Autoconsumo - Pedido de opinião

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Boas pessoal.

Tenho sido muito crítico relativamente ao regime actual de autoconsumo, mas se calhar vou ter que engolir um grande sapo :D

Estou a analisar uma hipótese de instalar um sistema numa moradia.
- A área com ocupação permanente é um T1 com entre 60 e 70m²;
- É de uma pessoa reformada, que por esse motivo poderá estar em casa a qualquer hora do dia (e está, normalmente);
- É uma moradia quase totalmente electrica: o esquentador e fogão+forno a gás foram trocados por um acumulador eléctrico e uma placa vitrocerâmica+forno eléctrico;
- Também na climatização se está a equacionar um sistema AC, para substituir uma caldeira a gasóleo e uma lareira (o gasóleo nem é preciso justificar, está como é óbvio desligado há anos. A lenha, dá muito trabalho e suja demasiado, algo que uma pessoa a entrar na 3a idade já dispensa).
- O AC, pensa-se numa solução multisplit de 18000 btu. Não é para utilização extrema, o alvo é 16° no inverno e 25° no verão, na cidade da Guarda. Suponho que aguente bem (eventualmente 24000 btu??? O isolamento da casa, sem ser topo de gama, cumpre)...

Com estas premissas, que tipo de sistema (ou que potência de painel) instalariam? Se é que instalariam? :D

Ándo a ver um inversor soladin mastervolt 1.5 (1500W), especialmente pelos 10 anos de garantia (que acho fundamental, num investimento de longo prazo). A ideia seria ligar-lhe 2000W de painéis, mas orientá-los de forma a ter a curva de produção o mais 'plana' possível. Não interessa nada ter 1500W de produção durante 3h se nas outras 5h tiver 300W (em média) apenas... Se conseguisse ter 500W 'estáveis', preferia... Suponho que se possa ter influência nisso 'trabalhando' a orientação dos painéis, certo? Ou estou a pensar mal?

Espero ter conseguido transmitir as minhas dúvidas, venham daí opiniões...
Última edição por jmlflorencio em sábado out 10, 2015 4:43 pm, editado 1 vez no total.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por CrOhN »

Eu esquecia o autoconsumo e trocava o acumulador eléctrico por uma bomba de calor. Provavelmente consegues uma por menos do que darias pelo kit solar. A poupança seria mais ou menos o que produzirias com o autoconsumo.


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Bomba de calor? Para o aquecimento central, é isso?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por CrOhN »

Eu referia-me às AQS. O aquecimento central, pelo que percebi, já estás a equacionar AC's.

Mas se fizeres o aquecimento central com BC, também é viável. Não sei é se compensa em relação ao AC + BC.


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Ah, compreendo. De facto prefiro o AC aos radiadores... Mas o termoacumulador gasta assim tanto? Só é usado por uma pessoa (em permanência)... Trocar por uma BC não era um investimento com um retorno muito longo?

Edit: provavelmente é um tempo de retorno semelhante ao dos painéis em autoconsumo, certo? ;)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por CrOhN »

Tal e qual...


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Vou estudar essa opção. Obrigado!


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por borllock »

Em relação a ter uma produção estável com o autoconsumo é complicado, mas podes tentar com a colocação de uma string para sudeste e outra para sudoeste, mas o inversor tem de ter a capacidade de ter 2 strings distintas, não sei se esse inversor tem.
Mas podes sempre ver os microinversores de 500w e aí até podes fazer 3 strings de 500w cada, sudeste, sudoeste e sul, tens é de ter telhado para isso.


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Ah, correcto. Eu julguei que os inversores recebessem os sinais dos painéis todos 'em paralelo', e que desse para ter isto com cada um apontado para seu lado, se quiséssemos...

A ideia dos vários micro inversores soluciona isso, mas os 10 anos de garantia (pré requisito) e os sistemas de monitorização (idem, quase) 'vão ao ar' :-/ :-/

Em relação ao telhado não há problema, os painéis vão ficar em suportes no chão, num terreno anexo. O que não falta lá é espaço :D


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por CrOhN »

Se ambas as strings forem iguais, mesmo em orientações diferentes, uma só entrada MPPT poderá funcionar sem grandes diferenças de eficiência.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu: A ideia dos vários micro inversores soluciona isso, mas os 10 anos de garantia (pré requisito) e os sistemas de monitorização (idem, quase) 'vão ao ar'
Em regra, as garantias dos microinversores são muito maiores do que a dos inversores, sendo algumas de 25 anos e outras extensíveis até 25 anos:
Enphase (10 anos em Portugal, 20 anos em muitos países europeus, 25 anos nos USA)
Involar (25 anos em Portugal)
APS (creio que 10 anos, extensível a 25)
ABB (10 anos)
SMA (5 anos)

Agora, o que pode acontecer daqui a 20 ou 25 anos, principalmente com marcas desconhecidas, só Deus sabe... Mas eu incluo-me no grupo dos proprietários de Involar, com 25 anos de garantia. Comprei esses porque a EDP também os estava a colocar e a dar 25 anos de garantia, acreditando que atrás da EDP e de um grande número de instalações concretizadas será mais fácil manter-se o representante da Involar em Portugal, que dá os 25 anos de garantia. Mas mesmo a garantia do fabricante chinês é de 15 anos. Contudo, creio que, nas condições atuais, a EDP só indica 10 anos de garantia para os microinversores, não sei se ainda são Involar.

Quanto aos sistemas de monitorização, todas as marcas de microinversores têm-nos, comprados à parte. Os SMA só trabalham mesmo com esse sistema, obrigatoriamente.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, isso são excelentes notícias...

Uma vez mais, vou pesquisar ;-)


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por borllock »

CrOhN Escreveu:Se ambas as strings forem iguais, mesmo em orientações diferentes, uma só entrada MPPT poderá funcionar sem grandes diferenças de eficiência.
A sério? Mesmo que coloques uns para este e outros para oeste? A produção não vai ser bastante afetada? Por exemplo quando o sol nasce os que estão virados para oeste estão sem irradiação solar e a produção desses vai afetar os que estão virados para este, ou estou errado?


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, também tenho curiosidade acerca disso... Sempre supus que uma ligação em paralelo de duas strings resolvesse. Mas deve estar a escapar-me algum pormenor que desconheço...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por CrOhN »

borllock Escreveu:
CrOhN Escreveu:Se ambas as strings forem iguais, mesmo em orientações diferentes, uma só entrada MPPT poderá funcionar sem grandes diferenças de eficiência.
A sério? Mesmo que coloques uns para este e outros para oeste? A produção não vai ser bastante afetada? Por exemplo quando o sol nasce os que estão virados para oeste estão sem irradiação solar e a produção desses vai afetar os que estão virados para este, ou estou errado?

É como disse, as percas de eficiência não são significativas. Pelo menos com o meu controlador de carga não aparenta fazer grande diferença.


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, eu entretanto estive a falar com um amigo que trabalhou na área, ele aconselhou um inversor com duplo mppt ;-)

Mas neste caso específico devo avançar mesmo para dois micro inversores de 500W cada... ;-)


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Autoconsumo - Pedido de opinião

Mensagem por borllock »

Acho que é o que fazes melhor, um inversor para pequenas potências com 2 MPPT deve ficar bem mais caro que os 2 microinversores.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”