Jatropha- Purgueira

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm

Jatropha- Purgueira

Mensagem por José Rui »

já ouviram falar desta planta para a produção de biodiesel?
a produção de jatropha (purgueira) é das mais eficientes para a produção de biodiesel. cresce muito rápido e dá várias vezes ao ano. a índia é o principal investigador e produtor deste tipo de plantação e de biodiesel. em moçambique plantaram 10.000 ha desta planta e preparam-se para plantar no total 60.000 ha até 2007. vai ser a revolução.

vejam

http://jindalley.blog.com/249627/
http://www.deulco.com/


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

só em climas quentes essa planta se desenvolve
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm

Mensagem por José Rui »

fry Escreveu:só em climas quentes essa planta se desenvolve
não tenho a certeza mas penso que em portugal, por exemplo, existe pelo menos uma plantação de cana de açucar em grande escala que é vendida para espanha para produção de etanol. a cana de açucar também era essencialmente produzida em países quentes (sendo naturalmente necessário alguma água para se desenvolverem). a índia continua a investigar esta planta. e no site que abaixo envio diz as potencialidades desta planta e que pode ser cultivada em zonas de pouca e muita chuva (não sei se também num clima como o nosso, mas é de tentar saber dado a versatilidade e eficiência desta planta).

(vejam este site)
http://www.jatrophaworld.org/

there are various trees that are suitable for bio-diesel production. out of all these trees, jatropha must be regarded as a sure inclusion and the foundation around which a plan can be built if for nothing but its pure hardiness and stress handling ability.

it is just a tree that has enough credentials. that is why the planning commission of india has nominated it as ideal plant for biodiesel.

government of india has selected the plant for national program compared to others due to followings: -


low cost seeds

high oil content

small gestation period

growth on good and degraded soil


growth in low and high rainfall areas

seeds can be harvested in non-rainy season

plant size is making collection of seeds more convenient

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a questão é o calor. nos climas tropicais há sempre calor, havendo duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa, mas ambas quentes. daí se dizer que a colheita se deve fazer na estação seca (non-rainy season).
ora em portugal, a chuva ocorre quando as temperaturas são mais baixas e quando há calor não há chuva. este desencontro é o problema.


Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm

Mensagem por José Rui »

orbis Escreveu:a questão é o calor. nos climas tropicais há sempre calor, havendo duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa, mas ambas quentes. daí se dizer que a colheita se deve fazer na estação seca (non-rainy season).
ora em portugal, a chuva ocorre quando as temperaturas são mais baixas e quando há calor não há chuva. este desencontro é o problema.
ok. obrigado pelo esclarecimento.


Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm

Mensagem por José Rui »

josé rui Escreveu:
orbis Escreveu:a questão é o calor. nos climas tropicais há sempre calor, havendo duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa, mas ambas quentes. daí se dizer que a colheita se deve fazer na estação seca (non-rainy season).
ora em portugal, a chuva ocorre quando as temperaturas são mais baixas e quando há calor não há chuva. este desencontro é o problema.
ok. obrigado pelo esclarecimento.
tenho de voltar à carga porque sei de alguém que plantou jatropha e conseguiu resultados positivos em portugal. espero poder tirar uma fotos e enviar para este forum quando estiverem grandes.

uns individuos do brasil que estiveram ao pé dos himalaias e viram crescer e ser colhida a jatropha, trouxeram sementes e plantaram cá.
elas ainda estão pequenas mas qd crescerem vou pedir para que me deixem fotografar.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

também há bananeiras em portugal tenho um vizinho que tem.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

na base dos himalaias o clima é tropical de monção. quanto às bananas portuguesas, com excepção das da madeira, não conheço. não quero dizer que em portugal não se podem cultivar plantas tropicais, o problema é o baixo rendimento normalmente obtido.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

nem sempre é assim tenho um vizinho que teve de cortar todas as bananeiras que tinha e por sal na base pois estavam a crescer sem qualquer controlo e as bananas até eram boas...

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

serges Escreveu:nem sempre é assim tenho um vizinho que teve de cortar todas as bananeiras que tinha e por sal na base pois estavam a crescer sem qualquer controlo e as bananas até eram boas...
sal !!! que barbaro , isso fazia-se na idade media pra castigar senhores feudais, o sal ainda hoje la se encontra nesses terrenos !!!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

está-se mesmo a ver que portugal é conhecido pelo vinho do porto e pelas bananas.
mas se isso vos dá jeito, eu até posso mudar de opinião. sim, temos um clima tropical e agora desculpem tenho de ir ao quintal apanhar uns abacaxis.
ps: o sal já há muito que foi arrastado pela escorrência da água das chuvas.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

orbis Escreveu:está-se mesmo a ver que portugal é conhecido pelo vinho do porto e pelas bananas.
mas se isso vos dá jeito, eu até posso mudar de opinião. sim, temos um clima tropical e agora desculpem tenho de ir ao quintal apanhar uns abacaxis.
ps: o sal já há muito que foi arrastado pela escorrência da água das chuvas.
o que a malta aprende a falar de oleo vegetal !!!!
sobre o estado do tempo nós aqui temos 12ºc e com chuva forte...
as plantinhas estão todas a dormir, nas sementes .

ab
mtavares


Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm

Mensagem por José Rui »

já agora, que apenas com provas de rendibilidade é que poderei responder-vos novamente, gostaria que me explicassem o excelente rendimento da cana de açucar plantada em portugal e vendida para espanha para produção de etanol. que eu saiba não é custume ver-se cana de açucar em portugal continental. deve-se a alguma razão em especial que neste momento poderá não existir.
mais uma: a pessoa que neste momento está a fazer esta experiência é uma das que iniciou em portugal a produção industrial de biodiesel.
mesmo assim vou esperar até ter resultados sobre a rendibilidade e depois sim volto a escrever, a dar a mão á palmatória ou não.
até breve. espero.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

sabias essa e estavas calado. diz lá onde é que estão a fazer isso.


Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm

Mensagem por José Rui »

orbis Escreveu:sabias essa e estavas calado. diz lá onde é que estão a fazer isso.
foi uma interrogação, não foi?
neste momento ainda não posso dizer, mas podem ter a certeza que assim que poder digo-vos. não é bluf!
esperem mais um bocado não depende de mim. talvez venham a saber antes até de eu aqui escrever, ou seja, pelos media. adeus.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a mim pareceu-me uma afirmação. não vi este sinal (?) em lado nenhum.
adeus.


Autor do tópico
José Rui
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quinta set 21, 2006 4:16 pm

Mensagem por José Rui »

orbis Escreveu:a mim pareceu-me uma afirmação. não vi este sinal (?) em lado nenhum.
adeus.
podia ter sido uma falha.
tudo o que disse anteriormente mantém-se.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

José Correia
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sábado jan 27, 2007 6:34 pm
Localização: Lagoa Algarve

Jatropha - purgueira

Mensagem por José Correia »

olá boa noite
gostaria de saber se já existe plantações de jatropha em portugal, pois estou interessado nessa cultura. para já vou encomedar umas sementes para experimentar.
cumprimentos


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

isto são azeitonas grandes pá.

- after the first five years, the typical annual yield of a jatropha tree is 3.5kg of beans.

- jatropha trees are productive for up to 30-40 years.
- 2,200 trees can be planted per hectare (approx 1,000 per acre).
- 1 hectare should yield around 7 tonnes of seeds per year.
- the oil pressed from 4kg of seeds is needed to make 1 litre of biodiesel.
- 91%+ of the oil can be extracted with cold pressing.
- 1 hectare should yield around 2.2-2.7 tonnes of oil.
- press cake (seedcake) is left after the oil is pressed from the seeds. this can be composted and used as a high grade nitrogen rich organic fertilizer (green manure). the remaining oil can be used to make skin friendly soap.

------------------------------------------------------------------------------------

duvido que esta espécie cresça em portugal da mesma forma que cresce na índia, e mesmo que o fizesse, será sempre uma espécie invasora. porque não aproveitar o que já temos e que é uma espécie local?

colheita | kg oleo/ha | litros oleo/ha
girassol | 800 | 952
azeitonas | 1019 | 1212
jatropha | 1590 | 1892

destaco a disparidade entre uma e outra tabela, a 1ª sacada de uma página chamada jatropha facts and figures e a 2ª do já mítico journey to forever.

agora, a pergunta é:
se o azeite mais barato que se arranja custa € 2,99 / lt e o óleo de girassol mais barato custa € 0,75 / lt, quanto custará um litro de jatropha?

será que não se poderia aproveitar os desperdícios do fabrico do azeite (algo que está já implementado em portugal) para o fabrico do biodiesel? e quiçá aumentar a àrea de cultivo de oliveiras e outras espécies destinadas ao fabrico de biodiesel?

esse é que é o verdadeiro problema, pois na minha terra natal, na zona de alcobaça, a agricultura é uma actividade em decadencia, apesar da fruta da zona ser muito apetecida (pêra rocha do oeste, maçã de alcobaça), 2/3 dos terrenos estão vetados ao abandono.

fazer biodiesel é giro, plantar girassóis é que nem por isso.

na verdade, parte um bocado do governo, que pouco interesse tem em biodiesel. mais vale cobrar o ispp do que ter de atribuir subsidíos. basta ver a página do ifadap-inga, para perceber que os biocombustiveis ao governo não interessam, excepto devido às directivas da ue.

------------------------------------------------------------------
2005/2006
tabaco
prémio - virginia 298,62€/100 kg
prémio - burley 238,42€/100 kg
prémio complementar - açores 24,00€/100 kg

culturas energéticas
não há
------------------------------------------------------------------
2006/2007
tabaco
a definir (o montante indicativo da ajuda por quilograma será fixado até 15 de março de 2006. o montante final da ajuda por quilograma, será fixado no prazo de 15 dias úteis a contar da data em que tiver sido concluída a entrega de todo o tabaco da colheita em causa.)*

culturas energéticas
ajuda às culturas energéticas 45,00€/ha
------------------------------------------------------------------
*gostava de saber quanto foi, se alguém dispuser desta informação, poste aí sff.

destes subsídios acrescem ainda outros - ver no site.

ou seja, para obtermos um subsídio equivalente ao atribuído em 2005/2006 ao tabaco nas culturas energéticas, teremos de cultivar cerca de 6 ha de terra ou ter uma produção de 6 toneladas de azeitona. isto contra 100 kg de tabaco.
Última edição por HLopes em terça fev 06, 2007 7:57 pm, editado 1 vez no total.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “BioDiesel”