Apresentação

Novo aqui? Apresente-se aos membros.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pcmnac
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta dez 08, 2022 9:09 am
Localização: Torres Vedras
Contacto:

Apresentação

Mensagem por pcmnac »

Bom dia,

Me chamo Paulo e sou desenvolvedor de sistemas. Mês passado instalei 8 paineis FV aqui em casa. A instalação foi feita no anexo e portanto não foi possível colocar a medição do consumo geral no app do fabricante do inversor. Entretanto coloquei 2 shelly EM, 1 no quadro principal que mede o consumo/injeção e outro na saída do inversor. Meti tudo no HA e me parece bem até agora.

Porém, como minha instalação não tem baterias senti a necessidade de saber em tempo real como está a situação da casa. Se tem energia sobrando (e poderia ligar algum equipamento, ex: lava loiça) ou se estou gastando demasiado (e deveria sequenciar o uso de alguns equipamentos) a fim de tirar sempre o máximo proveito da produção dos painéis. No HA eu consigo ver o acumulado do dia, mas não o instantâneo. Sou bem noob em HA então comecei a ver se dava pra fazer uma coisa mais como eu gostaria de ver.

Então fui procurar a API da shelly e depois de algum trabalho consegui descobrir como obter os dados que eu precisava. Aí comecei a desenvolver um dashboard para mostrar de forma fácil o consumo/produção atual para ajudar a tomar decisões durante o dia. No meu caso isso é útil para a pessoa que por exemplo cuida dos serviços domésticos e usa os equipamentos que tem maior consumo (maquina de lavar, ferro de passar, placa, forno, etc). Comprei um tablet baratinho e coloquei ele na cozinha para que ela tenha essa informação sempre disponível.

Aqui tem um video de como tá ficando https://youtube.com/shorts/3Yq-8c-Ok8Q

Alguém aqui tem esse mesmo tipo de preocupação (em tentar aproveitar ao máximo a energia)? O que mais pode ser feito?

Já vi o pessoal falando de gestor de excedentes mas não sei exatamente como funciona. O que fiz aqui em casa foi colocar shelly 1 PM nos termoacumuladores e programá-los para, durante o dia, só ligarem quando tem energia sobrando. Se ligam sempre quando está próximo da hora do banho, depois se desligam de madrugada, etc.

Obrigado desde já

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Apresentação

Mensagem por serges »

Boas...

Deverias colocar na area de projectos de autoconsumo aqui apresentas te!

Um abraço
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Apresentações”