Filtro de OV Usado 2

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

sabelo
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Mensagem por sabelo »

caros amigos.
comecei a minha "guerra" para filtrar ovu, e... não deu em nada.
comprei uma bomba com 0,5 cv de potencia (220v), um copo de 10" com um filtro de 50 micras em rede de nylon, uns quantos filtros de gasóleo usados e o ovu, fica rigorosamente na mesma.
também já tentei por gravidade, mas fica sempre com uma névoa, ao fim de alguns dias.
por isso desisti de arranjar ovu e só vou usar ovn.

vou colocar o meu material à venda aqui para quem queira e bem baratinho.
assim que tiver fotos do material, posto no local certo (classificados), bem como o seu preço.
Um oleoso abraço
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hynek
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Mensagem por hynek »

sabelo Escreveu:caros amigos.
comecei a minha "guerra" para filtrar ovu, e... não deu em nada.
comprei uma bomba com 0,5 cv de potencia (220v), um copo de 10" com um filtro de 50 micras em rede de nylon, uns quantos filtros de gasóleo usados e o ovu, fica rigorosamente na mesma.
também já tentei por gravidade, mas fica sempre com uma névoa, ao fim de alguns dias.
por isso desisti de arranjar ovu e só vou usar ovn.

vou colocar o meu material à venda aqui para quem queira e bem baratinho.
assim que tiver fotos do material, posto no local certo (classificados), bem como o seu preço.
tenta aquecer o óleo, para 60 ºc, umas 2 horas
Um abraço
Hynek
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padrinho
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Mensagem por padrinho »

essa nevoa deve-se a agua que fica no oleo, e normalmente fica na parte de baixo.
o ovu que tens deve de ser utilizado mais do que o normal, porque em ov que teve apenas duas ou 3 utilizações isso não acontece, mas infelizmente nos restaurantes ja sabemos como é, para mal da nossa saude.
mas o akecimento que recomenda o hynek elimina esse problema.
abraços
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Rogi
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Mensagem por Rogi »

olá a todos o meu metodo de filtragem de ovu começa com uma filtragem através de panos de tecido, que retira a maior parte das impurezas depois o oleo é filtrado através de uma bomba de água com um chupador com filtro de 0.5 micron de seguida pré filtro de gasoleo depois a bomba e segudamente um filtro de gasoleo e por ultimo ainda passa por um filtro de gasolina quando sai na outra extremidade sai completamente limpido, mas antes de ir para o depósito ainda passa pelo sistema de filtragem mais uma vez desta feita sem o filtro de 0.5 micons no chupador porque não há necessidade, espero que com isto contribua de alguma forma para o saber colectivo e se tiverem alguma proposta para eu melhorar o meu sistema digam que eu agradeço só é pena não ter mais oleo usado.
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

lavagem, falta a lavagem.

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Rogi
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Mensagem por Rogi »

em que é que consiste e como é que se faz a lavagem, grato.
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »


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Mensagem por jossef »

para quem vem agora
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Luís Costa
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Mensagem por Luís Costa »

parabéns. vocês são mesmo engenhocas, isto é, inventores/ construtores.
força, que este paíz precisa de muitos como vocês.
abraço.
Luís Costa

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Mensagem por jossef »

a pedido de algumas mensagens.

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Flamingo
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Mensagem por Flamingo »

sobre a jeringonça para filtrar o ov eu estava a pensar usar uma electrobomba (motor elecrtico), mas hoje penso ter tido uma ideia melhor. estou a pensar arranjar um jerrican ou um barril pequeno, (60/75 litros) que aguente 3 bar de pressão, coloco a saida do ov lateralmente uns 10 centimetros a cima do fundo, e na tampa coloco um encaixe para ar comprimido. regulo a saida do ar comprimido no compressor para 3 bar, coloco-o a enviar essa pressão para dentro do jerrican e com o jerrican devidamente fechado, a presão encarrega-se de fazer passar o ov pelos filtros. é menos dispendioso e penso que a filtragem fica mais barata... que acham da ideia?

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Eletrico
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Mensagem por Eletrico »

ola
já tive uma ma experiência com um sistema parecido o plástico não deve aguentar mas a fazeres isso que seja na rua senão ariscas para alem de perder o óleo passar o fim de semana a lavar paredes

cumprimentos
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Flamingo
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Mensagem por Flamingo »

mas antes de passar à fase de execussão tenho que passar primeiro pela fase expermental, ou seja sem óleo e também na rua para não correr riscos. já vi isso mas com bidons de chapa de 200 litros para fazer trasfega de petroleo de um para outro. por isso estou convencido que resulte desde que o jerrican aguente a pressão...

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Mensagem por Eletrico »

fica longe e cuidado com os ouvidos começa com pouca pressão ar comprimido pode ser muito perigoso cuidado
cumprimentos
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

olá flamingo
no tópico dos nossos linques está a descrição e fotos de um sistema de ar comprimido. não te esqueças de colocar uma valvula de segurança no topo do reservatório.
Porreiro, pá!

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Mensagem por hynek »

flamingo, é uma boa ideia, posta em prática por muita gente, com cuidado, claro.
Um abraço
Hynek
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Mensagem por Fry »

olá

a operação de filtragem pode e deve ser feita por intermédio de bomba hidráulica, acautelando a pressão do caudal com uma torneira a montante dos filtros e respectivo retorno do excedente. ao submetermos os filtros a um caudal exagerado poderemos estar a danificar o componente.
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Flamingo
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Mensagem por Flamingo »

a minha intenção não é o caudal, é apenas a forma de o fazer circular. sobre o caudal posso regular isso com a valvula limitadora de pressão do ar comprimido e também com uma torneira como dito aqui anteriormente. neste momento não sei é como parar o ar automaticamente quando o oleo acabe a filtragem. se for uma bomba, fica a trabalhar em seco, mas ao ser ar fica a soprar para dentro dos filtros, e eu não quero isso. com o jerrican já vi que não dá, aquilo engorda muito... lol

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Eletrico
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Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu: neste momento não sei é como parar o ar automaticamente quando o oleo acabe a filtragem.
ola
podes sempre usar uma bóia que accione uma e válvula eletro-pneumatica.
cumprimentos
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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

um jerrycan não dá. mas podes adaptar uma bilha de gás vazia. atenção à segurança. uma valvula de segurança colocada num sitio onde esteja a salvo da sujidade é fundamental. o compressor desliga a partir de uma certa pressão, a bilha aguenta mas os tubos podem não aguentar.
Porreiro, pá!

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