Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Eis a questão que aqui gostaria de deixar.

Pesquisei umas coisas sobre o Opel Ampera que me deixaram entusiasmado. Tem um motor convencional a gasolina apenas com a finalidade de produzir energia electrica para as baterias e assim aumentar a autonomia do mesmo.

Então pensei se não seria possível o mesmo para a minha scooter! Pesquisei acerca de geradores e parece-me que os mais económicos são os da Honda. Produzem mais com menos gasolina, são muito silenciosos e com tamanhos reduzidos.

As ligações são faceis de fazer, mas queria ter a certeza se é possível. É que a minha deslocação para o trabalho-casa é um pouco no limite da autonomia da scooter. Daí que tenha pensado nesta solução. Levar o gerador sempre a trabalhar durante a viagem para o trabalho e depois para casa e terminar o carregamento numa tomada em casa. Porque sei que carregar a scooter apenas com o gerador, mais valia comprar uma scooter a gasolina.

Agradeço e aguardo então as vossas opiniões.
Bem-hajam.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por jmal »

É possível sim, mas convém primeiro rever alguns pontos;

- qual a potência do carregador da mota?
- qual a potência do gerador ?
- qual a forma de onda AC gerada pelo gerador ?

Depois existe um ponto fraco que precisa de ser testado como;

- os carregadores são fontes comutadas e estas podem não se dar muito bem com a variação e inferências geradas pelo controlador e motor quando em andamento.

Estes para já são os que me vieram à ideia, podem existir outros, já tive esta ideia e até andei à procura de geradores para o efeito, e realmente os da honda foram os que mais me seduziram, mas não tenho nenhum e o preço deles é elevado, mas gostava de testar essa ideia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Obrigado Jmal.
Sim os da Honda são os unicos viáveis porque são económicos, fazem pouco barulho e com pesos reduzidos e muito compactos relativos aos da concorrencia. O se não é mesmo o preço, mas pode compensar se valer a pena.

A potência do carregador da minha scooter não vai além dos 460w, medidos por um medidor de corrente electrica! O gerador da Honda que pretendo tem uma potência nominal de 600w e máxima de 700w. Até aqui julgo não haver problema.
Quanto à onda ac, isso é que não sei, nem sei onde pesquisar...

Também não percebi a parte em que refere que os controladores podem não se dar bem. A minha scooter não tem sistema regenerativo à travagem nem à desaceleração. Não sei se é isso a que se refere.

Obrigado.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por alexjp4 »

Roger a Jazz Escreveu:Eis a questão que aqui gostaria de deixar.

Pesquisei umas coisas sobre o Opel Ampera que me deixaram entusiasmado. Tem um motor convencional a gasolina apenas com a finalidade de produzir energia electrica para as baterias e assim aumentar a autonomia do mesmo.

Então pensei se não seria possível o mesmo para a minha scooter! Pesquisei acerca de geradores e parece-me que os mais económicos são os da Honda. Produzem mais com menos gasolina, são muito silenciosos e com tamanhos reduzidos.

As ligações são faceis de fazer, mas queria ter a certeza se é possível. É que a minha deslocação para o trabalho-casa é um pouco no limite da autonomia da scooter. Daí que tenha pensado nesta solução. Levar o gerador sempre a trabalhar durante a viagem para o trabalho e depois para casa e terminar o carregamento numa tomada em casa. Porque sei que carregar a scooter apenas com o gerador, mais valia comprar uma scooter a gasolina.

Agradeço e aguardo então as vossas opiniões.
Bem-hajam.

