Dúvidas para conversão

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Dúvidas para conversão

Mensagem por tractortp »

boas.

estou a pensar adaptar um carro para 100% eléctrico, mas tenho muitas dúvidas, tais como, que motor será preciso, quantas baterias e de que tipo para uma autonomia de +/- 300 kms.

o carro em questão pesa 950kg e tem motor 1.6 de 90cv com caixa de 5v e tracção trazeira.


abraços
Sócio nº 37

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por celsomenaia »

oi

isso é uma pergunta complicada de responder no imediato, gostava de saber mais sobre o carro, marca modelo, relação de caixa diferencial, se é tracção traseira ou à frente.

pode-se optar por diferentes sistemas, mas o principal factor decisivo, é quanto está pervisto gastar, apartir de um valor , pode-se então ver o diferente material , e jogar entre diferentes opcções.

talvez não fosse esta a resposta que procura, já que efectivamente , não digo nada de concreto

mas saber qual o carro que vai usar é quanto quer gastar, é um bom ponto de partida, para depois se começar a pensar nas soluções aplicaveis

cumprimentos

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por celsomenaia »

bem pelo menos para uma autonomia de 300 km tem que ir para baterias de litio, e ai pode gastar qualquer como ~15000 a 30000 € ???
para carregar um banco de baterias recomendo um dos melhores carregadores que conheço, brusahttp://www.brusa.biz/products/e_nlg511_sx316.htm mas tem um preço bastante alto, mas se realmente for para as baterias de litio um bom carregador aumenta o tempo de vida das baterias.
com tracção traseira, talvez se possa "ligar" o motor directamente ao diferencial, e ai talvez ganhar algum espaço para as baterias, por isso convem saber a relação do diferencial.
por mim eu aconselho um motor ac , já que tem rendimentos superiores e podem efectuar travagem regenerativa.

eu proprio tenho quero converter um carro para electrico, mas já um carro "decente" que possa fazer já viagens mais longas mais de 2 pessoas, com autonomia para 200km, a distancia de lisboa a ponte de sor, ou seja o local de trabalho/estudo e a minha terrinha.

cumprimentos
celso menaia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por tractortp »

celsomenaia, obrigado pela resposta, o carro em questão é um toyota corolla de 1977.



andei à procura em sucatas e encontrei uma citro berlingo electrica ( ex ctt ).

será que tem o que é necessário para adaptação ou não será um bom ponto de partida ?



abraços
Sócio nº 37


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por TOZEVE »

boas

acho que deve ser um bom ponto de partida, se nao quiseres ir por ai diz qualquer coisa que eu fico com o citroen.

tractortp Escreveu:celsomenaia, obrigado pela resposta, o carro em questão é um toyota corolla de 1977.



andei à procura em sucatas e encontrei uma citro berlingo electrica ( ex ctt ).

será que tem o que é necessário para adaptação ou não será um bom ponto de partida ?



abraços
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por celsomenaia »

onde é que encontras-te essa raridade, se eu encontra-se uma coisa dessas trazia pra casa !

a sério, quanto é que queriam pela carrinha ?

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por ventoinhas »

se o sucateiro descobre que tem tanta gente interesada vai querer mais que o preco de novo .seria optimo que essa citroen viesse parar as maos dos afecçionados aqui do forum que tem muita garra e vontade de mostrar que em portugal a ecologia é um assunto serio e a electricidadse como alternativa viavel e a desenvolver
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por celsomenaia »

oi

a relação do diferencial deve ser à entre 3,91 e 4,11, o que para um sistema sem caixa de velocidades, o motor ligado directamente ao diferencial, é necessário +-4000 rpm aos 100km/h

penso que seja uma boa solução , já que se pode poupar bastante espaço, porque para o carro fazer 300km tens que pensar onde se vai colocar todas as baterias.

se o motor for colocado perto do eixo traseiro, isso vai libertar toda a parte da frente, para as baterias

e a berlingo eléctrica, qual era o estado em que estava ?

das minhas viagens as sucateiras, ainda não tive sorte de encontrar assim um carro eléctrico !!

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por tractortp »

quanto à berlingo, pediram-me 1000 mocas por todo sistema propulsor.

para mim é muito para esperiencias....
Sócio nº 37

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por celsomenaia »

1000 euros ainda é puxado, até porque as baterias já devem estar mais do que estragadas, mas isso esta onde mesmo assim dá que pensar

cumprimentos

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por jmal »

celsomenaia Escreveu:1000 euros ainda é puxado, até porque as baterias já devem estar mais do que estragadas, mas isso esta onde mesmo assim dá que pensar

cumprimentos
então e por quanto fica o veiculo todo. 1000 euros pelo sistema de propulsão, se estiver bom é muito bom preço, não se esqueçam que o motor e o controlador não tem desgaste, ou o que tem é minimo e simples de reparar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por celsomenaia »

pode não ser bem assim, pode ter algum problema na electrónica, espero que não !!!

vamos lá então saber onde está a berlingo electrica, estou com vontade de comprar pra recuperar, era bom que tivesse papeis, mas se calhar foi pra abate !!

tractortp, gostava mesmo de saber onde está essa carrinha, claro se não quiser ficar para si

cumprimentos

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Dúvidas para conversão

Mensagem por ventoinhas »

tenho feito atencao às carrinhas da ctt e ainda nao consegui ver nenhuma electrica .
se essa carrinha esta na sucata por alguma razao forte é a menos que tivesse sido acidente .
como sei o que é sofrer por algo que nos entusiasma e nos tira o sono quando temos vontade de resolver problemas .
gostaria de pedir ao tractortp para enviar a-os interessados colegas do forum as cordenadas do veiculo em questao
de que serve esse veiculo nas maos de quem nao consegue ter oportunidades tecnicas e financeiras para fazer esperiencias positivas?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”