Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por areosa »

alexjp4 Escreveu:
Boas

Não sei como a EDP faz as leituras mas basta-lhe fazer a leitura uma vez por mês, porque o que vier a mais eles não pagam e na factura vem só até ao limite estabelecido, por isso não deve ter nenhum interesse em andar a fazer leituras de meia em meia hora até porque os contadores marcam e devem enviar essa informação do pico de produção e para eles tanto lhes faz saber que tenhas ultrapassado o que podias produzir no dia 1 como no dia 20, desde que tenham conhecimento vai dar ao mesmo.
Penso eu de que. :mrgreen:

Como eu disse, a informação dos 30m vale o que vale mas até aceito que assim seja já que, como disse o Patalhetas, a EDP não paga mais por isso e é de salientar que é muito diferente detectar um pico que se pode manter por alguns instantes (o que acontece frequentemente quando o sol reaparece de detrás de uma nuvem) ou que esse valor se mantenha por longos períodos de tempo. Por outro lado, como o início do período de facturação pode ocorrer em qualquer dia do mês, a EDP não teria forma exacta de determinar quanto é que foi produzido entre o mês de Dezembro e Janeiro e assim poder determinar exactamente quando é que o limite máximo é ultrapassado pelo microprodutor.

Cps :mrgreen:

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por sousacastro »

Boas

E eu a pensar que ainda ia produzir este ano mais alguma coisa para poder receber mais alguns €. :cry:

Mas pronto fica a descansar que bem merece.
areosa Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
Boas

Não sei como a EDP faz as leituras mas basta-lhe fazer a leitura uma vez por mês, porque o que vier a mais eles não pagam e na factura vem só até ao limite estabelecido, por isso não deve ter nenhum interesse em andar a fazer leituras de meia em meia hora até porque os contadores marcam e devem enviar essa informação do pico de produção e para eles tanto lhes faz saber que tenhas ultrapassado o que podias produzir no dia 1 como no dia 20, desde que tenham conhecimento vai dar ao mesmo.
Penso eu de que. :mrgreen:

Como eu disse, a informação dos 30m vale o que vale mas até aceito que assim seja já que, como disse o Patalhetas, a EDP não paga mais por isso e é de salientar que é muito diferente detectar um pico que se pode manter por alguns instantes (o que acontece frequentemente quando o sol reaparece de detrás de uma nuvem) ou que esse valor se mantenha por longos períodos de tempo. Por outro lado, como o início do período de facturação pode ocorrer em qualquer dia do mês, a EDP não teria forma exacta de determinar quanto é que foi produzido entre o mês de Dezembro e Janeiro e assim poder determinar exactamente quando é que o limite máximo é ultrapassado pelo microprodutor.

Cps :mrgreen:

Pois foi o que aconteceu no meu caso que vai do dia 8 de Dezembro ao dia 8 de Janeiro e no dia 31 de Dezembro de 2011 pelos calculos que fiz tinha 257 kwh produzidos.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por alexjp4 »

areosa Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
Boas

Não sei como a EDP faz as leituras mas basta-lhe fazer a leitura uma vez por mês, porque o que vier a mais eles não pagam e na factura vem só até ao limite estabelecido, por isso não deve ter nenhum interesse em andar a fazer leituras de meia em meia hora até porque os contadores marcam e devem enviar essa informação do pico de produção e para eles tanto lhes faz saber que tenhas ultrapassado o que podias produzir no dia 1 como no dia 20, desde que tenham conhecimento vai dar ao mesmo.
Penso eu de que. :mrgreen:

Como eu disse, a informação dos 30m vale o que vale mas até aceito que assim seja já que, como disse o Patalhetas, a EDP não paga mais por isso e é de salientar que é muito diferente detectar um pico que se pode manter por alguns instantes (o que acontece frequentemente quando o sol reaparece de detrás de uma nuvem) ou que esse valor se mantenha por longos períodos de tempo. Por outro lado, como o início do período de facturação pode ocorrer em qualquer dia do mês, a EDP não teria forma exacta de determinar quanto é que foi produzido entre o mês de Dezembro e Janeiro e assim poder determinar exactamente quando é que o limite máximo é ultrapassado pelo microprodutor.

