores um pouco por cima.
para o cálculo de aquecimento para tubos dos injectores a elevaçãode temperatura não difere muito passa dos 70ºcpara 125ºc o que dá uma elevação de 55ºc

2,165 x 7000 x 55 / 3600=231,5w/h

por isso se o oleo ao sair da bi não ultrapassar os 70ºc e se o sistema de aquecimento dos tubos não conseguir transferir 230w/h para o oleo este não atingirá a temperatura de 125ºc, digo eu.
no caso do aquecimento dos tubos dos injectores com fio resistivo, se este não for bem isolado, as perdas serão muito elevadas o que obriga a um acrèscimo da potência fornecida. medir a temperatura dos tubos dos injectores dá uma ideia aproximada da temperatura do oleo que circula no interior mas, se o caudal for elevado com uma superficie de contacto pequena este não chegará a aquecer o suficiente, a melhor maneira é saber se está a ser fornecida a quantidade de calor suficiente para tal.
no caso do aquecimento por resistência, para os tubos dos injectores, menos de 20a a 12v pelas quatro resistências penso que será pouco.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

red baron Escreveu:viva!
flamingo, podemos e devemos fazer parelha, é esse o espirito do forum, entreajuda.
só meti os cálculos todos para que constasse que não inventei nada, a internet tem quase tudo, basta procurar no local certo.
ficarei muito satisfeito se os meus post tiverem alguma utilidade.
ña minha opinião os cálculos são fundamentais para que não se esteja a gastar dinheiro e a perder tempo e depois descobre-se que a engenhoca não trabalha, embora para algumas coisas tenha mesmo que ser a olhometro.
em relação ao fio ficar no meio do tubo penso que se poderá aplicar uns separdores metálicos com furos para passar o combustivel e que fique soldado no fio da resistência, penso que não será dificil de fazer.
o meu maior problema é não ter tempo para as engenhocas, e eu não sou pessoa só de teorias.
já agora, aproveito para deixar mais uns cálculos que poderão vir a ser úteis.

suponhamos que quero fazer o aquecimento do combustivel apenas eléctricamente para evitar mexer na tubagem hidráulica etc. neste caso bastaria cortar o tubo do combustivel antes da bi e instalar um "charuto" aquecedor e depois proceder à modificação da tubagem de retorno. seria uma operação pouco onerosa e de rápida execução.

primeiro temos que saber a quantidade de oleo/combustivel a aquecer e a variação de temperatura necessária.
para um consumo de 7 litros por hora, que serve para a maioria dos ligeiros de passageiros e mistos:

2,165w/h x 7000ml x 60ºc=909300w/s

como esta energia é para ser fornecida durante uma hora fica
909300/3600=252,6w/h

assim fico a saber que se o meu carro consumir até 7 litros por hora e o oleo estiver no depósito a 10ºc um aquecedor de 250w faz o trabalho.
se o oleo estiver acima de 10ºc ou o consumo inferior a 7 litros por hora são dados que jogam a favor.
a desfavor jogam as perdas na bi e tubagens, por isso calculei os valores um pouco por cima.
para o cálculo de aquecimento para tubos dos injectores a elevaçãode temperatura não difere muito passa dos 70ºcpara 125ºc o que dá uma elevação de 55ºc


2,165 x 7000 x 55 / 3600=231,5w/h

por isso se o oleo ao sair da bi não ultrapassar os 70ºc e se o sistema de aquecimento dos tubos não conseguir transferir 230w/h para o oleo este não atingirá a temperatura de 125ºc, digo eu.
no caso do aquecimento dos tubos dos injectores com fio resistivo, se este não for bem isolado, as perdas serão muito elevadas o que obriga a um acrèscimo da potência fornecida. medir a temperatura dos tubos dos injectores dá uma ideia aproximada da temperatura do oleo que circula no interior mas, se o caudal for elevado com uma superficie de contacto pequena este não chegará a aquecer o suficiente, a melhor maneira é saber se está a ser fornecida a quantidade de calor suficiente para tal.
no caso do aquecimento por resistência, para os tubos dos injectores, menos de 20a a 12v pelas quatro resistências penso que será pouco.
quando disse que não estava à altura de fazer parelha contigo faltou lá um smile, este: . é que eu quase nunca os uso... mas agora se tivesse usado daria melhor para entender.
sobre a opinião que tens do forum, eu tenho a mesma. como diz o amigo luciano kaefer: "o conhecimento quando partilhado se multiplica..."

sobre tempo... eu queixo-me do mesmo. tenho que dar também atenção a outras coisas,... e nestes ultimos tempos então isto anda mesmo apertado. lá vou arranjando um pouco pra vir aqui..

