Ford Focus 1.8 TDi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

[quote="manuelcar"].....

manuelcar,
grato pelas dicas dadas, das quais já tinha conhecimento pelas diversas leituras aqui do fórum. no entanto, não as coloquei em prática porque o meu jeitinho para o "tunning" não é muito e daí não pretender modificar nada. quanto às tabelas, vi uma e não percebi patavina, pelo que optei testar as diferentes percentagens e estar atento ao funcionamento da viatura, o que julgo ter feito de forma cuidadosa e não temerária conforme diz (nunca "saltei" para a percentagem seguinte sem ter feito pelo menos 500km's e quando circulo com percentagens de 70% de ovd, não deixo o carro a pernoitar sem primeiro, 4 ou 5 km's antes, ter efectuado a introdução de gasóleo para inverter as proporções).

acima de tudo, é bom efectuar-se aqui no fórum os diferentes avisos e partilharem-se as experiências, para cada um agir de forma consciente!

um oleoso abraço,

obs: promoção de oleo vaqueiro no modelo de 27nov a 07dez, €1.09/lt c/50% desconto em talão
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Redução de percentagem

Mensagem por Jorge Santos »

oi ppl,
este post é para reportar a redução para 20% devido à temperatura exterior ter descido para 10ºc durante o dia. estava c/ 35%, mas como arrefeceu repentinamente durante o dia, vi-me na cor dos gatos para o colocar a trabalhar quando saí do serviço às 19h, que é como quem diz foi à 1ª mas a muito custo, de manhã não tinha tido crise porque estava na garagem.
nunca mais acaba a pôrra do inverno! o quê ainda não começou? agora que tenho a dispensa cheia de oleo vaqueiro a €0.55 não o posso fritar, hum!!! se calhar por isso é que a promoção foi maior!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois, os tdi são um cadito sensíveis. o problema é que o oleo é injectado directamente na câmara de combustão e o que não é queimado vai lavar as paredes do cilindro e vai misturar-se com o oleo lubrificante. o melhor é considerares a aquisição (ou construção) de um kit.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Utilização de oleo usado

Mensagem por Jorge Santos »

saudações oleosas,
este post é para informar que passei a utilizar ovd usado na proporção que estava com o ovd novo. após aprox. 2000km, noto que ao pegar, reage como se estivesse a utilizar o dobro de ovd novo . suponho que por o usado ser mais espesso, pelo que vou passar a utilizar novo e usado em % iguais, assim vou passar a circular no próximos km's com 70%gasóleo+15%ovd+15%ovd usado(isto se as temperaturas exteriores não vierem abaixo de 10ºc).

um oleoso abraço a todos

obs: para quem não tem sistema de pré-aquecimento (não tenho), recomendo a aquisição (se não tiver) de um termómetro, para se estar atento e ter a noção dos limites das misturas com temperaturas baixas.
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá jorge
atenção aos cuidados a ter com o tratamento dos oleos usados. a filtragem não basta. existe humidade (h2o) e sal dissolvido nesta, além disso existem acidos gordos livres, que por não estarem ligados com outras moleculas resultam em agentes corrosivos que vão atacar as superficies metálicas dos diversos componentes do sistema de injecção e motor. tratando-se de oleo fortemente oxidado e de composição desconhecida (indice de iodo dos oleos secativos) tem tendencia para a polimerização.
enfim, recomendo uma conversa com os nossos amigos do bd sobre a lavagem e neutralização do ovu.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

caro manuelcar,
grato pela sua atenção (mais uma vez), e agora quanto ao oleo usado as recomendações vão todas no sentido do seu aviso, ou seja, uma lavagem do oleo, lavagem simples, segundo me disse o fry (creio eu).
procedimento que em boa verdade ainda não coloquei em prática devido a estar ainda no inicio da colocação de usado e também por ainda não ter encontrado a melhor forma para o lavar.

com um oleoso abraço me despeço,
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

volto a explicar... irrrrraaaaa

após a recolha do ovu (óleo vegetal usado) deixas repousar para que todos os resíduos fiquem no fundo. os que ficam a flutuar são faceis de remover por cima.

numa barrica ou recipiente com torneia no fundo, colocas 50% de oleo repousado sem a fundeira e 50% de água, agitas com uma vassoura 10 minutos, deixas repousar 1 hora. repetes 3 vezes esta operação. a água sai sempre pelo fundo.
se achares que 1 hora não é suficiente esperas 2 ou 3 ou podes ir trabalhar e fazer cada vês que vêns a casa . após a ultima, deixas repousar e secar durante uns dias ao sol ou aceleras com uma resistência.convêm ir fazendo purgas ao longo da secagem. quando estiver transparente, filtras com a perna dumas calças de ganga, e podes voltar a pôr na frigideira..ups :) no carro. o oleo fica novo.
é assim tão complicado???????
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

bons dias caro fry,
esta sua explicação já foi perceptível, quando lhe perguntei anteriormente não o fez desta forma e não me queixei, portanto não entendo essa do irraaa... a não ser algum mau feitio matinal comum a muito boa gente!