Cps :mrgreen:
Boas

Eles pagam de 30 em 30 dias quando a produção passa o valor maximo de produção simplesmente deixam de pagar a partir desse valor independentemente de se atingir esse valor em Dezembro como em Outubro ou Novembro simplesmente quando passar dessa potência
deixam de pagar e oferecemos o resto á EDP.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por areosa »

Daí ser importante registar o valor marcado pelo contador de saída no dia 31-12 ao final do dia (a contagem do inversor não serve porque não é a real) e ir controlando ao longo do ano como é que evolui a produção, quando chegar ao limite... nem mais uma borla!

Cps :mrgreen:


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:Daí ser importante registar o valor marcado pelo contador de saída no dia 31-12 ao final do dia (a contagem do inversor não serve porque não é a real) e ir controlando ao longo do ano como é que evolui a produção, quando chegar ao limite... nem mais uma borla!

Cps :mrgreen:

Boas,

Pois é...mas em 2011, fiz o controle pelo contador da EDP (31-12-2010 a 31-12-2011), só pagaram 8277Kwh... e esta heemmm!!!! :lol: :P

Este ano e fugindo à estratégia delineada no final de Outubro, pois não consigo resistir a um bom dia de Sol, vou parar definitivamente a produção no dia que ultrapassar os 8280Kwh, ainda este mês, com o propósito da factura que vai de 06-Dez. a 05-Jan/2113, só aparecer produção a partir de 01 a 05-Jan.-2012, vai ajudar a confirmar o que pagam, não pagam e até quando?

Cpts.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu:
areosa Escreveu:Daí ser importante registar o valor marcado pelo contador de saída no dia 31-12 ao final do dia (a contagem do inversor não serve porque não é a real) e ir controlando ao longo do ano como é que evolui a produção, quando chegar ao limite... nem mais uma borla!

Cps :mrgreen:

Boas,

Pois é...mas em 2011, fiz o controle pelo contador da EDP (31-12-2010 a 31-12-2011), só pagaram 8277Kwh... e esta heemmm!!!! :lol: :P

Este ano e fugindo à estratégia delineada no final de Outubro, pois não consigo resistir a um bom dia de Sol, vou parar definitivamente a produção no dia que ultrapassar os 8280Kwh, ainda este mês, com o propósito da factura que vai de 06-Dez. a 05-Jan/2113, só aparecer produção a partir de 01 a 05-Jan.-2012, vai ajudar a confirmar o que pagam, não pagam e até quando?

Cpts.
Menos 3 kWh do que era suposto! :o :shock: Mesmo dando-lhes uma data de kWh e nem assim! Inaceitável! :evil: :evil: :evil:

Agora a sério, pelo que diz, essa é a melhor aproximação que se pode ter para contabilizar o que já foi produzido e fazer uma estimativa do que ainda falta para chegar ao limite máximo. Pode-se depois deixar sempre mais uns 5 ou 10 kWh de tolerância para essas incertezas na medição mas nada mais.

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Volt »

Esses 3kWh não foram de consumo nem nada?...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Volt Escreveu:Esses 3kWh não foram de consumo nem nada?...

Não!... mas também a ser, seriam contagens distintas! :)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por alexjp4 »

areosa Escreveu:
PaulOL Escreveu:
areosa Escreveu:Daí ser importante registar o valor marcado pelo contador de saída no dia 31-12 ao final do dia (a contagem do inversor não serve porque não é a real) e ir controlando ao longo do ano como é que evolui a produção, quando chegar ao limite... nem mais uma borla!

Cps :mrgreen:

Boas,

Pois é...mas em 2011, fiz o controle pelo contador da EDP (31-12-2010 a 31-12-2011), só pagaram 8277Kwh... e esta heemmm!!!! :lol: :P

Este ano e fugindo à estratégia delineada no final de Outubro, pois não consigo resistir a um bom dia de Sol, vou parar definitivamente a produção no dia que ultrapassar os 8280Kwh, ainda este mês, com o propósito da factura que vai de 06-Dez. a 05-Jan/2113, só aparecer produção a partir de 01 a 05-Jan.-2012, vai ajudar a confirmar o que pagam, não pagam e até quando?

