atenção!!! realimentação do retorno

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por manuelcar »

tem algumas vantagens a esse nível, uma delas é o ganho de temperatura, ao manter o filtro mais quentinho. deve ser interessante isolar o filtro da corrente de ar que atravessa o compartimento do motor.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

dicas sobre a realimentação do retorno pela experiencia obtida...

-a dimensão do tubo a utilizar no retorno da bi varia de carro pra carro, mas de preferência deve ser sempre de diametro inferior ao utilizado na alimentação, para desta forma criar algum esforço à bi ao fazer circular o combustivel por ele. consegue-se assim uma circulação mais controlada havendo menos possibilidade de burbulhamento no seu interior.

se possivel não anular a parte do tubo de retorno que vai para o depósito. colocar dois "t" um no tubo de alimentação, outro no tubo de retorno, fazendo uma ligação entre ambos com uma torneira nessa ligação para poder fechar e ficar com funcionamento normal caso ande só a diesel. se andar a ov basta abrir essa torneira que a bi ao sugar o combustivel vai buscar primeiro ao caminho mais perto e menos forçoso. isto pode ser confirmado pela temperatura a que ficam os tubos quando em funcionamento.

fazer a instalação por forma a que o "t" no tubo de retorno fique mais ou menos ao nivel da bi e este legeiramente mais baixo que o "t" no tubo de alimentação.

evitar ao maximo a colocação dos tubos aos altos e baixos, tipo montanha russa. esses altos e baixos aliado a um tubo de diâmetro superior ao necessário é uma das melhores coisas para a formação de bolhas de ar no seu interior.

os "t"s a serem utilizados devem ter um bom comprimento de escama, havendo menos possibilidade de entrar ar pelas ligações. nas custuras de moldagem do "t" se este for de matéria plastica ou derivados, deve eliminar-se a rebarba existente criada pela união das peças que compõem o molde que lhe deu origem. essa rebarba pode ser impedimento da borracha do tubo encostar por completo na escama do "t", havendo por ai possibilidade de entrada de ar.
evitar "t"s utilizados no gáz. para além de serem de um material não aconselhavel (latão), são moldados, não são torneados. por esse motivo não são uniformes circularmente...

o diâmetro da escama do "t" deve ser sempre superior ao diâmetro interior do tubo, 1 mm minimo, 2 milimetros maximo. a partir daí pode danificar o tubo...

utilizar abraçadeiras cuja espessura e largura da chapa de que são feitas são de dimensões reduzidas, ou seja, abraçadeiras que se moldem bem em volta do tubo.
não utilizar apertos exagerados, forçam a quantidade de borracha que se encontra debaixo da abraçadeira ser comprimida para os lados desta. essa quantidade de borracha força o tubo a desencostar da escama nas zonas mais afastadas da dita abraçadeira.

evitar o aproveitamento de tubo velho nesta tarefa, uma vez ressequido não fica em condições para aproveitamento.

por ultimo, substituir se necessário todos os tubos que recuperam o combustivel nos injetores. é desaconselhável cortar a ponta e voltar a encaixar, uma vez ressequido perde elasticidade, dificilmente voltará a vedar devidamente.

(sobre as abraçadeiras e o eperto das mesmas posso colocar foto a especificar caso alguém necessite de melhor esclarecimento e não tenha entendido o que descrevi...)

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por hynek »

em geral boas dicas, sobre algumas tenho uma opinião diferente:
- se estiver tudo bem executado, os tubos podem ser do mesmo diâmetro, de preferência superior ao original, para facilitar a circulação
- em caso de aproveitamento do tubo de retorno para ligar circuito original ao depósito é necessário colocar 2 válvulas (ou válvula de anti-retorno), senão é aspirado ar pelo retorno
- o diâmetro do t depende também da qualidade do tubo usado
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

do debate de ideias é que saem os bons resultados...

