Ajuda Decisão microprodução

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
carrir
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 29, 2013 11:19 pm

Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por carrir »

Boa noite,
Como já referi ontem (ainda em pânico)....hoje já mais calma, vai-me ser atribuida a cota agora no final do mês de Janeiro.
Até hoje, pensava que isto da microprodução seria um bicho de 7 cabeças, mas agora depois de muitas horas a ler sobre o assunto e de ter falado já com alguns instaladores, afinal a coisa não é tão complicado assim.
Neste momento já sei o que necessito, mas tenho ainda algumas dúvidas quanto á marca do painel a instalar e a marca do inversor.
É por isso que eu necessitava da ajuda dos mais experiêntes deste forum...e agradeço desde já a todos.
Então é assim o meu projecto:
Micropodução -
Estrutura fixa, em telhado virado a sul sem qualquer tipo de sombras e com inclinação a +-20 %
Potência ligação 3.45
Zona Aveiro - Estarreja

Já percebi que há imensas marcas de paineis (alemãs, suecas, nacionais, japonesas, chinesas, etc.)
E é precisamente aí qque reside a minhq dúvida qual o melhor para o meu projeto ????


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

Viva,


um
carrir Escreveu:Boa noite,
Como já referi ontem (ainda em pânico)....hoje já mais calma, vai-me ser atribuida a cota agora no final do mês de Janeiro.
Até hoje, pensava que isto da microprodução seria um bicho de 7 cabeças, mas agora depois de muitas horas a ler sobre o assunto e de ter falado já com alguns instaladores, afinal a coisa não é tão complicado assim.
Neste momento já sei o que necessito, mas tenho ainda algumas dúvidas quanto á marca do painel a instalar e a marca do inversor.
É por isso que eu necessitava da ajuda dos mais experiêntes deste forum...e agradeço desde já a todos.
Então é assim o meu projecto:
Micropodução -
Estrutura fixa, em telhado virado a sul sem qualquer tipo de sombras e com inclinação a +-20 %
Potência ligação 3.45
Zona Aveiro - Estarreja

Já percebi que há imensas marcas de paineis (alemãs, suecas, nacionais, japonesas, chinesas, etc.)
E é precisamente aí qque reside a minhq dúvida qual o melhor para o meu projeto ????
Viva,

uma coisa que tens de ter em mente é que o preço pago pelo kw este ano é mujito mais baixo, portanto para recuperar o investimento no tempo de garantia dos equipamentos principais o invistimento deve3 rondar mo maximo 10000 euros, posto isto vamos lá então , para os paineis esquece os almães e Japomeses , são demasiado caros , nunca mais recuperas o investimento, podes optar por chineses os mais baratos , tens por exemplo a LDK que é um dos maiores fabricantes mundias , e tem dado sinais de qualidade e performance , temos aqui alguns colegas do forum que tem micros com LDK, chineses também tens a Suntech, estes dois são os mais conhecidos chineses, podes optar por nacionas um bocado mais caros, como a http://www.openrenewables.com/pt, a martifer, coidado que a martifer tem duas linh as uma nacional e outra fabricada na china, tens também a Fluitecnik também fabricados em territorio nacional, eu na minha micro tenho open renewables , estou satisfeito esta fabrica nacional é também a fabrica que fabrica os paneis para a Bosh . é uma questão de opção , a opção nacional ou a chinesa. vamos aos inversores , nos inversores as duas melhores opções para 3.45 são o solarmax 4200S e o Xantrex , eu tenho na minha um solarmax mas também ha aqui muitos colegas com xantrex, eu optei pelo solarmax apenas pela maior facilidade de extrair dos dados , o solarmax tem uma porta de rede.

uma ultima nota , tem cuidado com o intalador que escolheres , verifica a empresa , não escolhas uma empresa que apenas trabalhe nisto , porque como as coisas estão o mais certo é vir a desaparecer...., verifica os trabalhos já feitos, porque a assistencia pos-vendavai ser importante. le tudo o que poderes aqui no forum porque já há indicações de algumas empresas que não interessam.

Tem atenção também ao que é proposto para quadro AC , um bom quadro tem que ter sempre dijuntor , diferencial , e descarregador , este ultimo os instaladores fogem a utilizar. mas é imprescindivel para poderes dormir descansado.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

Já agora,

faltam duas coisas uma é a potencia , que deverá rondar os 5000w , outra é pedir desculpa pelos caracteres a mais e os erros , já não da para editar e corrigir


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Apresentação

Mensagem por suntroika »

Não é preciso ter pãnico, depois de atribuição da potência tens ainda 4 meses para instalar o sistema. Eu sugeria a aplicação de módulos luxor, samsung ou bosch e inversor solarmax. Tudo para uma potencia próxima dos 5000w. Não esquecer que se trata de um investimento a longo prazo, portanto pode-se escolher agora barato, mas depois sai caro.
carrir Escreveu:Boa noite,
Meu nome é Cristina e registei-me ontem no forum, depois de ter entrado em "Pânico" :shock: , ao saber que agora no final do mês, em principio (Registo de Abril 2012) será me atribuida a "Cota"???.
Quando me inscrevi em Abril, como a cota já estava particamente esgotada e em princípio não ira ter atribuição de cota, não dei mais importência ao assunto.
Não tenho(Tinha - Até hoje, agora, depois de uma noite inteira de ontem e o dia todo de hoje, já algumas luzes) conhecimento como é que isto da microprodução funciona.
Agora já sei que não é um bich de 7 cabeças.
Mas neste momento tenho um dilema....a marca e tipo de painel. E os preços !
Por isso peço aos mais entendidos deste forum que me ajude nesta minha pequena/grande aventura !

cumpts.
Cristina


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por suntroika »

Concordo com tudo o que foi dito, mas acrescentaria os modulos da luxor que parecem de boa qualidade ou em alternativa da bosch e inversor solarmax.

mcarneiro Escreveu:Já agora,

faltam duas coisas uma é a potencia , que deverá rondar os 5000w , outra é pedir desculpa pelos caracteres a mais e os erros , já não da para editar e corrigir


Autor do tópico
carrir
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 29, 2013 11:19 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por carrir »

Obrigada Mario pela sua ajuda,
Ontem foi-me então atribuida a podência e continuou com o dilema. Ainda só ouvi dois instaladores !
Agora, para além da dúvida dos paineis que devo escolher, está ainda se devo escolher Policristalinos ou monocristalinos ?
Hoje, foi-me também sugerido a opção de ir para o regime geral em vez de ficar no regime Bonficado !
Esta é agora tb. a grande questão !?

Cumpts.
Cristina


Autor do tópico
carrir
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 29, 2013 11:19 pm

Dilema: Gegime Bonficado ou geral ?

Mensagem por carrir »

Boa tarde a todos,
Gostaria de ter a vossa opinião relativamente a este assunto:

Foi-me atribuida a potêrncia em regime bonficado. (Pedido feito já em Abril), mas nessa altura o KW era de 0.326.
Nunca imaginei que levasse um redução tão grande 40%, para os 0.196.
Agora a questão é,uma vez que ainda estou na fase inicial do projeto, será que ainda vale a pena ir para o regime bonificado ?!
É que segundo eu pecerbi do pouco que ainda ouvi até hoje (Desde 3ª feira), no regime geral e com a minha Portência 3.45 só posso produzir no máximo (e as propostas que eu tenho de microproduções, só me garantem um produção de +- 5500 kw), 8280 kw.
Ora se eu no regime bonficado só conseguirei produzir 5500 kw/ano osso significa que terei um encaixe anual de 1078 Eur. se for no regime normal a produzir o mesmo seria (a 0.145) 797.50

Mas se eu investir em mais alguns paineis e aumentar a minha capacidade de produção e conseguir atingir pelo menos os 8280 KW, terei um encaixe de 1200.60 Eur./Ano
Certo !??
:|

Porque se eu optar pelo regime bonificado, estou agarrado a EDP durante 15 anos (sem poder mudar ???) durante 7 anos a receber 0.196 (sujeita a que daqui 3 ou 4 anos o valor da energia estar mais alta do que isso ) e daqui a 7 anos receber 0.165, e nessa altura a energia estar mais alta do que isso (o que será mais certo) e eu em vez de estar a ganhar ainda estou a vender mais barato do que a compro ! :?

Acham que o meu raciocinio está correto !?????

Será melhor pensar em colocar a minha microprodução em regime geral e tentar fazer o melhor negócio possível !?

cumpt.
cristina


Autor do tópico
carrir
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 29, 2013 11:19 pm

Re: Apresentação

Mensagem por carrir »

Obrigado "Suntroica",
O meu dilema neste momento prende-se também com a dúvida se devo obtar pela tarifa bonificada ou se devo passar para o regime geral.
Qual a tua opinião sobre isto ?

cumpt.
cris

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Apresentação

Mensagem por mauri »

carrir Escreveu:Obrigado "Suntroica",
O meu dilema neste momento prende-se também com a dúvida se devo obtar pela tarifa bonificada ou se devo passar para o regime geral.
Qual a tua opinião sobre isto ?

cumpt.
cris
Cris
Coloque as suas questões num só topico porque se referem ao mesmo assunto: é escusado abrir novos tópicos para colocar questões sobre o seu projeto.
Ajuda Decisão microprodução, Dilema e Apresentação (todos num só).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Dilema: Gegime Bonficado ou geral ?

Mensagem por areosa »

carrir Escreveu:Boa tarde a todos,
Gostaria de ter a vossa opinião relativamente a este assunto:

Foi-me atribuida a potêrncia em regime bonficado. (Pedido feito já em Abril), mas nessa altura o KW era de 0.326.
Nunca imaginei que levasse um redução tão grande 40%, para os 0.196.
Agora a questão é,uma vez que ainda estou na fase inicial do projeto, será que ainda vale a pena ir para o regime bonificado ?!
É que segundo eu pecerbi do pouco que ainda ouvi até hoje (Desde 3ª feira), no regime geral e com a minha Portência 3.45 só posso produzir no máximo (e as propostas que eu tenho de microproduções, só me garantem um produção de +- 5500 kw), 8280 kw.
Ora se eu no regime bonficado só conseguirei produzir 5500 kw/ano osso significa que terei um encaixe anual de 1078 Eur. se for no regime normal a produzir o mesmo seria (a 0.145) 797.50

Mas se eu investir em mais alguns paineis e aumentar a minha capacidade de produção e conseguir atingir pelo menos os 8280 KW, terei um encaixe de 1200.60 Eur./Ano
Certo !??
:|

Porque se eu optar pelo regime bonificado, estou agarrado a EDP durante 15 anos (sem poder mudar ???) durante 7 anos a receber 0.196 (sujeita a que daqui 3 ou 4 anos o valor da energia estar mais alta do que isso ) e daqui a 7 anos receber 0.165, e nessa altura a energia estar mais alta do que isso (o que será mais certo) e eu em vez de estar a ganhar ainda estou a vender mais barato do que a compro ! :?

Acham que o meu raciocinio está correto !?????

Será melhor pensar em colocar a minha microprodução em regime geral e tentar fazer o melhor negócio possível !?

cumpt.
cristina
Veja este tópico: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 07#p204407
E este: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 23#p204423

Nota: segundo o artº 11º do dec. lei 118-A/2010 não é obrigado a ficar no regime bonificado, basta comunicar ao SRM que pretende mudar, por isso, é de manter o regime bonificado enquanto tiver vantagens nisso, depois é mudar para o regime geral.

Espero que ajude ...

Cps :mrgreen:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

carrir Escreveu:Obrigada Mario pela sua ajuda,
Ontem foi-me então atribuida a podência e continuou com o dilema. Ainda só ouvi dois instaladores !
Agora, para além da dúvida dos paineis que devo escolher, está ainda se devo escolher Policristalinos ou monocristalinos ?
Hoje, foi-me também sugerido a opção de ir para o regime geral em vez de ficar no regime Bonficado !
Esta é agora tb. a grande questão !?

Cumpts.
Cristina
Cara Cristina,

Na minha opinão não tem qualquer vantagem em passar para o regime geral, porque o preço do kw é ainda mais baixo, e como já tem a potencia atribuida , não vai ganhar nada com isso , o regime geral só é vantajoso para quem pode candidatar-se à potencia maxima, de 5.75 se nao estou em erro , porque se consegue produzir muito mais, de qualquer maneira ,a maior parte das pessoas não tem o espaço necessario para aproveitar essa potencia, seriam necessarios no minimo 8000w de paineis, a maior parte dos telhados não têm esse espaço disponivel.

Quanto aos paineis, pelo que tenho visto as diferenças de produção não são significativas , ambos têm vantagens e desvantagens, os policristalinos têm a vantagem do preço são um bocado mais baratos e, no verão com temperaturas elevadas têm mais performance , por outro lado os monocristalinos têm a vantagem quando o tempo está mais frio e ligeiramente nublado. desvantagem são mais caros. A direrença não vai ser muita em termos de produção, se lhe fizerem uma boa proposta com monocristalinos , como está no norte, se calhar é de aceitar, se vir que a diferença de preço é muito grande , não hesite vá para os policristalinos.

Tem que ter atenção , não se deixe enganar pelos instaladores, muitos instaladores vão tentar vender-lhe os paineis que eles querem e não o que a Cristina quer, peça os instaladores para lhe darem orçamentos com os inversores que falamos aqui , e as varias marcas de paineis que também já falamos, não deixe que o instalador imponha o matetial, porque quase de certeza vai ficar a perder!

quando tiver os orçamentos se quiser pode por aqui para o pessoal dar uma opinião ,ponha só preços e a descrição do material , não escreva o nome das empresas, confirme sempre se os orçamentos incluem os trabalhos de construção civil necessarios.

só para lhe dar uma ideia , eu pedi 22 orçamentos, se nao me engano

só mais uma nota : é sempre bom escolher um instalador da sua zona, se houver algum problema a assistencia estará por perto, se estiver o pedir orçamentos pela net , vai ver que vão aparecer orçamentos de Lisboa Setubal e até do algarve...


Autor do tópico
carrir
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 29, 2013 11:19 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por carrir »

Obrigada Mario!
Assim farei. Para já so tenho um orçamento. Mas tenho varias reuniões marcadas para a semana.
Por enquanto ja percebi que o importante numa boa Mp são os paineis, inversor e estrutura.
Devo tb ter o cuidado de ter potencia entre os 4500 e os 5000 kw, para conseguir produzir or volta dos 6000 kw/ano.
So ainda não consegui entender a razão pela qual o pessoal não instala as Mp para produzir o maximo que pelo que ja pecebi são 8280 kw?

Cumts.
Cristina


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

carrir Escreveu:Obrigada Mario!
Assim farei. Para já so tenho um orçamento. Mas tenho varias reuniões marcadas para a semana.
Por enquanto ja percebi que o importante numa boa Mp são os paineis, inversor e estrutura.
Devo tb ter o cuidado de ter potencia entre os 4500 e os 5000 kw, para conseguir produzir or volta dos 6000 kw/ano.
So ainda não consegui entender a razão pela qual o pessoal não instala as Mp para produzir o maximo que pelo que ja pecebi são 8280 kw?

Cumts.
Cristina
8280kw é o maximo que a Cristina vai poder vender durante a fase bonificada, ai no norte para se aproximar desse valor , tera que ter pelo menos 22 paineis de 240w .

esqueça orçamentos 4500w , minimo dos minimos 4800w o ideal é mais


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Dilema: Gegime Bonficado ou geral ?

Mensagem por suntroika »

No meu entender e na realidade neste momento em regime geral e considerando um projeto a 25 anos compensa mais que o bonificado, no entanto nem toda a gente pode aplicar porque compensa aplicar os 5.75kw e para isso é preciso ter um contador acima de 10.35kw o que não é fácil muitos terem.
Acredito mesmo em regime bonificado consegue acima dos 6000kw/ano, desde que coloque mais potência de painel, 4800 a 5000kw.
De qualquer maneira nunca corre o risco de vender mais barato que o de compra, mesmo que este aumente muito, o valor de venda nunca pode ser inferior ao de compra, está estipulado por lei.


carrir Escreveu:Boa tarde a todos,
Gostaria de ter a vossa opinião relativamente a este assunto:

Foi-me atribuida a potêrncia em regime bonficado. (Pedido feito já em Abril), mas nessa altura o KW era de 0.326.
Nunca imaginei que levasse um redução tão grande 40%, para os 0.196.
Agora a questão é,uma vez que ainda estou na fase inicial do projeto, será que ainda vale a pena ir para o regime bonificado ?!
É que segundo eu pecerbi do pouco que ainda ouvi até hoje (Desde 3ª feira), no regime geral e com a minha Portência 3.45 só posso produzir no máximo (e as propostas que eu tenho de microproduções, só me garantem um produção de +- 5500 kw), 8280 kw.
Ora se eu no regime bonficado só conseguirei produzir 5500 kw/ano osso significa que terei um encaixe anual de 1078 Eur. se for no regime normal a produzir o mesmo seria (a 0.145) 797.50

Mas se eu investir em mais alguns paineis e aumentar a minha capacidade de produção e conseguir atingir pelo menos os 8280 KW, terei um encaixe de 1200.60 Eur./Ano
Certo !??
:|

Porque se eu optar pelo regime bonificado, estou agarrado a EDP durante 15 anos (sem poder mudar ???) durante 7 anos a receber 0.196 (sujeita a que daqui 3 ou 4 anos o valor da energia estar mais alta do que isso ) e daqui a 7 anos receber 0.165, e nessa altura a energia estar mais alta do que isso (o que será mais certo) e eu em vez de estar a ganhar ainda estou a vender mais barato do que a compro ! :?

Acham que o meu raciocinio está correto !?????

Será melhor pensar em colocar a minha microprodução em regime geral e tentar fazer o melhor negócio possível !?

cumpt.
cristina


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por suntroika »

Eu penso que para o norte será melhor os policristalinos e no sul os mono, isto porque eles, digamos, arrancam mais rápido, e em zonas de menor sol será melhor, porque começam a trabalhar mais cedo dos que os mono, no entanto são de fato muito semelhantes em termos de produção.
Como disse eu instalava o máximo de potencia possível e conforme também o orçamento a dispor, mas com isso terá certamente uma melhor produção. Repare por exemplo na micro do colega ogadiv, parece-me trabalhar bem e tem material diria de 1ª qualidade. Muita atenção de fato aos painéis que propõe, como também já referi é melhor apostar na qualidade do que ir ao mais barato, não esquecer que estamos a falar de um investimento para 25 anos. Como se diz, existem os carros e os mercedes......


carrir Escreveu:Obrigada Mario!
Assim farei. Para já so tenho um orçamento. Mas tenho varias reuniões marcadas para a semana.
Por enquanto ja percebi que o importante numa boa Mp são os paineis, inversor e estrutura.
Devo tb ter o cuidado de ter potencia entre os 4500 e os 5000 kw, para conseguir produzir or volta dos 6000 kw/ano.
So ainda não consegui entender a razão pela qual o pessoal não instala as Mp para produzir o maximo que pelo que ja pecebi são 8280 kw?

Cumts.
Cristina


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

suntroika Escreveu:Eu penso que para o norte será melhor os policristalinos e no sul os mono, isto porque eles, digamos, arrancam mais rápido, e em zonas de menor sol será melhor, porque começam a trabalhar mais cedo dos que os mono, no entanto são de fato muito semelhantes em termos de produção.
Como disse eu instalava o máximo de potencia possível e conforme também o orçamento a dispor, mas com isso terá certamente uma melhor produção. Repare por exemplo na micro do colega ogadiv, parece-me trabalhar bem e tem material diria de 1ª qualidade. Muita atenção de fato aos painéis que propõe, como também já referi é melhor apostar na qualidade do que ir ao mais barato, não esquecer que estamos a falar de um investimento para 25 anos. Como se diz, existem os carros e os mercedes......
Suntroika,

todos os estudos dizem o contrario, monocristalinos para zonas mais frias e de menos intensidade luminosa , policristalinos para zonas mais quentes e de muita intensidade luminosa, o que podes dizer é que Portugal tem muita intensidade luminosa no Pais todo , o que é verdade . o colega Ogaliv tem monocristalinos , e deixa-me dizer-te que os paineis nacionais estão ao nivel do melhor que se faz pelo mundo, a openrenewbles por exemplo fabrica todos os paineis comercializados pela bosh , se comprares paineis bosh na europa , foram feitos em Evora na Open renewbles, os paineis da open são fabricados com os mesmos materias dos da bosh a unica coisa que é diferente é a caixa de ligação .., nos da bosh dizem bosh... :) , até as celulas têm o logotipo da bosh....

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por visitante1 »

E diz o colega Suntrika "existem os carros e os mercedes", e eu digo: existiam porque agora tambem existem mercedes com motor renault!, não quer dizer que sejam maus só que já não são mercedes!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu:E diz o colega Suntrika "existem os carros e os mercedes", e eu digo: existiam porque agora tambem existem mercedes com motor renault!, não quer dizer que sejam maus só que já não são mercedes!!!
cada um acredita naquilo que quer ! :) é uma mania que os portugueses em geral têm , "a qualidade Alemã" , que muitas vezes é apenas um mito , o que não falta é audi´s e bmw´s por ai empanados nas estradas...Os mercedes ainda se vão escapando , mas são os unicos , em paineis se forem Japoneses sim ha´alguma diferença , mas o preço também é quase o dobro!, os paineis BOSCH são bons ,mas têm pouco de alemão , são fabricados em Evora , e a fabrica que os fabrica tem uma marca propria , em que usa exactamente os mesmos materias :D


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por suntroika »

Obviamente cada um entende as coisas à sua maneira, não é meu objetivo impor nada a ninguém, nem tenho como objetivo defender aquilo que escolhi ou instalei, apenas é uma opinião. Não tenho a obseção pelos produtos alemães antes pelo contrário, há muito material chines por exemplo de boa qualidade. Quando me refiro à Bocsh é simplesmente porque daqui a 25 anos, mesmo que acabe o seu negócio no solar (como a siemens ou BP), e embora não seja certo obviamente, ainda estará por cá como marca, enquanto a maior parte das outras marcas podem já ter fechado ou falido. Será essa a garantia. É evidente que esses paineis podem não ser feitos na alemanha, mas isso não retira a sua qualidade, porque se formos a ver a martifer por exemplo, como os paineis asiáticos, também pode alegar que as peças são feitas na china, mas que são cá assemblados e por alguma razão o preço será diferente, não retirando daí menor qualidade.


mcarneiro Escreveu:
pnunes Escreveu:E diz o colega Suntrika "existem os carros e os mercedes", e eu digo: existiam porque agora tambem existem mercedes com motor renault!, não quer dizer que sejam maus só que já não são mercedes!!!
cada um acredita naquilo que quer ! :) é uma mania que os portugueses em geral têm , "a qualidade Alemã" , que muitas vezes é apenas um mito , o que não falta é audi´s e bmw´s por ai empanados nas estradas...Os mercedes ainda se vão escapando , mas são os unicos , em paineis se forem Japoneses sim ha´alguma diferença , mas o preço também é quase o dobro!, os paineis BOSCH são bons ,mas têm pouco de alemão , são fabricados em Evora , e a fabrica que os fabrica tem uma marca propria , em que usa exactamente os mesmos materias :D


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por mcarneiro »

suntroika Escreveu:Obviamente cada um entende as coisas à sua maneira, não é meu objetivo impor nada a ninguém, nem tenho como objetivo defender aquilo que escolhi ou instalei, apenas é uma opinião. Não tenho a obseção pelos produtos alemães antes pelo contrário, há muito material chines por exemplo de boa qualidade. Quando me refiro à Bocsh é simplesmente porque daqui a 25 anos, mesmo que acabe o seu negócio no solar (como a siemens ou BP), e embora não seja certo obviamente, ainda estará por cá como marca, enquanto a maior parte das outras marcas podem já ter fechado ou falido. Será essa a garantia. É evidente que esses paineis podem não ser feitos na alemanha, mas isso não retira a sua qualidade, porque se formos a ver a martifer por exemplo, como os paineis asiáticos, também pode alegar que as peças são feitas na china, mas que são cá assemblados e por alguma razão o preço será diferente, não retirando daí menor qualidade.
Boas,

suntroika , ninguem está aqui a Tentar defender nada!, acho que estamos todos a tentar ajudar, com o preço que é pago pelo kw este ano, o investimento não pode ser muito elevado , senão as pessoas nunca mais recuperam o dinheiro que investiram, alias eu sou da opinião de que as marcas asiaticas aqui já faladas serão a melhor opção, temos aqui varios colegas do forum com esses paineis instalados e com muito bons resultados. quanto as garantias de 10 e 12 e mais anos ,que os fabricantes dão , só quando algum tiver que trocar um painel , é que vamos saber como funciona, e isto aplica-se a tanto a fabricantes asiaticos como europeus ou americanos, fugir a garantias tanto fogem os Alemães como os Chineses...(Eu vi uma folha de condições da garantia da Bosch,e aquilo não é linear, as excepções e condições são tantas,que o mais certo é ficarmos agarrados...), a opção nacional é só mesmo uma opção patriotica, ...mas faz mal ao bolso!

Responder

Voltar para “Projectos”