Alterações Corsa 1.5 D
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manuelcar tenho umas duvidas em relação à tal bombinha pica-pau é o seguinte, já deves ter reparado que estou com problemas no 205 por causa da viscosidade do ov e a teimosia em sair do tanque até à bi, na batalha e em conversas como toni64 ele disse-me que não era necessário uma bt para o meu carrito que este tipo de equipamento se usa em viaturas de maior consumo ou em carros com common rail e coisas assim, mas pensado melhor não ficava nada mal um bt dessas a sugar ov do tanque até ao permutador. a minha dúvida reside na pressão de funcionamento dessa bt como é controlada? tem algum retorno? já vi alguns esquemas que andam aqui mas continuo sem compreender o funcionamento dela porque quando vamos "prego a fundo" a bt tem que dar pais ov á bi e quando estamos na ic19 no para e arranque o que ela faz?
eléctrico nunca mais dizes nada! como andam os teus testes? o teu kit 2t já ta afinado?
eléctrico nunca mais dizes nada! como andam os teus testes? o teu kit 2t já ta afinado?
Boas frituras
Rui Leal
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Rui Leal
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Autor do tópico - Membro Silver
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ola rpl
andei com fora do fórum por uns tempos mas ja estou em forma
com respeito a bt se precisares poço enviar-te uma copia dos características de uma facet que tenho por aqui se te quiseres entreter.
com respeito a esta bt já a testei a tirar ov 100 de dentro da garrafa por um tubo com +/- 3mts vazio e aquilo foi so ligar e ferra logo (saída em aberto )
com respeito a testes isto esta um pouco parado estou a manter a fritadeira a ov 30-35 + 2-3 gasolina
estou também a ultimar preparativos para a adaptação do corsa para ov 80-90% falta algum material ainda .
penso mais 1 ou 2 semanas e tenho tudo preparado para a alteração do corsa.
cumprimentos a todos
andei com fora do fórum por uns tempos mas ja estou em forma
com respeito a bt se precisares poço enviar-te uma copia dos características de uma facet que tenho por aqui se te quiseres entreter.
com respeito a esta bt já a testei a tirar ov 100 de dentro da garrafa por um tubo com +/- 3mts vazio e aquilo foi so ligar e ferra logo (saída em aberto )
com respeito a testes isto esta um pouco parado estou a manter a fritadeira a ov 30-35 + 2-3 gasolina
estou também a ultimar preparativos para a adaptação do corsa para ov 80-90% falta algum material ainda .
penso mais 1 ou 2 semanas e tenho tudo preparado para a alteração do corsa.
cumprimentos a todos
Corsa A1.5D OV40/60
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ummm
mas esse controlo é todo feito dentro da bt? não tem algum pressostato ou algo assim?
tamos a falar desta valvula portanto
hardi 12 v 18812
hardi 18812 bomba auxiliar
capacidade: 130ltr./h
membrana
pressão: 0,38 bar
poder de bombagem adapta-se ao consumo
limites de temperatura: -40 °c bis +80 °c
ligações: tubo de combustível 8 mm de diâmetro interno
com chapa de suporte
voltagem: 12v
não pus a foto por causa da pub!
mas esse controlo é todo feito dentro da bt? não tem algum pressostato ou algo assim?
tamos a falar desta valvula portanto
hardi 12 v 18812
hardi 18812 bomba auxiliar
capacidade: 130ltr./h
membrana
pressão: 0,38 bar
poder de bombagem adapta-se ao consumo
limites de temperatura: -40 °c bis +80 °c
ligações: tubo de combustível 8 mm de diâmetro interno
com chapa de suporte
voltagem: 12v
não pus a foto por causa da pub!
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Autor do tópico - Membro Silver
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bom trabalho, parabéns.
cuidado com a temperatura do ov, temperatura ideal é de 75 ºc que deve manter-se. qual a potência do aquecimento?
o ov não deve contaminar o depósito do gasóleo senão podes ter problemas com arranque, combustão incompleta e todos os problemas consequentes. como vais fazer para purgar o ar?
faz uma relação do material que usaste e o investimento.
cuidado com a temperatura do ov, temperatura ideal é de 75 ºc que deve manter-se. qual a potência do aquecimento?
o ov não deve contaminar o depósito do gasóleo senão podes ter problemas com arranque, combustão incompleta e todos os problemas consequentes. como vais fazer para purgar o ar?
faz uma relação do material que usaste e o investimento.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
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Hynek
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Autor do tópico - Membro Silver
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ola rpl não e vergonha nenhuma os teu esquemas só são diferentes mais nada.com respeito ao autómato e de linha baixa do tipo reles programáveis.
se quiseres mais pormenores ...pm...so por causa da publicidade.mais tarde vou editar o poste para explicar o funcionamento.
cumprimentos
há amigo hynec o investimento fica um bocado menos de um kit v2.2b de 2 depósitos nas ainda tenho de faser as contas .
o permutador e do tipo combinado 340w + filtro aquecido a montante igual ao de origem no carro (falta a resistência no esquema)
cumprimentos
se quiseres mais pormenores ...pm...so por causa da publicidade.mais tarde vou editar o poste para explicar o funcionamento.
