o meu sistema de microprodução

Tudo que seja relacionado com Projectos

polako
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça set 13, 2011 1:41 am

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por polako »

gostaria de saber quanto custou os equipamentos,mas ficou uma blz seu trabalho


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

polako Escreveu:gostaria de saber quanto custou os equipamentos,mas ficou uma blz seu trabalho
Olá boa noite!
O meu sistema custou 20300 € (incluindo taxa de registo).
Paulo Dias


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Olá a todos!
O disjuntor do inversor da minha microprodução, disparou 5 vezes na manhã de ontem. Tem a ver com problemas de rede, provavelmente descargas para a terra devido á grande humidade.
Liguei ao instalador.
Solução encontrada: vamos diminuir a sensibilidade do mesmo disjuntor de 30mA para 300mA.
Paulo Dias


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Olá a todos!
Produção medida (kWh) 2011-10-01 a 2011-10-24-----------------------493 KW
Começou o inverno
Paulo Dias

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por lopes »

pjmdias Escreveu:Olá a todos!
O disjuntor do inversor da minha microprodução, disparou 5 vezes na manhã de ontem. Tem a ver com problemas de rede, provavelmente descargas para a terra devido á grande humidade.
Liguei ao instalador.
Solução encontrada: vamos diminuir a sensibilidade do mesmo disjuntor de 30mA para 300mA.
Paulo Dias
E olha que não foi só o teu... deve ter sido mesmo algum problema na rede aqui da região, porque o meu nunca tinha desligado e ontem pimba. Deve ter sido por volta das 7h da manhã pelos registos da minha monitorização, mas só dei por ela ao almoço. Liguei e nunca mais desligou. Até pensei que fosse por estar a trabalhar com 3 paineis partidos, mas como foi o quadro AC que desligou, acho que foi mesmo da rede.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por alexjp4 »

pjmdias Escreveu:Olá a todos!
O disjuntor do inversor da minha microprodução, disparou 5 vezes na manhã de ontem. Tem a ver com problemas de rede, provavelmente descargas para a terra devido á grande humidade.
Liguei ao instalador.
Solução encontrada: vamos diminuir a sensibilidade do mesmo disjuntor de 30mA para 300mA.
Paulo Dias

Boas

O diminuir a sensibilidade do dijuntor diferencial de 30mA para 300mA é esconder uma realidade que pode ser perigosa, o instalador deveria era procurar as causas do disparo do diferencial e não diminuir a sensibilidade deste, espero que não haja nenhum acidente pessoal.
Se o diferencial está a disparar por causa da humidade o problema está no isolamento da instalação que não deveria ser solucionada com a diminuição da proteção diferencial, mas sim ver onde está a "fuga" á terra.
Porque ao fazer isso de animo leve, como profissional, não é o mais correcto, é o dezenrrasca, para a proxima se disparar o melhor é retiralo que assim já não dispara!!!

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por lopes »

Continuo a pensar que isso tenha sido um acontecimento pontual e provocado pela rede, pois é muita coincidência o meu ter dado o mesmo sintoma no mesmo dia, na mesma manhã e após 8 meses ininterruptos de produção...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por alexjp4 »

lopes Escreveu:Continuo a pensar que isso tenha sido um acontecimento pontual e provocado pela rede, pois é muita coincidência o meu ter dado o mesmo sintoma no mesmo dia, na mesma manhã e após 8 meses ininterruptos de produção...
Mais uma razão para não se alterar o diferencial diminuindo-lhe a sensibilidade de proteção.
Na ficha de certificação da instalação vem lá uma proteção de 30mAmp, o que acontecerá se houver uma inspecção?? Depois quem é o responsável???? e quais as consequências???
Daqui a uns anos se calhar já nem existe o instalador ou nem se lembra.

boa sorte


Autor do tópico
pjmdias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda fev 23, 2009 11:01 pm

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por pjmdias »

Olá a todos!
O diferencial já não dispara. O instalador garantiu-me que o que fez é legal e que o problema não está no meu sistema mas sim na rede electrica e que este disjuntor é para proteger a rede electrica e não o meu sistema. Depois tiro umas fotos para observarem o quadro da microprodução.
Abraço.
Paulo Dias


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: o meu sistema de microprodução

Mensagem por alexjp4 »

pjmdias Escreveu:Olá a todos!
O diferencial já não dispara. O instalador garantiu-me que o que fez é legal e que o problema não está no meu sistema mas sim na rede electrica e que este disjuntor é para proteger a rede electrica e não o meu sistema. Depois tiro umas fotos para observarem o quadro da microprodução.
Abraço.
Paulo Dias
Boas

Isso é o que ele diz, vai a 2ª folha da inspecção da Certiel e nos ENSAIOS EFECTUADOS vê o que vem na protecção diferencial?! no meu vem 0,03A (30mAmp).
Pergunta ao instalador porque razão instalou um de 30mA de inicio e não um de 300mA que é mais barato? se não havia problema, e porque razão vem na certificação que o diferencial é de 30mA? por exemplo o dijuntor de protecção não vem lá mencionado daí o poderes alterar porque não é significativo a sua alteração.
Mas para ficares mais descansado procura aqui no forum quem esteja a espera para fazer a certificação e pede-lhe para perguntar ao inspector se pode ser um diferencial de 300mA em vez de 30mA e já ficas mais descansado.
Depois então envia a fotografia do quadro e se possivel com as ligaçãoes a verem-se.

bom sol

Ou para estares mais descançado

Responder

Voltar para “Projectos”