MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, finalmente já ta em andamento a minha MP, depois de muita luta com a CGD e ainda a procura de um seguro, as obras já estão em andamento.

Vai ser constituído por sistema fotovoltaico e sistema solar térmico de circulação forçada, tem as seguintes características:

Fotovoltaico:
- 18 x 240w Schüco MPE 240 PS 04
- Estrutura Hilti
- Inversor ainda por decidir, se com 1 x Mppt ou 2 x Mppt
- Contador ainda não o vi
- QE Siemens
- Cabo DC 4mm
- Cabo AC 10mm

AQS circulação forçada:
- Painel solar SKR500 Sonnenkraft
- Depósito ELB200R2E Sonnenkraft
- Modulo solar Junkers

Desenho de ilustração para ver como iria ficar:

Imagem
Imagem


AQS:

Imagem

Fotovoltaico:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em falta ainda:
- colocar 2 painéis FV na estrutura
- instalar o painel AQS que vai ficar no sitio onde eu tirei a penúltima foto (na ilustração, é a lado da clarabóia das escadas)
- tirar foto ao contador que ainda não chegou
- escolher o inversor

Em relação ao inversor, inicialmente estava previsto um SMA3300 para 16 painéis, mas como optei por 18 painéis, teve-se que optar por outro devido ao limite de potencia DC.
Depois passou-se para o Kaco 3600 mas este só poderia ser colocado se todos os painéis ficassem numa string, também se desistiu porque quando o sol se começa a pôr, os painéis na parte mais baixa do telhado iriam apanhar sombra e por sua vez influenciava todo o sistema FV.
Já se colocou a hipótese de colocar o Xantrex GT 3.8-SP ou então um inversor de 2 x Mpp trackers (Carlo Gavazzi ISMG145), ainda se vai analisar a partir de que horas começa a ganhar sombra os painéis mais abaixo para decidir.

Entretanto gostava que me dessem umas opiniões acerca de que inversor escolher e do sistema no geral.

Assim que houver updates, coloco mais fotos e informação.

Obrigado a todos os que me informaram e ajudaram.
Parabéns ao Fórum.

Cumps.
Pedro.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Marco P G Silva »

boas
o kaco so dá para uma string?......
agora deixas-t me baralhado.é que a minha tanbem é afectada por sombreamento e supostamente o seguidor foi dividido em 2 string.
logo é a vestoria (finalmente :D ) e ja vou espor o caso ao imstalador para comfirmar.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Volt »

São "virtuais". Devem ser duas strings que se juntam em paralelo. Não adianta muito em caso de teres sombras. Creio que até é pior (já li algures que a tensão é "menos tolerante" e faz "mais resistência" que a amperagem).

Eu tenho duas strings de 9 painéis cada (9*30v=270v). Quando as junto em paralelo, se uma delas estiver com sombras (a afectar a tensão), a produção "vai por aí abaixo"...

PS: Se eu estiver a dizer alguma coisa errada, digam-me. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Se as sombras afectam de forma diferente as strings, escolha um inversor multistring, pois os monostring perdem e muito.
Deixo aqui o pedido para o Sestevao contar uma história engraçada sobre as sombras que afectam a MP dele... não fossem as perdas até daria para rir.
Cmps

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Marco P G Silva »

vestoria feita e aprovada.
de facto comfrontei o imstalador e o kaco tem emtrada para 3 strimgs que se vao juntar em paralelo.
semdo assim so me resta esperar que nao me afecte muito......
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por PaulOL »

Volt Escreveu:São "virtuais". Devem ser duas strings que se juntam em paralelo. Não adianta muito em caso de teres sombras. Creio que até é pior (já li algures que a tensão é "menos tolerante" e faz "mais resistência" que a amperagem).

Eu tenho duas strings de 9 painéis cada (9*30v=270v). Quando as junto em paralelo, se uma delas estiver com sombras (a afectar a tensão), a produção "vai por aí abaixo"...

PS: Se eu estiver a dizer alguma coisa errada, digam-me. :-D.
Boas!

Com o KACO, mais termo, menos termo, a explicação que o Engº. me deu foi semelhante... :)
Sobre as sombras (também tenho) com este inversor não aconselhou a divisão em duas strings (não há beneficio), até porque com uma só o sistema é mais rápido no arranque!!

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Bubas »

Boas,

E este? Versão 4200S 3.45Kw.

Bubas
Anexos
sol.jpg
sol.jpg (99.15 KiB) Visto 6118 vezes


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por sestevao »

JDuarte Escreveu:Boas,

Se as sombras afectam de forma diferente as strings, escolha um inversor multistring, pois os monostring perdem e muito.
Deixo aqui o pedido para o Sestevao contar uma história engraçada sobre as sombras que afectam a MP dele... não fossem as perdas até daria para rir.
Cmps

Básicamente comecei a reparar que que há uns dias para cá tinha uns cortes de potencia durante aproximadamente 1 hora exactamente nas horas em que deveria ter mais produção, aparentemente não tinha sombras. Suspeitei de um painel defeituoso... cortes devido à temperatura... etc etc.

Ontem finalmente olhei com mais atenção para o telhado e tinha uma sombra em forma de bola em cima de um painel. Na zona passam postes de alta tensão e uma das bolas sinalizadoras dos cabos estava a fazer sombra precisamente no meu telhado... :evil:

De qualquer das formas é uma sombra temporária devido à inclinação do sol, mais alguns dias e desaparece.

