vectrix li+ em sesimbra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
antonio lisboa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 28, 2013 8:35 pm

vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por antonio lisboa »

Ola a todos.
Passado algum tempo de pesquisa, eis que me decidi e ofereci uma vectrix li+ à minha esposa.
Veio de espanha, é preta, ano 2012, e tem 23mil km.
Apos uma primeira adaptaçao, la ganhou confiança e fez-se á estrada.
Devido a excesso de trabalho, ficou impossibilitada de a conduzir durante um mes, e hoje quando pegou nela para se fazer á estrada, verificou as barras da bateria que tavam cheias, e passado 1km, eis que ficou sem carga...
trouxe-a para casa, meteu a carregar e a carga nao passa das 6 barras, aparecendo os seguintes valores:
lo 322
eo140
h1 351
no visor do lado esquerdo aparecem estes numeros 136. a24,1 - 29 , 2-24, 3 - 27, 4 - 29.
o que se passa???? alguma celula foi ao ar?
quem nos pode ajudar ou aonde devemos ir?
somos de sesimbra.
obrigado a todos os que me ajudaram neste forum.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por Emanuel Couto »

Antes de mais meus parabéns pelo DB... coloque fotos da máquina!

Em breve vai ter ajuda ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1474
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por cuttysark76 »

Team Vectrix, alguém pode ajudar?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1474
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por cuttysark76 »

Li algures que a temperatura do pack de baterias tem de estar entre os 10 e os 30 graus centígrados para aceitar carga nas Vectrix.
A moto está ou esteve ao sol? Qual é a temperatura ambiente onde tens a moto à carga?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1474
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por cuttysark76 »

Parece que a célula mais alta está a 3.51v e a mais baixa a 3.22v. É um desbalanceamento grave.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1474
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por cuttysark76 »

Aqui há muita leitura sobre as baterias da Vectrix Nimh

http://visforvoltage.org/forum/8406-how ... ix-battery
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por Jorge Rocha »

Isso é mais de que um desbalanceamento.
A mais carregada tem 100% de capacidade e a menos carregada tem uns 7%.

Recomendo urgentemente a que seja carregada a célula mais baixa (todas as que estiverem descarregadas, para depois analisar se o BMS continua a sangrar essa mesma célula (pois pode ser defeito do BMS).

Por vezes com uma reprogramação ao sistema, na parte dos BMS, pode resolver o problema. Outras vezes o BMS tem de ser substituído ou arranjado.
Boa sorte e procure rapidamente ajuda nesse sentido, para ainda ir a tempo de salvaguardar o material.
Tudo por um mundo mais limpo!


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1474
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por cuttysark76 »

Isso é possível fazer sem desmanchar o pack?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por Volt »

Esta Vectrix tem baterias de Lítio.

Acho que depois de um mês abandonada, podem ter ocorrido alguns estragos. Até porque já pode ter acontecido o mesmo em Espanha. O melhor é deixar os profissionais a tratar dela. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por sugarstorm »

antonio lisboa Escreveu:Ola a todos.
Passado algum tempo de pesquisa, eis que me decidi e ofereci uma vectrix li+ à minha esposa.
Veio de espanha, é preta, ano 2012, e tem 23mil km.
Apos uma primeira adaptaçao, la ganhou confiança e fez-se á estrada.
Devido a excesso de trabalho, ficou impossibilitada de a conduzir durante um mes, e hoje quando pegou nela para se fazer á estrada, verificou as barras da bateria que tavam cheias, e passado 1km, eis que ficou sem carga...
trouxe-a para casa, meteu a carregar e a carga nao passa das 6 barras, aparecendo os seguintes valores:
lo 322
eo140
h1 351
no visor do lado esquerdo aparecem estes numeros 136. a24,1 - 29 , 2-24, 3 - 27, 4 - 29.
o que se passa???? alguma celula foi ao ar?
quem nos pode ajudar ou aonde devemos ir?
somos de sesimbra.
obrigado a todos os que me ajudaram neste forum.
Antes de mais parabéns pela decisão de adquirir uma scooter eléctrica.