Boas

Hoje por acaso andava a pesquisar sobre VE e vi umas fotografias de carros que tinham no porta bagagens as baterias e um gerador, para alimentar as baterias, pelo menos era a ideia com que fiquei porque o gerador era pequeno.
Agora aplicar isso numa scooter não sei se vais ter sitio para o instalar, e cuidado que o escape queima.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por tavares »

Venho aqui responder , porque parece que se anda a tirar a mesma dúvida em vários sitios na net:

Quando só havia veiculos CI, queriam ter veiculos eléctricos , agora que teem veiculos eléctricos querem que eles gastem gasolina.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por alexjp4 »

tavares Escreveu:Venho aqui responder , porque parece que se anda a tirar a mesma dúvida em vários sitios na net:

Quando só havia veiculos CI, queriam ter veiculos eléctricos , agora que teem veiculos eléctricos querem que eles gastem gasolina.
Boas

Parece-me que a questão não é pôr os VE a gastar gasolina mas sim aumentar a autonomia dos VE, que na maior parte das vezes é pequena ou então é bastante dispendiosa.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por jmal »

alexjp4 Escreveu:
tavares Escreveu:Venho aqui responder , porque parece que se anda a tirar a mesma dúvida em vários sitios na net:

Quando só havia veiculos CI, queriam ter veiculos eléctricos , agora que teem veiculos eléctricos querem que eles gastem gasolina.
Boas

Parece-me que a questão não é pôr os VE a gastar gasolina mas sim aumentar a autonomia dos VE, que na maior parte das vezes é pequena ou então é bastante dispendiosa.
A ideia não é nova nem descabida, mas realmente é preciso analisar os custos, será que fica mais em conta aumentar o pack de baterias ou usar um gerador ?

Quanto à funcionalidade penso que não será problema, mas desde já deixo algumas questões importantes;

- qual a scooter, velocidade e baterias actuais ?
- autonomia pretendida ?

É interessante saber também o consumo médio a determinadas velocidades na mesma scooter, para ter uma ideia do que o gerador consegue aumentar em autonomia enquanto a mesma vai a rolar na estrada, porque não é viável (a meu ver) meter um gerador que permita rolar com a scooter mesmo com as baterias esgotadas.

Nas minhas viagens, a fazer uma média de 64.5 kmh, a scooter indicava um consumo médio de 3200 wh por cada 100 kms.

Pegando nestes números podemos fazer muitas contas. Deixo o alerta das velocidades a que se quer fazer X kms, 64.5 kmh de média implica ir muitas vezes acima dos 80 kmh, já é uma velocidade confortável para fazer muitos kms, sinceramente não acho que seja confortável fazer muitos kms a baixas velocidades como a 45-50 kmh. Portanto o consumo ainda é alto, andar velocidades de 45-50 kmh deve descer para metade, ou menos ainda, mas fazer por exemplo 80-100 kms a estas velocidades acho que é para esquecer, pelo menos para mim, e para estas autonomias já existem scooters no mercado.

Portanto um gerador de 700w, com um carregador de 650 w, a fornecer energia em andamento, consegue alimentar cerca de 20 % (650 / 3200) da mota a fazer uma média de 64.5 kmh, penso que podemos considerar cerca de 50 % a fazer médias de 35-40 kmh, ou seja, circular entre 45-50 kmh. Portanto no ultimo caso a autonomia aumenta em 50 % utilizando um gerador de 700wh, não consegui saber o consumo deste gerador http://www.justgenerators.co.uk/pages/HondaEX7.htm a debitar 700w, dizem que dura 4.5 horas com 2.3 litros de gasolina mas a 1/4 carga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Espetaculares os esclarecimentos. Muito obrigado a todos.

A minha sccoter tem um motor de 4kw com bateris em gel de 40ah/60v. A distância trabalho-casa é de 30km (60km por dia). Consigo percorre-los é certo, mas a uma velocidade média de 40-50 km/h. Para mim esta parte não é problema. O problema é que as baterias ficam bastante descarregadas e sei que isso não é nada bom para este tipo de baterias. Então o meu objectivo seria: iniciar a viagem de manhã com as baterias totalmente carregadas; No final de 5km páro e ligo o gerador que irá sempre ligado até ao trabalho; Enquanto estaciono a mota e arrumo o capacete e essas coisas todas, ainda fica a trabalhar com a mota parada mais uns 10m. No final do dia faço o inverso no regresso a casa. Quando chegar a casa, desligo o gerador e ligo a scooter à tomada de casa. NO dia seguinte igual! Portanto, o objectivo não é carregar a scooter apenas com o gerador, mas aumentar a autonomia e penso que com este sistema aumente também a durabilidade das baterias.