a vida são 2 dias e o carnaval são 3, portanto sigamos na boa, a propósito, pelo que li virou-se para o ovd, seja bem-vindo, mas irraaaa!!! que tardou tanto por esta opção
um oleoso abraço,
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

dormi com um pé de fora

sabes que nem todos os carros podem comer ovd. o bd é sempre mais seguro disso não tenhas duvidas. os commonrail são um exemplo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

bem hajam oleosos companheiros,

hoje é apenas para informar, que passei a barreira dos 20.000km's a "fritar" oleo novo e usado, já lá vão aprox. 450 lts, isto com diferentes percentagens de misturas. está tudo ok e recomenda-se!

um oleoso abraço a todos,
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

30.000Km's a óleo

Mensagem por Jorge Santos »

oi ppl,

.....e já lá vão 30.000km's a fritar óleo com funcionamento absolutamente normal e sem modificações. se as contas não me falham "derreti" já aproximadamente 800lts de ovd encaixando-me dentro dos seguintes parâmetros:

- 75% (ovd): percentagem utilizada em viagens superiores a 500km's, com introdução de 5 lts de gasóleo no final da viagem para inverter as percentagens no interior do depósito e assim não ter crise no arranque do dia seguinte (efectuei umas 17 ou 18 viagens destas);

- 40%-45% (ovd): percentagem mais usual, na loucura do dia-a-dia de 70km's díários, sendo 50km's de estrada e 20km's urbanos;

- 20% (ovd): percentagem utilizada nos dias mais frios e resguardando viatura à noite na garagem.

registe-se que a grande maioria do óleo derretido foi novo, e quando utilizei usado optei por "traçá-lo" 1/2 por 1/2 com novo. talvez por isso e por utilizar mais novo que usado, não notei grande vantagem na adição de gasolina (e até tenho andado na balda de a colocar).

nestes 30.000km's, só fui "apanhado na curva" uma ùnica vez, quando após a viagem matinal para o serviço e com 40%(ovd) no depósito estacionei e a temperatura arrefeceu repentinamente ao longo do dia, estando 10ºc às 19h, o que resultou ter-me visto na côr dos gatos para ele pegar, pegando à prolongada 2ª tentativa.

até uma próxima,

e com saudações oleosas me despeço,
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »


atenção que o pegar não é o único sintoma de que as coisas vão mal. e para as percentagens maiores que relatas devias instalar um permutador eléctrico ou hidráulico. são dispositivos baratos e simples de instalar e reduzem o esforço da bomba de injecção. tens também que vigiar o óleo lubrificante. o hynek anda a investigar essa matéria, espero que em breve relate aqui os procedimentos de verificação.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

ops!!!
problemas a altas rotações...depois de abrandar acho que ainda fui apanhado pelo radar a 150km's/h , aguardo agora pela correspondência do fotógrafo para rectificar as percentagens de óleo para diluir a pastilha (segundo uma lei química sempre que ocorre uma reacção, ocorre uma outra para compensar a primeira).

até sábado
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »


até sábado!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

oi ppl,

é para informar que esta semana fui à inspecção periódica com 35% de ovd na viatura e chumbou! .....calma, calma que foi por causa dos travões! e nem sei porquê, já que é um device que nem lhes dou muito uso!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta mai 30, 2007 10:25 pm
Localização: Brasil

Mensagem por »

muito boa noite a todos,
fry, você tem falado muito sobre "filtras com a perna dumas calças de ganga" poderia por favor me dizer o tipo de tecido que é uma "calça de ganga" perdoe a minha ignorância mais estou um pouquinho distante e por aqui nunca ouvi falar nisso. tenho filtrado o meu ovu com filtro de combustivel gasolina e como não uso bomba demora muito.
abraços rê.
Pick-up Ford F1000 4X2 & 4X4 30% OVD.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

são jeans cowboy pano azul normalmente.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta mai 30, 2007 10:25 pm
Localização: Brasil

Mensagem por »

ok fry,

acho que é a calça que chamamos aqui de moleton, bom mais
andei lendo aqui que qualquer tecido de algodão de prefêrencia
bem grosso já ajuda bastante. amanhã eu vou adaptar na strapizunga
um motor de geladeira para ajudar na filtragem.
abraços rê.
Pick-up Ford F1000 4X2 & 4X4 30% OVD.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

dia 01agosto:
1º aniversário após o baptismo do óleo;
registe-se que não efectuei qualquer modificação na viatura, tendo apenas conjugado as percentagens de óleo adicionado com as temperaturas ambientes.

assim:
41054km's percorridos, sendo 10% em circuito urbano e restante em estrada;
2668lts de combustível consumidos (6,5lt/100km), dos quais 1067lts foram ovd , repartidos por 800lts de ovd novo e 267lts de ovd usado, sendo estes ùltimos colocados sempre em simultaneo e em quantidades iguais com ovd novo.
ocorreram:
2 mudanças de óleo do motor;
2 " " filtro de óleo;
1 " " " " gasóleo;
2 x 250ml de aditivo pª limpeza de injectores.

situações anómalas:
- durante um dia de inverno e estando com 40%ovd, temperatura desceu durante o dia de 18º para 10ºc às 19h e pegou com alguma dificuldade ;
- por vezes sai fumo escuro e logo de seguida fumo branco, ocorrendo esta situação em estrada de vez em quando e ao passar em algumas depressões da estrada e noutras vezes no arranque matinal.


saudações oleosas
Última edição por Jorge Santos em sábado ago 04, 2007 1:34 am, editado 1 vez no total.
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”