Ford Focus 1.8 TDi
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Autor do tópico - Membro Silver
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[quote="manuelcar"].....
manuelcar,
grato pelas dicas dadas, das quais já tinha conhecimento pelas diversas leituras aqui do fórum. no entanto, não as coloquei em prática porque o meu jeitinho para o "tunning" não é muito e daí não pretender modificar nada. quanto às tabelas, vi uma e não percebi patavina, pelo que optei testar as diferentes percentagens e estar atento ao funcionamento da viatura, o que julgo ter feito de forma cuidadosa e não temerária conforme diz (nunca "saltei" para a percentagem seguinte sem ter feito pelo menos 500km's e quando circulo com percentagens de 70% de ovd, não deixo o carro a pernoitar sem primeiro, 4 ou 5 km's antes, ter efectuado a introdução de gasóleo para inverter as proporções).
acima de tudo, é bom efectuar-se aqui no fórum os diferentes avisos e partilharem-se as experiências, para cada um agir de forma consciente!
um oleoso abraço,
obs: promoção de oleo vaqueiro no modelo de 27nov a 07dez, €1.09/lt c/50% desconto em talão
manuelcar,
grato pelas dicas dadas, das quais já tinha conhecimento pelas diversas leituras aqui do fórum. no entanto, não as coloquei em prática porque o meu jeitinho para o "tunning" não é muito e daí não pretender modificar nada. quanto às tabelas, vi uma e não percebi patavina, pelo que optei testar as diferentes percentagens e estar atento ao funcionamento da viatura, o que julgo ter feito de forma cuidadosa e não temerária conforme diz (nunca "saltei" para a percentagem seguinte sem ter feito pelo menos 500km's e quando circulo com percentagens de 70% de ovd, não deixo o carro a pernoitar sem primeiro, 4 ou 5 km's antes, ter efectuado a introdução de gasóleo para inverter as proporções).
acima de tudo, é bom efectuar-se aqui no fórum os diferentes avisos e partilharem-se as experiências, para cada um agir de forma consciente!
um oleoso abraço,
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A fritar OV à 61.500Km's.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Redução de percentagem
oi ppl,
este post é para reportar a redução para 20% devido à temperatura exterior ter descido para 10ºc durante o dia. estava c/ 35%, mas como arrefeceu repentinamente durante o dia, vi-me na cor dos gatos para o colocar a trabalhar quando saí do serviço às 19h, que é como quem diz foi à 1ª mas a muito custo, de manhã não tinha tido crise porque estava na garagem.
nunca mais acaba a pôrra do inverno! o quê ainda não começou? agora que tenho a dispensa cheia de oleo vaqueiro a €0.55 não o posso fritar, hum!!! se calhar por isso é que a promoção foi maior!
este post é para reportar a redução para 20% devido à temperatura exterior ter descido para 10ºc durante o dia. estava c/ 35%, mas como arrefeceu repentinamente durante o dia, vi-me na cor dos gatos para o colocar a trabalhar quando saí do serviço às 19h, que é como quem diz foi à 1ª mas a muito custo, de manhã não tinha tido crise porque estava na garagem.
nunca mais acaba a pôrra do inverno! o quê ainda não começou? agora que tenho a dispensa cheia de oleo vaqueiro a €0.55 não o posso fritar, hum!!! se calhar por isso é que a promoção foi maior!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Utilização de oleo usado
saudações oleosas,
este post é para informar que passei a utilizar ovd usado na proporção que estava com o ovd novo. após aprox. 2000km, noto que ao pegar, reage como se estivesse a utilizar o dobro de ovd novo . suponho que por o usado ser mais espesso, pelo que vou passar a utilizar novo e usado em % iguais, assim vou passar a circular no próximos km's com 70%gasóleo+15%ovd+15%ovd usado(isto se as temperaturas exteriores não vierem abaixo de 10ºc).
um oleoso abraço a todos
obs: para quem não tem sistema de pré-aquecimento (não tenho), recomendo a aquisição (se não tiver) de um termómetro, para se estar atento e ter a noção dos limites das misturas com temperaturas baixas.
este post é para informar que passei a utilizar ovd usado na proporção que estava com o ovd novo. após aprox. 2000km, noto que ao pegar, reage como se estivesse a utilizar o dobro de ovd novo . suponho que por o usado ser mais espesso, pelo que vou passar a utilizar novo e usado em % iguais, assim vou passar a circular no próximos km's com 70%gasóleo+15%ovd+15%ovd usado(isto se as temperaturas exteriores não vierem abaixo de 10ºc).
um oleoso abraço a todos
obs: para quem não tem sistema de pré-aquecimento (não tenho), recomendo a aquisição (se não tiver) de um termómetro, para se estar atento e ter a noção dos limites das misturas com temperaturas baixas.
