AQUECEDOR OLEO

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por visitante »

vivam ....

flamingo..as minhas felicitações..o trabalho está com um excelente aspecto..

mas quero estender as felicitações ao exemplo que tens dado..de que a leitura e a busca de informação.. quando bem utilizada e partilhada.. dá frutos..

um abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ....

flamingo..as minhas felicitações..o trabalho está com um excelente aspecto..

mas quero estender as felicitações ao exemplo que tens dado..de que a leitura e a busca de informação.. quando bem utilizada e partilhada.. dá frutos..

um abraço
[***************]
ainda não está nada ligado. como é feito só nas horas vagas, (diga-se horas vagas, domingos e alguns serões...) vai aos poucos. ainda falta a deslocação do filtro para a zona anteriormente falada bem como a colocação de 2 interruptores dentro da carrinha para ligar e desligar o aquecedor e resistencias.
a juntar a esses interruptores ficarão também 2 luzes, talvez led, que irão acender e apagar na mesma altura que liga e desliga o aquecedor e as resistencias, para desta forma poder ter melhor uma noção das situações em que os aparelhos são solicitados...

mas como já o disse anteriormente "até ao lavar dos cestos é a vindima..."

é minha intenção partilhar tudo!!! faço conta de ser um exemplo disso.
continuarei a ser aquilo que tenho sido até aqui, mesmo que isso implique dormir umas noites mais "curtas" como já tem acontecido...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por GoTcHa_21 »

viviam

então flamingo ja te posso encomendar 1 aquecedor para o golf? eheheh

já terminas-te o projecto?
Sandro Valente..

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por GoTcHa_21 »

só uma pergunta.. qual é contra de colucar o aquecedor perto dos colectores de escape..?
estes atingem uma temperatura mt elevada.. sería uma temperatura bem aproveitada.. não?
Sandro Valente..

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

falta efetuar as ligações...
sobre a colocação do aquecedor perto dos coletores de escape, não vejo nenhum inconveniente. o objetivo é coloca-lo onde puder sortir melhores resultados tendo em conta os pressupostos a defender e a salvaguardar na utilização do ov

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

boas...
uma breve descrição sobre o funcionamento do meu aquecedor eletrico...
como na altura de dar à chave, mesmo que este já estivesse ligado não teria qualquer influencia no arranque do motor, uma vez que à frente ainda está a bi,... etc... apenas o ligo, imediatamente depois de o motor estar em marcha.
assim sendo, motor em marcha e logo de seguida aquecedor ligado. depois de 5 a 7 minutos, variando conforme da temperatura exterior, velocidade e regime do motor (adiante entenderão porque esta ultima), o aquecedor desliga. a partir daí está tanto tempo ligado como desligado, sendo que em média liga a cada minuto e meio e desliga o mesmo periudo de tempo, a rodar na casa dos 80 - 110 km.
em velocidades mais baixas e regimes correspondentes, há exemplos de 1,5 minutos ligado e 2 minutos desligados, chegou a passar os dois minutos...

mais atráz eu falo no regime do motor pela seguinte razão: a valvula termoestatica ou termocontacto, que tenho a fazer o controlo da temperatura encontra-se mergulhada no caminho do combustivel, e desliga quando este atinje 75º de temperatura. ora se o motor estiver num regime mais elevado de rotação, estará também a bi e associada a esta estará também a bomba existente dentro da bi que tem como função sugar o combustivel do depósito até ao motor. logo o caudal de combustivel irá circular com mais velocidade, passando mais rápido no aquecedor, arrefecendo mais depressa este e absorvendo menos temperatura.
até à data dou-me por satisfeito com os resultados obtidos, espero em breve colocar aqui uma foto de como tudo ficou.
quero desde já salientar que ainda não tenho nada isolado, mesmo nada. está tudo ao natural.
isolamentos serão o proximo passo, mas não a curto prazo. talvez lá mais para o verão...
um abraço...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por hynek »

no verão não é preciso isolar nada.........
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

o que me refiro com respeito a isolamentos, não tem muito a ver,... ou melhor, nada a ver com os "chouriços" nos tubos do combustivel, até porque essa operação nem será feita. mas também admito não me ter explicado devidamente.
o que será isolado é apenas os tubos dos injetores. o restante, incluindo os tubos dos injetores levarão um isolamento geral comum, que diga-se, nem será bem um isolamento, mas com isso espero proteger todo o sistema das turbulencias do ar; depois de devidamente forrado pelo interior proteje também da temperatura; e espero conseguir proteger também todo o sistema dos olhares dos inspetores nas ipos. com isso espero conseguir conciliar tudo, mas até lá, até o fazer, tenho primeiro que estudar a possibilidade de colocar uma das proteções que existem noutros carros da marca, ficava mais bonito...
ora como ainda tenho que estudar isso e ainda estou em experiencias, e depois de o estudar também tenho que arranjar o material... já lá diz o ditado "roma e pavia, não se fizeram num dia"

das experiencias feitas até à data, apenas os termocontactos das resistencias dos tubos dos injetores não estão a cumprir o contrato, mas já se está a estudar a forma de dar a volta à situação... as pesquisas já começaram...