Os geradores que me interessam têm cerca de 7,5h de autonomia, trabalhando numa carga nominal de 600w, o meu carregador não vai além de 460w (medidos com um medidor de corrente electrica). E consome nestas 7,5h, 2.1L de gasolina!

Pensei neste projecto com base no modelo do Opel Ampera que gasta 1,5L de gasolina a cada 100km. Tem um motor a combustão com a finalidade de apenas carregar as baterias do carro. Ou seja, este carro ,considerado verde nos EUA com os mesmos beneficios fiscais dos VEs, tem uma autonomia de cerca de 500km. É a resposta ao petróleo com preços sempre a subir e a resposta aos VEs com a sua autonomia ainda muito limitada. No nosso país este carro não é considerado verde e por isso sem beneficios fiscais. Tem que pagar I.C. como os outros e tudo o resto igual aos "normais" :)

E então o que acham?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá Roger a Jazz (ou Rogério Proença no facebok)!
A minha opinião já a conheces, sabes que penso que não faz qualquer sentido, andar num veiculo electrico com um gerador a poluir o ar, os ouvidos e a roer na carteira... A relação que é referida no Ampera e no Volt da Opel e da Chevrolet, dos consumo obtidos aos 100 kms, duvido muito que numa condução normal se possa obter esses resultados. Está fisicamente comprovado que num motor de combustão, suas perdas rondam os 70%.
Mas se me perguntarem se gosto da ideia de ter 50 km de autonomia 100% electrico e se necessitar de mais ter como 2ª opção a gasolina para o gerador fornecer ao mesmo? Sim, acho muito bem! Pena esses modelos estarem na minha opinião muito muito caros!
Isto está quase como os televisores LCD, que começaram a preços altissimos, e agora já se estabilizaram numa boa média, e depois desta fase do começo da TDT, ainda irão baixar mais, certamente!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por jmal »

Roger a Jazz Escreveu:Espetaculares os esclarecimentos. Muito obrigado a todos.

A minha sccoter tem um motor de 4kw com bateris em gel de 40ah/60v. A distância trabalho-casa é de 30km (60km por dia). Consigo percorre-los é certo, mas a uma velocidade média de 40-50 km/h. Para mim esta parte não é problema. O problema é que as baterias ficam bastante descarregadas e sei que isso não é nada bom para este tipo de baterias. Então o meu objectivo seria: iniciar a viagem de manhã com as baterias totalmente carregadas; No final de 5km páro e ligo o gerador que irá sempre ligado até ao trabalho; Enquanto estaciono a mota e arrumo o capacete e essas coisas todas, ainda fica a trabalhar com a mota parada mais uns 10m. No final do dia faço o inverso no regresso a casa. Quando chegar a casa, desligo o gerador e ligo a scooter à tomada de casa. NO dia seguinte igual! Portanto, o objectivo não é carregar a scooter apenas com o gerador, mas aumentar a autonomia e penso que com este sistema aumente também a durabilidade das baterias.

Os geradores que me interessam têm cerca de 7,5h de autonomia, trabalhando numa carga nominal de 600w, o meu carregador não vai além de 460w (medidos com um medidor de corrente electrica). E consome nestas 7,5h, 2.1L de gasolina!

Pensei neste projecto com base no modelo do Opel Ampera que gasta 1,5L de gasolina a cada 100km. Tem um motor a combustão com a finalidade de apenas carregar as baterias do carro. Ou seja, este carro ,considerado verde nos EUA com os mesmos beneficios fiscais dos VEs, tem uma autonomia de cerca de 500km. É a resposta ao petróleo com preços sempre a subir e a resposta aos VEs com a sua autonomia ainda muito limitada. No nosso país este carro não é considerado verde e por isso sem beneficios fiscais. Tem que pagar I.C. como os outros e tudo o resto igual aos "normais" :)

E então o que acham?
Sendo essa uma solução para as tuas deslocações e até poupares as baterias da mesma, acho muito bem, mas devias considerar outras soluções como baterias de lítio e fazer as contas para ambas as soluções, com 60 v 40 ah de lítio fazes esse percurso de 60 na boa, e carregas sempre em casa, tem um custo alto, sim tem, mas o gerador também te traz custos, tanto na aquisição como de consumo e manutenção.

