M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Tudo que seja relacionado com Projectos

alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: Pico

Mensagem por alexpt »

Smamede Escreveu:Boa noite,
já tinha notado na estatistica maxtalk picos um pouco acima da minha potencia maxima (4500W). Por exemplo 5327w. Hoje estava por perto quando atingiu os 4805W de entrada e fiz um "Prt Sc" para poder mostrar valores medidos ao pessoal . Será Normal?Será que é um erro? Qaundo isto aconteceu o sol tinha á frente uma daquelas nuvens largas" tipo fumo de avião". Será que é correcto neste caso, mutilpicar o UCA (258,6 V) e ICA(17,5A) para ter o pico de saida ? Neste caso seria 4525,5W. Se for correcto, poderá dizer que é um caso identico ao Kaco do colega patalhetas que deixa passar acima do limite ?
Cump.
BR
Em anexo Quadro de Valores Medidos
1º rectangulo nao se pode ler tudo, mas é valores de saida
UCC Icc
Usim
PCA
2º rectangulo valores de saida
UCA ICA
UCA10 min
PCA
Frequencia
Se é por breves momentos, é o famoso "cloud edge effect" :D :D :D

http://forums.energymatters.com.au/sola ... c1507.html" onclick="window.open(this.href);return false;


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Pico

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Se analisar os dados com alguma atenção antes da chegada da nuvem (principalmente quando são verticais), também é possivel observar um aumento de potência DC, visto que a intensidade luminosa é muito superior.
Quanto ao pico máximo, eu não conheço na perfeição o funcionamento do SolarMax (agora que tenho oportunidade de olhar de perto o do colega OGADIV) parece-me que o corte AC é efectivo... ou seja não passa mais que os 3795 ou 4180W como seja o caso. Já o kaco eu já medi que passa efecticamente mais...
Existem descrepâncias na leitura do inversor com o a do contador?
Cmps,

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Patalhetas »

Posso deixar o caso dos kacos, pois tenho aqui um todo "esmiuçado" :)

Então é assim, quando o kaco anda perto do "red line" o que acontece que corta a entrada DC, ao cortar a entrada DC, existe um pico de "excesso" da mesma, como não é absorvida...faz subir os valores para cima do "corte" anuciado pelo fabricante.

Ainda estou a espera de fazer uma mostragem entre o contador e o site, mas esqueço-me sempre no dia 1 ehehhehehe
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por JDuarte »

Quando a potência Dc excede o limite do inversor, este faz subir a tensão DC através do aumento do MPPT, reparem o que acontece a linha da tensão DC nessas horas.
infodia08-04-2012.png
No meu caso as strings passam dos 280Vdc para a casa dos 315Vdc. O que é certo é que o Xantrex mão mostra potência DC supeior aos 4150W mencionados no manual.
Embora seja possível ver momentos em que o inversor em corte DC (Redline) mantem rendimento superior a 97%.
leitura_sgt.png
leitura_sgt.png (31.71 KiB) Visto 4636 vezes
Cmps,

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Bubas »

Boas,

Comigo aconteceu o mesmo, por várias vezes. No Maxtalk o registo do valor de pico foi de 4800, 4900, 520, 53...

Bubas


joao123
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado fev 04, 2012 10:26 pm

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por joao123 »

ola o meu maxtalk regista 5215w . a potencia instalada e de 4320W.
pelos meus cálculos a potencia AC e 120w a mais


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Obras nas "cabines" da edp

Mensagem por Smamede »

