Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por O_volt »

Então está melhor?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por RuFuS »

O_volt Escreveu:Então está melhor?
Se não tiver é falar com o espanhol e pedir os documentos para meter na garantia... ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Eu tenho os documentos originais da garantia das baterias. A questão é saber o que eles valem na realidade ;-)

Neste momento, faço 85kms com ela...sei que tenho alguma célula um pouco debilitada por causa do diferencial de tensão que consigo observar, mas não é fácil provar que esta situação é motivo para activar a garantia.

Resta-me andar, ter algum cuidado e chutar o problema para a frente até a autonomia se tornar realmente um problema...Neste momento não o é...ainda vou para qualquer lado com ela...começo é a rezar mais cedo por uma ficha :-)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por MRider »

Eu não percebo como um Pack que aparentemente foi novo já tá a dar sintomas....:-(
Live long and prosper!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por RuFuS »

visitante2 Escreveu:Eu não percebo como um Pack que aparentemente foi novo já tá a dar sintomas....:-(
Eu percebo mas não querendo ofender ninguém sempre me ensinaram que o barato sai caro... :?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por O_volt »

PepeLegal Escreveu:Eu tenho os documentos originais da garantia das baterias. A questão é saber o que eles valem na realidade ;-)

Neste momento, faço 85kms com ela...sei que tenho alguma célula um pouco debilitada por causa do diferencial de tensão que consigo observar, mas não é fácil provar que esta situação é motivo para activar a garantia.

Resta-me andar, ter algum cuidado e chutar o problema para a frente até a autonomia se tornar realmente um problema...Neste momento não o é...ainda vou para qualquer lado com ela...começo é a rezar mais cedo por uma ficha :-)
Mas 85kms a que velocidade...a 80kmh...então está boa!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Penso que os 85kms devem ter sido feitos numa média à volta dos 50 km/h....nas vias rápidas andei a 70-90km/h mas tive percursos em Lisboa a 30....é difícil dizer...

Em Novembro passado fiz 98kms e recordo-me de andar a velocidades maiores (andava a testar a máquina). Para além disso, quando acelero mais forte vejo facilmente diferenciais de 0.20v entre a célula min. e a máx. pelou que percebi normalmente isto significa que alguma célula está a ser muito requisitada e a descarregar muito mais facilmente do que a média do pack.

Mas vamos andando..que é o que importa ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16147
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por serges »

Nem mais, assim compensavai te precavendo e faz sempre um pé de meia...

Faz como eu poupo sempre desde que tenho a vectrix, com o combustilvel e passe de metro que tinha para uma caixinha, e já fiz um cruzeiro como Lua de Mel eh eh eh!

O proximo será mais para a frente pois as A123 deu rombo... mas as 4 rodas ui ui!

Força pepe! Tens é de aparecer lá no Tô Na Onda!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Boa Serges !! assim vale a pena poupar :-)

Eu ando a poupar é para daqui a uns anos "reformar" o meu 4 rodas...mas ainda não saiu o "meu" modelo eléctrico ;-)

Qualquer dia apareço ;-)


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por O_volt »

E qual teu modelo elétrico de 4 rodas?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

É parecido com um Tesla S, mas com preço até 45k€ com autonomia de 600kms e carregamentos totais em 30min :mrgreen:

Daqui a 10 anitos devem estar a chegar... ;-)


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por O_volt »

Para mim 300kms reais eram suficientes....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Sim, 300 kms reais seriam suficientes....se existisse uma rede geográfica de carregamentos capazes de fazerem carregamentos totais em <10 min.

Mas também concordo contigo que para 95% dos trajectos os 300kms seriam suficientes....o problema é os 5% sendo o único carro da família. Imagina que nas férias queres ir a Madrid ou a Andorra de carro.... :)

Se esqueceres por momentos, o factor €/km e outros factores ambientais, a verdade é que é honestamente complicado optares por um único meio de transporte que tem prestações inferiores às existentes actualmente e que não te permite ir do ponto A ao ponto B da mesma forma...

