Opel Ampera - Lithium White

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Tópico de apresentação: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 14&t=19740

Desde há algum tempo que a minha esposa e eu andávamos a namorar a ideia de termos um veículo eléctrico. Começámos a estudar o assunto e chegámos à conclusão que o Opel Ampera seria perfeito para nós. O alcance eléctrico serve as nossas necessidades do dia a dia e o extensor de autonomia dá-nos a liberdade para ir "anytime, anywhere".

No mercado nacional de usados, os preços que encontrámos eram no mínimo desencorajadores, assim decidimos alargar os nossos horizontes e virámos a nossa atenção para a Holanda, país onde aliás, foi vendido o maior número de Amperas na Europa.

Encontrámos um Ampera de Abril de 2012, em branco lítio (a cor que queríamos), ex-leasing, com 97000Km. Contactámos o vendedor, investigámos o historial do carro e reservámos o carro, sendo que para o efeito bastou dar a palavra ao vendedor. Em poucos minutos, já o site reflectia o novo estado do carro:
Imagem

Com o carro reservado, marcámos o vôo e o hotel e lá fomos nós para Eindhoven:
Imagem

Como o vôo só lá chegou às 23:15, decidimos ficar no hotel que fica mesmo no terminal do Aeroporto, muito jeitosinho e acima de tudo muito prático.
No dia seguinte, como combinado, um dos funcionários do stand veio buscar-nos ao hotel e seguimos para Wijchen:
Imagem

Já no stand, fomos tentados por um outro carro verde, mas decidimos continuar com o plano original:
Imagem

Verificámos o carro, a documentação, tratámos da papelada e estavamos prontos para a viagem :):
Imagem

A viagem foi feita nas calmas, em modo de passeio. Não fizemos o caminho mais curto e acabámos por fazer cerca de 2700 Km. Dormimos duas noites em França. Fizemos a viagem quase sempre em modo HOLD, visto que não iriamos ter possiblidade de carregar o carro pelo caminho, e com a intenção de reservar alguma autonomia eléctrica, caso acontecesse ficarmos sem combustível pelo caminho. Fizemos uma média de 5l/100Km, o que é perfeitamente aceitável.

Chegámos a casa sem nenhum imprevisto, fresquinhos e felizes da vida com a nossa aquisição.

Só já no dia seguinte é que me apercebi de que com a excitação toda, me tinha esquecido por completo de pedir o COC ao stand. Após um telefonema, o stand prontificou-se a tratar do assunto mas ligou-me pouco depois a avisar que como o carro já tinha sido transferido para o nosso nome, a marca se recusava a dar-lhe o documento. Contactei a Opel Portugal, que me mandou contactar um stand. Liguei para a Auto-Industrial, onde muito simpáticamente me deram o contacto de um despachante. Liguei para o despachante, também super-simpático, e fiquei a saber que a emissão do COC me iria custar cerca de 145 euros, mediante pré-pagamento.

Resolvi ligar para o stand da Opel na Holanda onde o carro foi vendido quando em novo e onde foi feita a assistência toda. Não me colocaram qualquer entrave, começaram logo a tratar dos papeis e enviaram-me o documento por PDF e por correio juntamente com uma factura de 75€. Uma versão mais light da burocracia. :)

Já realizamos a Inspecção B (sem quaisquer anotações) e continuamos a tratar da legalização.

Estamos super contentes com o carro. Ao fim de alguns dias connosco, a autonomia da bateria tem crescido a olhos vistos sendo já fácil fazer mais de 80Km com apenas uma carga, sem qualquer cuidado especial com a condução e com o AC ligado. :D :D
Imagem

Ah, e a bateria leva apenas 3h15min a carregar quando está completamente vazia:
Imagem

Claro que estes tempos não são com o EVSE portátil que vem incluído com o carro, mas com um ChargeMaster que comprámos no OLX a um Sr. de Corroios. 8-) Novo, dentro da caixa, por 250 euros.
ChargeMaster HomeCharger J1772

Isto já vai longo e já não sei mais o que escrever. Fica aqui um albúm do Google Photos com estas e outras fotos para verem à vontade.

Qualquer coisa, perguntem à vontade.
Última edição por sosimple em quarta ago 17, 2016 1:19 pm, editado 1 vez no total.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por t3lmo »

Excelente relato e melhor exemplo ainda de como tudo se consegue com calma, desde que haja objetivos e perseverança para os concretizar!
Parabéns pela opção, e agora km's elétricos com ele, muitos e bons :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Obrigado t3lmo. ☺️
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por zeuz »

Cada vez gosto mais deste carro... e o teu relato dá-me vontade de fazer o mesmo!

Parabéns pela compra!

P.S.:
Se a rede de carregamento pública estivesse melhor, também teria sido esta a vossa opção?