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olá jorge
atenção aos cuidados a ter com o tratamento dos oleos usados. a filtragem não basta. existe humidade (h2o) e sal dissolvido nesta, além disso existem acidos gordos livres, que por não estarem ligados com outras moleculas resultam em agentes corrosivos que vão atacar as superficies metálicas dos diversos componentes do sistema de injecção e motor. tratando-se de oleo fortemente oxidado e de composição desconhecida (indice de iodo dos oleos secativos) tem tendencia para a polimerização.
enfim, recomendo uma conversa com os nossos amigos do bd sobre a lavagem e neutralização do ovu.
atenção aos cuidados a ter com o tratamento dos oleos usados. a filtragem não basta. existe humidade (h2o) e sal dissolvido nesta, além disso existem acidos gordos livres, que por não estarem ligados com outras moleculas resultam em agentes corrosivos que vão atacar as superficies metálicas dos diversos componentes do sistema de injecção e motor. tratando-se de oleo fortemente oxidado e de composição desconhecida (indice de iodo dos oleos secativos) tem tendencia para a polimerização.
enfim, recomendo uma conversa com os nossos amigos do bd sobre a lavagem e neutralização do ovu.
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Autor do tópico - Membro Silver
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caro manuelcar,
grato pela sua atenção (mais uma vez), e agora quanto ao oleo usado as recomendações vão todas no sentido do seu aviso, ou seja, uma lavagem do oleo, lavagem simples, segundo me disse o fry (creio eu).
procedimento que em boa verdade ainda não coloquei em prática devido a estar ainda no inicio da colocação de usado e também por ainda não ter encontrado a melhor forma para o lavar.
com um oleoso abraço me despeço,
grato pela sua atenção (mais uma vez), e agora quanto ao oleo usado as recomendações vão todas no sentido do seu aviso, ou seja, uma lavagem do oleo, lavagem simples, segundo me disse o fry (creio eu).
procedimento que em boa verdade ainda não coloquei em prática devido a estar ainda no inicio da colocação de usado e também por ainda não ter encontrado a melhor forma para o lavar.
com um oleoso abraço me despeço,
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volto a explicar... irrrrraaaaa
após a recolha do ovu (óleo vegetal usado) deixas repousar para que todos os resíduos fiquem no fundo. os que ficam a flutuar são faceis de remover por cima.
numa barrica ou recipiente com torneia no fundo, colocas 50% de oleo repousado sem a fundeira e 50% de água, agitas com uma vassoura 10 minutos, deixas repousar 1 hora. repetes 3 vezes esta operação. a água sai sempre pelo fundo.
se achares que 1 hora não é suficiente esperas 2 ou 3 ou podes ir trabalhar e fazer cada vês que vêns a casa . após a ultima, deixas repousar e secar durante uns dias ao sol ou aceleras com uma resistência.convêm ir fazendo purgas ao longo da secagem. quando estiver transparente, filtras com a perna dumas calças de ganga, e podes voltar a pôr na frigideira..ups no carro. o oleo fica novo.
é assim tão complicado???????
após a recolha do ovu (óleo vegetal usado) deixas repousar para que todos os resíduos fiquem no fundo. os que ficam a flutuar são faceis de remover por cima.
numa barrica ou recipiente com torneia no fundo, colocas 50% de oleo repousado sem a fundeira e 50% de água, agitas com uma vassoura 10 minutos, deixas repousar 1 hora. repetes 3 vezes esta operação. a água sai sempre pelo fundo.
se achares que 1 hora não é suficiente esperas 2 ou 3 ou podes ir trabalhar e fazer cada vês que vêns a casa . após a ultima, deixas repousar e secar durante uns dias ao sol ou aceleras com uma resistência.convêm ir fazendo purgas ao longo da secagem. quando estiver transparente, filtras com a perna dumas calças de ganga, e podes voltar a pôr na frigideira..ups no carro. o oleo fica novo.
é assim tão complicado???????