Boa noite ,
mais um episodio, "o pequeno "está sempre tramado.
A edp anda a fazer umas melhorias quaisquer nas cabines, aqui na zona .O que leva a ligar um gerador um dia inteiro para segurar a electricdade ás aldeias. Mas aqui causou me dissabores, não funcionou a microproduçoes nas devidas condiçoes.
Pela manha, passei perto do inversor ,e para meu espanto , vi a luzinha verde habitualmente, estava alaranjada, sinal de algum erro. Aproximei e li no visor a mensagem que dizia frequencia demasiado alta, logo nao tava a produzir nada.Fiquei logo a pensar o 1º problema. Depois tive que sair e ao passar junto da cabine vi que estava em trabalhos. Parei. Contei o sucedido ao eng., o qual disse logo é estranho deixa la ir ver o gerador. Lá estava o erro, pois ele estava a trabalhar a 52 hrtz passados , freq. mais elevada que o do meu inversor(50htz) . Telefonou logo ao tecnico do gerador para o vir regular, o qual disse que vinha logo. À noite quando cheguei ,ja eram uma sete horas, fui ver o inversor, e o erro continuava.
Só perto das 20 horas é que o gerador foi desligado e ligado a rede normal e lá voltou tudo ao normal o inversor a trabalhar , ainda conseguiu fazer 0,2Kw.
Fica aqui o alerta . Pois não deve acontecer só á minha pessoa e a um vizinho. Se virem geradores a prestar serviços há EDp ,verifiquem como esta a freq. pois estao sujeitos a um dia sem facturar.
Não há cuidado nenhum, reponsabilidade Zero . È a lei do mais forte, que se lixem os pequenos.
Cump.
BR


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por cupMH »

Solarmax sem estar alterado não injeta mais que 3975W!


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Produção Março-Abril-Maio

Mensagem por Smamede »

Boa noite,
em anexo partilho a prod. do mês de Março,Abril e Maio
Sempre foram mais uns 670,478 e 691 kws, respectivamente ,que se tramsformaram em uns €s para amortização do investimento.
Cumprimentos
BR
Anexos
Maio 691kw
Maio 691kw
Abril 468kw
Abril 468kw
670 Kws
670 Kws


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Produção Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boas ,
após alguma ausencia, não quero deixar de relatar aqui alguns dados para os colegas micro-produtores comparar e comentarem .
Sem grandes episodios de contadições, posso dizer que está tudo a correr sob rodas até data bem . Apenas os pc não estarem a dar conta do recado . Lá se foi um disco e agora um "chip set" ou sei lá que o tecnico disse.
Como já fazia tempo que não partilhava valores da minha "Abelha", como alguem chama( EhEh), esta quiz contar em Junho- 676,3 KW ; Julho- 867,5Kw ; Agosto- 818,2 KW ; Setembro - 649,4 KW.
Com esta ausencia toda, e com os dias a correr como vento deste ano, a menina ja contou um anito. Pois é , foi no 10 de Agosto de 2011 que foi ligada oficialmente.
Contagens a 10 Agosto de 2012
Inversor -7361 KW Contador - 7266Kw Diferença - -95 kw % - -1,307% ( ainda são uns bons metros de cabos)
A estimativa do Pvsyst rondava 6500kw , ultrapassada com margem. Se da parte da manha não houvesse uma sombrita de um telhado, e da parte da tarde outra de uns pinheiros seria ainda maior a margem.
Esmiuçado os valores, posso dizer que hoje não estou arrependido do investimento feito.
Agradeço a toda comunidade do forum pelas dicas . Boas produções
Cumpr,
BR


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

produçao

Mensagem por Smamede »

Boa noite,
como vão essas produções . As do meu sistema lá vaão indo, cairam significativamente com tanta chuva, mas uma coisa e certa, não deve haver quem precise de lavar os painéis, LOL... e está para continuar.
Mes de Outubro 480,4kw 2011 foi de 619,1kw Menos -138,47kw
Mes de Novembro 360,7Kw 2011 foi de 352,3kw Mais - 8,4kw Os números já não são o que eram. Mínimo contabilizado foi de 1,4kw no dia 25 de Novembro.
Agora uma curiosidade ,no contador, a energia importada tem praticamente o valor da exportada . Será normal ! Pergunto, não devia estar a zero este parametro , uma vez que a energia consumida em casa tem o seu contador proprio.