Uma foto do "criminoso"

Imagem


Gráfico de ontem com os cortes, mesmo assim produzi 27 Kw :)

Imagem

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Bubas »

Boas,

Caçadeira e tiro na bola! Brancas 10 Pontos, Vermelhas 50 Pontos. ;)

Bubas

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Patalhetas »

Bubas Escreveu:Boas,

Caçadeira e tiro na bola! Brancas 10 Pontos, Vermelhas 50 Pontos. ;)

Bubas
lol,
não podes falhar ehehe
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por sestevao »

Bubas Escreveu:Boas,

Caçadeira e tiro na bola! Brancas 10 Pontos, Vermelhas 50 Pontos. ;)

Bubas
Ainda ofereço o almoço aos participantes... :lol:

Voluntários do tiro ao prato?


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, o Kaco da para 3 strings "virtuais", no meu caso, tendo os painéis uma tensão de 30.4v, teria que ligar todos os painéis numa só string para o inversor poder arrancar porque a tensão mínima é de 350v.

Penso que colocando qualquer inversor de 1 x Mpp vou ter sempre o problema da injecção diminuir assim que algum dos painéis começar a apanhar sombra, por isso estou mais inclinado para os inversores de 2 x Mpp.
Agradeço que quem tenhas inversores de 2 x Mpp so pronuncie e opine sobre eles.

Uma duvida que tenho e que me anda a moer o juízo e que ate pode parecer burrice:
num inversor de 1 x Mpp, com por exemplo 2 strings e numa delas esta 1 painel a apanhar sombra, esta string vai ter menos rendimento que a outra (por exemplo, esta a trabalhar a 50%), mas depois quando se juntam dentro do inversor, o inversor vais fazer uma media da produção e injecta 75% ou vais injectar 100% duma string e 50% doutra? Ou a injecção dos 100% + 50% é nos inversores de 2 x Mpp?

sestevao:
reclama com a EDP, se eles nos obrigam a pagar taxa exploração DGEG + contribuição áudio-visual + custos de uso das redes + custos de interesse económico geral, devemos ter direito a alguma coisa...
Ao menos que cheguem para o lado as tais bolas...

Cumps.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Volt »

Imagina que a sombra de um painel faz com que uma string produza 2Wh em vez de 3Wh, enquanto a outra (sem sombras) está a produzir esses mesmo 3Wh. Dirias então, que o resultado seria 5Wh. Com os inversores de 2 x Mpp, creio que isto é verdade. Com os outros, não é. A produção será menor devido à resistência que a string da sombra provocará... Creio que é isto.

PS: As sombras têm outro problema, pois podem levar à criação de pontos quentes e à "morte" dessas células FV.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

Boas, sim é isso que penso que seja, no teu exemplo, inversor com 2 x Mpp injecta 5Wh, inversor com 1 x Mpp injecta menos.

Quando falas em resistência, referes-te à influencia que a string mais fraca faz na Mpp quando se juntam as 2 strings em paralelo?

Um painel, quando apanham sombra não deixa de trabalhar por completo?
Tinha ideia que era tipo as antigas luzes das árvores de natal, quando se fundia uma lâmpada, deixavam todas de trabalhar...

Mas a sombra também penso que não ajuda os painéis, quando uma parte ainda continua a apanhar sol, fica quente, enquanto que a parte de esta à sombra já esta fria, é tipo os brinquedos quando estão nas montras, uma parte fica "comida do sol".

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Volt »

1-Sim.
2-Não.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por spedy »

?????

Sim ao inversor e não à resistência, ou sim à resistência e não à sombra?

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Volt »

Ora, foi por ordem das perguntas. :lol:

Sim, é a isso da resistência que me refiro e:
Não, os painéis não deixam de trabalhar por completo...

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Este tema das SOMBRAS é importante, principalmente pelo efeito da diminuição da produção causada nesse momento!

Cada caso é um caso... :)
Neste concretamente do "spedy" a minha opinião é que se está a exagerar :o pois os painéis, conforme estão dispostos só vão ser afectados no final do dia, quando a produção efectiva da MP "já está a dar as ultimas" do dia, tanta preocupação por 0,0?? Kwh a menos... aliás esse problema (se é problema?) era resolvido à nascença, eliminando qualquer sombra, como já afirmei anteriormente!

Cumpts.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Volt »

Vendo bem, concordo plenamente com o PaulOL. Se é só ao fim do dia, "que se lixe". :-). Quase nem darás por ela.

:-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: MP Schüco 3.45Kw - Santarem

Mensagem por Albator »

Boas!
Volt Escreveu:Vendo bem, concordo plenamente com o PaulOL. Se é só ao fim do dia, "que se lixe". :-). Quase nem darás por ela.

:-D.
Atenção pessoal, não é bem assim. A incidência das sombras varia muito entre o solstício de inverno e o de verão. Por isso esta situação é muito relativa e pode comprometer o a produção durante uns meses dependendo das sombras que até podem se deslocar uns metros, conforme a trajectória do sol nessas duas épocas.

Quanto ao inversor não me pronuncio visto que não tenho dados, nem conhecimentos que me permitam dizer se este ou aquele é melhor. Além do mais é pena não existir um teste comparativo efectuado de forma cientifica para os inversores homologados no nosso pais pois no meu caso fiz claramente uma aposta.

Cumps

Responder

Voltar para “Projectos”