Custos de carregamento EV em postos públicos
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Este fdsemana carreguei em 2 PCR (AS Pombal N/S, e Lidl Leiria), bem como em 2 PCN em Leiria sem qualquer problema.... era um fdsemana que podia ser problemático mas felizmente não foi...ainda bem...
Dito isto, a oferta de PCR na A1 é ainda muito curta... em Pombal só 1 posto... basta estar alguém a carregar que já é uma chatice de tempo perdido... e ainda não ter 1 PCR na Mealhada (N/S) é simplesmente estúpido.... estão em planemamento mas ainda nada...
Deu para testar Android Auto e joguinhos gamesnacks.... funcionam bem mas ver as diferenças no ecrã minusculo 7" do leaf não é fácil... ajudou a passar o tempo
Dito isto, a oferta de PCR na A1 é ainda muito curta... em Pombal só 1 posto... basta estar alguém a carregar que já é uma chatice de tempo perdido... e ainda não ter 1 PCR na Mealhada (N/S) é simplesmente estúpido.... estão em planemamento mas ainda nada...
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"Freddy Krueger"
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Mas pelo menos em Pombal dá para trocar de sentido e ir carregar ao outro lado. Quanta vez já fiz isso, sobretudo antes de haver Superchargers e ser comum ver PCRs ocupados com Teslas.Freddy_krueger Escreveu: ↑segunda ago 30, 2021 1:27 pm Dito isto, a oferta de PCR na A1 é ainda muito curta... em Pombal só 1 posto... basta estar alguém a carregar que já é uma chatice de tempo perdido... e ainda não ter 1 PCR na Mealhada (N/S) é simplesmente estúpido.... estão em planemamento mas ainda nada...
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Na Sexta (por volta das 8pm) ainda pensei que fosse lerpar na AS Pombal N/S pois passaram alguns Tesla por mim.... mas a carregar devem ter ido primeiro ao Leitão (Mealhada) ou à reza (Fátima) ... ainda bem que assim correu mesmo bem para ir jantar a casa dos meus pais a Leiria com carro já pronto para dia seguinte...e foi mesmo bom...cheguei com 25 e saí com 62%...sempre com carga acima de 40kw.... no leaf 40kwh o throttling potência de carga começa por volta dos 61%...
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Nunca mais vi um Tesla num PCR da A1 desde os leitões e da reza. Nem nos PCRs da A2. Agora Évora, chiça foram tempos de espera tanto na ida para Espanha como no regresso.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
O pessoal fala mal do SuC de Montemor-o-Novo... talvez por isso prefiram ir a Évora...rnlcarlov Escreveu:Nunca mais vi um Tesla num PCR da A1 desde os leitões e da reza. Nem nos PCRs da A2. Agora Évora, chiça foram tempos de espera tanto na ida para Espanha como no regresso.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Esperas em SUC em Portugal!? A sério? Quantos stalls tem? Só tinha ouvido disso nos EUA (na california pessoal usa os SUC como forma de carregamento dia-a-dia)...
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
O que diz dizer foi que quando apanhei as secas em Évora com o Tesla no PCR, os SUCs ainda não se pagavam.Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta set 01, 2021 1:14 pm Esperas em SUC em Portugal!? A sério? Quantos stalls tem? Só tinha ouvido disso nos EUA (na california pessoal usa os SUC como forma de carregamento dia-a-dia)...
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Mas agora ambos pagam....será que Teslas continuam a preferir Évora (o PCR é bem situado para dar um salto à cidade... e um 100 (s/X) a carregar a 50kw bem que pode ir à cidade mais de 1h passear....
Eu nos PCR tento (se for possível) carregar só na máxima velocidade (0-60%) a 41-44kw.... dos 25-62% em Pombal, foram 15 minutitos...
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Agora também passámos de 1 para 4 PCRs em Évora, logo já não me preocupo tanto. Mas parece-me que era mesmo isso que acontecia. Da vez que fiquei na seca ao fim de uma eternidade apareceu um casalinho que vinha a passear calmamente vindo da direção do centro, entrou e foi-se embora. Entretanto esteve cerca de 1h40 a ocupar o único PCR num raio de 70km para encher o Tesla até 100%.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Também me aconteceu mas o Sr (para aí uns 80 anos) do TMX100 nem conhcia SUC Montemor e precisava dos 100% para chegar perto da Lousã.... apanhei uma seca valente e só precisava de 30minutos de carga...
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
É curioso isso. Logo os Teslas que indicam tudo e mais alguma coisa sobre os SUCs, a que velocidade se pode ir para lá chegar, condicionar a bateria para carregar mais rápido....
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Sim, há esperas nos SuC em Portugal!Freddy_krueger Escreveu:Esperas em SUC em Portugal!? A sério? Quantos stalls tem? Só tinha ouvido disso nos EUA (na california pessoal usa os SUC como forma de carregamento dia-a-dia)...
Principalmente em Alcantarilha, mas também por vezes em Alcácer e Fátima.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Com o aumento da quantidade de carros eléctricos, mesmo que muitos carreguem quando estão estacionados, nas viagens maiores certamente haverá filas.