CUmprimentos ,
BR


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: produçao

Mensagem por JDuarte »

Smamede Escreveu: Agora uma curiosidade ,no contador, a energia importada tem praticamente o valor da exportada . Será normal ! Pergunto, não devia estar a zero este parametro , uma vez que a energia consumida em casa tem o seu contador proprio.
Boas,
Espero que esteja a ler mal o contador... não estará a fazer confusão com o valor de energia produzida em vazio e cheio?
Porque se o valor da importada foi praticamente igual ao da exportada é caso para dizer que algum vizinho se pendurou no seu contador de produção.
Quais os valores que passam no visor do contador?
Cmps,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Volt »

No meu contador Janz passa primeiro o valor total da energia vendida (13.886 ontem), depois o parcial que foi em hora de vazio (80) e depois, fora de vazio (13.806). No fim, passa o consumo pela mesma ordem (total, vazio, fora de vazio), que não é zero, pois o modem e o inversor consomem sempre qualquer coisa... Não será confusão? Espero que seja...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boa noite caro colegas ,
obrigado pela atenção . Tem razão J Duarte e Volt . Agora que ja consegui arranjar o "manual" que ajuda interpretar os resultados. O meu contador é SL7000 ltron. No campo 2.80(energia activaexortada) lê se 10002 e no campo seguinte com a legenda 28037 lê se 9876 ,não sei a que se refer mas se calhar o Jduarte tem razão (vazio e cheio )? Sei que que este campo só é actualizado de tempo a tempo .Não tenho nenhuma factura para confirmar agora com os graficos da edp. Se houver alguma ideia para esclarecer , agradeço.
Agora outro assunto , não sei se ja aconteceu a mais alguem. Já é a terceira vez que a factura vem sozinha , ou seja so vem a factura de consumo e a de produção nada. a 1ª vez foi em maio veio a factura de consumo e brava , uma vez que trazia 383€ para pagar, qundo o consumo anda na casa dos 80€. Depois telefonei, disseram me que tinha feito uma estimativa de consumo e deu tal valor. Questionei novamente, e não foram convencentes. Porque nunca na vida tive tão grande consumo. Aprontaram- se logo de fazer uma nota de credito seguindo o valor da leitura que lhes dei .QUanto ao erro da factura não ter vindo disseram que devia ser erro de impressao.
Depois em agosto voltou acontecer o mesmo , veio a factura de consumo e a de produção nada. (aqui a do consumo veio com valor normal). Telefonei e foi me dito que deve ter sido um erro qualquer na impressao porque a leitura no contador de pordução foi feito normalmente. Passado 3 semanas la veio a factura e passado 5 dias foi feita a transferencia da quantia para minha conta.
Hoje voltou acontecer o mesmo, factura para pagar ja cá canta e a de produção nada. Ainda não telefonei para sbaer qual erro. Outra coisa que axo estranho é a leitruas serem ao dia 24 e a factura chegar por volta do 7 do mes seguinte e a transferencia do acerto de contas só feita para o 15, sera preciso tanto tempo. ( facturação não é online)
Não sera demasiados erros e sempre ao mesmo?
Será que usam estes dias todos com financiamento gratuito? Se for só o meu caso pronto estou a vaguear , mas se forem muitos clientes ja da uma boa quantia.
Se tivesse feito um credito para financiar a micro e andasse apertado com os € ,já estaria em falta 3 vezes, para com a financeira....... Que cena marada.
Bom fim de semana. E que venha bom sol, pois as micros precisam de aquecer e as hortas tambem, ja chega de agua.....

