Zoe Intens 240: passeios pela Província

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Caros utlizadores de V.E.

Demorou bastante mais tempo do que estava à espera, mas finalmente acumulei alguma experiência (ainda pouca) no uso do meu primeiro veículo eléctrico. Deixo aqui um primeiro testemunho com algum texto, fotos e um ficheiro com uns cálculos que fiz ao consumo.

Fica em primeiro o registo fotográfico através de álbum partilhado via Google Photos: https://goo.gl/photos/DbNqkjUtLtPP7NgN6

O Relatório de Viagem inicial mostra as condições à saída do Stand. Nessa altura, e depois do primeiro carregamento com a Wallbox que se vê na foto, a autonomia estimada após carga completa era de apenas 130 km. Neste momento, e após apenas duas semanas de condução, podem ver que o consumo aos 100 baixou significativamente, e por isso, a autonomia estimada aumentou para os 185 Km.

O ficheiro que segue em anexo mostra os cálculos de consumo iniciais, que agora são menores. Mas devo esclarecer que não uso tarifa bi-horária, e como os carregamentos são feitos sempre à noite, tal poderá aumentar ainda mais a poupança relativa. Também tenho feito os carregamentos no modo "low" da Wallbox, o que pode estar a aumentar o consumo de Kw da rede (teoria ainda não comprovada).

Os cálculos também não têm em conta um fator importante: é que carregando na rede de postos MOBI.E, não se tem de pagar nada pelo carregamento (por enquanto, durante a fase piloto). Dos quatro carregamentos que já fiz, um foi no posto da Anadia, que recomendo. Bom local, em perfeito estado, e com potência de 7,4 Kw (a maioria é de 3,7 Kw, como tenho em casa).

As viagens foram feitas sempre em estradas nacionais (exceto um troço da A25 sem portagens).

Quanto à rede de postos de carregamento (pública), em Aveiro não está nada mal, no Porto e Gaia também existem alguns, mas entre estes locais não existem postos com tomadas Mennekes: Águeda = 0; Oliveira de Azeméis = 0; Santa Maria da Feira = 0; Ovar = 0. Certamente existem alguns, mas instalados em empresas, pois segundo informações do Stand, têm-se vendido muitos V.E. para equipar frotas de empresas.

Fica aqui então o meu primeiro contributo. Vou tentar melhorar a condução "Eco" e saber como recuperar ainda mais energia nas viagens! ;)
Anexos
CalculoConsumos_Zoe.pdf
Dados de consumo iniciais
(19.22 KiB) Transferido 111 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns!

Belo relato... boa sorte com a máquina :)

Já agora, porque não passa pelas apresentações :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por visitante1 »

Desde já parabéns pela aquisição de um VE.
Só uma dúvida, o veículo foi opção bateria em propriedade ou aluguer ?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por jmlflorencio »

Obrigado pela partilha dos dados!

Pois, como é apontado, a tarifa bi-horária poderia trazer uma poupança significativa...

Também fiquei curioso relativamente à bateria ;-)


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Em relação à bateria, comecei por equacionar a opção do aluguer, pois era a opção padrão para os elétricos da Renault. Mas acabei por decidir pela compra, o que levou a um procedimento de exceção que trouxe algumas demoras. Acabei por pagar 7000 € (sem IVA) pela bateria, que é um custo significativo. Mas dado que não terei um uso tão intensivo como se pode esperar numa empresa, julgo que foi uma boa decisão.

Vou averiguar quais são as condições para uma tarifa bi-horária na Gold Energy. Como farei as cargas durante o período noturno, espero aí uma poupança adicional.

Avatar do Utilizador

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 501
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por renateves »

Será este que costumo ver na urbanização Chave, perto do mercado de Santiago @Aveiro?
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

renateves Escreveu:Será este que costumo ver na urbanização Chave, perto do mercado de Santiago @Aveiro?
Decerto que não... Resido nas Sá-Barrocas e trabalho em Águeda. Sei que foram vendidos alguns Zoe a particulares em Aveiro, durante o meu processo de compra, por isso não estou sozinho. E foram vendidos bastantes a empresas, durante o mesmo período (de maio até final de junho). Pelo que a região de Aveiro terá já algumas dezenas de Zoe, fora as outras marcas.

A minha média diária anda pelos 30 Km, embora em certos fins-de-semana faça 150 Km ou mais. Até agora, só tenho carregado de três em três dias (longe das necessidades das empresas, portanto).


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Uma atualização ao meu primeiro Post, agora depois da experiência adquirida durante as Férias.

