Suzuki DR 350 EV
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki DR 350 EV
http://www.electricmotorsport.com/
encontrei um motor ac interessante na electric motorsport. o "ac induction". o que acham?
http://www.electricmotorsport.com/store ... motors.php
encontrei um motor ac interessante na electric motorsport. o "ac induction". o que acham?
http://www.electricmotorsport.com/store ... motors.php
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1413
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
- Localização: Sintra
Re: Suzuki DR 350 EV
não sei se já deste uma olhada nestes motores ac.
também me parecem uma hipótese válida.
http://www.thunderstruck-ev.com/ac_driv ... rmance.htm
também me parecem uma hipótese válida.
http://www.thunderstruck-ev.com/ac_driv ... rmance.htm
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki DR 350 EV
alguns projectos identicos:
Link
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... =12&t=7575
electric varadero (varios):
http://www.youtube.com/profile?user=evm ... iew=videos
Link
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... =12&t=7575
electric varadero (varios):
http://www.youtube.com/profile?user=evm ... iew=videos
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
- Mensagens: 156
- Registado: terça out 28, 2008 11:07 am
Re: Suzuki DR 350 EV
encontrei este manual de instruções on-line: "como construir um motociclo eléctrico 72 volt".
pode ser que seja útil para o teu projecto
http://www.instructables.com/id/how-to- ... otorcycle/
pode ser que seja útil para o teu projecto
http://www.instructables.com/id/how-to- ... otorcycle/
Parapente + EVT 4000e + Teycars Cantábrico
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Suzuki DR 350 EV
olá ,
então bluesky como vai este projecto ?
eu tenho um parecido e tambem estou á procura de motores ( prefiro comprar na europa ) .
só não concordo com a posição do motor pq está muito exposto e vulnerável ás quedas , no meu vou colocá-lo no interior do quadro , embora tenha de inverter a rotação .
então bluesky como vai este projecto ?
eu tenho um parecido e tambem estou á procura de motores ( prefiro comprar na europa ) .
só não concordo com a posição do motor pq está muito exposto e vulnerável ás quedas , no meu vou colocá-lo no interior do quadro , embora tenha de inverter a rotação .
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki DR 350 EV
ola tavares,embora tenha de inverter a rotação
neste momento estou a recuperar um compressor de ar (motor electrico queimado) e depois vou começar a desmontar a menina.
concordo com a colocaçao do motor dentro do quadro, de preferencia à frente por razoes de arrefecimento do mesmo (deixando espaço para as baterias atrás), quanto à questão da inversao (no caso de um motor dc) não sei se será necessário, pois a rotaçao preferencial pode ser comutada ... vê o que diz o tecnico da lemco
Link
quando à transmissao ainda estou a pensar no cvt, talvez por dois lanços (correia ou corrente eis a questão): o primeiro é o cvt entre o motor (frente do quadro) e o inicio do eixo do braço traseiro, o segundo entre o inicio do braço basculante traseiro e a cremalheira (eixo da roda).
o que dizes?
Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Suzuki DR 350 EV
sinceramente não te sei responder , mas acho que vais ter muitas perdas . em todo o caso só experimentando .
posso disponibilizar-te um cvt para testes , mas os que tenho são todos provenientes de 50´s , não sei se aguentaram o binário e potencia do motor electrico.
posso disponibilizar-te um cvt para testes , mas os que tenho são todos provenientes de 50´s , não sei se aguentaram o binário e potencia do motor electrico.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 149
- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
Re: Suzuki DR 350 EV
boas,
gostava de acrescentar uma ideia àquelas que fui adiantando. espero que estejam a ser uteis.
uma outra possibilidade que contemplei foi a utilização de capacitadores.
os capacitadores são elementos que armazenam energia sendo no entanto diferentes das baterias. são capazes de carregar e descarregar grandes quantidades de energia num curto espaço de tempo. no entanto têm baixa densidade energética. a ideia é a de utilizar um sistema hibrido (capacitadores + baterias) que tenha duas funções:
-por um lado, funciona como um receptor de energia muito mais eficaz do que as baterias para receber a energia da travagem regenerativa bem como para libertar rapidamente energia quando esta é mais necessária, em aceleração.