duas valvulas,... valvula anti-retorno,... nas suas aplicações coloca pré-filtros,... valvulas de purga,... tubos transparentes para purgar o ar...
hynek Escreveu: ............................
penso que percebo alguma coisa sobre o ov e sobre o funcionamento de um kit. a fase, onde tu estás agora, já passei há um ano atrás. além disso colaboro com empresa que comercializa componentes e kits na alemanha. entre outro, equipam os mais modernos camiões com common-rail com kits para ov ou óleo de palma. cederam-me o seu know-how, por isso não preciso de andar muito às apalpadelas e quando afirmo alguma coisa, sei muito bem do que estou a falar.
............................
a julgar pelo comentário que citei anteriormente por si escrito noutro tópico, penso que já devia dominar melhor esta técnica. eu realimentei o meu retorno e não precisei de nada disso...

mas o que vejo na coleção fotográfica que tem colocado aqui no forum, em todas elas vejo lá mangueiras pró condutor "mamar" ,... valvulas de purga de ar,... valvulas anti-retorno,... e uma coleção de abraçadeiras que em minha opinião eram evitáveis e perfeitamente dispensáveis...
será que os carros que lhe tem calhado para kitar apresentam todos o mesmo problema? dificuldades com o ar na realimentação do retorno?... que raio de azar...

em breve vou voltar a mexer na realimentação do meu retorno. motivo: colocar tudo no lugar final e definitivo, e esconder tudo das ipos e dos agentes fiscalizadores ou da autoridade se alguma vez for o caso... faço conta que tudo volte a ficar funcional como até agora, mas sem nada dessas jeringonças todas...
depois colocarei aqui as fotos suficientes para mostrar os passos dados aos novos que aparecerem.
ao sr heinek, nem me atrevo a dizer nada,... senão ainda levo com a bandeira que o sr plantou anteriormente

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por hynek »

caro flamingo, podes me tratar por tu (hynek, não heinek), como é costume nesta comunidade de ov. ora bem, se achas que consegues inventar um sistema funcional e fiável sem válvulas nem outras coisas, vai para frente. eu vou ser o primeiro quem te vai dar parabéns se conseguires. depois gostava de ver isso em alguns carros para testar.

até lá vou continuar confiar nos sistemas e componentes que foram desenvolvidos especialmente para ov, confiar nas pessoas que já equiparam milhares de carros e dedicam-se ao ov já largos anos......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Fry »

(hynek, não heinek)
prefiro heineken de preferencia gelada
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por hynek »

fry Escreveu:
(hynek, não heinek)
prefiro heineken de preferencia gelada
eu também
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por klinzter »


prefiro super-bock ou.... tuborg
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

como havia dito anteriormente, lá coloquei as tubagens do jeito que as pretendia finais...
à medida que o projeto foi sendo construido foi sofrendo algumas alterações. agora não faço conta de lhes voltas a mexer, a não ser que uma torneira de passagem que por lá existe por mim colocada faça das suas...
mas o que vim aqui descrever como ponto principal, foi que efetuei novamente a realimentação do retorno, seguindo os principios atras por mim descritos.

problemas com o ar na tubagem, nenhuns!!!

em relação às dimensões das tubagens, além do que já anteriormente disse e defendi, tenho ainda a acrescentar o seguinte. a minha carrinha (vw passat 1.6 td de 1989), no retorno logo à saida da bi tinha um tubo transparente...já um bom bocado amarelo da velhice... de 4 mm de diâmetro interior. e na ligação desse tubo a um de borracha tinha uma emenda metálica de 3 mm interior. dado o tipo de abraçadeiras com que tal estava efetuado e a marca gravada no tubo de borracha, possa afirmar que aquilo era material de origem.
o que eu quero com isto dizer, é que se o fabricante entendeu colocar tubagens daquelas dimensões lá teve as suas razões...

ora é sabido, que o ovd ou ovu é mais viscoso ou mais denso que o diesel, disso penso que ninguém tem duvidas. como tal, entendo que não deva ser boa politica seguir os principios do fabricante na colocação de tubagens dessas medidas. mas entendo igualmente que recorrer a tubos de dimensões maiores com o critério ou a ideologia de que existe melhor circulação do retorno do ov neles pode ser uma má opção. será bom lembrar os mais distraídos que o combustivel quando retorna vem em menor quantidade; que no retorno quando tiver havido pré-aquecimento a viscosidade é menor; e também lembrar que no tubo de alimentação existe uma depressão causada pela sucussão da bi,... no retorno existe uma depressão e uma compressão,... um misto das duas.