Agora a parte em que vou ser menos simpático :D
Já diz o povo, por vezes "o barato sai caro!"
Isto já começa a ser habitual. Os espanhóis livram-se do lixo que lá têm, a preços (aparentemente) convidativos, e o tuga cai que nem um patinho. Desculpa lá a frontalidade. Já não és o primeiro e não serás o último. Agora tens um pisa-papéis de 218 kgs em casa, certo? Bonito serviço! Bem, não vale a pena chorar por leite derramado. O que fazer?
Tens que contactar o pessoal que dá assistência a VE's cá no burgo. Tens 3 hipoteses: em Lisboa o user NMCS, perto das Caldas os users jmal ou Rufus (Fuel Free Motos) e em Aveiro o user Jorge Rocha. Os 3 mexem em Vectrix (e ficas sempre em boas mãos), mas um deles é mais especializado.

Quanto aos valores que te aparecem no visor eles são:
lo 322 é a tensão da célula mais baixa (3.22v)
eo140 é a indicação que a moto está na fase de equalização, à procura de nivelar todas as células a uma tensão (3.50v)
hi 351 é a tensão da célula mais alta (3.51v)
136 é a tensão do pack (136v)
a24 é a temperatura ambiente (24º)
1-29 é a temperatura do módulo 1 do pack (29º)
2-24 é a temperatura do módulo 2 do pack (24º)
3-27 é a temperatura do módulo 3 do pack (27º)
4-29 é a temperatura do módulo 4 do pack (29º)

Para já pode ser que não seja grave. É como diz o Jorge Rocha, tens um desbalanceamento grave no pack. Mas é preciso abrir a moto e analizar como está o pack, célula a célula. Só depois se saberá se é do pack ou do BMS (Battery Management System).
E os VE's não são feitos para estar parados. Eles gostam é de andar! Muito! Diariamente! :D

Boa sorte com a Vectrix. Por muito duras que as minhas palavras pareçam, acredita que fico muito feliz por ter mais uma Vectrix em Portugal.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por Mumia »

sugarstorm Escreveu: Agora a parte em que vou ser menos simpático :D
Já diz o povo, por vezes "o barato sai caro!"
Isto já começa a ser habitual. Os espanhóis livram-se do lixo que lá têm, a preços (aparentemente) convidativos, e o tuga cai que nem um patinho. Desculpa lá a frontalidade. Já não és o primeiro e não serás o último. Agora tens um pisa-papéis de 218 kgs em casa, certo? Bonito serviço! Bem, não vale a pena chorar por leite derramado. O que fazer?
vá também não vamos ser tão melodramáticos :lol: :lol: motas com avarias há em todo o lado Portugal, Espanha, China...

Para mim uma Vx não é lixo... seja ela em Espanha, Portugal, ou China :lol: :lol: :roll:

3 coisas que concordo:

1º Parabéns pela aquisição ;)
2º Há aí algum problema convém ir ver a algum dos Dr's já indicados pelo sugarstorm
3º Definitivamente elas não gostam de estar paradas

Posto isto, nada de desanimar, é ver o que se passa com ela, arranjar/corrigir e fazer Km's e Km's e Km's nela ;)

Venham de lá fotos da menina ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por zeuz »

Com a informação que deste, todos nós aqui conseguimos dizer que o pack está bastante desbalanceado.
Talvez seja só por isso que não consegues carregar a mota, como usual, e portanto uma carga individual de cada célula seria suficiente para voltares a ter a Li+ operacional.
Mas, mesmo que seja apenas isso, convém que alguém entendido lhe faça um diagnóstico, porque não é normal num mês atingir essa diferença tão grande.