Podes meter aqui qual é o modelo e marca do gerador e o custo dele, também devemos procurar mais informação acerca do consumo dele nesse patamar de potência.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

O gerador é da Honda e custa 730 euros. A Yahma também os tem muito semelhantes, mas não sei o custo. Vou ver se consigo amanhã saber.

Sem duvida que colocaria baterias de litio se o preço fosse inferior a 1000 euros. Mas até à data pedem-me 1500 euros e isso é muito para os poucos km a mais que preciso. Daí que tenha pensado nesta solução.

Também pensei colocar um aerogerador à frente da mota, mas não sei como canalizar a energia electrica para as bateris!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Njay »

1500€ só pelas células? 20 células de lítio TS 40h (~64V) custam 1080+IVA23% USD na 3xE, que equivale a cerca de 970€ ao valor actual do câmbio. Provavelmente podes meter só 18 células, perdes um bocado em velocidade de ponta e autonomia. Mais uns 100-150€ para o transporte e eventuais despesas de pagamento. Depois também tens que comprar um carregador apropriado. E andar de olho nas células se não meteres BMS.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Crazy Nuts »

Boas,

Vou deixar aqui algumas ideias para que possas tomar uma decisão o mais informada possível.

Se com a bateria de chumbo de 60V 40Ah que a mota traz consegues fazer o percurso de ida e volta de 60 Km então, conseguirás no mínimo fazer o mesmo com uma bateria de lítio equivalente.

Para além disso terás a vantagem de ter um veículo mais leve (eficiente/menor consumo), capaz de atingir prestações superiores às actuais e mantê-las durante muito mais tempo (a potência que a bateria debita mantêm-se praticamente constante até ao final da capacidade da mesma).

Por oposição, a utilização do gerador vai acrescentar peso (entre outras desvantagens) tornando o veículo menos eficiente.

Ainda que possam ser usadas menos células na conversão vamos admitir que, à semelhança de outras conversões equivalentes, se utilizam 20 células de 3,2V e 40Ah.

No site http://www.ev-power.eu/ :

-> 20 células de 40Ah têm um custo de 875€ + IVA
-> Custo do transporte para Portugal 97,8€ (a este valor não sei se acresce IVA mas, para prevenir qualquer contratempo, vamos admitir que sim)
-> 875€ + 97,8€ = 972,8€ + IVA (23%) = 1.196,54€

A este valor é necessário somar o custo de um carregador apropriado para baterias de lítio. No site http://www.batlight.pt/index.htm encontram-se carregadores a partir de 67,50 €.

Assim, temos o total de 1.196,54€ + 67,50€ = 1.264,04€

Falta acrescentar o valor de um BMS. Não possuo valores de referência para BMS pelo que, se alguém souber, é uma questão de acrescentar ao valor total.

Estava eu a preparar-me para fazer uma quantidade de cálculos para confirmar que o custo do gerador + combustível + manutenção era, a médio prazo (4 a 5 anos), mais dispendioso do que simplesmente optar por baterias de lítio quando me apercebi que por dia fazes 60Km.

60 Km/dia x 22 dias úteis/mês = 1.320 Km/mês

Mesmo que só utilizes a scooter nos dias úteis em 10 meses do ano são 13.200 Kms/ano.

Por muito bem que essa bateria sejam tratada (mesmo com o gerador a ajudar), provavelmente terá que ser trocada (no mínimo) 1 vez por ano.

Tendo em conta que o custo de uma bateria de 60V 40Ah de chumbo deve rondar os 350€, em apenas 2 anos já gastaste só em baterias, 700€.

