Glicerina solidificou dentro do processador... e agora...

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Glicerina solidificou dentro do processador... e agora...

Mensagem por mnunespt »

viva!

tenho feito bastantes lotes de bd com sucesso, sempre como mandam as regras.

neste ultimo, e com a pressa de sair de casa, esqueci-me de meter os 5% de agua no final.
deixei a mistura a decantar e durante a noite com o frio a glicerina solidificou. sempre que ponho a agua isto nunca aconteceu, a glicerina sai pela manhã bem liquida mesmo quando faz bastante frio de noite.

quando fui a abrir a torneira para drenar a glicerina, não saia nada, espetei um arame para dentro do tubo e voilá, glicerina mesmo muito espessa veio agarrada ao mesmo, tipo massa consistente.

agora tenho o bio por cima e a glicerina rija em baixo e entupio os tubos desde o fundo da cuba até á bomba.

alguem tem alguma ideia para ajudar a tirar a glicerina? meti agora mesmo a cuba a aquecer a ver se ela derrete e fica liquida, se resultar meto em circulação e deixo a decantar outra vez.

alguem tem outra ideia?

abraço,


marco.

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

viva isso n tem tipo uma escotilha em baixo para se poder tirar a unha ??
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!

sim, tem uma escotilha lateral que dá bem para chegar ao fundo.

se não conseguir derreter a glicerina e mistura-la de novo no bio para decantar, vou ter mesmo de tirar o bio por cima (tipo cifão) para bidões e depois abrir a cuba e "sujar as mãos".

estou a ver se o calor resulta ou não, no entanto se alguem a quem já tenha acontecido o mesmo der uma dica de como resolveu, pode ser que poupe algumas dores de cabeça,

abraço,

marco.

ps: esquecer de por os 5% de agua no final é que nunca mais vou esquecer.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

depende de como for o seu processador. se e' daqueles que possui aquecimento, tem que ligar o aquecedor e aguardar vir para a forma liquida.
se for um equipamento em metal, e vc nao tiver aquecimento interno, podera optar por aquecer externamente ( com uso de macarico ).

se for equipamento em plastico, vai ter que drenar por cima o bd e meter a mao na sujeira ( protegida por luvas , pois vc tem na glicerina metanol e soda, produtos que adoram desintegrar carnes...)

saudacoes

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva luciano,

tens a certeza que com o calor aquilo volta a liquido? sabes a que temperatura devo por?

abraço,


marco.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

a temperatura é a solução mais correcta. basta aquecer a 60º e desentupir com um arame os tubos exteriores, ou se forem de metal, aquecê-los com pistola de gaz. nunca se desliga a resistência até toda a glicerina ser extraída. a rentabilidade do processo é fazer tudo seguido, incluindo lavagens, aproveitando sempre o facto de a resistência estar sempre ligada.

abraços
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!

mais uma vez obrigado.

hoje estou de folga e vou já tratar disto! está sol o que ajuda a poupar alguma energia. derreter a glicerina toda vai demorar.

depois conto como correu.

um abraço,


marco.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

afinal foi facil...

como a glicerina estava dura, nada melhor do que desapertar as uniões e tubagens inferiores para desentupimento. desmontei, é quase tudo tubos de encaixar...

tirei a tubagem de baixo, meti em agua quente, saiu a glicerina toda e ficou a tubagem limpa. voltei a montar a tubagem na cuba.

liguei a resistencia, esperei, e mexi com um pau para a glicerina se dissolver outra vez no bio. meti em circulação, durante um bocado para a glicerina derreter bem. meti os 5% de agua. desliguei e deixei a repousar.

agora à noite já tirei a glicerina toda sem problemas. perfeito.

já fiz duas lavagens, amanhã durante o dia faço a ultima e seco.

obrigado a todos,

abraço,


marco.


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Mensagem por Wilson »

mnunespt Escreveu:viva!

mais uma vez obrigado.

hoje estou de folga e vou já tratar disto! está sol o que ajuda a poupar alguma energia. derreter a glicerina toda vai demorar.

depois conto como correu.

um abraço,


marco.
vejo assim. "se a fase final é o processo de decantação" é melhor retirar o óleo e deixar a glicerina no fundo para juntar-se a seguinte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

de facto não é possivel, porque o procesador faz tudo na mesma cuba. reacção, decantação, lavagem e secagem. logo a decantação não é a ultima etapa.

como nunca mais me esqueci dos 5% de agua finais, nunca mais tive problemas.

abraço,


marco.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”