Por ter família e alojamento em Lisboa, e disponibilidade de quem está em Férias, decidi levar o meu Zoe até à Capital, partindo de Aveiro.
À cautela, previ dois abastecimentos ao longo do caminho, em cidades com vários pontos de carregamento, nomeadamente Leiria e Santarém.

Estou a falar, bem entendido, de postos da rede pública Mobi.e.

Em Leiria, deparei com um posto com três pilaretes, dos quais apenas um estava funcional. Em Santerém, e contando com um posto visitado na volta para Aveiro, de cinco visitados, apenas o junto à Praça de Toiros está a funcionar.

Já na Capital, de três postos visitados no bairro dos Olivais Sul, nenhum estava funcional. Acabei por fazer os carregamentos fundamentalmente no Parque das Nações, onde os postos estão em excelente condição. Também usei o piso reservado a eléctricos do parque do Chão do Loureiro, em Alfama. Esperava encontrar aí mais V.E. a carregar, mas afinal o meu era o único nessas condições...

Tenho ainda a lamentar que o posto situado junto à Praia do Tamariz, no Estoril, estivesse simplesmente desligado. Esse é que era mesmo ideal para carregar o V.E. enquanto dava um mergulho na Praia.

Na volta, aproveitei para testar o carregamento rápido na estação de serviço de Pombal, que funcionou na perfeição. Bastaram 45 minutos para carregar o suficiente para fazer 85 Km de autoestrada, e ainda sobraram 66 Km de autonomia.

Faltou dizer que fiz a maior parte dos trajectos usando estradas nacionais e evitando as autoestradas, onde a performance do V.E. não é a ideal. A não ser que tenham um Tesla... :D

Para concluir, o Zoe portou-se como esperado e dele não tenho razão de queixa. Já da rede Mobi.e, pela amostra relatada, deixou muito a desejar.
Espero que abram finalmente os postos de carregamento rápido restantes, e que não sejam apenas entre Lisboa e o Algarve! :shock:

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por Mumia »

mais um magnifico relato :) muito bom ver aventuras destas :) com elas é que se mostra que os VE's servem para o comum mortal, só requer um maior planeamento :)
JPHespanhaOliveira Escreveu:Também usei o piso reservado a eléctricos do parque do Chão do Loureiro, em Alfama. Esperava encontrar aí mais V.E. a carregar, mas afinal o meu era o único nessas condições...
Epa eu não sabia se esse "parque" estava a funcionar ou não... e segundo ouvi é a pagar ne?? :( carros e motas?
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16149
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por serges »

Muito bem...

Obrigado pela fantastica partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Sobre o parque do Chão do Loureiro:

É a pagar sim, e não é pouco. Quase 1€/hora. Vale porque o lugar é magnífico. Mas ao entrar, depois de uma subida íngreme e uma curva apertada, não se esqueçam que devem virar para a esquerda, para subir para o último piso (o reservado aos eléctricos). Se forem para a direita, têm que descer tudo para sair, e pagar ainda 0,25€!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por Mumia »

pois...... :shock: porque será que está sempre vazio :roll: :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Ora Vivam!

Agora com mais de 2500 Kms totalizados de rodagem "eléctrica", fiz novos cálculos de consumo para uma média de trajetos casa-trabalho (23 Km para cada lado), que apresento em detalhe no anexo. As conclusões finais, todavia, são de que o consumo médio é agora bem menor que o inicial (cerca de 11Kwh/100Km) e que considerando a tarifa bi-horária EDP com IVA, dá um custo de 1,28€/100Km. Contra os 6,95€/100Km do meu anterior térmico...

Outro assunto: recebi esta semana os "Avisos de Cortesia" da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos, que é um iniciativa muito útil e faço tenção de usar. Se bem que não tenho tido problemas nem com térmicos nem com eléctricos que não estão a carregar, junto aos pontos de carregamento aqui pela Província. Já em Lisboa, onde estive de Férias, não posso dizer o mesmo...

Ficam os detalhes dos consumos. De notar que os consumos algo mais altos nas Idas se devem (julgo eu) ao desnível no trajeto, de apenas 80 metros.
Média de três trajetos (idas e voltas)
Média de três trajetos (idas e voltas)
MediaConsumosZoe.png (39.81 KiB) Visto 3663 vezes


jbdigit
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo dez 18, 2016 12:06 pm

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por jbdigit »

Entao e passado um ano? como se tem portado o VE?

Agora haverá mais um por Aveiro, eu...

Teremos de compbinar um cafe para me ensinar mais sobvre o renault especificamente.

