Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

Boma dia, venho aqui pedir vos uma opinião sobre a minha situação, neste momento tenho uma caldeira a gasoleo e um cilindro de aguas quentes de 100 litros, e eu queria ligar em paralelo um sistema a lenha, sendo que o de gasoleo irá trabalhar muito pouco.

Como tal encontrei um orçamento que me pareceu muito bom, de uma caldeira usada com 4 anos, parada a 2 anos e usada pouco durante dois invernos, em preto e em muito boas condições, a caldeira em questão é a seguinte (muito parecida a esta foto):
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Alguem sabe a marca desta caldeira?

o orçamento para esta caldeira ficou me 1700 euros com a caldeira ( dois anos garantia da empresa), balão, valvulas de segurança, termostato, bomba circulação, chaminé 7 metros,valvulas para ligar as duas caldeiras em simultaneo e mão de obrra. ( todo o material é novo exepto a caldeira) o que acham do preço?

Quanto a segurança este sitema é seguro?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por visitante1 »

Eu tenho um sistema com essa configuração e trabalha bem.
Só me parece que essa caldeira tem uma entrada de lenha muito pequena, isso deve levar pouca carga.
Se assim for a autonomia vai ser baixa e tem de andar a cortar a lenha toda a medida...
tenho uma facody de 50kw, chega a ter autonomias de 10 horas sendo que o normal ronda as 8 horas, leva lenha que se farta, não me preocupo com as medidas nem com a confiruração da lenha pois a camara de carga é enorme.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

Bom dia, mas conhece a marca desta caldeira??
apesar da entrada parecer pequena leva paus de 80 cm , e a entrada é de 25*25cm aproximadamente, o que me diz?

o que acha relativamente ao preço acha que é um bom preço?
penso que esta caldeira é de 35kw~40kw para uma casa com cerca de 100 elementos, ~200m2, casa bem isolada tanto em paredes como tecto e portas e janelas com vidro duplo e caixilho.

Podia me dar mais informações uteis a nivel de manutenção e segurança?

cumprimentos

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por visitante1 »

Viva,
penso que só saberá a marca quem possuir uma igual, só com essa imagem não será facil.
Se lhe garantirem que o aparelho está mesmo bom penso que o negocio não estará mau, mas é sempre um tiro no escuro pois não é facil saber se está num estado de corrosão mais ou menos avançado.
O levar paus de 80 é excelente, permite uma quantidade boa de combustivel la para dentro, terá que ter algum cuidado com o rachar da lenha ou então optar por lenha mais fina pois apenas 25cm de porta não permite grandes jogadas, com essa medida meto eu lenha lá para dentro pois tem uma entrada de 40 por 43,5cm.
http://www.facody.com/biomass/pdf/xar.pdf
peça ao instalador para colocar um sistema automatico para dar ordem de desligar a caldeira de gasoleo sempre que a de lenha arranque, é facil de implementar e evita que as duas estejam a trabalhar ao mesmo tempo.
Tira ainda preocupação de andar manualmente a fazer isso.
Se a puder colocar a funcionar em regime despressurizado evita os baloes de pressão e aumenta a segurança.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

Boa noite, eu esta caldeira tirei a foto de um topico aqui do forum de um user chamado Marco, mas ele parece estar inactivo e não consigo nada mais que isto na net. mas gostava de tentar descobrir para procurar algo mais na net.
Pois usado é sempre uma sorte mas a diferença de uma para a outra são 1000€ e tambem me paça garantia de 2 anos acho que isto já da umas garantias.
sim vai ter que ser lenha mais cumprida e estreita mas tambem não a problema sou eu que a racho xD
Pois o instalador na minha vai instalar balão de segurança.

A nivel de manutenção é limeza de chaminé de 15 em 15 dias , interior todas as semanas e da valvula de segurança tambem semanalmente é suficiente?
já agora em caso de faltar a luz existe algum risco ou a valvula de segurança consegue tirar todo o vapor não havendo ali risco de explosão?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Jorge Rocha »

O meu pai tinha lá em sua casa (180m2) um sistema parecido com este, pelas medidas dadas, onde se tornava perigoso quando a energia electrica faltava. É que fazer o corte do gasoleo é facil, e até pode ser feito com a propria temperatura, mas retirar a lenha quando já está em grande brasido, é bem mais complicado, podendo mesmo danificar alguma coisa no grupo. Mesmo fechando a entrada de ar, no minimo era um desperdicio de água quente que saia fora pela valvula de segurança (é que esta não tinha qualquer deposito, e o vaso espansor era insuficiente).

Eu coloquei-a em circuito termossifão, colocando um deposito de 800 litros por cima da caldeira. Assim já pode faltar a electricidade que não há problema.

Para aquecer 40º, aos 800 litros de água, é necessário 8 horas a bombar lenha lá para dentro. Depois pondo lenha a cada 4 horas já vai mantendo a chama, por vezes nem chega a apagar durante a noite ou durante a ida para o trabalho.

Posso dizer também, uma vez aquecidos os 800L e a casa, a caldeira pode estar completamente parada durante 24 horas, que a casa não arrefece (continuando com o sistema de recirculação ligado, claro). Sendo assim pode-se acender a caldeira dia sim, dia não, mantendo toda a casa quente!