P.S.:
Talvez a tua Vectrix tenha sido uma vítima deste problema: http://visforvoltage.org/forum/13981-of ... ment-75135
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por _rapt0r_ »

Como ficou esta situação,? Conseguis t resolver?


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por sugarstorm »

Por falar em lixo vindo do lado de lá da fronteira, há novidades desta moto?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por MRider »

sugarstorm Escreveu:Por falar em lixo vindo do lado de lá da fronteira, há novidades desta moto?
Sinceramente achas correcto este tipo de comentários ? :roll:
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por serges »

Peço desculpa a minha ausência... Parabens antes de mais pois acho que te serve que nem uma luva...

Fantástica compra ja a parte da legalização olha é o que temos...

Quanto ao comentário o sugar deverá estar a brincar, bem que o conheço e só pode pois depois de o conhecerem pessoalmente percebem bem... Pois está sempre na paródia.

Aqui no forum é dificil ver caras e expressoes dai levar a estes erros comuns...

Força nisso...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por sugarstorm »

Já lá vão 5 meses, eu não mudei nada. Podes ler no outro post acima. Para mim, é mais um pisa papéis importado pago a preço de ouro.
Chamem-me volt 2 se quiserem :lol: Ele na cruzada contra a invasão chinesa. Eu na cruzada contra a invasão espanhola :D :lol:
E ambos sempre pregamos aos peixes... Enfim.
É suposto mudar a minha atitude para bem da comunidade?
Ok. Assim seja. Vou moderar as minhas palavras e desculpem todos os que se sentem ofendidos.

Então antónio lisboa, esse fantástico negócio feito por terras de nuestros hermanos? Já rola? Há novidades?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por Mumia »

pisa papeis assim eu estou a aceitar como prenda de natal sugarstorm ;) fico à espera de um presente assim de ti para mim ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por Jorge Rocha »

sugarstorm Escreveu:...Então antónio lisboa, esse fantástico negócio feito por terras de nuestros hermanos? Já rola? Há novidades?
Não sou ninguém para apontar o dedo, mas considero uma atitude menos correta estar a generalizar. Até porque em todas as terras poderemos encontrar pessoas boas e pessoas menos boas.

Dizer mal, de forma directa ou indirecta apenas nos fica mal a nós mesmos. O objectivo do forum é ajudar sempre que se possa, e fazendo isso, nada mais é necessário dizer.

Tenho pena não ter disponibilidade para ajudar o antónio lisboa, mas tenha a certeza que a resolução do seu problema está bem mais simples do que se pinta.
Já a VX1 Li+ do Jasmim também era para desmantelar, por não ser mais possível seu arranjo... Hoje deve ser entre as melhores Vectrix que existe neste planeta.

Os nossos limites, na maior parte das vezes, são psicológicos. (e há muita gente a aproveitar-se disto, em vez de ajudar)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: vectrix li+ em sesimbra

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:
sugarstorm Escreveu:...Então antónio lisboa, esse fantástico negócio feito por terras de nuestros hermanos? Já rola? Há novidades?
Não sou ninguém para apontar o dedo, mas considero uma atitude menos correta estar a generalizar. Até porque em todas as terras poderemos encontrar pessoas boas e pessoas menos boas.

Dizer mal, de forma directa ou indirecta apenas nos fica mal a nós mesmos. O objectivo do forum é ajudar sempre que se possa, e fazendo isso, nada mais é necessário dizer.

Tenho pena não ter disponibilidade para ajudar o antónio lisboa, mas tenha a certeza que a resolução do seu problema está bem mais simples do que se pinta.
Já a VX1 Li+ do Jasmim também era para desmantelar, por não ser mais possível seu arranjo... Hoje deve ser entre as melhores Vectrix que existe neste planeta.

Os nossos limites, na maior parte das vezes, são psicológicos. (e há muita gente a aproveitar-se disto, em vez de ajudar)
Concordo com cada palavra dada. O fórum é para ajudar, não para criticar negativamente, nem criar estereotipos ou guerras desnecessárias...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”