Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
kaloksi
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 03, 2015 1:39 am

Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por kaloksi »

Viva a todos,

Ando a pensar comprar um terreno para construir uma moradia. Como gosto de diminuir a minha pegada ecológica gostaria de poder aproveitar ao máximo aquilo que a Natureza proporciona e procurar aproveitar a exposição solar do nosso país transformando a mesma em electricidade.

De acordo com os meus cálculos o consumo médio que conto usar ao longo dos 12 meses (com picos no inverno) será de aproximadamente 800 Kwh, ou seja uns 26 Kwh dia (visto ter neste momento uma viatura híbrida e querer trocar o ICE que tenho por uma viatura 100% elétrica no futuro) e com o aquecimento devido da casa no inverno.

Os meus objetivos são provavelmente demasiado ambiciosos mas gostaria de pelo menos ter 80% das necessidades elétricas cobertas por produção autónoma e os restantes 20% através da rede elétrica.

Pelo que vi neste link http://www.wholesalesolar.com/solar-inf ... calculator e contando com 5 horas de exposição média solar e painéis de 280 watts necessitaria de um total de 16 painéis solares.

Ora de contas altas pelo que vi neste site http://www.solarshop.pt/index.php?route ... =54_55_130 o custo de tal projeto seria aproximadamente de

16x Axitec 300W Premium
1 x Victron Quattro 10000 48V
1 x Outback FM80 12/24/48V 80A
10 x Kit 12V Exide OPzS Solar 210Ah

Sub-total: 11.245,00€
IVA 23%: 2.586,35€
Total: 13.831,35€

Faltando ainda o custo de montagem e estrutura para os painéis ou seja devo contar com uns 15000 € no total.

Com este sistema teria baterias para permitir acumular um total de 25.2 KWh e como pelo que li as baterias nunca devem descarregar mais que 50% para não perderem toda a capacidade poderia utilizar diariamente com as mesmas cerca de 12.6 Kwh devendo assim durante o dia usar o máximo que pudesse e os 12.6 Kwh à noite para aquecimento da casa e carregamento das viaturas elétricas.

Assim iria ter um sistema híbrido de acumulação de energia com produção de painéis e uso de baterias para acumular a eletricidade e carga durante a noite com tarifa bi-horária? A ideia seria precisar apenas de usar a rede elétrica durante a noite e injetar para a rede caso haja excesso durante o dia.

O tempo útil do sistema seria de uns 15-20 anos pelo que em média para simplificar vamos fazer para 17 anos. Para um investimento de uns 15000 € com uma duração média de 17 anos o custo anual seria em números bastante errados (sem contar com custos de oportunidade, inflação, amortizações, ...) de 883 €

Ora se usasse a rede elétrica 9600 Kwh daria a quantia de uns 1536 € ano (contando com tarifa de 0.16 € por Kwh). Assim a cada ano iria poder poupar uns 650€ de eletricidade por ano obtendo uma taxa de rentabilidade de uns 4.3% sobre o investimento total.

Como disse os cálculos provavelmente deverão estar bastante simplistas e até errados e agradeço que me corrijam mas tendo em conta que o preço da eletricidade irá subir uns 3% ao ano durante os próximos 10 anos (devido ao défice no tarifário ...) esta solução parece ter lógica.

Além disso o dimensionamento da rede de produção com 16 painéis está correta? O que recomendariam se de todo para uma solução o mais autónoma possível?

Tal solução no nosso país seria legal?

Um bem haja.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por Emanuel Couto »

Fabulastico... :shock: vamos ver o que a malta diz!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por borllock »

Não sei o que terá na sua futura casa, mas o mais comum é uma casa ter consumos de 350/400kwh por mês!
Agora, se compensa, tudo dependerá dos preços que arranjar, se tiver um payback de 5/7 anos está bom, mas com baterias não dura os 17 anos, daqui a 5 anos já deve andar a trocar as baterias, isto se correr bem.


Autor do tópico
kaloksi
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 03, 2015 1:39 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por kaloksi »

Viva, mesmo com baterias certificadas para 3000 ciclos com descarga até 50%? O consumo no inverno é bastante elevado (pelo menos no apartamento atual) pois gostamos de ter o mesmo bem aquecido pelo que na moradia seria também o mesmo.

Com 2 viaturas elétricas a fazer por dia uns 70-100 km cada estamos a falar de uns 20 Kwh diários só para a carga das mesmas o que dá os 400 kwh mês só para as viaturas e com o consumo da casa só aí uns 800-900 kwh mês e daí os 9600 kwh anuais.

Indo à questão da legalidade tal sistema é legal no nosso país?


Autor do tópico
kaloksi
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 03, 2015 1:39 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por kaloksi »

Bem com estas baterias por exemplo

http://www.solarshop.pt/index.php?route ... uct_id=533

http://www.hoppecke.com/content/downloa ... loc_en.pdf

conseguiria uns 3000 ciclos (aproximadamente 8 anos) tal como com as outras que eu apresentei sendo o custo anual uns 600 EUR o que mesmo assim acaba por compensar.