Abraço

Avatar do Utilizador

esaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado jan 07, 2017 7:02 pm

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por esaraiva »

Bela informação.
Vou receber o meu ZOE hoje também espero contribuir.
No entanto, não tenho a sorte de viver em lugares tão mundanos.
Sou de Vila Real, onde só há 5 postos de carga e dois deles não
funcionam, pelo que tenho que optar pelo carregamento lento em casa.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Eduardo Pimentel Saraiva
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Caros jbdigit e esaraiva,

Muitos parabéns pela compra do Zoe (trata-se do novo modelo?), decerto não se vão arrepender da escolha.
Ainda só tenho o meu Zoe há um semestre e ainda não passei pela oficina para instalar os serviços especiais para elétricos ligados à R-Link, que não vieram instalados de raíz. De resto, tem funcionado na perfeição e sem surpresas.

Apenas tenho notado que o consumo agora está um pouco mais alto (em parte devido ao aquecimento) e a autonomia é menor, como de resto me tinham avisado. Anda agora pelos 150 Km, contra os quase 200 Km no Verão.

Felizmente que, agora com a nova rede de PCR, não tenho tido problemas nas deslocações Porto-Aveiro-Águeda.

Quanto a outros locais fora do costumado eixo litoral, a situação deverá melhorar este ano, com a promessa do governo instalar pelo menos um posto de carregamento (normal) em cada sede de concelho. Fico assim a aguardar pelos postos em Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Ovar, onde passo frequentemente...

Julgo ainda assim que esses postos públicos deveriam ter pelo menos 7,4 Kw de potência, e não a mesma que tenho na Wallbox! (3,7 Kw)

Informação suplementar: quilometragem efetuada foi de 6100 Km; o consumo médio está em 12,4 Kw / 100 Km.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16149
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por serges »

Com esses novos PCR's vai dar novo folego aos eléctricos...

Venha é a restruturação dos PCL's... já merece!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Nova atualização para os consumos de Inverno:

Coloquei a zeros os contadores à coisa de duas semanas atrás, e desde aí fiz novas médias. Hoje fechei a contagem com os seguintes valores:

Autonomia = 172 Km (somando os Km percorridos e a autonomia indicada)
Nota: esta autonomia é para percursos "na província", por estradas nacionais, e poucos Km em Autoestrada. A energia recuperada é de 1/3 a 1/4 da consumida.

Outros valores relevantes, usados em diversas publicações:

Km por Kw consumido = 7,8

Energia consumida aos 100Km = 12,8 Kw

Como o Serges diz, resta agora a restruturação dos PCL; aguardo com especial interesse a instalação em Águeda, Ovar e Oliveira de Azeméis (já que deverá haver um por Concelho, pelo menos! :-) )


gilbertoricardo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 24, 2017 8:57 am

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por gilbertoricardo »

Bom dia:)

Eu adquiri um Zoe e ainda não consegui chegar a autonomia de 185km , como consegue?
Agradeço a atenção.

Gilberto Oliveira


Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe Intens 240: passeios pela Província

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

gilbertoricardo Escreveu: sexta fev 24, 2017 9:02 am Bom dia:)

Eu adquiri um Zoe e ainda não consegui chegar a autonomia de 185km , como consegue?
Agradeço a atenção.

Gilberto Oliveira
Caro Gilberto,

A estimativa apresentada pelo ZOE é bem conservadora. O que acontece é que depois de fazer um bom número de quilómetros, sempre com os devidos cuidados para o consumo, e fazendo as contas aos quilómetros efetivamente percorridos e a estimativa nesse ponto (por exemplo, passados 150Km percorridos), aponta para valores que podem ultrapassar os 185Km.

Para conseguir consumos médios abaixo de 12Kw/100Km, é necessário recuperar entre 1/3 a 1/4 da energia dispendida. A velocidade média não é muito elevada; deve-se usar muito de antecipação ao trânsito à nossa frente -aproveitar todo o balanço do carro- e também aproveitar bem as descidas. Mas não todas; se for pouco acentuada, é preferível colocar em neutro e deixar embalar, poupando um pouco na subida. Enfim, é preciso muito paciência e técnica de condução. Acho que devia inclusive haver umas demos de condução só para veículos elétricos dados por Pro's (eu não me considero nessa categoria).

E, já se sabe, a melhor forma de descarregar rapidamente uma bateria é entrar na autoestrada a acelerar continuamente a 120Km. A não ser que tenha um Tesla... :D

Responder

Voltar para “Automóveis”