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Sócio Nº 4
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Autor do tópico - Membro Silver
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bons dias caro fry,
esta sua explicação já foi perceptível, quando lhe perguntei anteriormente não o fez desta forma e não me queixei, portanto não entendo essa do irraaa... a não ser algum mau feitio matinal comum a muito boa gente!
a vida são 2 dias e o carnaval são 3, portanto sigamos na boa, a propósito, pelo que li virou-se para o ovd, seja bem-vindo, mas irraaaa!!! que tardou tanto por esta opção
um oleoso abraço,
esta sua explicação já foi perceptível, quando lhe perguntei anteriormente não o fez desta forma e não me queixei, portanto não entendo essa do irraaa... a não ser algum mau feitio matinal comum a muito boa gente!
a vida são 2 dias e o carnaval são 3, portanto sigamos na boa, a propósito, pelo que li virou-se para o ovd, seja bem-vindo, mas irraaaa!!! que tardou tanto por esta opção
um oleoso abraço,
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Autor do tópico - Membro Silver
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bem hajam oleosos companheiros,
hoje é apenas para informar, que passei a barreira dos 20.000km's a "fritar" oleo novo e usado, já lá vão aprox. 450 lts, isto com diferentes percentagens de misturas. está tudo ok e recomenda-se!
um oleoso abraço a todos,
hoje é apenas para informar, que passei a barreira dos 20.000km's a "fritar" oleo novo e usado, já lá vão aprox. 450 lts, isto com diferentes percentagens de misturas. está tudo ok e recomenda-se!
um oleoso abraço a todos,
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30.000Km's a óleo
oi ppl,
.....e já lá vão 30.000km's a fritar óleo com funcionamento absolutamente normal e sem modificações. se as contas não me falham "derreti" já aproximadamente 800lts de ovd encaixando-me dentro dos seguintes parâmetros:
- 75% (ovd): percentagem utilizada em viagens superiores a 500km's, com introdução de 5 lts de gasóleo no final da viagem para inverter as percentagens no interior do depósito e assim não ter crise no arranque do dia seguinte (efectuei umas 17 ou 18 viagens destas);
- 40%-45% (ovd): percentagem mais usual, na loucura do dia-a-dia de 70km's díários, sendo 50km's de estrada e 20km's urbanos;
- 20% (ovd): percentagem utilizada nos dias mais frios e resguardando viatura à noite na garagem.
registe-se que a grande maioria do óleo derretido foi novo, e quando utilizei usado optei por "traçá-lo" 1/2 por 1/2 com novo. talvez por isso e por utilizar mais novo que usado, não notei grande vantagem na adição de gasolina (e até tenho andado na balda de a colocar).
nestes 30.000km's, só fui "apanhado na curva" uma ùnica vez, quando após a viagem matinal para o serviço e com 40%(ovd) no depósito estacionei e a temperatura arrefeceu repentinamente ao longo do dia, estando 10ºc às 19h, o que resultou ter-me visto na côr dos gatos para ele pegar, pegando à prolongada 2ª tentativa.
até uma próxima,
e com saudações oleosas me despeço,
.....e já lá vão 30.000km's a fritar óleo com funcionamento absolutamente normal e sem modificações. se as contas não me falham "derreti" já aproximadamente 800lts de ovd encaixando-me dentro dos seguintes parâmetros:
- 75% (ovd): percentagem utilizada em viagens superiores a 500km's, com introdução de 5 lts de gasóleo no final da viagem para inverter as percentagens no interior do depósito e assim não ter crise no arranque do dia seguinte (efectuei umas 17 ou 18 viagens destas);
- 40%-45% (ovd): percentagem mais usual, na loucura do dia-a-dia de 70km's díários, sendo 50km's de estrada e 20km's urbanos;
- 20% (ovd): percentagem utilizada nos dias mais frios e resguardando viatura à noite na garagem.
registe-se que a grande maioria do óleo derretido foi novo, e quando utilizei usado optei por "traçá-lo" 1/2 por 1/2 com novo. talvez por isso e por utilizar mais novo que usado, não notei grande vantagem na adição de gasolina (e até tenho andado na balda de a colocar).
nestes 30.000km's, só fui "apanhado na curva" uma ùnica vez, quando após a viagem matinal para o serviço e com 40%(ovd) no depósito estacionei e a temperatura arrefeceu repentinamente ao longo do dia, estando 10ºc às 19h, o que resultou ter-me visto na côr dos gatos para ele pegar, pegando à prolongada 2ª tentativa.
até uma próxima,
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atenção que o pegar não é o único sintoma de que as coisas vão mal. e para as percentagens maiores que relatas devias instalar um permutador eléctrico ou hidráulico. são dispositivos baratos e simples de instalar e reduzem o esforço da bomba de injecção. tens também que vigiar o óleo lubrificante. o hynek anda a investigar essa matéria, espero que em breve relate aqui os procedimentos de verificação.