cumprimentos
há amigo hynec o investimento fica um bocado menos de um kit v2.2b de 2 depósitos nas ainda tenho de faser as contas .
o permutador e do tipo combinado 340w + filtro aquecido a montante igual ao de origem no carro (falta a resistência no esquema)
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
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olá pessoal, desculpem lá a cena das maiusculas , mas é que trabalho mt com caps lock e apesar de saber que aqui por estas coisas significa gritar o que é facto é que por vezes esqueço-me. mais uma vez desculpem-me , quanto as minhas maquinas são voadoras pelo que mesmo que se grite n se ouve nada .
quanto a ajuda para montar ai o corsa , well sem conhecimentos de mecanica fica um pouco dificil mas se o amigo for de lx é bem possivel que nos encontremos por ai e com alguma ajuda vamos lá. até pq no corsa é mt facil de fazer. entre em contacto ai pelo email , [email protected] depois combinamos. mas isso para ficar robusto sempre fica ai por uns 200 euritos.
já alguem montou um mercedes? nem imaginam a dor de cabeça que aquilo é , aquela bomba injectora tem mais tubagem que uma central nuclear, ainda n consegui mas nada é impossivel.
abraço boas fritadas
quanto a ajuda para montar ai o corsa , well sem conhecimentos de mecanica fica um pouco dificil mas se o amigo for de lx é bem possivel que nos encontremos por ai e com alguma ajuda vamos lá. até pq no corsa é mt facil de fazer. entre em contacto ai pelo email , [email protected] depois combinamos. mas isso para ficar robusto sempre fica ai por uns 200 euritos.
já alguem montou um mercedes? nem imaginam a dor de cabeça que aquilo é , aquela bomba injectora tem mais tubagem que uma central nuclear, ainda n consegui mas nada é impossivel.
abraço boas fritadas
o maquinista
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um e 250 com 15 anos , motor aspirado de 1480 5 c, se não me falha a memória.
o meu problema está no funcionamento da bomba injectora que n sei de que tipo é, tem uma serie de tubagem a entrar para la e retorno ao filtro pelo que fiquei assim meio tonto a olhar para aquilo. mas acho que já descobri como fazer , mas de qualquer forma se o amigo tiver ai um esquematico agradecia.
abraço
o meu problema está no funcionamento da bomba injectora que n sei de que tipo é, tem uma serie de tubagem a entrar para la e retorno ao filtro pelo que fiquei assim meio tonto a olhar para aquilo. mas acho que já descobri como fazer , mas de qualquer forma se o amigo tiver ai um esquematico agradecia.
abraço
o maquinista
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Autor do tópico - Membro Silver
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ola
de volta ao tema do tópico uma vez mais.
alterações ao sistema de alimentação de combustível
com alguma pesquisa no fórum tirei as seguintes conclusões que servem de base para o projecto desenvolvido a seguir.
objectivo:
converter um veículo para óleo vegetal directo.
- marca: opel
- modelo corsa a
- ano 1998
a conversão pretende-se o mais segura possível com base nos dados obtidos.
pontos considerados:
- não permitir o.v. por mais de 30s ao relentim
- aquecimento do circuito de combustível pelo aquecedor do filtro a seguir ao arranque evitar perca de temperatura a quando da transição (choque térmico)
- aquecimento de o.v. 30s após arranque
- aquecimento por agua a partir de quando a mesma atinja 50ºc
- comutação para o.v. só depois de atingidos 60ºc
- controlo de aquecimento a de o.v. a 75ºc
- quando o o.v. atingir 80ºc faz retorno ao tanque de o.v. e alimenta com p.d. par baixar a temperatura
algoritmo:
arranque a petrodiesel .após arranque faz purga de combustível e liga aquecimento forcado do filtro de origem (forçado no inverno e opcional no verão). 30s após arranque liga aquecimento de o.v. (permutador combinado mais filtro aquecido) quando atinge 60ºc comuta para o.v. e desliga aquecimento do filtro. depois de a temperatura da água atingir 50ºc abre a válvula que alimenta o permutador. na eventualidade de a temperatura atingir 80ºc desliga alimentação de o.v. ate a temperatura estabilizar. sempre que o carro esteja ao relantim por mais de 30s faz purga de combustível e passa a petrodiesel. retorna a o.v. 20s depois de deixar de estar a relantim. após 30s de petrodiesel pode ser parado em segurança. todo o processo e controlado automaticamente sem necessidade de intervenção e fornece informações de estado ao condutor.
esquemas:
circuito de combustível e aquisição de dados
memoria descritiva
1 válvula de agua (aquecimento)
2 pre-filtro
3 bomba de transferência
4 filtro aquecido (o.v.)