Se acrescentares o custo de um gerador + combustível + manutenção do gerador esta valor ascende a mais de 1.500€ (no mínimo).
Por fim, de referir também que se quiseres a qualquer momento vender a scooter, o valor de mercado será bastante superior se a scooter tiver baterias de lítio.

Assim, do ponto de vista económico, acho que é claro que esta opção não será a mais interessante.

Mas nem tudo são €€€. Por vezes é o desfio pessoal que nos leva a querer fazer algo.

Boas curvas


Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Crazy Nuts »

Esqueci-me de realçar que, optando por converter para bateria de lítio, podes vender a actual bateria de chumbo e assim reduzir o custo da conversão.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Jorge Rocha »

Contas muito bem feitas, com optimos concelhos, Crazi Nuts!!!
Na minha opinião, e se estamos aqui a pensar em economias, o alimentador poderia ser o mesmo de origem.
Se fosse em situação inversa é que não poderia ser, visto que as baterias de gel têm uns tantos requesitos em varias fases da carga, já as de litio podem ser carregadas com os requesitos das de gel sem contra indicação (se eu estiver enganado, alguem por favor me corrija, e já agora mostre onde recolheu essa informação para todos ficarmos mais conhecedores).
Assim, apenas não serão carregadas até ao seu maximo (+-3,95V) ficando-se por um pouco menos (+-3,75V), que é para fazer os ciclos a 70%, que lhes dará uma longevidade maior!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Jorge Rocha »

Descula Crazy Nuts, à pouco errei teu nome, :) para além de outros erros como no conselho, no requisitos e muitas faltas de acentos! :oops:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por palhim »

Roger a Jazz Escreveu:
Também pensei colocar um aerogerador à frente da mota, mas não sei como canalizar a energia electrica para as bateris!
Esquece este tipo de abordagem. Se estás no limite da autonomia com esta solução nem sequer lá chegavas. Pessoalmente acho que deves tentar precisamente o contrário ou seja, em vez de colocar algo na scooter que aumente a resistência ao deslocamento do ar, deverias melhorar um pouco a sua aerodinâmica. Deixo-te aqui um link de um caso levado quase ao extremo com um resultado impressionante.

http://ecomodder.com/blog/diy-aero-fair ... e-214-mpg/

No caso citado não se trata de um veículo elétrico mas o objectivo é só salientar a importância da aerodinâmica.
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Jorge Rocha »

Exelente palhim, tanto pelo conselho, como por o link!
Eu já estive tentado a fazer qualquer coisa parecida com aquela Honda, mas isso iria para muito trabalho, e algum investimento, que nem sempre o há!!!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Muito interessante a questão da aerodinâmica. Sei que influencia no consumo de todos os veiculos, mas não sabia que influenciava tanto!

Antes de mais quero agradecer todos os conselhos e opiniões dadas.

Cheguei à conclusão que todos apoiam a conversão para baterias de lítio e os argumentos são fortes. Mas, a scooter é nova e tem pouco mais de um mês (576km). Fazer essa troca agora, ia perder as baterias de chumbo que estão novas! E o dinheiro que me dariam por elas seria pouco.
Se adaptar o gerador, vou usá-las ao máximo e futuramente quando precisar de as trocar, irei então pensar nas de lítio. Nessa altura também terei o gerador que não vou perder! Com baterias de lítio e com o gerador aumentarei ainda mais a autonomia! Além de que o gerador posso usa-lo para outras aplicações, campismo, etc...

E como disse o Crazy Nuts "nem tudo são €€€. Por vezes é o desfio pessoal que nos leva a querer fazer algo". ;)

De qualquer forma foram muito importantes os vossos conselhos.

Quanto aos geradores Yamaha, são mais caros, ultrapassando todos os 1000 euros.

Se houver mais alguma situação que achem importante, coloquem aqui pfv.


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Scooter com gerador de energia electrica será viavel?!

Mensagem por Roger a Jazz »

Mais uma questão: Conhecem alguém aqui no fórum que tenha feito esta aplicação do gerador?

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”