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Autor do tópico - Membro Silver
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ops!!!
problemas a altas rotações...depois de abrandar acho que ainda fui apanhado pelo radar a 150km's/h , aguardo agora pela correspondência do fotógrafo para rectificar as percentagens de óleo para diluir a pastilha (segundo uma lei química sempre que ocorre uma reacção, ocorre uma outra para compensar a primeira).
até sábado
problemas a altas rotações...depois de abrandar acho que ainda fui apanhado pelo radar a 150km's/h , aguardo agora pela correspondência do fotógrafo para rectificar as percentagens de óleo para diluir a pastilha (segundo uma lei química sempre que ocorre uma reacção, ocorre uma outra para compensar a primeira).
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muito boa noite a todos,
fry, você tem falado muito sobre "filtras com a perna dumas calças de ganga" poderia por favor me dizer o tipo de tecido que é uma "calça de ganga" perdoe a minha ignorância mais estou um pouquinho distante e por aqui nunca ouvi falar nisso. tenho filtrado o meu ovu com filtro de combustivel gasolina e como não uso bomba demora muito.
abraços rê.
fry, você tem falado muito sobre "filtras com a perna dumas calças de ganga" poderia por favor me dizer o tipo de tecido que é uma "calça de ganga" perdoe a minha ignorância mais estou um pouquinho distante e por aqui nunca ouvi falar nisso. tenho filtrado o meu ovu com filtro de combustivel gasolina e como não uso bomba demora muito.
abraços rê.
Pick-up Ford F1000 4X2 & 4X4 30% OVD.
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Autor do tópico - Membro Silver
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dia 01agosto:
1º aniversário após o baptismo do óleo;
registe-se que não efectuei qualquer modificação na viatura, tendo apenas conjugado as percentagens de óleo adicionado com as temperaturas ambientes.
assim:
41054km's percorridos, sendo 10% em circuito urbano e restante em estrada;
2668lts de combustível consumidos (6,5lt/100km), dos quais 1067lts foram ovd , repartidos por 800lts de ovd novo e 267lts de ovd usado, sendo estes ùltimos colocados sempre em simultaneo e em quantidades iguais com ovd novo.
ocorreram:
2 mudanças de óleo do motor;
2 " " filtro de óleo;
1 " " " " gasóleo;
2 x 250ml de aditivo pª limpeza de injectores.
situações anómalas:
- durante um dia de inverno e estando com 40%ovd, temperatura desceu durante o dia de 18º para 10ºc às 19h e pegou com alguma dificuldade ;
- por vezes sai fumo escuro e logo de seguida fumo branco, ocorrendo esta situação em estrada de vez em quando e ao passar em algumas depressões da estrada e noutras vezes no arranque matinal.
saudações oleosas
1º aniversário após o baptismo do óleo;
registe-se que não efectuei qualquer modificação na viatura, tendo apenas conjugado as percentagens de óleo adicionado com as temperaturas ambientes.
assim:
41054km's percorridos, sendo 10% em circuito urbano e restante em estrada;
2668lts de combustível consumidos (6,5lt/100km), dos quais 1067lts foram ovd , repartidos por 800lts de ovd novo e 267lts de ovd usado, sendo estes ùltimos colocados sempre em simultaneo e em quantidades iguais com ovd novo.
ocorreram:
2 mudanças de óleo do motor;
2 " " filtro de óleo;
1 " " " " gasóleo;
2 x 250ml de aditivo pª limpeza de injectores.
situações anómalas:
- durante um dia de inverno e estando com 40%ovd, temperatura desceu durante o dia de 18º para 10ºc às 19h e pegou com alguma dificuldade ;
- por vezes sai fumo escuro e logo de seguida fumo branco, ocorrendo esta situação em estrada de vez em quando e ao passar em algumas depressões da estrada e noutras vezes no arranque matinal.
saudações oleosas
Última edição por Jorge Santos em sábado ago 04, 2007 1:34 am, editado 1 vez no total.
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