-por outro, funciona como um “para-choques” (buffer) entre o banco de baterias e a carga/descarga de energia rápida. desta forma o stress pedido às baterias será bastante menor protegendo as mesmas e aumentando a sua duração.
possiveis desvantagens:
-espaço físico para as instalar (não sei qual o espaço que ocupam)
-programação do binómio baterias – capacitadores (não faço ideia se isto será simples ou demasiado complexo)
-preço (???)
alguns exemplos podem ser encontrados aqui (1º link com video explicativo):
http://www.afstrinity.com/xh.htm
http://www.metricmind.com/ac_honda/main2.htm
e mais algumas páginas relacionadas com este tema:
http://www.maxwell.com/
http://www.evworld.com/news.cfm?newsid=15090
http://www.udomi.de/fuelcell/ultracap-basics-e.html
referente à tua ideia de usar cvt, encontrei este exemplo de uma cbr com o mesmo. parece-me que o resultado é francamente positivo.
continuação de bom projecto e boas curvas
crazy nuts
gostava de acrescentar uma ideia àquelas que fui adiantando. espero que estejam a ser uteis.
uma outra possibilidade que contemplei foi a utilização de capacitadores.
os capacitadores são elementos que armazenam energia sendo no entanto diferentes das baterias. são capazes de carregar e descarregar grandes quantidades de energia num curto espaço de tempo. no entanto têm baixa densidade energética. a ideia é a de utilizar um sistema hibrido (capacitadores + baterias) que tenha duas funções:
-por um lado, funciona como um receptor de energia muito mais eficaz do que as baterias para receber a energia da travagem regenerativa bem como para libertar rapidamente energia quando esta é mais necessária, em aceleração.
-por outro, funciona como um “para-choques” (buffer) entre o banco de baterias e a carga/descarga de energia rápida. desta forma o stress pedido às baterias será bastante menor protegendo as mesmas e aumentando a sua duração.
possiveis desvantagens:
-espaço físico para as instalar (não sei qual o espaço que ocupam)
-programação do binómio baterias – capacitadores (não faço ideia se isto será simples ou demasiado complexo)
-preço (???)
alguns exemplos podem ser encontrados aqui (1º link com video explicativo):
http://www.afstrinity.com/xh.htm
http://www.metricmind.com/ac_honda/main2.htm
e mais algumas páginas relacionadas com este tema:
http://www.maxwell.com/
http://www.evworld.com/news.cfm?newsid=15090
http://www.udomi.de/fuelcell/ultracap-basics-e.html
referente à tua ideia de usar cvt, encontrei este exemplo de uma cbr com o mesmo. parece-me que o resultado é francamente positivo.
continuação de bom projecto e boas curvas
crazy nuts
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki DR 350 EV
que cbr? banco de ultra-capacitadores? demasiado caro...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
- Mensagens: 149
- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
Re: Suzuki DR 350 EV
pois, é como disse, não faço ideia dos preços, mas sempre era mais uma possibilidade.
falhei o link da cbr. está aqui:
http://www.evalbum.com/716
boas curvas
crazy nuts
falhei o link da cbr. está aqui:
http://www.evalbum.com/716
boas curvas
crazy nuts
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki DR 350 EV
boa! basta encomendar cvt de snowmobilesdrivetrain - comet cvt 3:1 to 1:1 range. chain rear drive 3:1 reduction.
the comet cvt is from a snowmobile. it gives the bike excellent low speed torque, yet allows for a good top speed. combination of cvt and secondary gear reduction gives the bike a 9:1 gearing at low speed up to a 3:1 gearing at high speed.
especificaçoes cvt
http://home.mindspring.com/~royco/
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1413
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
- Localização: Sintra
Re: Suzuki DR 350 EV
então blue, para quando novidades deste projecto?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Suzuki DR 350 EV
uma eléctrica com cvt, isso é um grande passo, antevejo algumas vantagens como a possibilidade de dar mais velocidade por não estar limitada pela rotação, a subir também pode trazer vantagens no aumento de torque por troca de rotação efectiva do motor, vejam o que fizeram na vectrix, em vez de um motor como as das outras scooters, directamente na roda, aplicam uma caixa de redução de 6:1, se não estou em erro para desenvolver mais torque.
