Filtro de OV Usado 2

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ora ora essa, eu agora não me posso defender muito, pois estou fora por uns tempos e no hotel a internet está limitada - não se aproveitem da situação. jossef, essas coisas que demoram um mês vem da república checa ao viseu, de viseu são mais uns dias. por isso não exageres, viseu não tem culpa.

quem é que tem isso (filtros) em viseu?

quanto aos cartuchos - costumo pôr uma espécie de orings nas extremidades para eliminar a passagem não controlada.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

um mes é da r.checa se fosse de viseu era mais
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tens toda razão
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

ora boas, não tenho conseguido passar por cá, o natal e o trabalho é assim... josef eu hoje lá puz a minha engenhoca ok, tá pronta pás fotos só falta o maldito filtro que nunca mais chega... esta semana já cá tá, diz quando podes tirar as fotos para explicar melhor este meu sistema aqui pró pessoal do forum... de certeza que muitos vão querer um...
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

olá mais uma vez, eu hoje consegui uns filtros em ceramica de 0.45 microns em lisboa, tem muito bom aspecto (e também têm pistolas de combustivel por apenas 10€, pelo que tenho visto por aqui tá barato) são porreiros tem borracha em cima e em baixo para um vedamento eficaz jossef quando puderes tá a jeito para o pessoal ver... sei que agora é uma altura chata por isso eu espero que digas qq coisa.
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

boas é marcar isso para o ano q vem
dá uma apitadela para combinar isso. desde já n possso dia 31 e 1 estou a trabalhar.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

a minha 1ª cegada... ontem o filtro do gasóleo entupiu... deixei ir abaixo demasiado o nivel no depósito e a borra foi direitinha pró filtro depois de encher o depósito andei alguns km´s e depois comecei a notar o carro falhar nas acelerações, deu para chegar á garagem e fui comprar outro, não foi de origem e não consegui ferrar o sistema, tive desde as 4 da tarde até as 8 da noite... no manual vem a dizer que tenho uma bomba eletrica para puxar o combustivel, e eu para ajudar enchia o filtro de gasóleo punha o carro a trabalhar, esvasiava o filtro e o motor morria... foi presiso lavar o filtro velho com gasoleo, enche-lo e monta-lo para ir para casa, em relação ao preço o filtro de origem na ford que comprei hoje foi 1€ mais barato que da concorencia que mandei pró cara#$%&&. mais, o motor do gasoleo da minha ford é treta tá lá o sitio dele mas não tenho bomba electrica nem manual nem outro dispositivo para sangrar o sistema!! é mesmo preciso borrar o motor todo a desapertar 1 injector e deixar correr até sair só gasoleo... carro de 2003...

moral da história:

1º não deixar o combustivel ir muito abaixo na reserva

2º os filtros de 5 microns de linha não prestam, não filtram eficazmente o ovu porque tem folga como já tinha alertado

3º comprar filtros de origem fica mais barato


4º filtrar todo o ovu amarnezado novamente pelo 0.45 micron que montei ontem

5º não desanimar continuar a procurar melhores soluções e alertar o pessoal para estas situações, isto é o chamado "abre olhos"
Abraço, Francisco SIlva


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

já te ensinei a lavar o óleo usado será que já estás a fazer?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

balurcos,

subscrevo 100%. também tive problemas parecidos e também já alertei aqui, no forum, sobre isso.

o meu lr tem uma bomba que dá também manualmente, mas é muito demorado. por isso ajudava puxar com a boca e agora comprei uma bomba manual, portátil.

fry,

ultimamente o ov usado vem em tal estado que resolvi lavá-lo. talvez seja o remédio para todos estes males.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

acho um pouco estranha a dificuldade em purgar o sistema em carros relativamente recentes. em principio basta encher o filtro com combustivel e dar à chave que o resto de ar que possa haver vai pelo retorno para o tanque. isto no meu mercedes funciona bastante bem, nem tem valvula de purga no topo do filtro, ao contrário do saxo...

