AQS - Uma boa medida, um mau começo! parecer QUERCUS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

AQS - Uma boa medida, um mau começo! parecer QUERCUS

Mensagem por miguelanjosousa »

acabei de receber isto, no boletin do site da quercus e resolvi deixar para vós.

braço

miguel

água quente solar
uma boa medida, um mau começo!


instalação em prédios excluídas; só em moradias
grande número de pequenas e médias empresas de comercialização e instalação de colectores solares excluídas de forma duvidosa

a medida anunciada
no passado dia 11 de fevereiro, o governo anunciou que iria pagar metade do valor da aquisição dos colectores solares, como uma das medidas de combate a crise, acrescidos de 30% em benefício fiscal da parte restante. a quercus considera esta medida importante, só tardando pela demora no maior incentivo à compra deste equipamento de energia renovável. os dados apresentados pelo governo significarão de acordo com o mesmo, um investimento total de 225 milhões de euros e a instalação de colectores em 65 mil habitações.


esta é uma medida de eficiência energética que pode poupar muito dinheiro ao governo a médio-prazo pelo cumprimento do protocolo de quioto e mais directamente às famílias.

nem tudo são boas notícias

nas últimas duas semanas a quercus recebeu centenas de chamadas e e-mails de consumidores a quererem mais informações de como recorrer ao incentivo anunciado pelo governo.
a quercus tem tentado obter informações sobre esta medida desde a passada sexta-feira, dia 27 de fevereiro, junto do gabinete do sr. ministro da economia e inovação, sem sucesso.
da medida anunciada sabe-se que a compra tem de ser realizada através de instituições bancárias, mas que os interessados não têm de recorrer ao crédito bancário. sabe-se também que o apoio do estado é no máximo de 1640 euros, aproximadamente.
a quercus não entende porque só a instalação em moradias recebe apoio do estado, já que é perfeitamente possível instalar este equipamento em prédios existentes e esta é aliás a maioria do mercado.
a quercus também não entende porque só empresas com capacidade de instalação superior a 50.000 m2 por ano podem ser escolhidas para entrar neste programa, que corresponde quase à totalidade de colectores solares instalados em 2008 em portugal. podemos assim estar numa situação de favorecimento do estado a determinadas empresas, numa lógica de quase monopólio, afectando muitas dezenas de pequenas e médias empresas, numa altura em que este negócio é fundamental e se pretende precisamente estimular o emprego na área das energias renováveis.

dados sobre colectores solares

portugal é o país da europa com maior número de horas de sol (2200 a 3000 horas anualmente), mas não é o país com mais área de colectores solares instalados em relação ao seu parque habitacional ou à população.
a medida pnac - programa água quente solar para portugal, define metas de instalação de colectores solares térmicos de 13.000 m2/ano (2006 e 2007) e 100.000m2/ano (2007 a 2020), contabilizando nomeadamente o efeito da entrada em vigor da nova legislação sobre edifícios que obriga à instalação de raiz de colectores solares em novas construções.
em 2007 foram instalados cerca de 47.000 m2 de colectores solares e em 2008, 77.000 m2. no total, no final de 2008 deverão existir 380 mil metros quadrados instalados em portugal.
esta nova medida pode significar um incentivo à instalação de mais 260.000 m2 (considerando 4m2 por fogo).
o recurso à água quente solar pode significar uma poupança anual por família de aproximadamente 1000 kwh/ano, representando em média cerca de 20% do consumo total da família em electricidade e gás, o que multiplicado por cerca de 3,6 milhões das famílias existentes no país representa 3600 gwh por ano.

lisboa, 5 de março de 2008

a direcção nacional da
quercus – associação nacional de conservação da natureza

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”