-depressão porque uma vez a realimentação efectuada o combustivel anda à roda, a bi suga-o em primeiro lugar de onde ele vem com menor esforço.

-compressão embora que insignificante, porque aquilo que a bi não gasta manda para tráz... empurra...

(para quem não se acredita nessa compressão, feche por completo o retorno e coloque o motor a trabalhar. depois verá se não vão saltar os tubos de recuperação do combustivel nos injetores ou algo do género,...)

dito isto... e se compreendido... dará para entender melhor que não existe justificação para aumentar as dimensões das tubagens do retorno, mantter a mesma dimenção é para mim uma boa opção.
eu mantive-as, 6 mm (a parte que é tubo de borracha) e não tenho problemas nenhuns com o ar no retorno. não há cá nada de valvulas anti-retorno, de purgas de ar sejam elas pra mamar ou desmamadas, nem pré filtros ou outra coisa parecida...
até à data funciona impecável. a tal torneira que atráz falei é que virá a ser substituida, mas isso não vai modificar em nada o que está feito...

este fim de semana coloco aqui uma ou duas fotos para se poder ver...

um abraço...

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Camaleo »

caro flamingo,

eu sou proprietário de um carro adaptado com um kit de 1 depósito montado por o hynek...

não sou expert na matéria, mas ajudei a fazer a montagem e compreendia bem.

parece-me que o tubo de purga transparente foi colocado por duas razões:

1º controlar e verificar toda a funcionalidade e apertos e se efectivamente haveria entrada de ar no circuito de injecção. poderemos assim avaliar a eventualidade da necessidade da colocação de uma válvula de purga de ar.
em caso de falhas ou soluços, não vamos duvidar se se deve a uma entrada de ar no circuito, ou a por exemplo a uma concentyração exagerada de ov.

2º poder fazer com facilidade o sangramento do circuito, retirando todo o ar, quer no momento da montagem, assim como no caso de alguma eventualidade ou avaria em que tenhamos que mexer no circuito de injecção.

de qualquer forma fui avisado que uma valvula de purga de ar seria uma opção...


só saliento o seguinte, até ao momento a viatura funciona que nem um relógio com ov50, e ainda não houve entrada de ar no sistema.
no futuro a ver vamos!
flamingo Escreveu: não há cá nada de valvulas anti-retorno, de purgas de ar sejam elas pra mamar ou desmamadas, nem pré filtros ou outra coisa parecida...

quanto à importância de pré-filtros..... julgo que ninguém duvida....
quanto à alteração do circuito de retorno ao tanque, julgo que foi o hynek um dos primeiros a preconizar esta técnica...
purgas de ar desmamadas.... não conheço


anseio no entanto pelas sugestões e fotos dessa montagem oculta aos olhos dos inspectores... pois se assim for... também quero aprender

camaleo

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

camaleo Escreveu: ................................
quanto à importância de pré-filtros..... julgo que ninguém duvida....
quanto à alteração do circuito de retorno ao tanque, julgo que foi o hynek um dos primeiros a preconizar esta técnica...
purgas de ar desmamadas.... não conheço


anseio no entanto pelas sugestões e fotos dessa montagem oculta aos olhos dos inspectores... pois se assim for... também quero aprender :lol:

camaleo
de momento, ocultações ainda não existem. só em novembro é que tenho inspeção na minha viatura...
mas entretanto colocarei aqui foto da realimentação feita.
sobre pré-filtros, para a minha carrinha um filtro de diesel da delphi custa 12,76 €. comprar um préfiltro pelo dinheiro que custa, mais vale mudar mais vezes o filtro de diesel...
as fotos das tais ocultações, logo que essa tarefa esteja concluida também colocarei cá no forum, mas a seu tempo... uma coisa de cada vez...
eu partilho tudo, o bom e o mau. pode-se ver pelas fotos que cá tenho colocado. e se tiver de dar a mão à palmatótia, dou...