Sent from my X5 using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


luis_b
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por luis_b »

Parabens amigo...realmente sao grandes maquinas...mas no meu n consigo mais de 70 km em electrico tb com 10 kw gastos....mas eu vivo no alentejo gasto bem mais energia em arrefecimento das baterias...penso ser este o motivo eheh boas curvas


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

zeuz Escreveu:Cada vez gosto mais deste carro... e o teu relato dá-me vontade de fazer o mesmo!
Tenho o contacto de um stand porreiro... ;)
zeuz Escreveu:Parabéns pela compra!
Muito obrigado.
zeuz Escreveu:Se a rede de carregamento pública estivesse melhor, também teria sido esta a vossa opção?
É uma muito boa questão. Dentro do nosso orçamento e após tudo o que fomos lendo ao longo de mais de um ano sobre a longevidade das baterias dos vários modelos disponíveis, creio que iríamos optar pelo Ampera na mesma. Quando houver uma infraestrutura de carregamento pan-europeia, acessível e fiável, aí já teremos outra opinião.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

luis_b Escreveu:Parabens amigo...realmente sao grandes maquinas...mas no meu n consigo mais de 70 km em electrico tb com 10 kw gastos....mas eu vivo no alentejo gasto bem mais energia em arrefecimento das baterias...penso ser este o motivo eheh boas curvas
Muito obrigado Luís. Há tantos factores que podem influenciar os consumos... Temperatura do ar, pressão dos pneus, marca dos pneus, geografia, estilo de condução, pesos extra dentro do carro, etc.

Um pequeno truque que te pode ajudar a ter mais uns quilómetros de autonomia e que parece funcionar ainda melhor do que o pré-condicionamento é o de ligar o carro com este ainda ligado ao posto de carga e aguardar cerca de 5 a 10 minutos antes de o desligar do posto e arrancar. Não tenho dados científicos mas a percepção que tenho é a de que ajuda.
Opel Ampera
O meu Instagram


luis_b
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por luis_b »

Peso extra leva eheh o condutor pesa uns elegantes 115kg eheheh...aqui ta muito calor quase sempre ao sol vais a nais de 40 ele ta sempre fazer circular liquido de arrecefimrnto


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Pois, realmente a essas temperaturas já deve fazer diferença. Costumas fazer o pré-condicionamento?
Opel Ampera
O meu Instagram


luis_b
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por luis_b »

N... Onde ta parado ao sol n tem carregador:(


Sent from my iPhone using Tapatalk


luis_b
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por luis_b »

Carregas todos os dias?como faço poucos km carrega mormalmente tres em tres dias :D


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

luis_b Escreveu:Onde ta parado ao sol n tem carregador:(
Aí tens parte da diferença em termos de autonomia. Felizmente tenho a sorte de ter estacionamento em garagem interior tanto em casa como no trabalho.
luis_b Escreveu:Carregas todos os dias?como faço poucos km carrega mormalmente tres em tres dias :D
Sim. Sempre que está estacionado em casa está ligado ao EVSE fixo. Ao contrário do que é recomendado para a maioria dos EVs, este pode e deve estar sempre ligado.
Opel Ampera
O meu Instagram


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por jmlflorencio »

Que excelente relato. E que inveja :D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

jmlflorencio Escreveu:Que excelente relato. E que inveja :D
Obrigado. :-) Espero que seja inveja da boa. ;-)

http://www.priberam.pt/dlpo/inveja
Opel Ampera
O meu Instagram


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por lmmr74 »

Parabéns pela...aventura internacional, pelo excelente relato e registo fotográfico, e parabéns pela opção por um carro que prova a cada ano que passa a sua fiabilidade!
Eu tenho o meu à ano e meio e só me arrependo de não o ter comprado antes :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Muito obrigado lmmr74. :-) Cá em casa gostamos tanto do carro que se pudéssemos íamos já buscar outro. :-D
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por klinzter »

Ora ai esta um bom relato :)

Sent from my A0001 using Tapatalk
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por Mumia »

mais uma grande e brutal aventura!! Ai ai que este tipo de "aventuras" só me dão mais vontade ainda de ir buscar um... :/

por curiosidade, (se não quiser dizer percebo) qual o valor do dito e o valor "chave na mão" com tudo pronto a circular como veículo já português :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Obrigado klinzter e Mumia. :)

Não tenho qualquer problema em falar no preço. O carro ficou por 14880 incluindo os documentos de exportação, as matrículas provisórias e o seguro por duas semanas. Também é preciso contar com o vôo, os hotéis, a gasolina e as portagens. Não tenho os valores presentes, mas não foi nenhum fortuna e valeu pelo passeio. Cá foi a inspecção B por cerca de 76 euros e o ISV por cerca de 163 euros. Fica só a faltar a emissão dos documentos que deve rondar os 60 euros e duas chapas de matrícula. Depois terei de pagar o ISV que ficará por volta dos 125 euros.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por Emanuel Couto »

Este DB vai dar que falar (no bom sentido) mas que aventura... sim senhor :)

Meus parabéns, e continuação de boas partilhas.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Automóveis”