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

fry, eu não tou a lavar o ov, a garagem não é minha e não quero tar a gastar água ao dono, épa tou lá de graça...

eu vou filtrar a 0.45, ver bem como fica antes de optar por essa via.

a mer** do filtro que não era de origem é que vinha defeituoso e tava com o canal tapado, foi a desculpa que me deram hoje na loja, eu não montei ainda o filtro novo de origem, tá no carro e vou gastar todo o combustivel antes da troca...~
diseram-me que se lavasse o filtro com benzina este ficava novo, será verdade?
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

balurcos,

desculpem minha intromissão em um assunto que provavelmente não seja de minha conta, porém digo-lhes que aqui no além-mar (brasil) há um ditado que geralmente (nem sempre) se confirma: o barato sai caro....
por isso, é interessante avaliar tudo que será utilizado para a construção de um kit ou mesmo a aquisição de um pronto: qualidade dos materiais, se estão aptos a utilizar diesel e ov, qualidade de filtros, mangueiras, conexões, relês, fios, etc.
em geral procuramos sempre a opinião do vendedor que está atrás do balcão da loja, porém nem sempre o vendedor conhece tecnicamente o produto que está vendendo. é muito importante procurar sites de fabricantes na internet e obter lá especificações técnicas ou via fone 0800 destes fabricantes. já tive experiências desagradáveis (e quem não teve?) ao comprar uma peça muito barata em comparação a outra e, posteriormente, custar muito mais caro a substituição desta peça e as outras avariadas devido aos danos colaterais causados. os filtros, por exemplo, devem ser de fabricantes de boa qualidade, pois geralmente são blindados e não permitem avaliação constante dos resultados, somente após muitos quilômetros irá sentir a diferença entre um filtro de boa qualidade e um "meia-boca", conforme falamos por aqui. os custos em termos de reparo de bi, injetores e até riscos nos cilindros do motor podem ser consideráveis....
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

o problema não foi comprar um filtro pirata e barato, foi por não ter mais por onde comprar no momento...

hoje já filtrei a 0.45 micron, custou mais, mas tirei uns 10 litros para ver como vai ficar depois de tar em repouso por uns dias...
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

hoje desmontei o meu sistema de filtragem... hoje fui ver como tava o ov que filtrei ontem e tinha borra, (uma nebelina como diz o outro) o depósito tava sujo no fundo e a experiencia de ontem gorou-se.

no filtro de 0,45 como custa a passar o ovu aproveitei e montei uma bomba mais potente fora da barrica, limpei os filtros que foi só passar oleo limpo por eles que ficaram óptimos, amanha já filtro uns litros valentes... a ver vamos...
Abraço, Francisco SIlva

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

balurcos,

fique atento ao aumentar a pressão da bomba por uma mais forte: o elemento com 0,45 mícrons causa forte obstrução à passagem do ovu, portanto o fato de lavá-lo constantemente é como lavar uma peça de roupa, aos poucos o mesmo vai perdendo eficiência na filtragem e deixa passar alguma impureza maior. caso aumente a pressão pode danificar a o elemento do filtro, ocorrendo passagem de impurezas maiores que 0,45 mícrons. aliás, é um filtro bem fino, resta saber se a eficiência dele é absoluta (tipo retenção acima de 98% das impurezas).
comprei um filtro blindado de 10 mícrons, porém é com malha para filtragem absoluta (eficiência de 99,5%), ainda não consegui tempo para montar meu kit, assim que montar e testá-lo postarei fotos e comentários a respeito.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

creio poder comprovar a teoria do annco. a melhor filtragem obtem-se com uma pressão reduzida (apenas a gravidade, se possivel) aumentas largamente os tempos de filtragem mas a pressão sobre os residuos encostados ao elemento é reduzida. assim creio poder filtrar a apenas 1 ou 2 microns (tolerancia igual ao do filtro de combustivel. pela minha experiencia aqui com o sistema de agua, observo que frequentemente as impurezas se aglutinam umas ás outras, ao dar pressão e, pior ainda, turbulência, sucede que essas impurezas acabam por passar e depositar-se finalmente, num local muito menos conveniente (o fundo do depósito). mas podes comprovar isso com facilidade. por vezes a solução de um probema sofisticado pode ser surpreendentemente "low tech".
saúde da boa!

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

mandei vir da inglaterra ( não arranjei por cá ) uns filtros próprios para odv usado.

são sacos de 25 outro de 5 e por fim de 1 micron.

os filtros dos automóveis são de até +/- 5 microns, no que não é necessário usar o de 1 micron, a não ser ser for com motores mais modernos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

podes por uma foto disso??????
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

vou actualizar o site - já há tecido para filtragem (além das outras coisas novas)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
Localização: Forte da Casa

Mensagem por balurcos »

pois bem os 220 litros que flitrei e que repousaram por 2 dias o resultado é positivo, não existe a borra em forma de fumo caracteristico das flitragens do ovu.
eu mudei a bomba porque a bomba que tinha só tem 300w e neste novo filtro de ceramica o oleo pinga, não corre... a bomba tava a dar o galheiro por causa do aquecimento e para quê queimar o material?
por gravidade, nem pinga bem... este filtro de ceramica é o capeta!!! fica lá a borra toda e não abre os poros...

penso ser suficiente...
Abraço, Francisco SIlva

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”