A vantagem é que isto é um sistema que tenho em mente para implementar daqui a uns 3-4 anos pois ainda nem a moradia tenho e o preço da energia solar vai baixar drasticamente no futuro. Atualmente a eficiência destes painéis são de 18% no que se encontra em Portugal mas nos EUA e Japão há já painéis com eficiência de 24% que daqui a 3 anos deverão estar em Portugal a um preço ainda mais baixo que os de 18% de hoje e já é um aumento de eficiência de 33% pelo que ceteris paribus a minha rentabilidade de uns 4.3% ao ano aumentava 33% para 5,7%!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por jmlflorencio »

Bom projecto, seguirei com certeza este tópico.

Umas questões: os automóveis são para carregar de noite ou de dia?

Não seria melhor diminuir a preponderância das baterias nesse sistema? Ou seja, diminuir o número de painéis, e contar mais com a rede eléctrica no período noturno (com tarifa bi-horária)?

Como seriam as contas nesse caso?


Autor do tópico
kaloksi
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 03, 2015 1:39 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por kaloksi »

Sim, essa seria uma hipótese mas eu queria usar o menos possível a EDP e afins ... Como disse ainda nem tenho a casa mas ando a planear a longo prazo pois quando construir a casa já quero contar com o espaço para os painéis e baterias, conversores e afins.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, também compreendo isso... Mas eu não me metia num investimento que envolvesse baterias por apenas 4.3% de rentabilidade...
Na altura fiz umas contas, e com os preços dessa loja conseguia uma rentabilidade de perto de 20%, mas era contando que cada Wh gerado pelos painéis dispensasse o consumo da rede (e fosse consumido de imediato).

Claro que para isso o sistema era dimensionado 'por baixo', o que fazia com que estivéssemos sempre a falar de 'trocos' (como por exemplo num sistema de autoconsumo de 250W)...


Autor do tópico
kaloksi
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 03, 2015 1:39 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por kaloksi »

Sim, compreendo, daí eu ter perguntado se sugerem outras soluções e além disso quão legal a solução é em Portugal de produzir para auto consumo sem injeção na rede.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que é perfeitamente legal.

Sobre o sistema em si, creio que as baterias permitem aumentar os ganhos em termo absoluto, mas à custa de uma diminuição da rentabilidade (pelo seu preço elevado e fraca durabilidade) e aumento do risco (pela complexidade que acrescentam ao sistema)...

E com baterias de lítio, não há preços (e contas) para isso? Pelo menos podem ser usadas até 80% (creio) da capacidade e duram mais (idem)...

Deve haver ali um meio termo que maximiza a relação receitas/rentabilidade, mas são contas que ainda não fiz...
(Nem sei se tenho dados fiáveis para fazer)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por CrOhN »

Litio ainda não está no ponto (preço). Mas já esteve mais longe.

Kaloksi, porque 10 x kit 12V baterias? Não deveriam ser 8? Ou então 12.


Autor do tópico
kaloksi
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 03, 2015 1:39 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por kaloksi »

Sim, também pode ser. É como digo isto é projeto para médio-longo prazo e ainda nem tenho a casa mas estou a começar a estudar as hipóteses.

Em lítio há já disto mas ainda muito caro, uma brutalidade de preço acima de 14 000 EUR mas com tendência a baixar quando a Tesla e outros oferecerem power walls

http://www.hoppecke.com/fileadmin/_hopp ... ium_en.pdf


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por jmlflorencio »

Esse pack é que custa 14.000? Em que versão (capacidade)?


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por apr »

Planear uma instalação fotovoltaica a longo prazo é o mesmo que escolher hoje o portátil que vai comprar daqui a 5 anos.

É interessante apenas para ter uma ideia das coisas, mas não perca muito tempo com isso. O importante é deixar a casa pronta para o que der e isso é simples, alargar os roços e passar tubo para todo o lado, incluindo cobertura/telhado, ser generoso no tamanho e quntidade dos quadros eletricos e identificar a sala tecnica para a deixar preparada.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por JMLorenzo »

o pack Powerwall de 7KWh para uso diário custa 3000$, na América claro. Quando chegar cá deve custar o dobro.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por pedrolima »

Hum, alguns conselhos... Para 16 paineis de 300W recomendo no mínimo um pack de baterias com 48V 500Ah. Não há vantagem em utilizar 12 baterias assim pequenas.
O regulador de carga convém ser mais potente, um Midnite Classic Lite 150 (95A) ou um Victron MPPT 150/100 (que vai sair brevemente, a um preço porreiro)
Para um sistema híbrido, acho exagerado um Quattro 10000. Um Multiplus 5000 48V tem bypass de rede com 100A (23kVA) tal como o Quattro 10000.. Quando a carga é superior a 5000W ele comuta automaticamente para a rede, quando volta a baixar, passa novamente para o solar. Cargas elevadas são pouco eficientes num sistema solar, porque as baterias são menos eficientes com descargas muito rápidas. E um Multiplus 5000 é quase metade do preço do Quattro 10kVA..

Cumprimentos


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por CrOhN »

Grandes dicas Pedro! "Pormenorzinhos", que fazem muita diferença!


Autor do tópico
kaloksi
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 03, 2015 1:39 am

Re: Sistema Solar Semi - Autónomo / Híbrido

Mensagem por kaloksi »

Obrigado pelas dicas!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”