5 permutador combinado
6 filtro aquecido (petrodiesel)
7 válvula anti-retorno
8 filtro fino
9 válvula de selecção de combustível
10 unidade de gestão
11 válvula de selecção de retorno
circuito eléctrico
programação:
este projecto ainda esta em estudo assim pode vir a sofrer alterações.
ainda aguardo algum material quando o reunir faço montagem e coloco fotos
cumprimentos
de volta ao tema do tópico uma vez mais.
alterações ao sistema de alimentação de combustível
com alguma pesquisa no fórum tirei as seguintes conclusões que servem de base para o projecto desenvolvido a seguir.
objectivo:
converter um veículo para óleo vegetal directo.
- marca: opel
- modelo corsa a
- ano 1998
a conversão pretende-se o mais segura possível com base nos dados obtidos.
pontos considerados:
- não permitir o.v. por mais de 30s ao relentim
- aquecimento do circuito de combustível pelo aquecedor do filtro a seguir ao arranque evitar perca de temperatura a quando da transição (choque térmico)
- aquecimento de o.v. 30s após arranque
- aquecimento por agua a partir de quando a mesma atinja 50ºc
- comutação para o.v. só depois de atingidos 60ºc
- controlo de aquecimento a de o.v. a 75ºc
- quando o o.v. atingir 80ºc faz retorno ao tanque de o.v. e alimenta com p.d. par baixar a temperatura
algoritmo:
arranque a petrodiesel .após arranque faz purga de combustível e liga aquecimento forcado do filtro de origem (forçado no inverno e opcional no verão). 30s após arranque liga aquecimento de o.v. (permutador combinado mais filtro aquecido) quando atinge 60ºc comuta para o.v. e desliga aquecimento do filtro. depois de a temperatura da água atingir 50ºc abre a válvula que alimenta o permutador. na eventualidade de a temperatura atingir 80ºc desliga alimentação de o.v. ate a temperatura estabilizar. sempre que o carro esteja ao relantim por mais de 30s faz purga de combustível e passa a petrodiesel. retorna a o.v. 20s depois de deixar de estar a relantim. após 30s de petrodiesel pode ser parado em segurança. todo o processo e controlado automaticamente sem necessidade de intervenção e fornece informações de estado ao condutor.
esquemas:
circuito de combustível e aquisição de dados
memoria descritiva
1 válvula de agua (aquecimento)
2 pre-filtro
3 bomba de transferência
4 filtro aquecido (o.v.)
5 permutador combinado
6 filtro aquecido (petrodiesel)
7 válvula anti-retorno
8 filtro fino
9 válvula de selecção de combustível
10 unidade de gestão
11 válvula de selecção de retorno
circuito eléctrico
programação:
este projecto ainda esta em estudo assim pode vir a sofrer alterações.
ainda aguardo algum material quando o reunir faço montagem e coloco fotos
cumprimentos
Última edição por Eletrico em quarta nov 14, 2007 11:57 pm, editado 1 vez no total.
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Autor do tópico - Membro Silver
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ola
rpl ainda falta saber os €
depois de ter todo o material reunido faço lista de material e o valor final que em primeira analise não deve ultrapassar 750€
para dar uma ajuda relato também onde comprei mas basicamente o fornecedor e a net
cumprimentos
rpl ainda falta saber os €
depois de ter todo o material reunido faço lista de material e o valor final que em primeira analise não deve ultrapassar 750€
para dar uma ajuda relato também onde comprei mas basicamente o fornecedor e a net
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Corsa A1.5D OV40/60
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vivam.. ..
electrico...fantástico trabalho sobre um sistema de 2 tanques..e com pormenores de requinte..os tais cuidados com o relanti..
parabens..não só pelo sistema..mas tambem.. e principalmente.. pelo exemplo..demonstráste..e muito bem..que ler..estudar..inovar e trabalhar trás frutos..como este teu óptimo trabalho muito bem patenteia..
mais uma vez..as minhas felicitações..
um abraço
[***************]
electrico...fantástico trabalho sobre um sistema de 2 tanques..e com pormenores de requinte..os tais cuidados com o relanti..
parabens..não só pelo sistema..mas tambem.. e principalmente.. pelo exemplo..demonstráste..e muito bem..que ler..estudar..inovar e trabalhar trás frutos..como este teu óptimo trabalho muito bem patenteia..
mais uma vez..as minhas felicitações..
um abraço
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Autor do tópico - Membro Silver
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ola como pode calcular ainda assim a parte de programação aqui demonstrada não esta completa pois dado não saber como se faz estas coisas das patentes e ate não estava para ai virado tinha de alguma maneira proteger o trabalho (espero que compreendam) com relação a patentes para já não estou para ai virado (afinal isto ate e trabalho e experiências de muita gente e seria errado do meu ponto de vista aproveitar-me disso) no entanto uma parceria para desenvolvimento era bem vinda alias isto praticamente começou tudo por causa disso .[***************] Escreveu:vivam.. ..
electrico...fantástico trabalho sobre um sistema de 2 tanques..e com pormenores de requinte..os tais cuidados com o relanti..
parabens..não só pelo sistema..mas tambem.. e principalmente.. pelo exemplo..demonstráste..e muito bem..que ler..estudar..inovar e trabalhar trás frutos..como este teu óptimo trabalho muito bem patenteia..
mais uma vez..as minhas felicitações..
um abraço
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