Boa noite,
No mês passado a fly fez 4 anos, desta vez o acumulado de Km foi muito baixo:
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Data ODO KM/Semestre
2012/06 0
2013/01 1100 1100
2013/06 2300 1200
2014/01 4002 1702
2014/06 5291 1289
2015/01 6137 846
2015/06 6760 623
2016/01 7920 1160
2016/06 8252 332
Houve alguns fatores que ajudaram a fazer menos Km, um deles que me incomoda particularmente é o facto de a economia deturpar a realidade, até hoje tem sido mais barato andar no meu carro elétrico, que gasta 10x mais energia do que a bike apenas porque os postos de abastecimento são gratuitos. Juntado a este facto o desaparecimento do periodo de "aprendizagem" de mudança de rotinas, caimos novamente nas opções que são mais "fáceis", mais baratas, mais cómodas... ou seja, leva-se o carro para todo o lado não vá ser preciso fazer o que não é e ter a possibilidade de ir para onde não se vai. E não se pensa mais nisso!
O outro motivo foi uma serie de acontecimentos que mantiveram a bike parada durante alguns meses, tudo começou com um furo no pneu de trás, que foi mal reparado por mim e que levou a que a bike fosse ficando parada. Às tantas, já que a bike estava à espera sempre de qualquer coisa que faltava, acabei por decidir fazer uma revisão mais profunda e trocar alguns componentes que nunca tinham sido trocados.
Fui a uma loja de bicicletas para:
- comprar um travão maior para a frente - Não dá, a forqueta não deixa colocar um disco maior.
- Trocar os travões da frente - Não me deixaram trocar porque estavam ótimos - duram seguramente o dobro dos Km, ou seja 8 anos e 15000Km - umas pastilhas de bike... lol!!!!
- Trocar travões de trás - Após alguma discussão lá se trocaram a meu pedido, mas só porque não estavam a sofrer um desgaste uniforme. Os originais ainda estão bons e vieram para casa para usar em caso de alguma necessidade
- Viva a regeneração!
E já agora trocar os rolamentos do motor hub, eu tinha lido algures que os rolamentos de origem não eram nada de especial e a troca era aconselhada. Abri o motor, estraguei os rolamentos originais, que depois consegui confirmar que estavam impecáveis antes de os estragar. Verifiquei que o interior do motor está impecável, o silicone preto é bom e as temperaturas deste motor a ~2kW não estragaram nada.
Estas alterações obrigaram-me a refazer uma serie de coisas bem feitas,porque houve fios partidos, mas já está quase tudo reparado.
Para além disso voltei a tentar arranjar o mecanismo de dobragem da bicicleta, mas não há nada a fazer, não se pode ter ao mesmo tempo uma bike rápida e portátil. Pelo menos com este quadro não.
Em jeito de conclusão estes 4 anos a conduzir uma ebike surpreenderam-me muito mais do que alguma vez estava à espera. É um meio de transporte REAL que é baratissimo, 1500 ou mesmo 2000€ por uma ebike é o preço de manter/usar um carro a combustão durante pouco mais de 1 ano. Não requer seguro, não paga imposto, as manutenções é do mais basico que se pode imaginar. A componente elétrica que até pode ser a maior incógnita para quem não conhece é o que está à vista, se não se abusar na velocidade (é preciso kitar) pode-se assumir que dura a vida toda da bike. O consumo de eletricidade é desprezável e a autonomia é a que se quiser - no meu caso até retirei células para ficar com o saco mais leve. Quem optar por regeneração pode assumir que um conjunto de pastilhas de travão duram para sempre e ganham muita segurança a conduzir em piso molhado. Perdem no desgaste que o eixo do motor faz no quadro da bike que tem que ser devidamente sanado antes que a roda salte e alguém se magoe.
quanto à minha ebike, simplesmente já faz parte do agregado familiar!
Uma vez que agora, passados 4 anos e após fazer uma revisão completa a todos os componentes da bicicleta, já não há mais nada para fazer, já não vou alimentar mais este DB, toda a info relevante que queria documentar está feita e obviamente estou sempre disponivel para qualquer questão.
Abraços!