O deposito foi feito por mim em chapa de inox e tem 3 serpentinas (a da caldeira, a dos radiadores e a das águas para os banhos).

Está a funcionar há 7 anos quase sem manutenção!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

se a coisa que me mete um pouco de medo quanto a estes sistemas é isto haver uma falha de energia e a agua continuar a aquecer em redor da caldeira, pelo que já andei a ler pode se sempre fechar os registos que diminui a queima de lenha e depois a valvula de segurança tirará o vapor acumulado e agua se necessário e terá sempre o balão de segurança, será que estou correcto ou haverá algo de mais seguro a fazer?

cumps

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por g_card »

eu tenho uma lareira com recuperador de calor para aqueçimento a 18 anos.
o sistema é fechado e so tem uma valvula de segurança que tem mecanismo de teste, e de vez enquanto vai-se la testar a valvula a ver se nao cola.
falhar a luz nao é assim nao comum como isso, mas no caso de isso aconteçer podem sempre apagar com agua, ja o fiz e nunca houve problemas.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por visitante1 »

Para isso é que existem as UPS, para segurar a circulação enquanto a energia não volta.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por marcopns »

Eu tenho vaso de expansão aberto colocado na parte mais alta da chaminé. Em caso de urgência deita a agua fora para o telhado. Quando as temperaturas voltam ao normal, repõe automaticamente o nível de agua do circuito.
Algo parecido com isto: http://www.bucosantos.com/product/vaso- ... -inox-316l


Quanto a caldeira em questão não sei identifica-la, por isso é difícil de perceber se está a um preço justo. Aparentemente a diferença para as caldeiras novas parece-me pequena


Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

a diferença neste caso da usada para a nova são de 1000 euros a usada para 2000 a nova.
esse seu sistema tambem é bom.

o que é a UPS?
Penso então que uma valvula e o balão devem ser suficientes se fizermos uma manutenção continua.
sim a luz tambem não esta sempre a faltar se não ainda se pode arranjar um mini gerador para alguma emergencia num futuro.

Alguem consegue me identificar a caldeira ? é que esta dificil de encontrar mais informação sobre ela xD
cumprimentos e obrigado pela ajuda


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por itisix »

UPS = "Bateria"


Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

e qual seria assim o preço para uma que aguentasse ai por volta de 4h?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Jorge Rocha »

Vice Escreveu:e qual seria assim o preço para uma que aguentasse ai por volta de 4h?
As bombas circuladoras gastam muito pouco, nem seria assim tanto esse investimento...
Tudo por um mundo mais limpo!


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por itisix »

Há muitas maneiras de colmatar as falhas de corrente. Desde uma UPS, usar circuito aberto, etc.
Esse processo de fechar o ar e deixar sair o vapor a mim mete algum medo...

marcopns: a àgua quente, em situação de emergência vai para o telhado?? além do perigo de estalar telhas se estiver muito frio, poderá haver riscos de a água "salpicar" para cima de alguém... no mínimo. Estamos a falar em água que poderá andar pelos 100º. Cuidado com isso.


Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

Pois por isso é que eu estou a procura de um sistema que se ligue imediatamente que a luz falhe, mas ainda não encontrei nada no forum, alguem me pode dar umas dicas de onde arranjar essas baterias ou de como construir uma? a unica situação que me lembro seria de um gerador mas esse tenho que o ligar quando falha a energia.
Cumps


Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

encontrei isto na net numa pesquisa mais atenta, vejam la se alguns destes é bom apesar de aqui dizer que só da para 30/35min o que não é muito.
http://www.pixmania.com/pt/pt/3791356/a ... sao-u.html
ou
http://www.pixmania.com/pt/pt/2158996/a ... sao-u.html

será que são boas compras e que uma bomba deve ter uns 100 ou 200w será que isso aumentaria a autonomia do UPS?

ou se alguem quiser que me aconselhe algo melhor mas assim a um preço simpatico,

Cumps

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Jorge Rocha »

Uma UPS é um sistema de fornecimento de energia sem interrupção (uninterruptible power supply).
A mais barata aqui referida na mensagem anterior seria sufciente para alimentar uma bomba circuladora durante umas 9 horas sendo a bomba de potencia de 50W (que já é uma Sra. Bomba, pois existe algumas a gastar 2W).
Se se quiser aumentar sua autonomia, basta colocar em paralelo com a bateria que vem dentro da UPS, outras baterias com a mesma tensão. Nem seria necessário uma UPS tão potente (900W)...
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Vice
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: domingo set 30, 2012 8:21 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por Vice »

Desde já obrigado pela sua resposta, sendo assim penso que vou para uma UPS destas (em principio a do link, visto não conhecer mais nenhum sitio onde comprar), e penso que 9h já seria muito bom e mais que suficiente visto nos dias de hoje não acontecerem interrupções superiores a isto.
Aceitam-se opiniões sobre UPS :)

Cumprimentos e muito obrigado


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Ajuda na troca de caldeira a gasoleo para lenha

Mensagem por itisix »

A UPS compra-se em qualquer loja de informática ou (perdoem a publicidade) radio popular, worten, etc... é só a questão das potências disponíveis.
Acima de tudo, as lojas online são mais problemáticas quanto há avarias (enviar, tempos de reparação, etc).

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”