Cumprimentos,
BR

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por visitante1 »

Boa noite,
em relação ao campo 2.80 e que tem o valor 10002kw é o valor da energia produzida/vendida no momento, o valor seguinte 9876kw é o registo em que foi feita a leitura pela edp, ou seja 126Kw vendidos desde a ultima leitura para emissão de fatura.
Eu também tenho um desses na 2ª microprodução que fiz.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Volt »

Eu tenho as facturas a chegar por mail e nunca falharam. Também tenho o acesso online no site a funcionar.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Bom ano novo pessoal.
Parece que isto não esta a começar com o pé direito. Pois não bastava a agua que ja farta ainda se juntou estas ventanias loucas. Apos dar uma olhadela concluo que os forenses não tiveram grandes percas com o temporal nas micros. Eu não ganhei para o susto pois foi tudo deslocado, e 2 ferros dobrados da estrutrura, para alem das telhas de todos telhados que tenho. Assim que possivel coloco fotos para demonstrar a força do maldito vento. Ja vim um seguidor todo trocido, não sei o que se passou.
Hoje, a esta hora ja me esta a preocupar novamente pois, ja assopra novamente demais para o meeu gosto . Nao esta facil.
Que os Deuses nos protejam a todos para ver se consiguimos ao menos recuperar o investimento.
Cumprimentos,
Br


Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por Smamede »

Boa noite,
aqui deixo as fotos para demonstrar a força do implacavel vento, por onde tenta passar, deixa rasto. No meu caso arrastou toda estrutura cerca de 2,3 m do lado mais a sul , uma vez que não estavam posicionados em paralelo á placa devido á melhor orientaçao a sul . Para alem do deslocar de toda estrutura ,deformou dois ferros. A sorte foi da estrutura nao estar completamente fixa , apenas tinha doze blocos de cimento, 75kg cada, pingados com bucha quimica.
Questiono -Na vossa opiniao deixariam assim a orientação de toda a estrutura,como o sr. vento deixou(desviada significativamente a melhor posição a sul), ou voltavam na colocar como inicialmente. Fixavam bem os blocos de cimento de forma a nunca mais mexerem ou deixavam nos assim, de forma a ser empurrada

Bons dias de Sol e com muito menos vento para o pessoal.
Cumprimentos,
BR
Anexos
2.jpg
2.jpg (40.81 KiB) Visto 3274 vezes
1.JPG
1.JPG (55.87 KiB) Visto 3274 vezes
3.jpg
3.jpg (36.98 KiB) Visto 3274 vezes


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por PaulOL »

Boas,

.... mas que SUSTO!!!... :o

Então aqui vai a minha opinião! :mrgreen:

Primeiramente penso que teve muita sorte, atendendo que toda a estrutura está apenas fixada a esses blocos, num todal de 900kg, é manifestamente pouco e foi uma sorte não ser tudo arrastado até ao limite da placa e consequentemente o pior cenário acontecer… ficou o aviso da força da natureza!

Agora tratava de corrigir a orientação, visto que tem esse possibilidade, mas também obviamente criar melhores condições de segurança (por ex: cabos aço, fixação ou colocação de mais blocos, ou outra solução viável) para no mínimo minimizar qualquer estrago futuro… mas a verdade seja dita, quando mal nunca pior!... a sorte é escapar! :lol:

Boa sorte! :mrgreen:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: M.P Sistema Fixo 4500 Senergy-Solarmax 4200S

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Também defendo o aumento de peso e fixação da estrutura (são mais de 30m2 de painel só com 900Kg).
Eu quando adicionei os 10 paineis (cerca de 11m2), coloquei 10 lancis de betão (680Kg) colocados com cimento cola à placa.
Depois o colega ainda tem a agravante da altura... eu tenho em duas filas separadas (altura máxima 90 cm)... aí são cerca de 3 metros de altura.
Não vale a pena arriscar, está visto que pode dar asneira. Quanto à orientação... é sempre recomendável que seja a sul.
Concordo com a parte, já chega de vento que venha de lá o sol.
Cmps,

Responder

Voltar para “Projectos”