Protocolo...ou "receita"

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
ustaka
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 27, 2008 4:02 pm

Protocolo...ou "receita"

Mensagem por ustaka »

boas pessoal!!!!!

ja andei à procura no forum mas n encontro um protocolo actualizado pa fazer biodiesel..podem-m ajudar??
ja agora,será que posso adicionar alguem no msn para ser mais facil d m explicarem como funcionam as coisas??

obrigado

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por mnunespt »

humm...

é um bocado dificil não dar com ele, está logo no cimo em inamovivel.
isso é tudo preguiça de procurar?

bom aqui vai, assim não falha. clica aqui

antes do msn, aconselho-te a dares uma vista de olhos pelos tópicos aqui do forum. o pessoal gosta de ajudar, mas estar sempre a dizer a mesma coisa cansa e além do mais, já está tudo aqui.

abraço.


Autor do tópico
ustaka
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 27, 2008 4:02 pm

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por ustaka »

mnunespt Escreveu:humm...

é um bocado dificil não dar com ele, está logo no cimo em inamovivel.
isso é tudo preguiça de procurar?

bom aqui vai, assim não falha. clica aqui

antes do msn, aconselho-te a dares uma vista de olhos pelos tópicos aqui do forum. o pessoal gosta de ajudar, mas estar sempre a dizer a mesma coisa cansa e além do mais, já está tudo aqui.

abraço.
obrigado pela resposta......
esta eu tinha visto...mas quando se trata de oleos usados ha mais passos,tou errado??

abraço


rickytuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: terça mai 20, 2008 10:11 am

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por rickytuga »

ustaka Escreveu:
mnunespt Escreveu:humm...

é um bocado dificil não dar com ele, está logo no cimo em inamovivel.
isso é tudo preguiça de procurar?

bom aqui vai, assim não falha. clica aqui

antes do msn, aconselho-te a dares uma vista de olhos pelos tópicos aqui do forum. o pessoal gosta de ajudar, mas estar sempre a dizer a mesma coisa cansa e além do mais, já está tudo aqui.

abraço.
obrigado pela resposta......
esta eu tinha visto...mas quando se trata de oleos usados ha mais passos,tou errado??

abraço
pelo que sei do que li, pois também ando por cá há pouquíssimo tempo, só te compensa fazer bd com óleo usado, com óleo novo não é rentável. agora se te referes a ovd, aí sim, se usares óleo usado tens que o filtrar e lavar primeiro.
:arrow: Tenho dito

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por mnunespt »

para ovd, (oleo vegetal directo) será necessário filtrar lavar e secar e posteriormente vai para o deposito.
tirar os residuos maiores com uma malha. filtrar a 20 micras e depois a 5 ou 1 micras, lavar e secar.

nesta secção de biodiesel, e seguindo o protocolo, poderá ser feito da mesma forma. ou seja prepara-se o oleo como se fosse para ovd e depois faz-se biodiesel com ele.

no entanto, eu não faço assim. para poupar tempo e recursos uso o seguinte metodo:

1 - passo o oleo usado numa grelha apertada (tipo os cestos de rede metalica de lixo) isto para tirar os residuos maiores que me iriam entupir os tubos do processador ou bomba.

2 - vai logo directo para processamento. depois na decantação da glicerina, muito do lixo do oleo vai ficar na glicerina.

3 - depois de retirar a glicerina e ficar só com o bio, lavo-o com agua em chuveiro(nevoa), decanto a agua e seco.

4 - passo num filtro de 20 e posteriormente num filtro de 5 micras.

5 - testes, e deposito.


com este processo evita-se fazer duas lavagens, uma no inicio e uma no fim do processamento.
como para fazer bio é necessário o oleo estar sem agua nenhuma, seria necessário também fazer duas secagens, com o meu metodo não é preciso.

no entanto para oleos muito sujos, recomenda-se fazer uma pré-lavagem. o fry tem alguns artigos muito bons sobre estes assuntos. não esqueçam de pesquisar.

abraço.


Autor do tópico
ustaka
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 27, 2008 4:02 pm

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por ustaka »

3 - depois de retirar a glicerina e ficar só com o bio, lavo-o com agua em chuveiro(nevoa), decanto a agua e seco.
metes a agua sempre a mexer (ou com a bomba ligada),certo??quanta agua usas??para secar elevas a temperatura a 100ºc???

5 - testes, e deposito.
que testes fazes??

desculpa asperguntas, mas inda sou rookie...

abraço e obrigado

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por mnunespt »

acredites ou não existem dezenas de "posts" com as respostas às tuas dúvidas.

procura tópicos de lavagem de biodiesel e tópicos de testes de biodiesel
anda aqui tudo, mas tens de mastigar a comida por ti próprio. não posso estar sempre a dar-te a "papa na boca"

boas pesquisas

marco.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por lobão »

ustaka, aceita a idéia de um amigo, tira um tempo para ler os tópicos de teu interesse no caso bio diesel ,após leres tira um tempo e faz uns testes com meio litro de óleo, não importa o resultado, aí sim volta aqui que todas as dúvidas serão esclarecidas, e você verá que fazer bd é uma coisa simples, e com o tempo, com erros e acertos aprenderás a coisa mais difícil que é fazer bd de qualidade!

mãos obra e boa leitura, que após a leitura estaremos aqui para tirar qualquer dúvidas se elas existirem, ou para trocar conhecimentos!!!

um abraço!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por Luciano Kaefer »

nem mais!

o que temos aqui já publicado, com riqueza de detalhes, fotos, testes, daria para fazer uma enciclopédia.

vais ter que vasculhar. não há jeito.

pensar que todas as informações e os autores virão ao seu tópico para lhe informar como se faz biodiesel... não é assim que funciona.
tem tópicos abertos que foram gestados como uma criança, cercada de muitos detalhes.

vais ter que vasculhar. não tem jeito.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
ustaka
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 27, 2008 4:02 pm

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por ustaka »

boas pessoal.....
ja tenho os ingredientes todos em casa pa fazer o 1º litro.....dps posto fotos...

abraço

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Protocolo...ou "receita"

Mensagem por lobão »

é isso aí mãos a obra, e ficamos no aguardo das fotos!!


um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”