Por exemplo o novo opel-e que carrega a 100kw 80% em 30 minutos e tem alcance de 300 e tal km, se quiser ir de Lisboa ao Porto na A1 a 130km/h com condução "desportiva" para fazer essa média de velocidade, tem alcance de 150km*... será preciso carregar pelo menos a meio da viagem durante os tais 30minutos
Actualmente nem há carregadores "ultra rápidos"/160kW a meio da A1, só em Santarém, mas mesmo que houvesse, em hora de ponta quantos carros passam actualmente numa estação de serviço em 30 minutos, alguns 40 ou 50? E se 10% desses carros fossem EV's com 300km de alcance que na autoestrada têm realisticamente 1/4 do alcance de um depósito de gasóleo, logo necessitam de carregamentos rápidos 4x mais vezes (todos nós evitamos as estaçõe$ de $erviço das autoeStrada$). Quantos postos de carregamento rápido seriam necessários? 16 ou 20 ? A uma média de 80kW cada estaríamos a falar de mais de 1 MW de alimentação eléctrica...
A rede eléctrica que liga as estações de serviço está pronta para esse tipo de potências?
Não seria melhor licenciar áreas maiores com centrais de painéis solares e onde houver condições (provavelmente poucos sítios) licenciar eólicas perto das estações de serviço? Pelo menos aí sabíamos que estávamos a abastecer com uma parte garantidamente energia renovável e não com electricidade feita a partir de gás natural.
*
https://www.opel.pt/carros/gama-corsa/c ... ndice.html
Por exemplo o novo opel-e que carrega a 100kw 80% em 30 minutos e tem alcance de 300 e tal km, se quiser ir de Lisboa ao Porto na A1 a 130km/h com condução "desportiva" para fazer essa média de velocidade, tem alcance de 150km*... será preciso carregar pelo menos a meio da viagem durante os tais 30minutos
Actualmente nem há carregadores "ultra rápidos"/160kW a meio da A1, só em Santarém, mas mesmo que houvesse, em hora de ponta quantos carros passam actualmente numa estação de serviço em 30 minutos, alguns 40 ou 50? E se 10% desses carros fossem EV's com 300km de alcance que na autoestrada têm realisticamente 1/4 do alcance de um depósito de gasóleo, logo necessitam de carregamentos rápidos 4x mais vezes (todos nós evitamos as estaçõe$ de $erviço das autoeStrada$). Quantos postos de carregamento rápido seriam necessários? 16 ou 20 ? A uma média de 80kW cada estaríamos a falar de mais de 1 MW de alimentação eléctrica...
A rede eléctrica que liga as estações de serviço está pronta para esse tipo de potências?
Não seria melhor licenciar áreas maiores com centrais de painéis solares e onde houver condições (provavelmente poucos sítios) licenciar eólicas perto das estações de serviço? Pelo menos aí sabíamos que estávamos a abastecer com uma parte garantidamente energia renovável e não com electricidade feita a partir de gás natural.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Está previsto para breve PCUR em Aveiras de Cima, Leiria, Pombal, Cantanhede, Antuã, Vila Nova de Gaia.pedrosilva Escreveu: ↑quarta set 22, 2021 9:24 am
Actualmente nem há carregadores "ultra rápidos"/160kW a meio da A1, só em Santarém, mas mesmo que houvesse, em hora de ponta quantos carros passam actualmente numa estação de serviço em 30 minutos, alguns 40 ou 50? E se 10% desses carros fossem EV's com 300km de alcance que na autoestrada têm realisticamente 1/4 do alcance de um depósito de gasóleo, logo necessitam de carregamentos rápidos 4x mais vezes (todos nós evitamos as estaçõe$ de $erviço das autoeStrada$). Quantos postos de carregamento rápido seriam necessários? 16 ou 20 ? A uma média de 80kW cada estaríamos a falar de mais de 1 MW de alimentação eléctrica...
A rede eléctrica que liga as estações de serviço está pronta para esse tipo de potências?
Estes novos postos serão um reforço indispensável durante 2022, mas insuficiente para 2023.
Em todas estas áreas já está pensado o aumento da quantidade de carregadores.
Ao contrário do que possa parecer, é mais fácil colocar mais carregadores nas áreas de serviço do que em zonas habitacionais ou industriais... pois são locais em que não existem outros consumos com grandes variações de consumo durante o dia.
Mas para além das áreas de serviço há sempre a possibilidade de sair e usar postos nas povoações. Não por uma questão de custos, pois ao contrário dos postos de combustível os PCR ou PCUR das AE não são mais caros, mas como alternativa de disponibilidade.
Para os Teslas compensa claramente sair em Fátima. E no caso da A2 em Alcácer do Sal. Locais onde tem mais postos, mais baratos e evitam sobrecarregar os PCR ou PCUR da rede Mobi.e.