nos teus cálculos, apresentas 60º como temperatura de funcionamento do ov na entrada da bi, mas na verdade o que se fala por aqui são 70º. a valvula que tenho para controlo da temperatura abre aos 75º e volta a fechar aos 70º. 75º já é um pouco puxado, mas vai manter-se aquela. segundo o sr [***************], que me parece ser a pessoa mais bem posicionada aqui no forum sobre essa matéria de temperaturas, 90º são o extremo ou talvez o ponto de rotura da bi ou dos seus componentes, como a bi ao comprimir o combustivel para os injetores aumenta em cerca de 10º a sua temperatura, então a temperatura de entrada nesta é reduzida para 80º. mas como ele mesmo disse, é preferivel jogar pela prudência e deixar mais 10º se salvaguarda, e esta ultima parte eu sublinho...

como falado anterior, perdas há sempre, mas aqui no caso da bi penso que elas sejam minimizadas ao fim de algum tempo da bi e do motor a trabalhar.
já sobre os tubos dos injetores, dado que a massa metálica é reduzida, há pouca acumulação de calor, daí que nesse caso as resistencias estarão quase ininterruptamente ligadas. são relatos aqui do forum sobre essa matéria...

como disse anteriormente, o oleo ao sair da bi se entrar a 70º, sairá certamente com temperaturas superiores...

vou expermentar a mesma resistencia da experiencia anterior, mas agora no tal tubo de borracha...

abraço...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

nos teus cálculos, apresentas 60º como temperatura de funcionamento do ov na entrada da bi, mas na verdade o que se fala por aqui são 70º.
flamingo, o que eu pretendo são 60ºc de aumento considerando uma temperatura inicial de 10ºc para atingir os 70ºc.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

red baron Escreveu:
nos teus cálculos, apresentas 60º como temperatura de funcionamento do ov na entrada da bi, mas na verdade o que se fala por aqui são 70º.
flamingo, o que eu pretendo são 60ºc de aumento considerando uma temperatura inicial de 10ºc para atingir os 70ºc.
entendi... (não falhas nenhuma... )

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

vivam...
red, aqui estão algumas experiencias daquilo que fiz até agora...
13032008(004).jpg
13032008(004).jpg (40.95 KiB) Visto 6145 vezes
o comprimento da resistencia...
13032008(001).jpg
13032008(001).jpg (22.66 KiB) Visto 6141 vezes
o papel queimado por ela...
13032008.jpg
13032008.jpg (34.25 KiB) Visto 6139 vezes
a mesma com o teflon durante cinco minutos. as fotos tem pouca qualidade devido a ser telémovel e tiradas à noite...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

experiencia com o tubo de borracha...

Imagem
a resistencia no interior em algumas zonas em contacto com a borracha...

Imagem
dá para ver o fumo a sair pelo tubo quando o coloquei mais inclinado...

Imagem
aqui se pode ver o que fez a temperatura. derreteu algum nylon que tem no seu interior, mas a borracha manteve-se aperentemente intacta. pelo cheiro talvez tenha queimado um pouco, mas era imperceptivel à vista.
esteve ligado durante 5/6 minutos. de salientar que as experiencias foram feitas com tudo a seco!!! com o ov dentro certamenta nada disso ocorreria...

conclusões tiradas, em minha opinião bem positivas!...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

enviar fotos com o sistema do forum... rrrrsssssssssssssssssssss!!! não percebo nada daquilo.
não consegui enviar mais do que 3 fotos, e a minha net vai-se abaixo, não sei porque. creio que por aselhice.... rrrrrrrrssssssssssssssssstttt...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

flamingo, estás-me a fazer cá uma inveja.....

é que eu a esta hora estou a duzentos kilómetros da minha casa onde tenho o maçarico, a bancada os frasco... tudo...e até fico doente de não puder deitar já a mão a qualquer coisa para fazer umas experiências também.
mas vou-te dizer uma coisa.... a minha palavra vale apenas o que vale, mas este aquecedor, projectado por tí está condenado a ser mais um sucesso tal como o aquecimento eléctrico dos tubos dos injectores.
lembrei-me agora de uma coisa ao ler o teu ultimo post que penso que poderá ajudar bastante, inserir um tubo de teflon dentro do tubo de borracha e a resistência dentro do tubo de teflon, deste modo e com óleo dentro não deverá haver qualquer problema, a experiência confirmará isso sem dúvida, é como se já estivesse feito.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

do tubo de teflon dentro do de borracha também já eu me lembrei. à uns dias até dei a ideia aqui no forum de, em lugar dum certo isolamento que se está a utilizar por ai para os tubos de combustivel (que se podem ver nas fotos ai noutros tópicos), utilizar um tubo de borracha mesmo que de fraca qualidade por fora do outro. dava menos nas vistas...
mas tendo em conta os resultados destas experiencias, eu continuo a apostar no tubo de borracha sózinho.
acima deste ainda há o tubo de silicone, que aguenta mais calor. e então depois é que vem o teflon...