blue estamos a aguardar novidades, vá mexe-te.
blue estamos a aguardar novidades, vá mexe-te.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Suzuki DR 350 EV
as experiencias que tenho estado a fazer com cvt´s ( tenho 3 de marcas diferentes ), indicam-me que o motor eléctrico a aplicar deverá ter uma rotação igual ao do motor ci que tinha anteriormente ( +- 6000rpm), porque com 3000rpm do motor electrico ( a maioria dos motores e mais baratos )a primeira polie não fecha nem metade do curso e a polie secundário não abre nem um quarto do curso, sendo que o numero de rotações da roda e consequente velocidade é baixo.
tudo testes em vazio.
mandei vir um kit de roletes mais pesados para que com o mesmo numero de rotações ( 3000 ) a força centrifuga seja maior e faça a polie fechar mais, depois informo.
apesar de não estar a gostar dos resultados não desisto porque o desenvolvimento do meu ve passará sempre pelo cvt sendo que algumas vantagens foram enumeradas pelo jmal.
apesar do preço que acho elevado a lmc tem o motor modelo 95s com 3kw torque de 4,5 nm e 138 rpm/v ou seja 6624 rpm a 48v, e custa 928€ será uma opção.
tudo testes em vazio.
mandei vir um kit de roletes mais pesados para que com o mesmo numero de rotações ( 3000 ) a força centrifuga seja maior e faça a polie fechar mais, depois informo.
apesar de não estar a gostar dos resultados não desisto porque o desenvolvimento do meu ve passará sempre pelo cvt sendo que algumas vantagens foram enumeradas pelo jmal.
apesar do preço que acho elevado a lmc tem o motor modelo 95s com 3kw torque de 4,5 nm e 138 rpm/v ou seja 6624 rpm a 48v, e custa 928€ será uma opção.
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki DR 350 EV
bom trabalho tavares e jmal, vou precisar da vossa ajuda concerteza. para já estou a desmontar a menina, vejam o que está a aconteçer...
finalmente sangrada... os liquidos - oleo e gasolina - já são o passado. a industria petroquimica em força. não mais para a minha dr... aproveitar o deposito como cobertura ou vende-lo, eis a questão?
os despojos do imperio romano. já vendi a ponteira, falta o resto.
este é o pace-maker antigo que vai ser substituido por um verdadeiro coração... electrico. este é para vender a quem queira fazer um kartcross ou semelhante.
guarda lamas frontal e traseiro, banco, farolim.
e a mota? já a seguir... por falar nisso, alguem sabe onde arranjar estas hubs?
Link
finalmente sangrada... os liquidos - oleo e gasolina - já são o passado. a industria petroquimica em força. não mais para a minha dr... aproveitar o deposito como cobertura ou vende-lo, eis a questão?
os despojos do imperio romano. já vendi a ponteira, falta o resto.
este é o pace-maker antigo que vai ser substituido por um verdadeiro coração... electrico. este é para vender a quem queira fazer um kartcross ou semelhante.
guarda lamas frontal e traseiro, banco, farolim.
e a mota? já a seguir... por falar nisso, alguem sabe onde arranjar estas hubs?
Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki DR 350 EV
aqui esta ela, estas são as peças que irão ficar depois de polidas e pintadas etc, excepto os pneus que passarão a ser de estrada.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
-
- Membro Silver
- Mensagens: 441
- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
- Localização: Friburgo, Suiça
Re: Suzuki DR 350 EV
blue, secalhar vais ter de fazer alterações no quadro por causa da dimensão das baterias...essas motas sao mt fixes para converter, boa sorte
cumps
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1413
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
- Localização: Sintra
Re: Suzuki DR 350 EV
bluesky Escreveu: e a mota? já a seguir... por falar nisso, alguem sabe onde arranjar estas hubs?
blue, isto ajuda-te?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_0lqobhl ... re=related[/youtube]
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi