jpmendes microprodução

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
jpmendes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo out 16, 2011 7:47 pm

Diário da microprodução

Mensagem por jpmendes »

Viva!
Aqui está finalmente a minha microprodução. Trata-se de um simpático seguidor de 4400W (20x220W LG) com um inversor Kaco 3600.
Aqui há uns tempos pensei em fazer a monitorização do sistema e inpirado nuns bons exemplos, de muito boa qualidade, que pesquisei aqui no forum. Achei este sistema de monitorização on-line e gratuito que os australianos puseram ao dispor de todos quanto queiram monitorizar consumos ou produções on-line. A aplicação suporta muitas marcas de inversores e não exige conhecimentos ao nível da programação, apenas são necessários alguns (bons) conhecimetos de informática na ótica do utilizador.
A aplicação permite a monitorização on-line, com regito de valores de 5 em 5 minutos, permite a visualização em tempo real, diária, semanal, mensal e anual, com excelentes gráficos. Permite monitorizar outros parâmetros, tais como a temperatura (no meu caso do inversor), a energia produzida, exportada e/ou consumida pelo sistema. Regista as condições metereológicas diárias. Pemite a visuaização de estatíticas, etc. Ver outros sistemas, incluindo alguns em Portugal. Muito completo, mesmo.
Basta ir ao site: pvoutput.org/
O sistemas só tem um senão: exige a ligação a tempo inteiro a um PC com internet. Também se pode fazer a introdução dos dados manualmente, caso não tenham hipótese de ter o PC ligado ao inversor.

Podem dar uma vista de olhos na minha MP digitando http://pvoutput.org/intraday.jsp?id=12965&sid=10888

Espero que gostem e


Autor do tópico
jpmendes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo out 16, 2011 7:47 pm

Diário da microprodução

Mensagem por jpmendes »

Viva!
Finalmente arranjei tempo para vos falar um pouco da minha MP. Trata-se de um simpático seguidor de 4400KW, com 20 paineis de 220W da LG e um inversor Kaco 3600Xi.
Depois de ter andado por aqui a pesquisar sobre sistemas de monitorização de micropoduções, verifiquei que há pessoal com sistemas ‘caseiros’ bastante bons como é o caso do JGDuarte. Acabei por descobrir, a partir de um post deste forum, a existência deste link australiano (http://pvoutput.org/). Acabei por verificar que se trata de um sistema bastante bom (gratuito) que permite fazer a monitorização on-line de consumos e de produções de energia elétrica, neste caso permite o acompanhamento em tempo real (de 5 em 5 minutos), com excelentes gráficos (tempo real, diário, semanal, mensal e anual). Permite também visualizar outros parâmetros como a temperatura (no meu caso do inversor), das condições meteorológicas, da produção, exportação e consumo de energia do sistema, consulta de dados estatísticos, previsões, etc.
O único senão é o facto de ser necessária a ligação a tempo inteiro a um PC com internet. Como tenho um Kaco, o software PVOutup lê os dados registados pelo Kacoviso. Consegui após alguma teimosia e pachorra. Os dados também podem ser colocados à mão na aplicação, isto para quem não puder ou não quiser ter o inversor ligado ao PC.
O software (gratuito) permite a configuração de muitas marcas de inversores, incluindo o kaco ou mesmo a ligação de sistemas de monitorização existentes no mercado, não implicando grandes conhecimentos de programação (basta seguir as instruções). O sistema permite o acompanhamento das milhares de MP espalhadas por esse mundo fora, incluindo algumas (ainda poucas) em Portugal.
Para acederem à minha MP usem o seguinte link: http://pvoutput.org/intraday.jsp?id=12965&sid=10888. Cusquem que ficam a saber tudo sobre o meu sistema.
Espero que gostem da aplicação e também adiram. O sistema é bastante completo
Anexos
Seguidor_Penela.jpg
PVout.jpg

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

jpmendes microprodução

Mensagem por mauri »

Este é o tópico iniciado desta microprodução.
As mensagens vieram de Apresentações.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário da microprodução

Mensagem por JDuarte »

Viva JPMendes,
Parabéns pela micro. Que venham daí muitos kWh.
Quando pensei colocar os dados online, uma das aplicações que experimentei foi a pvoutput.org... mas infelizmente não consegui importar o log do xantrex (o ficheiro de log tem 16 linhas de cabeçalho e o pvoutput só aceitava até 9 linhas julgo eu, ainda mandei um email a questionar se era possível alterar mas não obtive resposta).
Mais tarde desenvolvi um pequeno programa que apagava as linhas de cabeçalho para o ficheiro ser aceite... mas como não era fácil sincronizar o corte e envio da informação acabei por desistir e avançar noutra direção.
Acabei por criar o sistema que vocês já conhecem com a vantagem de ser totalmente personalizável.
Foi um óptimo desafio, pois eu nunca tinha programado em php e sempre serviu para aprender alguma coisa de novo.
Boas produções,

Responder

Voltar para “Projectos”