embora no verão possa ser menos necessário o isolamento, a fazer-se não deve ser para andar no carro apenas no inverno, que é o que o seu post me leva pensar. se for pra fazer é para andar no carro o ano inteiro, por isso fazer no verão ou agora não faz diferença, faz diferença sim, é à minha disponibilidade de tempo, e agora não dá muito bem...
mesmo assim, no verão não tem de temperatura exterior os 70º do pré-aquecimento (e ainda bem) nem tem os 135º das resistencias dos tubos dos injetores. e o choque contra o ar de qualquer carro em marcha, gera sempre alguns graus de arrefecimento em relação à temperatura ambiente, por acaso nunca reparou nos camionistas com a garrafa de água fixa no ferro do espelho retrovisor lateral do camião, por algum motivo a garrafa anda lá, e não deve ser para andar a apanhar insetos...
por isso, a haver isolamento faz falta tanto de inverno como de verão, embora no verão faça menos...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

tal como tinha dito anteriormente, cá estão as fotos de como tudo ficou:

Imagem
o aquecedor e as suas ligações...

Imagem
aqui uma panoramica geral do trabalho que foi feito.
uma breve explicação:
o combustivel vem do depósito à realçimentação do retorno e daí ao turbo para um primeiro aquecimento, depois deste vem ao filtro (pode ver-se entre os tubos do ar que vão e vem do intercooler), de seguida sai do filtro direito ao aquecimento eletrico, passa pela valvula de controlo da temperatura do aquecimento eletrico que se vê mais à esquerda num "t", faz uma curva para baixo e entra na bi (já não se vê na foto...).

o retorno vem da bi e passa no tubo que se vê mais à frente na horizontal, que faz uma espécie de ligação entre a bi e o filtro, e do filtro vai na direção da realimentação do retorno (não perceptivel na foto).

se houver isolamento de tubos, será apenas do retorno desde o filtro até à realimentação, e na alimentação, da vinda do turbo até ao filtro, nada mais...

fica a faltar as tais proteções anteriormente faladas...

um abraço...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Eletrico »

ola
por acaso tens o esquema de ligações ?
qual foi a secção dos condutores que usaste (comandos e força)?
o fio vermelho sobressai muito ,talvez se achares por bem podes usar um isolamento que os electricistas auto usam para as instalações ao qual chamam de "macarrão",da um aspecto mais profissional e disfarça mais.
outra questão,não tens nenhum filtro antes do turbo ?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

eletrico Escreveu:ola
por acaso tens o esquema de ligações ?
qual foi a secção dos condutores que usaste (comandos e força)?
o fio vermelho sobressai muito ,talvez se achares por bem podes usar um isolamento que os electricistas auto usam para as instalações ao qual chamam de "macarrão",da um aspecto mais profissional e disfarça mais.
outra questão,não tens nenhum filtro antes do turbo ?
cumprimentos
esquema de ligações não tenho, mas no fim deste mesmo post faço uma descrição das mesmas...
sobre os condutores, desconhecendo eu as espessuras exigidas/apropriadas ao consumo que cada componente iria ter, pedi onde adquiri dimensões apropriadas para aquela amperagem, e na duvida joguei para mais. a casa onde adquiri nem conhece muito de corrente auto, mas ao fim de 2 minutos de conversa lá chegamos a uma conclusão.
então é assim:
o do aquecedor eletrico tem de cobre cerca de 5 mm de diametro. o outro tem talvez uns 2,5 a 3 mm. as dimensões em secção não sei, mas penso que assim já dá para saberes. essa é uma area que eu domino pouco ou quase nada.
sobre os fios existentes a cor vermelha não me estão a preocupar muito porque é meu objetivo que eles fiquem todos escondidos pela tal proteção anteriormente falada.
os que ligam as resistencias dos tubos de injeção foi o que se arranjou à venda a metro (só comprei meio metro), os restantes não é mais que um fio de cor preta só que está envolvido com fibra de vidro igual à que utilizei nas resistencias dos tubos, para evitar queimar-se nas zonas de maior aquecimento caso alguma vez lá toque. só tem fibra de vidro na zona que fica escondida e de calor elevado...

sobre o esquema é o seguinte:
=aquecedor=
a massa que comanda o relé vem da valvula que vês mais à esquerda (que está em contacto com o bloco motor), passa pela outra valvula que está no aquecedor, e vai ao relé.

(de referir que estas duas valvulas tem diferenças, a que está mais à esquerda passa a corrente pela sua própria estrutura, pela massa,... abre a 75º e fecha a 70º; a que está montada no aquecedor não funciona pela massa, a corrente tem entrada e saida atravéz de 2 fichas, abre a 90º e fecha a 85º.)

a corrente positiva vem da ignição, vai a um interruptor no interior e vem também ao relé.
a alimentação de corrente positiva das velas vem da bateria, passa por um fusivel de 50a entra no relé e sai deste direita às velas. a negativa vem do proprio bloco do motor.
na saída da corrente do relé para as velas, sai também um fio que vai alimentar um indicador luminoso no interior, para eu saber quando liga e desliga.

sobre os tubos das resistencias o esquema é exatamente o mesmo...

sobre filtro antes do turbo não, não tenho. tenho apenas e só aquele... do jeito que fiz a fixação dele ainda se troca mais fafil do que quando estava no lugar apropriado de origem...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Eletrico »

obrigada pela rápida resposta flamingo.
em relação ao esquema parece-me bem a partida, o que me parece de maior preocupação e o cabo para as velas põe pelo menos igual ao que esta nas velas do motor.
para o caso de não teres, podes optar por por um fio de 2.5mm (para teres ideia da secção e igual aos fios das tomadas) por cada vela e mais seguro ,pois um fio demasiado fino embora não tenha problemas no imediato pode vir a ter a muito curto prazo.

para saberes as medidas dos cabos mede o diâmetro e usa esta formula :

s = (3.14 x diâmetro 2)/4
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

eletrico Escreveu:obrigada pela rápida resposta flamingo.
em relação ao esquema parece-me bem a partida, o que me parece de maior preocupação e o cabo para as velas põe pelo menos igual ao que esta nas velas do motor.
para o caso de não teres, podes optar por por um fio de 2.5mm (para teres ideia da secção e igual aos fios das tomadas) por cada vela e mais seguro ,pois um fio demasiado fino embora não tenha problemas no imediato pode vir a ter a muito curto prazo.

para saberes as medidas dos cabos mede o diâmetro e usa esta formula :

s = (3.14 x diâmetro 2)/4
o cabo que pus, em termos de dimensões é superior ao cabo das velas do motor...
foi com base nesse que me orientei...

um abraço...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

para que os estão interessados em instalar kits nas suas viaturas tenham uma melhor ideia, aqui fica mais um breve resumo às experiencias tidas até à data...
o que descrevi até agora foi tendo em conta experiencias feitas pela manhâ ou à tarde (cair da noite). houve duas experiencias durante o dia nestes dias que tem feito calor e o resultado é o seguinte:
durante o dia o aquecedor levou em média 3,5 minutos até o combustivel atinjir 75º, depois em circulação ligava aproximadamente 1 minuto (+/-), e mantinha-se desligado entre 2 a 3 minutos, dependendo da velocidade que circulava.
sobre as resistencias dos injetores, se a velocidade não exceder os 70/80 elas chegam a desligar por periudos de 10 a 30 segundos, embora que poucas vezes.
se exceder a velocidade anteriormente referida, práticamente nunca desligam.
se a velocidade for inferior, desligam bastas vezes excedendo o meio minuto...

de referir que estes tempos não foram cronometrados, são aproximados tendo por base o relógio do carro e as mudanças de minuto a minuto do mesmo...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AQUECEDOR OLEO

Mensagem por Flamingo »

flamingo Escreveu:para que os estão interessados em instalar kits nas suas viaturas tenham uma melhor ideia, aqui fica mais um breve resumo às experiencias tidas até à data...
o que descrevi até agora foi tendo em conta experiencias feitas pela manhâ ou à tarde (cair da noite). houve duas experiencias durante o dia nestes dias que tem feito calor e o resultado é o seguinte:
durante o dia o aquecedor levou em média 3,5 minutos até o combustivel atinjir 75º, depois em circulação ligava aproximadamente 1 minuto (+/-), e mantinha-se desligado entre 2 a 3 minutos, dependendo da velocidade que circulava.
sobre as resistencias dos injetores, se a velocidade não exceder os 70/80 elas chegam a desligar por periudos de 10 a 30 segundos, embora que poucas vezes.
se exceder a velocidade anteriormente referida, práticamente nunca desligam.
se a velocidade for inferior, desligam bastas vezes excedendo o meio minuto...

de referir que estes tempos não foram cronometrados, são aproximados tendo por base o relógio do carro e as mudanças de minuto a minuto do mesmo...
uma pequena correção ao que eu próprio disse!
no primeiro ponto, dificilmente atinje a temperatura dos 75º antes dos 4 minutos. o tempo mencionado de 3,5 minutos pode ter sido registado talvez por circular devagar ou também por engano na contagem do tempo. peço desculpa se induzi alguém em erro.

no segundo caso e como o tempo tem estado mais modesto, dificilmente é atinjida a temperatura se circular acima dos 70 km/hora. para quem esteja a pensar instalar algo nos tubos dos injetores, aconselho para o mesmo comprimento que eu utilizei (1,40 mtrs),fio de 1 mm. mas se juntarem mais os helicoidais (encostados uns aos outros), podem colocar 2 mtrs de comprimento e fio ligeiramente mais grosso, 1,1 ou 1,2 mm. não perdem nada por isso. o isolamento aqui penso que pode ajudar e bastante, eu não tenho, nem nos tubos de injeção nem no aquecedor ou tubagens de combustivel...

tudo o que fiz manten-se a funcionar devidamente, à excepção das fixações do aquecedor eletrico. a que está do lado esquerdo (não visivel na foto porque está por baixo) partiu, mas esse para mim é um problema menor...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”