para que se faça uma melhor ideia da temperatura a que estava a borracha do tubo, eu tive que pegar nele com um papel em volta como se vê na foto, porque na borracha nem 2/3 segundos eu ~lá aguentava os dedos...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

red baron, nas voltas que hoje dei sobre uns termocontactos fui à leiritrónica, uma casa que me parece conheceres ou pelo menos tens uma ideia do que seja, uma vez que já a mencionaste aqui no forum.
e lá falaram-me de uns controladores de temperatura (deram-me até como exemplo um...) que não são muito grandes, a meu ver também não são muito caros, e trabalham com uma sonda...
alguma descrição de um que vi:
-trabalha com temperaturas desde os 20º até 500º
-desliga quando atinjido o valor de temperatura, com um erro maximo de 1,5%
-liga sempre que a temperatura baixa até ao limite de 1,5% e volta a desligar quando atingido 1,5% acima da temperatura programada.
-segundo a informação que me foi dada, trabalha com 12 v.
-trabalha, ordenando um relé.
-tem um custo de 42,70 €

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

confirma que é um termostato deste tipo.
Termostato.jpg
Termostato.jpg (0 Bytes) Visto 5830 vezes

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

vi um muito identico, mas ia apenas até 120º de maximo. custava um pouco mais, 50€ mais qualquer coisa...
o outro era um pouco diferente e não tinha visor lcd. mas eu apenas vi em catálogo... e as fotos no catálogo mostravam mais a parte interior, a eletrónica...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

estive na página da leiritronica e não consigo visualisar o termostato referido.
penso que não devem ter em stock e que arranjam por catálogo.

embora não conheça o tipo de termostato, pela descrição a sonda deve ser do tipo ntc o que tem a vantagem de não possuir histerése como as sondas de gás ligadas por capilar.
no entanto há que ter em conta o tamanho da sonda se é adquada para o local onde se quer instalar.
quanto menor for a sonda, menos massa tem logo menos inércia térmica.
para mim as sondas ideais são as de termopar com dois fios fundidos na ponta, estas sondas que normalmente equipam os multimetros baratos com capacidade de medição de temperatura reagem instatâneamente porque não tem práticamente massa.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

vim apenas dizer que em breve a ideia do "charuto" apresentada aqui:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... a&start=20

pelo red-baron em breve vai começar a ganhar forma...
o aquecedor electrico que construi funciona na perfeição, mas para viagens curtas... tendo em conta que 95% das minhas andanças são apenas o caminho para o emprego (12 km)... não é o ideal.
além do tempo inicial necessário para atinjir a temperatura de funcionamento (na casa dos 5 minutos) tem também como desvantagem o consumo de energia ser um pouco alto, o que acarreta algum esforço ao motor e por consequencia tanbém ao consumo...
claro que as fotos daquilo que fizer serão postadas cá no forum com todos os detalhes, como tenho feito até agora.
um abraço...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por RED BARON »

viva flamingo.
esse charuto ainda vai dar que falar.... e eu a pensar que já estava esquecido pois já algum tempo que não se falava nada sobre este assunto......
o que eu construí está todo completo, só à espera que seja montado no carro, como agora o tempo está quente deixei de dar prioridade pois a temperatura do combustivel sobe bem rápido, mas quando chegar novamente o frio acho que vou ter que montá-lo mesmo.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

eu quando vi melhor a viabilidade do projeto não voltei a esquece-lo.
será prematuro falar do seu funcionamento com optimismo, mas que ele vai ganhar forma lá isso vai...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

na sequencia do que tem sido falado neste tópico, já efetuei um primeiro teste, uma resistencia com fio de 1,4 mm e um total de comprimento de fio de 3 metros. lá resolvi comprar um multimetro, e efetuados os testes da mesma constatei que esta tem uma capacidade baixa, não é suficiente para o que se pretende... apenas 48 watts. medida a temperatura com sonda encostada dava cerca de 210º, mas mergulhada no combustivel e com este a circular estou convencido que não seja o suficiente. vou tentar fio mais grosso, talvez 1,6 mm, se houver...
pretendo obter mais rapidez no aquecimento, mas pelo que li aqui mais atraz escrito pelo red-baron, também não pretendo ir a tanta rapidez. dou-me por satisfeito com o atinjir 70º de temperatura em tempos abaixo dos 60 segundos...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”