Sem dúvida, mas a questão não são as licenças, mas sim o investimento...pedrosilva Escreveu: ↑quarta set 22, 2021 9:24 am Não seria melhor licenciar áreas maiores com centrais de painéis solares e onde houver condições (provavelmente poucos sítios) licenciar eólicas perto das estações de serviço? Pelo menos aí sabíamos que estávamos a abastecer com uma parte garantidamente energia renovável e não com electricidade feita a partir de gás natural.
Também é importante ter em atenção que as eólicas só são produtivas em locais específicos. Normalmente em zonas costeiras, ou montanhosas ... já os fotovoltaicos requerem muito espaço e estão limitados ao período de sol... em qualquer dos casos o apoio da rede para a potência pretendida tem de estar sempre lá.... e pode estar. Não é problema.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Quando 10% do parque automóvel português a circular em AE for elétrico, penso que estar a falar em carros que só fazem 150km em AE é um bocado retrógrado. Ao contrário desses Corsas existirão certamente muitos Kauais e Niros que fazem Lisboa-Porto sem carregar. Já não para dizer que muitos novos PCRs terão sido inaugurados desde então. Os Teslas, uma fração com bastante significado dos VEs vendidos, têm os seus superchargers onde estão logo uma paulada de carregadores e mais aparecerão.
Na Noruega já existe uma grande % de VEs em circulação, e não me parece que seja uma drama muito grande as viagens longas. Afinal o Bjorn passa a vida a fazer testes de 1000km com vários carros sem problemas.
Na Noruega já existe uma grande % de VEs em circulação, e não me parece que seja uma drama muito grande as viagens longas. Afinal o Bjorn passa a vida a fazer testes de 1000km com vários carros sem problemas.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Só se for pelo terreno, porque a energia solar com os painéis a 20 cêntimos / watt peak à porta do fabricante e aí pelos 50 cêntimos instalado e com inversor, custa uma fracção dos custos de rede e muito menos que o custo total de energia da rede. E o custo da energia está a disparar no mercado grossista, passámos de uma média de 5 cêntimos para quase 15 cêntimos! Graças ao aumento inesperado do gás natural "dizem as notícias". Ora a estes valores em menos de 3 anos tem o retorno do investimento. Há algum investimento melhor? Só se for na Dona brancaAPHenriques Escreveu: ↑quarta set 22, 2021 11:05 amSem dúvida, mas a questão não são as licenças, mas sim o investimento...
Não sei se existe sequer a possibilidade legal do posto usar energia local/própria para os PCR... não serão "obrigados" a comprar à EDP, etc?
As estações de serviço serão visitadas por 10% de EV muito antes do parque automóvel total ser 10% EV. Observe quando vai em viagem se não vê quase só "carros novos" com as matrículas de 4 letras... Na Alemanha a produção automóvel foi já de 20% electrificados vs 6,8% em Março 2020:
https://energymonitor.ai/sector/transpo ... y-electric
Comparar com o parque automóvel instalado vai substimar demasiado a progressão dos novos EV e o que representa a utilização de um carro novo vs antigos.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Sem dúvida, mas a questão não é o investimento, mas sim as licenças.APHenriques Escreveu: ↑quarta set 22, 2021 11:05 amSem dúvida, mas a questão não são as licenças, mas sim o investimento...pedrosilva Escreveu: ↑quarta set 22, 2021 9:24 am Não seria melhor licenciar áreas maiores com centrais de painéis solares e onde houver condições (provavelmente poucos sítios) licenciar eólicas perto das estações de serviço? Pelo menos aí sabíamos que estávamos a abastecer com uma parte garantidamente energia renovável e não com electricidade feita a partir de gás natural.
Também é importante ter em atenção que as eólicas só são produtivas em locais específicos. Normalmente em zonas costeiras, ou montanhosas ... já os fotovoltaicos requerem muito espaço e estão limitados ao período de sol... em qualquer dos casos o apoio da rede para a potência pretendida tem de estar sempre lá.... e pode estar. Não é problema.
Licenças para vender eletricidade para recarga de veículos eléctricos.
O investimento no posto de carregamento é feito por quem não pode vender eletricidade, então para que raio vai produzir eletricidade se não a pode vender? Quem tem licença para vender eletricidade não tem de investir, quem investe não tem licença para vender. É o "Modelo" OK?
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Bem observado, acrescento "é o sistema" para garantir mais para os mesmos
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Mas isso também mete os híbridos à mistura, que praticamente não são utilizadores de carregadores rápidos. E lá está, uma boa parte dos modelos 100% elétricos mais vendidos têm autonomias superiores. Id3, Tesla, Kona....pedrosilva Escreveu: ↑quarta set 22, 2021 11:37 am
As estações de serviço serão visitadas por 10% de EV muito antes do parque automóvel total ser 10% EV. Observe quando vai em viagem se não vê quase só "carros novos" com as matrículas de 4 letras... Na Alemanha a produção automóvel foi já de 20% electrificados vs 6,8% em Março 2020:
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Comparar com o parque automóvel instalado vai substimar demasiado a progressão dos novos EV e o que representa a utilização de um carro novo vs antigos.