Claro que falando de um 2º carro para circuito cidade, o caso muda radicalmente de figura... ;-)

Eu (quero) acreditar que daqui a 10 (?) anos, temos carros eléctricos que ou possuem baterias que fazem pelos menos 600Kms reais e que permitem carregamentos totais em menos de 30 min, ou que não têm sequer baterias nenhumas...produzem a sua própria energia...ou então esta é recebida pelo ar, pelo chão...pelo periquito, sei lá :)


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por O_volt »

Vi agora o e-golf.
O carro faz apenas 150km.
Para mim serve 99% das vezes.
Custa 35k.
Se for a Madrid, vou de avião....mas se quiser ir de carro alugo um Tesla....que custa 85k.....logo por causa de 1% não vou gastar + 50k....dá para alugar mts Tesla por dia.
Aliás neste momento faço 90% com uma vectrix de nimh que apenas faz 50kms no inverno....lol
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Volt »

Pepe, se quiseres saber quanto tempo demorou a última carga da mota, não a desligues da ficha. Liga a chave com ela conectada à tomada e, em vez das horas, terás o tempo de carga no mostrador da esquerda.

PS: jmal, a minha Li+ está de origem e dá 170A de aceleração... :-).
PPS: Pepe, quantos quilómetros já levas na mota?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Volt, obrigado. Como normalmente desligo-a da ficha antes de a ligar, nunca me apercebi desse pormenor.

Neste momento vou fazer cerca de 2500 km com ela. Tirando esta "desconfiança", tem sido só carregar e andar. Dentro de 500kms vou fazer nova descarga até acender a luz da bateria para verificar o estado da autonomia. Se ela se mantiver nos 85kms não me vou chatear mais com isto.


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por RuFuS »

PepeLegal Escreveu:Volt, obrigado. Como normalmente desligo-a da ficha antes de a ligar, nunca me apercebi desse pormenor.

Neste momento vou fazer cerca de 2500 km com ela. Tirando esta "desconfiança", tem sido só carregar e andar. Dentro de 500kms vou fazer nova descarga até acender a luz da bateria para verificar o estado da autonomia. Se ela se mantiver nos 85kms não me vou chatear mais com isto.
Isso precisa é de andar... :)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por MRider »

Novidades por aqui ?

Tudo a andar ? 8-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Tudo a andar...começo a acreditar que o "problema" da autonomia talvez seja só "percepção"....

Recentemente, e com "meio deposito" (8 barras) fiz 48kms a velocidades entre os 50 e os 80km/h...se tentar extrapolar para uma carga completa, ficaria com uma autonomia de perto de 100 kms....o que está dentro dos valores que tinha inicialmente...

Vamos andando e monitorizando....

Preciso de tempo para fazer um teste de autonomia....


urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por urraisse »

PepeLegal Escreveu:Tudo a andar...começo a acreditar que o "problema" da autonomia talvez seja só "percepção"....

Recentemente, e com "meio deposito" (8 barras) fiz 48kms a velocidades entre os 50 e os 80km/h...se tentar extrapolar para uma carga completa, ficaria com uma autonomia de perto de 100 kms....o que está dentro dos valores que tinha inicialmente...

Vamos andando e monitorizando....

Preciso de tempo para fazer um teste de autonomia....
É tudo muito relativo. No meu dia à dia faço 16 km's. Ou seja viagens muito curtas num liga e desliga constante!
Por vezes notava que uma carga completa deveria dar pouco mais de 40km's o que não abona nada de bom. Recentemente resolvi de uma forma continua fazer um teste à autonomia com uma carga do dia anterior (baterias frias) e o resultado foram 66 km’s, o que é excelente para uma Vectrix a baterias NiMh.
Por isso às vezes é tudo psicológico :)
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”