Olá a todos.
Nunca mais disse nada neste diário de bordo pois já não tenho a mota desde agosto/setembro de 2009, mas agora a alguma distância vou relatar o que se passou e o que penso. Depois podem encerrar o diário de bordo. Ou não, caso alguem deseje comentar.
A esta distância posso dizer que foi um mau negócio ter comprado a mota.
Comprei caro (2000€), vendi barato (800€ acho) e não teve a rentabilidade esperada pois com apenas 4500 kms tive que trocar as baterias de chumbo (240€ não me lembro bem) em parte por culpa minha. Estava quitada à margem da garantia.
O grande culpado da não rentabilidade foram as baterias de chumbo.
Outro problema que acho era a falta de qualidade e segurança. Travava mal, os pneus não prestavam, estava a ficar com muitos pontos de ferrugem e outras tantas peças a querer ceder. A juntar à minha irresponsabilidade de andar sem equipamento adequado, acabei por ter que retirar o baço quando caí a 40 km/h. Um gato que se lançou à roda da frente fez-me cair e correu bastante mal.
Depois de 20 dias no hospital e 2 meses em casa de baixa, vendi-a. Nunca mais andei nela nem em outras motas até hoje.
Mas o bichinho electrico ficou e entreanto comprei uma
bicicleta electrica que uso diariamente para o trabalho enquanto estiver bom tempo.
Esta bicicleta em relação à mota tem a vantagem de ter sido mais barata, não tem despesas obrigatórias (seguro), equipamento de segurança mais barato, muito mais facil arrajnar peças, e chega para o percurso casa-trabalho-casa, (3kms+3kms). E tem baterias de lifepo4.
Não digo que todas as motas electricas sejam um mau negocio, mas para mim não compensa. Cada caso é um caso. Há por aqui muita gente em que compensa, mas por outro lado também há muitos diários de bordo ao abandono sem se saber bem o que aconteceu...
Resumindo:
Adorei a experiência (fora a queda), mas em termos financeiros foi um desastre.
Culpa - Baterias de chumbo. A falta de qualidade geral da mota (chinesa) também não ajudou.
cump,
Nunio