Avatar do Utilizador

Camaleo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Camaleo »


flamingo Escreveu:sobre pré-filtros, para a minha carrinha um filtro de diesel da delphi custa 12,76 €. comprar um préfiltro pelo dinheiro que custa, mais vale mudar mais vezes o filtro de diesel...
a não ser que o filtro seja lavável, e permita, visualizar a sujidade do exterior..............

eu prefiro poupar o meu filtro diesel...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

nada disso. tá sujo, tira-se e põe-se outro novo.

um pré-filtro custa quase tanto como um filtro e não faz o mesmo. prefiro mudar mais vezes o filtro, assim poupo ligações, abraçadeiras e tropeços no caminho do combustivel...

mas por acaso até tinha possibilidade de fazer um pré-filtro, lavavel, com malha de aço de 60 micron . só tinha que fazer a caixa. ainda ponderei isso e ao mesmo tempo aplicar-lhe aquecimento, mas não levei avante...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

cá está a foto da realimentação do retorno que efectuei na minha carrinha. em minha opinião uma coisa muito simples...
será bom referir que esta ideia não é original minha. não afirmo mas penso que foi o "electrico" o primeiro a efectuar a realimentação deste jeito, com a diferença de que ele utilizou 2 torneiras, mas mais tarde veio o confirmar-se que bastava apenas uma.
21032008(001).jpg
21032008(001).jpg (29.63 KiB) Visto 23097 vezes
o combustivel funciona do seguinte jeito:
vem do depósito pelo tubo superior esquerdo, e segue pelo tubo superior direito em direção à permutação (primeiro aquécimento).
o retorno regressa pelo tubo inferior direito e quando chega ao "t" volta a ser sugado para cima pela bi. isso pode ser confirmado pela temperatura a que ficam os tubos iferiores, comparando o da direita com o da esquerda. (o da esquerda deve ficar ligeiramente a subir. não é perceptivel na foto...)
no caso de andar apenas a diesel, basta fechar a torneira que se encontra no meio bem à vista. desse jeito o retorno fica a funcionar como abitual, volta todo para o depósito...
de referir que o tubo do retorno tem apenas 6 mm de diâmetro, e a união que está entre a torneira e o "t" do retorno tem a mesma dimensão, isto porque faço conta de rodar com percentagens mais elevadas de ov logo que tenha as ligações electricas efetuadas...
um abraço...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por hynek »

isto parece uma casa de banho....... não parece muito profissional.

latão e cobre é para evitar, sempre que possível. com esta quantidade de latão vais ter problemas no motor a médio prazo.

como asseguras que não entra ar pelo tubo de retorno (a partir do depósito)? como controlas que o ar não está acumular-se na tubagem?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:...não é original minha. não afirmo mas penso que foi o "electrico" o primeiro a efectuar a realimentação deste jeito, com a diferença de que ele utilizou 2 torneiras, mas mais tarde veio o confirmar-se que bastava apenas uma.
ola
mas depois disso e pela experiência que tenho tido e muito em especial por ainda não ter a funcionar o controle de nível do 2º tanque e imperativo uma purga de ar seja de que tipo ela for com eletro-valvula ,torneira ou tubo tapado.

so para se ter uma ideia do que pode ocorrer ,durante esta semana deixei o corsa toda a semana em casa e andei com o outro carro ,pois estou a reparar algumas coisas que estavam a ficar muito abandalhadas.

acontece que só hoje sai com o carro ,pois tem estado na garagem meio desmontado desde domingo passado. depois de o por a trabalhar logo notei uma trepidação anormal ao relantin.
e o que quer isso dizer ? como já aconteceu varias vezes e fácil perceber que se da por causa de um trabalhar incerto do motor originado pela presença de ar no circuito.

como la esta a torneira (montada de forma diferente da do flamingo pois deve ser o retorno ao tanque e que e fechado e não o da bi) basta abrir durante uns km e o ar escapa-se.

também de por acaso acontecer faltar o combustível e muito dificil o ar sair sem ser com retorno ao tanque.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

hynek Escreveu:isto parece uma casa de banho....... não parece muito profissional.

latão e cobre é para evitar, sempre que possível. com esta quantidade de latão vais ter problemas no motor a médio prazo.

como asseguras que não entra ar pelo tubo de retorno (a partir do depósito)? como controlas que o ar não está acumular-se na tubagem?


em cobre não tenho lá nada...
em latão tenho apenas torneira. não consegui arranjar nenhuma daquele tamanho e com rosca de 1/4 noutro material. enquanto não encontrar outra que faça o mesmo serviço do jeito daquela, vai ter que ser assim...).
até arranjei uma de hidráulica, mas o tamanho dela era exagerado. era um bloco de aço para um orificio de 8 mm . custava mais a torneira do que aquilo tudo que ali está.
com respeito a "t"s, aqueles são de ferro galvanizado, foi o que consegui arranjar para fazer do jeito que queria. é verdade que parece uma canalização domestica, mas os "t"s de hidráulica da dimensão daqueles mas com outra aparencia, custavam quase 3 vezes mais...
os records são de hidraulica...

mas uma coisa é certa, funciona na perfeição...

sobre o ar, logo na primeira vez que fiz a realimentação e que se pode ver mais aqui atráz neste tópico, com o depósito quase vazio soprei pelo tubo de retorno, e com o tampão do depósito aberto escutei se burbulhava dentro. e burbulhava. fiquei então a saber que o tubo de retorno vai até ao fundo ou pelo menos até perto...
ora tendo isso em conta, teoricamente é impossivel entrar ar por ele. na prática também ainda não entrou...

duvido muito que se esteja a acumular ar na tubagem dado o cuidado minucioso que tive nas ligações, dado o comprimento de escama dos records, e também o controlo dos apertos das abraçadeiras. mas se tal está a acontecer nunca me trouxe problemas desde a primeira realimentação efectuada. tenho para mim, como anteriormente referi, que as dimensões do tubo de retorno tem um papel fundamental...

sobre as dicas que anteriormente dei, tenho a acrescentar que... em minha opinião... o tubo de combustivel que tem os tecidos ou nylons dentro da própria borracha tem uma qualidade superior ao que tem aquele tecido por fora. é mais macio, mais elastico, aperta melhor os records, e acho que tem melhor apresentação.
mas como disse, é a minha opinião...

sobre a aparência de canalização domestica, é algo que não me preocupa. tudo o que se vê é para ficar oculto. logo que esteja a parte electrica ligada, tratarei disso...

casa de banho, éssa é boa...

um abraço...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por hynek »

outro dia encontrei umas torneiras esféricas em aço inox, pequenas, com roscas de 3/8" (fêmeas), penso que ficariam melhor.

quanto aos tubos, uma vez comprei um tubo com tecido dentro, de 10 mm de diâmetro interior, indicado para combustível. passado algum tempo amoleceu, tive de o substituir. não gostava de calor nem do ov.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por manuelcar »

foi exactamente assim que eu fiz a realimentação no meu 190d, mas com uma torneira de esfera em latão cromado. funcionou sempre bem e até me safou de sarilhos uma vez que fiquei parado por entrada de ar numa das minhas experiências que não correram bem. mesmo que haja algum ar devido a qualquer descuido. é muito fácil sangrar tudo fechando a torneira. tenho que voltar a esse sistema. tenho saudades
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: atenção!!! realimentação do retorno

Mensagem por Flamingo »

uma modificação na realimentação do retorno da minha carrinha:
numa peça que o filtro tem no lado superior por onde passa o retorno, retirei-lhe o miolo e uma esfera que lá se encontrava, que pressionada por uma pequena mola fazia de valvula.
ao testar com o compressor do ar vi que isso era possivel, mas depois de retirar a dita esfera, voltei a soprar a apercebi-me que o ar já não seguia com a mesma facilidade para a frente. fiquei com a sensação que a pressão do ar, fez acionar qualquer coisa lá dentro e passou a obstruir a anterior circulação do combustivel no sentido que era abitual, mas isso até foi favorável para o que pretendia.
agora a realimentação descarrega diretamente no filtro. mas não vá o diabo tecelas, já coloquei uma peça suplente dentro da carrinha para o caso da coisa não correr bem. se no entanto correr, será a melhor forma de o fazer em carros com este tipo de filtro. o custo será 0€... os resultados serão aqui publicados...
as fotos:

Imagem
Imagem
alguma duvida ou foto necessária, é favor pedir...
um abraço...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”