Cpts.
Menos 3 kWh do que era suposto! :o :shock: Mesmo dando-lhes uma data de kWh e nem assim! Inaceitável! :evil: :evil: :evil:

Boas

Se a produção é anual já experimentas-te ver a produção do dia 1/1/2010 a 1/1/2011 é que por 3KW pode estar aí a diferença, não há nada como tentar perceber onde param esses 3KW ou em ultimo caso fala com eles mas por 3KW se calhar nem paga a chamada telefónica.
Que venham mais anos assim de sol.


rscalado
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça jul 26, 2011 11:15 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por rscalado »

:twisted:

Também vou desligar a minha...
Última edição por Volt em segunda dez 03, 2012 4:34 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Art.1º


Miko
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jun 17, 2011 7:51 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Miko »

A minha já descança desdo o ínicio de Novembro,ligo de vez em quando para não enferrujar :D


arrolar
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mai 14, 2012 10:09 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por arrolar »

Boas noites companheiros

Como muitos de Vós também alcancei o limite em Novembro :roll: :roll: :roll: , mas não parei de produzir, liguei a MP para casa e toca a consumir o produzido ;) ;) ;) não ganho tanto mas também não perco.
Os cuidados a ter (para além das ligações devidamente bem feitas, MUITO IMPORTANTE) são muito simples, com o frio que aí vai basta nos dias ensolarados ligar manualmente ou com aquelas fichas temporizadas, um ou mais aquecimentos e pronto aquecemos a casa durante o dia e a produção fica lá toda. (como exemplo, basta dois aquecedores a óleo de 2000w ou dois aparelhos de ar condicionado de 12000btu).
Desta forma não se precisam de preocupar com o contador pois nada vai para a rede.
No dia trinta e um de dezembro volta-se a ligar tudo como estava e pronto voltamos a ser pseudo-industriais desta treta.

Para todos
Votos de Feliz Natal, e muita saúde :P :P :P

Cumprimentos


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

arrolar Escreveu:Boas noites companheiros

Como muitos de Vós também alcancei o limite em Novembro :roll: :roll: :roll: , mas não parei de produzir, liguei a MP para casa e toca a consumir o produzido ;) ;) ;) não ganho tanto mas também não perco.
Os cuidados a ter (para além das ligações devidamente bem feitas, MUITO IMPORTANTE) são muito simples, com o frio que aí vai basta nos dias ensolarados ligar manualmente ou com aquelas fichas temporizadas, um ou mais aquecimentos e pronto aquecemos a casa durante o dia e a produção fica lá toda. (como exemplo, basta dois aquecedores a óleo de 2000w ou dois aparelhos de ar condicionado de 12000btu).
Desta forma não se precisam de preocupar com o contador pois nada vai para a rede.
No dia trinta e um de dezembro volta-se a ligar tudo como estava e pronto voltamos a ser pseudo-industriais desta treta.

Para todos
Votos de Feliz Natal, e muita saúde :P :P :P

Cumprimentos

Antes de mais, parabéns por ter a tingido a fasquia máxima anual! :mrgreen:

Ora aqui temos um microprodutor corajoso e sem medos:) o ditado já diz, quem não arrisca não petisca!!! :o

Deduzo que leu este tópico desde o principio, isto só para dizer que tem consciência do risco que corre, como: perda da bonificação e coima de 500€ a 2500€… se tiver o azar a bater à porta!... :twisted: a questão é: vale a pena correr esse rico?...

...embora pense que é triste neste país, depois de ter os meios tecnológicos instalados, não se tirar o seu máximo rendimento e aproveitamento, nem que fosse com outras condições, que justifiquem manter os meios ligados depois de se atingir o limite anual!...enfim é a imagem dos ideológicos e intelectuais que temos à frente do designo deste país… :twisted: :twisted:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por visitante1 »

mas ó Paulo ter medo de que??? quem anda a fiscalizar? ninguem!!! a edp mesmo que veja a situação não pode fazer nada, a certiel nao quer saber nada disso, mesmo que fique um indicação nos contadores digitais que existiu energia ao contrario ninguem dá conta, só nos contadores smartgrid...portanto como dizia o Guterres isto parece a republica das bananas.
Mesmo em situaçoes de micros que deveriam estar a injetar max 3800w e estão a injetar 4500w ou 5000w eles nem se aprecebem... isso está tudo entregue a bicharada... sem stress
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Não se trata de ter medo, mas sim de ser prudente e cauteloso, não vá o diabo tece-las… como se diz: “caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”… :lol:

Mas… ;) em parte até concordo com o amigo pnunes, como se sabe, parece que até hoje não há testemunho de qualquer vistoria aleatória feita às micros, contrariamente ao que está definido… :o por isso o risco parece que é residual!

Também atendendo que qualquer vistoria aleatória que se venha a fazer, o proprietário terá de ser avisado com antecedência do dia e hora, porque em contrário batem com o nariz na porta!... 8-) e o “Faísca” :lol: :lol: não deixa ninguém por os pés em propriedade particular!...com estes pressupostos, haverá tempo para desligar algo que não esteja em conformidade!!!.... diluindo-se o risco de “por o pé na poça”… :mrgreen:

Resumidamente, é uma opção que fica ao critério de cada um!!!!...mas não é menos importante esquecer o que diz a lei nesta matéria!


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Parece que... ;)

...já há quem instale um sistema que permite fazer a gestão da energia (produção/consumo), ou seja, permite injectar na habitação a produção total ou parcial, mas com uma excelente particularidade, o excedente (não consumido) vai para a rede publica via inversor/contador de produção e NUNCA pela via do contador de consumo. :mrgreen:
Sendo verdade, temos algo que permite consumir a energia apenas necessária em casa, não havendo o perigo do excedente deixar qualquer "rasto", que de algo modo possa incriminar o microprodutor!

Nota: Foi assim que me foi explicado, ainda não vi a funcionar, isto para dizer que "estou a vender o peixe ao mesmo preço que o comprei!!!..." :lol: :lol:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por JDuarte »

@ PaulOL
Que venha de lá essa solução... eu sou dos que faria upgrade à MP nessas condições.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por visitante1 »

Estava eu aqui a preparar-me para responder dizendo que não era possivel mas antes pus-me a pensar um pouco!
Possivel a 100% não me parece, mas em parte e com um pouco de ginastica até se pode conseguir qq coisa...
1ª-Liga-se um cabo adquado entre a saida do dijuntor da micro e o quadro geral da casa (depois do dijuntor geral)
2ª-desliga-se o dijuntor do quadro geral e a casa fica a ser alimentada pelo lado da micro.
3º-mantem-se a ligação entre o dijuntor da micro e o contador de venda/portinhola para que o inversor continue ligado e a paralelar com a rede.
4º- Neste momento temos a casa a ser alimentada pela micro! MAS atenção ( e agora a parte do não ser possivel a 100%) tudo funciona quase as mil maravilhas se houver sol e os consumos não ultrapassarem a potencia maxima do inversor!!!, caso contrario estamos a importar energia a um preço nada apetecivel!!!
Viavel??? não me parece, foi mais uns momentos a pensar em que se estivesse quietinho seria melhor.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Bom... não tenho formação na área electrica :( , mas sei mudar umas lâmpadas, sei destinguir a fase, o neutro, a terra, ligar tomadas, interruptores e outras coisitas... :lol: :lol: mas técnicamente não sei o que é possivel a 100%, mas prometo que vou aprofundar melhor essa solução ou pseudo-solução! :mrgreen:

Consumir electricidade ao preço da produção...está fora de questão! :twisted:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por visitante1 »

uma informaçãozita para o pessoal... se atingirem a cota como se sabe eles deixam de pagar(nesse ano), mas nunca é feito reset ao contador, ou seja se continuar a contar energia ela será paga no primeiro mes do ano seguinte.
O que quer dizer que essa energia nunca é desperdiçada nem deixa de ser paga, só se ficará a perder alguma coisa lá para o fim do contrato, isto é se houver continuamente excesso de energia.
Entretanto o dinheiro do lado de cá é sempre bemvindo.
abraços
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Micro-Produção”